ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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BIOQUÍMICA E EXERCÍCIO |
72
A unidade curricular Bioquímica e Exercício tem como objetivo principal discutir a estrutura, a função e o metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Além disso, apresentar a estrutura e as propriedades da água, das vitaminas e dos minerais, discutindo seu papel na fisiologia. Finalmente, a disciplina pretende discutir o papel das vias metabólicas na atividade física. Diante desses objetivos, a disciplina pretende desenvolver habilidades relacionadas ao reconhecimento da estrutura e da utilização dos combustíveis empregados pelo organismo em seu funcionamento usual e especialmente durante a atividade física, permitindo que os egressos tenham competência para justificar a escolha de um nutriente energético em detrimento de outro, bem como entender o papel que cada nutriente desempenha na fisiologia do organismo em repouso e durante o exercício. Também pretende trabalhar os conteúdos necessários para que o egresso tenha a competência para relacionar as vitaminas e os minerais ao metabolismo, fornecendo assim uma base para futuras disciplinas como a Fisiologia do Exercício e Nutrição e Exercício.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
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contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
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analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
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discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
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estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
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abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
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caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
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investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
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avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
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propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
96
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DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS |
96
Este componente curricular tem como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física da UNIUBE competências e habilidades para:
- Identificar a harmonia, o equilíbrio e a fluência entre o ritmo e o movimento;
- Conhecer e identificar as técnicas da dança ao longo da sua história;
- Dominar execução de movimentos do corpo através do ritmo e contagem musical;
- Desenvolver a noção espaço/tempo vinculada ao estímulo musical;
- Compreender e dominar conhecimentos de estruturas e funções do corpo a partir da expressão dos movimentos;
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos – INFLUÊNCIAS E ABORDAGENS DA DANÇA;
- Oportunizar ao estudante uma aprendizagem mais significativa em que ele seja corresponsável pela construção do seu próprio conhecimento, bem como o compartilhamento de suas experiências pautado nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DE DANÇA;
- Explorar gestos e códigos de movimentos corporais;
- Desenvolver a criatividade a partir de técnicas de improvisação;
- Reconhecer a atividade rítmica como contribuição valiosa na educação integral do indivíduo (físico, cognitivo, emocional e sociocultural), relacionando os conhecimentos numa abordagem interdisciplinar;
- Compreender os aspectos conceituais sobre atividades rítmicas e expressivas apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais;
- Vivenciar a repetição como um aspecto relacionado à qualidade do movimento na aprendizagem do gesto rítmico e expressivo;
- Dominar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, desenvolvidas no conteúdo programático;
- Demonstrar predisposição a superar seus próprios limites nas vivências sugeridas no cronograma de atividades;
- Incentivar a participação, colaboração, desinibição, comunicação, socialização e integralização de trabalhos em grupos, pesquisas e leituras;
- Despertar o senso de ordem, disciplina e responsabilidade;
- Compreender a estruturação de um componente curricular institucional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos – DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS;
- Estimular ações profissionais comprometidas com a criação de hábitos e rotinas diárias que reconheçam nas potencialidades do ser humano, oportunidades para atingir as propostas da ementa deste componente – PROCESSOS CRIATIVOS;
- Conscientizar a relevância de discussões teóricas como um processo essencial na formação de conhecimentos para as práticas de ensino-aprendizagem – REFERENCIAIS BÁSICOS;
- Oportunizar ao estudante uma aprendizagem mais significativa em que ele seja corresponsável pela construção do seu próprio conhecimento, bem como o compartilhamento de suas experiências pautado nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS;
- Compartilhar materiais complementares para caminhos educacionais fundamentados no conceito da abordagem andragógica como facilitadora de diálogos para possibilitar a autenticidade no estabelecimento de relações interpessoais e consolidação de valores, crenças e competências que vão sendo desenvolvidos durante o curso – LEITURAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES;
- Estabelecer os programas de aprendizagem a partir de situações de vida, pois a experiência é a fonte mais rica para o adulto aprender – DINÂMICAS CRIATIVAS;
- Modificar as relações do homem com seu mundo, e com os distintos processos de trabalho que possibilitem atuarem como sujeitos de sua própria ação e campo de conhecimento de forma engendrada com a cultura, com as questões sociais e com seus atores – VISITAS TÉCNICAS/INTERCÂMBIOS;
- Desenvolver uma concepção humanista de Educação e em uma perspectiva multiculturalista, visando à formação de profissionais comprometidos com o pleno desenvolvimento humano e com capacidade crítica para compreender de forma contextualizada os elementos que caracterizam a realidade hoje;
- Disponibilizar de recursos técnicos e didáticos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, tais como a produção de escritas criativas baseadas na sua própria autoria como forma de intervenção nos processos de formação e transformação pessoal e profissional;
- Incentivar o desenvolvimento da identidade do papel do aluno em atividades colaborativas favorecendo a interação aluno-professor e aluno-aluno, viabilizando a construção do conhecimento individual e coletivo;
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
72
A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA |
96
Ao final dos estudos o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o desenvolvimento humano durante a fase de escolarização, aquilo que é determinado pelo biológico no desenvolvimento humano e ainda observar o que depende de aprendizagem. Aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor e cognitivo de crianças.
