Reabilitação no pós operatório de manguito rotador

Reabilitação no pós operatório de manguito rotador

Pesquisadores: André Jerônimo (Coordenador) e Alessandra da Cunha (Professora orientadora)

1 - Detalhamento do programa/projeto

O projeto defende a hipótese de que o atendimento fisioterapêutico desde a fase inicial do processo de reabilitação funcional do indivíduo submetido a cirurgia do manguito rotador, venha auxiliar no controle do processo inflamatório pós-cirúrgico e, consequentemente, na diminuição de perda funcional nesta fase, além de propiciar um estímulo neuromuscular por meio dos exercícios.

Objetivo do Programa

O objetivo geral do presente estudo é analisar os resultados pós-operatórios das cirurgias reparadoras artroscópicas de lesões de manguito rotador, associadas a reabilitação fisioterapêutica no pós-operatório, realizadas pelo departamento de cirurgia de ombro do Hospital Universitário Mário Palmério. Especificamente objetiva-se: Realizar uma revisão da literatura sobre a lesão do manquito rotador e os efeitos da reabilitação no pós-operatório de ombro; Verificar os efeitos do protocolo de atendimento fisioterapêuticos em pacientes submetidos a cirurgia de reparo do manquito rotador, e atendidos na clínica de fisioterapia da Universidade de Uberaba; Elaborar uma cartilha de orientação domiciliar que contenha exercícios específicas para cada fase de reabilitação; - Implementar a cartilha de orientação domiciliar para os pacientes que realizam os atendimentos na clínica, assim como, para os pacientes que não terão acesso a clínica por residirem em outros municípios e/ou fatores que impossibilitem o acesso a reabilitação. A amostra será constituída por 20 pacientes com lesão do manguito rotador e com indicação cirúrgica, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos. Devem apresentar diagnóstico clínico e ultrassonografia compatível com lesão média dos tendões do manguito rotador, que tiverem a indicação cirúrgica de reparo tendíneo. As avaliações serão feitas na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Uberaba - UNIUBE. O paciente que concordar em participar da pesquisa será encaminhado para avaliação pré-operatória. Então serão colhidos itens como Amplitude de Movimento (ADM) ativa e passiva, Força Muscular (FM), mensuração da dor com a Escala Visual Analógica além da aplicação dos questionários DASH (Disabilities of The Arm, Shoulder and Hand) e UCLA (University of California at Los Angeles - Shoulder Rating Scale), amplamente utilizados na prática clínica. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados pelo departamento de cirurgia de Ombro do Hospital Mario Palmério, e os dados quantitativos serão tabulados e submetidos a uma análise estatística para comparação dos resultados de antes e depois do tratamento utilizando o teste “t- Student”, com um nível de significância menor de 0,05.

2 - Parcerias

Na própria instituição: Departamento de cirurgia de Ombro do Hospital Mario Palmério.

3 - Linha Temática

Saúde e Educação em saúde

4 - Cursos vinculados

Fisioterapia e Medicina

5 - Comunidade

A comunidade será constituída por 20 pacientes, com lesão do manguito rotador e com indicação cirúrgica, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos. Devem apresentar diagnóstico clínico e ultrassonografia compatível com lesão média dos tendões do manguito rotador, que tiverem a indicação cirúrgica de reparo tendíneo. Serão excluídos pacientes com doença reumática inflamatória, radiculopatia cervical, fraturas e/ou cirurgias prévias em ombro, tendinite calcificante, capsulite adesiva, histórico de reparo de manguito prévio ou outras patologias que interfiram no tratamento.

6 - Resultados apresentados

O trabalho encontra-se na fase inicial, sem resultados analisados até o momento. Está sendo realizada a revisão da literatura sobre a lesão do manquito rotador e os efeitos da reabilitação no pós-operatório de ombro, assim como a elaboração da cartilha de orientação domiciliar contendo os exercícios específicos para cada fase de reabilitação.

7 - Vigência

Edital 06/2018- vigência 2020/1 e 2020/2