INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECIAIS |
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MARKETING DIGITAL |
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- Destacar as diferenças entre marketing off-line e marketing on-line;
- Apontar características da “web” em cada momento histórico;
- Analisar as estratégias aplicadas em território digital.
- Conceituar o que é marketing, apresentando a sua evolução;
- Apresentar as abordagens clássicas do marketing;
- Explicar o papel do marketing na sociedade atual e a importância da gestão da marca da empresa;
- Construir uma gestão embasada na estratégia de marca e estratégias para a gestão da marca da empresa.
- Identificar os processos de captação de leads; acompanhar os passos do lead desde a visita até a compra e aplicar estratégias para captação, relacionamento e venda.
- Reconhecer o conceito de frequência, relevância e métrica dentro do marketing digital;
- Discernir sobre a frequência de conteúdos a serem enviados e propor uma frequência adequada ao público-alvo.
- Desenvolver o olhar mais crítico sobre o processo de relacionamento com os clientes, utilizar técnicas de otimização de sites para motores de busca (SEO) e monitorar dados referentes à relevância de conteúdo.
- Selecionar as métricas mais adequadas para cada situação e definir parâmetros e indicadores;
- Utilizar métricas, indicadores e KPI’s para análise do alcance dos objetivos estratégicos.
- Avaliar a importância das ferramentas no processo de elaboração de campanhas digitais, apontar ferramentas dentro de estratégias específicas, analisar o comportamento do usuário quando o mesmo não está satisfeito e propor soluções que dignificam a relação entre empresa e cliente.
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EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
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PRIMEIROS SOCORROS |
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Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos: Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida; Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima; Reconhecer a cinemática do trauma; Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida; Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento; Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
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CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
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A presente disciplina visa propiciar conhecimentos e experiências que agreguem valor à gestão, analisando o processo de evolução da gestão de pessoas, buscando o ajuste na relação indivíduo x organização a partir da compreensão das estratégias e dos aspectos técnicos utilizados para o gerenciamento humano nas organizações. Objetiva motivar os alunos para a proposição de novas abordagens para a Gestão de Pessoas, a partir de uma postura crítico-reflexiva sobre os aspectos do gerenciamento humano analisados.
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DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
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A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE |
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BIOQUÍMICA E EXERCÍCIO
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NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO
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LAZER E ENTRETENIMENTO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA
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Ao final dos estudos o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o desenvolvimento humano durante a fase de escolarização, aquilo que é determinado pelo biológico no desenvolvimento humano e ainda observar o que depende de aprendizagem. Aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor e cognitivo de crianças.
- Entender que a moralidade é um resultado de um longo processo inconcluso de construção sócio-histórica e o quanto é importante pensar sobre esse assunto no âmbito da esfera escolar.
- Aprender sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na infância e a teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner.
- Compreender a importância da educação motora para o ser humano, a partir do estudo das características do desenvolvimento motor, bem como os elementos da motricidade e articulação com a prática pedagógica.
- Estudar sobre o desenvolvimento psicomotor no processo de aprendizagem da criança e sua relação com a práxis do professor.
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER |
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RECREAÇÃO |
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GESTÃO CULTURAL E DO LAZER |
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GESTÃO DE EVENTOS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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