Apresentação do curso

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química — Mestrado Profissional — da UNIUBE, Área de Concentração Desenvolvimento de Processos Químicos Agroindustriais, com a sua Linha de Pesquisa Inovação em Processos Agroindustriais e em Energia Renovável, consiste no primeiro Programa de Pós-graduação em Engenharia Química apoiado pela CAPES em Uberaba. O Curso tem característica profissional sendo planejado para realizar parceria com indústrias e os acadêmicos são do setor empresa-indústria (voltado para Integração Universidade-Empresa), fundamental para o desenvolvimento da Engenharia e Tecnologia, seguindo o modelo de estruturas americanas. 

O projeto foi elaborado para ser desenvolvido em uma região agroindustrial com indústrias nos seguintes segmentos:

   a. processamento de biomassa, usinas de açúcar e álcool; 

     b. processamento de madeira, fabricação de chapas e aglomerados; 

     c. fabricação de defensivos agrícolas; 

   d. fabricação de produtos alimentícios, laticínios, frigoríficos, aves, grãos, óleos, farinhas, molhos, conservas, massas alimentícias, embutidos; 

   e. cosméticos e produtos dermatológicos; 

   f. produtos obtidos de fermentação; 

   g. processamento de couro e fabricação de embalagens de celulose. 

A área de concentração foi planejada para qualificar profissionais da área de engenharia que atuam nas empresas agroindustriais da região para possibilitar o desenvolvimento em termos de qualidade, inovação, fabricação de novos produtos e processos com vistas à manutenção da qualidade ambiental com utilização dos rejeitos industriais e produção de energia de biomassa e de resíduos.