- Entender que a moralidade é um resultado de um longo processo inconcluso de construção sócio-histórica e o quanto é importante pensar sobre esse assunto no âmbito da esfera escolar.
- Aprender sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na infância e a teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner.
- Compreender a importância da educação motora para o ser humano, a partir do estudo das características do desenvolvimento motor, bem como os elementos da motricidade e articulação com a prática pedagógica.
- Estudar sobre o desenvolvimento psicomotor no processo de aprendizagem da criança e sua relação com a práxis do professor.
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EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER |
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Oportunizar a formação inicial do profissional de Educação Física com vistas a uma atuação que lhe permita planejar e gerenciar atividades recreativas, tomando como referência principais correntes teóricas e concepções de lazer.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER |
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EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECIAIS |
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Este componente abordará o estudo de temas relacionados à elaboração e ao controle de programas de exercícios físicos voltados a pessoas que tenham ou sofram limitações fisiológicas agudas ou crônicas;
Compreender os conceitos das principais doenças crônico-degenerativas, no que diz respeito à sua fisiopatologia;
Selecionar e aplicar os meios e métodos de treinamento mais adequados a cada caso concreto;
Elaborar relatórios e laudos dos resultados atingidos pelos seus alunos e pacientes;
Programar e conduzir programas de exercícios voltados a pessoas saudáveis e não- saudáveis, de acordo com as diretrizes e princípios científicos.
Atuar de maneira ética, respeitando os direitos do aluno/paciente, sobretudo quanto à sua integridade física e à confidencialidade de seus dados.
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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GESTÃO CULTURAL E DO LAZER |
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GESTÃO DE EVENTOS |
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GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
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Objetivo geral:
Proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente e aprofundada dos principais conceitos, teorias, práticas e desafios relacionados à gestão de pessoas em ambientes organizacionais.
Objetivos específicos:
- Compreender os Fundamentos da Gestão de Pessoas:
- Estudar as políticas e práticas relacionadas à gestão de recursos humanos;
- Aplicar Ferramentas e Técnicas de Gestão de Pessoas;
- Desenvolver habilidades práticas na aplicação de ferramentas e técnicas de gestão de pessoas;
- Analisar Desafios Contemporâneos na Gestão de Pessoas;
- Examinar questões atuais e desafios enfrentados pelas organizações em relação à gestão de pessoas.
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GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE |
72
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LAZER E ENTRETENIMENTO |
72
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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MARKETING DIGITAL |
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- Destacar as diferenças entre marketing off-line e marketing on-line;
- Apontar características da “web” em cada momento histórico;
- Analisar as estratégias aplicadas em território digital.
- Conceituar o que é marketing, apresentando a sua evolução;
- Apresentar as abordagens clássicas do marketing;
- Explicar o papel do marketing na sociedade atual e a importância da gestão da marca da empresa;
- Construir uma gestão embasada na estratégia de marca e estratégias para a gestão da marca da empresa.
- Identificar os processos de captação de leads; acompanhar os passos do lead desde a visita até a compra e aplicar estratégias para captação, relacionamento e venda.
- Reconhecer o conceito de frequência, relevância e métrica dentro do marketing digital;
- Discernir sobre a frequência de conteúdos a serem enviados e propor uma frequência adequada ao público-alvo.
- Desenvolver o olhar mais crítico sobre o processo de relacionamento com os clientes, utilizar técnicas de otimização de sites para motores de busca (SEO) e monitorar dados referentes à relevância de conteúdo.
- Selecionar as métricas mais adequadas para cada situação e definir parâmetros e indicadores;
- Utilizar métricas, indicadores e KPI’s para análise do alcance dos objetivos estratégicos.
- Avaliar a importância das ferramentas no processo de elaboração de campanhas digitais, apontar ferramentas dentro de estratégias específicas, analisar o comportamento do usuário quando o mesmo não está satisfeito e propor soluções que dignificam a relação entre empresa e cliente.
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
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NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO |
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OBJETIVO GERAL
Fornecer ao aluno uma visão crítica sobre a nutrição e sua importância na prescrição e orientação da atividade física.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abordar os princípios da Bioquímica e sua importância no estudo da Nutrição;
Propiciar ao aluno conhecimentos básicos sobre os nutrientes essenciais e seu papel no metabolismo energético;
Fornecer informações sobre a alimentação saudável para populações especiais;
Abordar aspectos relacionados à nutrição esportiva.
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PRIMEIROS SOCORROS |
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Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
Aplicar as manobras de primeiros socorros em casos de Parada Cardiorrespiratória e Obstrução de Vias Aéreas Por Corpo Estranho.
Identificar os procedimentos de primeiros socorros nos casos de Urgências e Emergências Clínicas
Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Reconhecer a cinemática do trauma;
Conduzir o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
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RECREAÇÃO |
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
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