Projeto Construindo Amigos
1 - Detalhamento do programa/projeto
Este projeto tem como proposta uma intervenção em uma casa de apoio para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, abandono ou cujas famílias ou responsáveis estão temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
São realizadas atividades com as crianças da instituição a fim de acompanhar o desenvolvimento dessas, tanto intelectual como psíquico e cognitivo, a partir de tarefas que visam melhoria na saúde e nutrição, auxiliar no desempenho acadêmico e contribuir para atividades de lazer das meninas, estando à disposição da casa de proteção. O projeto também contará com ações dos alunos que visam o auxílio às cuidadoras da instituição, para que essas possam se encontrar em condições necessárias para realizar as atividades e as necessidades que as crianças encontram em seu cotidiano. Por fim, o projeto busca extrapolar o âmbito acadêmico apresentado pelo curso de Medicina, buscando aperfeiçoar convívio, interação e desempenho do acadêmico, com o intuito de agregar na formação dos alunos que serão futuros profissionais na área da saúde.
O projeto acontece aos Sábados, das 8 às 11 horas (do período matutino), onde grupos de 10 pessoas, vão intercalados, de 15 em 15 dias, à instituição, para realização das atividades propostas no cronograma.
Objetivos do Projeto
- Melhora de bem-estar das crianças institucionalizadas em uma casa de apoio.
- Aprendizagem por parte dos acadêmicos envolvidos no projeto de fatores psicossociais que favorecem o adoecimento de uma criança;
- Auxílio na melhora psíquica das crianças institucionalizadas;
- Possibilitar aos acadêmicos de medicina a vivência dos princípios de atenção primária;
- Promover às crianças institucionalizadas uma educação em saúde;
- Realizar atividades de conhecimentos gerais, a fim de preparar as crianças para o convívio social.
2 - Parceria
Icbeu.
3 - Linha Temática
Saúde.
4 - Cursos Vinculados
Medicina.
5 - Comunidade
O projeto é aberto para a comunidade.
6 - Público-Alvo
O público-alvo são crianças (do sexo feminino, entre 6 e 12 anos) em situação de vulnerabilidade em uma casa de proteção por jurisdição estatal e acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Uberaba.
7 - Vigência
Início: 2018.
Término: Indefinido.
8 - Fotos
9 - Logo do Projeto / Programa