Financiamentos / Apoio

O PPGEQ recebe ou recebeu apoio de diversas empresas no desenvolvimento de pesquisas associadas ao desenvolvimento de dissertações de mestrado:


1) CMAA - COMPANHIA MINEIRA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL Endereço: Rodovia BR-050, s/n, Km 116 - Zona Rural, Uberaba – MG. 1) Construção de protótipo de coluna de destilação de óleo fúsel, instalado na CMAA. Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado.

2) CASTECH- Rua Afonso Riccioppo, 451 - Distrito Industrial I, Uberaba - MG, 38056-625. 2) Protótipo construído pela Castech de dispositivo para estudar a segregação de fertilizantes: construído em 2019 e montado no laboratório do PPGEQ – UNIUBE e outra unidade na empresa.

3) ASSOCIAÇÃO DE INDÚSTRIAS MOVELEIRAS DE UBERABA E DURATEX. Avenida Bernardo Seibel, 700, Distrito Industrial I - Uberaba/MG - CEP 38056-610. Gerou um protótipo de dispositivo para geração de painéis de MDF usando resíduos de fabricação de móveis e similares. Foram desenvolvidas três dissertações de mestrado e muitas das análises de resistência dos painéis realizados na Empresa Duratex. As parcerias iniciaram-se após reuniões na FIEMG e na DURATEX no projeto de Economia Circular no qual a UNIUBE é participante.

4) Multinacional UPL Brasil. Avenida Maeda, s/n - Distrito Industrial, Ituverava - SP, 14500- 000. Desenvolvimento de adjuvante fotoprotetor para herbicidas na cultura de cana-de- açúcar. Desenvolvimento de um sistema de câmara de fotodegradação pela UPL do Brasil, sendo o estudo conduzido no laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, localizado em Ituverava-SP. Foi desenvolvida uma dissertação de mestrado com a parceria.

5) ARKO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MINERAÇÃO Ltda – Sacramento/MG. Parceria na ampliação do Índice de Brancura de caulim adequado as exigências da indústria de papel e celulose. O resultado está sendo usado para solicitação de patente no INPI. Foi desenvolvida uma dissertação de mestrado com a parceria.

6) SIPCAM NICHINO Brasil S.A – Uberaba MG. Inovação na implementação de projeto substituindo uma caldeira, com economia de energia, por um sistema moderno de geração de ar quente, a base de queima de GLP, com o objetivo de fornecer energia térmica para um sistema de secagem do tipo leito vibro-fluidizado para secagem de grânulos dispersíveis em água em sua planta de agroquímicos. Foi desenvolvida uma dissertação de mestrado como resultado da parceria.

7) ARAUNAH TECH. Rua Presidente John Kennedy, 281– Parque das Américas. Uberaba/MG – CEP: 38045-210. Parceria no estudo de uso de RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA na DESINFECÇÃO DE ÁGUA CONTAMINADA COM BACTÉRIAS. Fornecimento de equipamento pela empresa na geração de radiação ultravioleta. Foi desenvolvida uma dissertação de mestrado como resultado da parceria.

8) Ourofino Agrociência Avenida Filomena Cartafina - Distrito Industrial III CEP 38044-750. Disponibilização de equipamentos industriais e dados técnicos de leito fluidizado contínuo e em batelada para desenvolvimento de pesquisa de dispersivos solúveis. Foram desenvolvidas duas dissertações de mestrado como resultado da parceria.

9) CBMM – Córrego da Mata, s/n. 38183-903. Araxá – MG. Líder mundial na produção e fornecimento de produtos de Nióbio. A empresa apoiou 4 profissionais na realização do Mestrado no PPGEQ com bolsas e apoio de dados e instalações da companhia, todos em fase de finalização. Em termos de internacionalização um profissional da empresa e pesquisador na fabricação de baterias para veículos com utilização de Nióbio, possibilitou que pesquisador da Toshiba do Japão participasse do IV Encontro de Desenvolvimento de Processos Agroindustriais (PPGEQ) com conferência em inglês que foi traduzida simultaneamente para português e transmitida para o Japão e Estados Unidos que tinham dois outros conferencistas americanos participando do evento.

10) Apoio da FAPEMIG. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. PROCESSO: MPR-01119-16. TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS. UNIVERSIDADE DE UBERABA - PPGEQ. VALOR DO APOIO E CONDIÇÕES R$ 115.200,00 (CENTO E QUINZE MIL, DUZENTOS REAIS) utilizado para aquisição de equipamentos de pesquisa e fomento a material de consumo e análises realizadas. Aplicado os recursos nos anos de 2017 e 2018 o que dinamizou o Laboratório de Pesquisa do PPGEQ com novos equipamentos que foram adquiridos.