Imagem Ilustrativa - Cursos de Pós EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
360 Horas-aula
Grau:
Especialização
Área:
Educação
Responsável:
Adriana Vaz Efisio Emanuel
Email:
Ver email

Especialização em Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem

Investimento

Boleto bancário
Cartão de crédito
Sou ex-aluno
Não sou ex-aluno

12x R$149,90

Ou

R$1.299,00 à vista

12x R$119,90

Ou

R$1.099,00 à vista

Conheça os benefícios

BENEFÍCIOS

Benefícios pós-graduação

O que é o curso de Especialização em Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem ?

O curso de Especialização em Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem tem por objetivo promover a compreensão das bases teóricas que fundamentam as metodologias ativas de ensino em diálogo com as inovações que estão ocorrendo no campo da aprendizagem, turbinadas pelas tecnologias. A metodologia ativa é uma mudança de paradigma para o universo de ensino e nela, o professor inverte a lógica vertical de ensino utilizada por séculos para possibilitar que o aluno seja o protagonista do seu próprio aprendizado, seguindo uma outra lógica, a de que aprendemos muito mais quando fazemos juntos do que quando ouvimos.O curso oferece subsídios para que os profissionais possam analisar as situações específicas de cada oferta educacional, selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais adequados a elas.

PÚBLICO-ALVO

Professores, Pedagogos que atual na formação continuada de docentes, Profissionais de todas as áreas que atuam na educação básica e superior, além de profissionais com curso superior que pretendem desenvolver metodologias ativas em outras formas de ensino, como cursos, treinamentos profissionais, workshops e cursos corporativos.
  • ATOS LEGAIS

    Nome da Instituição Expedidora: Universidade de Uberaba. Razão social da mantenedora da Instituição Expedidora: Sociedade Educacional Uberabense. CNPJ: 25.452.301/0001-87. Reconhecida pela Portaria nº 544/MEC, de 25/10/1988 - (DOU 26/10/88 - Seção I, p, 20.766). Recredenciada pela Portaria nº 347, de 09/04/2018 - (DOU nº 68, Seção 1, pág. 14, de 10/04/2018). Recredenciada pela Portaria nº 957, de 11/11/2020 - (DOU nº 216, Seção 1, pág. 41, de 12/11/2020). Curso de acordo com a disposição da Resolução nº 1, de 06/04/2018 CNE/CES (DOU-09/04/2018, Seção 1, p. 43). Aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação de acordo com a disposição na Resolução nº 069/23 de 25/04/2023-UNIUBE. Código do cadastro no INEP - 224757
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    Metodologias para Aprendizagem Ativa I 60h
    Módulos Carga Horária
    Conceitos e Estratégias dos Processos de Ensino e de Aprendizagem: Alguns Aspectos para Reflexão 10h
    Aprendizagens Colaborativa e Cooperativa 10h
    Blended Learning - Educação Hídrida e Sala de Aula Invertida 10h
    Estratégias para Aprendizagem Ativa em Aulas Expositivas 10h
    Ação em Aulas Expositivas 10h
    A Aplicação de Metodologias para Aprendizagem Ativa com Recursos Tecnológicos 10h
    Metodologias para Aprendizagem Ativa II 60h
    Módulos Carga Horária
    Aprendizagem Baseada em Projetos 10h
    Ensino por Competências 10h
    Modelo Híbrido de Ensino e Aprendizagem 10h
    Construindo um Currículo por Projetos 10h
    Construindo um Currículo por Competências 10h
    Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional 10h
    Métodos e Ferramentas para Inovação na Aprendizagem 60h
    Módulos Carga Horária
    Storyboard/Storytelling 10h
    Brainwriting/Brainstorm 10h
    Peer Instruction 10h
    Design Thinking 10h
    One Minute Thesis 10h
    Think Pair Share (TPS) 10h
    Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica I 60h
    Módulos Carga Horária
    O Processo de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital 10h
    A Contribuição da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) para a Sala de Aula Invertida 10h
    O Uso Pedagógico das Mídias Sociais 10h
    Jogos Digitais na Prática Pedagógica 10h
    O Uso de Tablets na Educação Infantil e nos Anos Inciais do Ensino Fundamental 10h
    Objetos de Aprendizagem 10h
    Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica II 60h
    Módulos Carga Horária
    A Utilização de Sites como Recurso Pedagógico no Dia a Dia da Sala de Aula 10h
    O Celular pode ser Utilizado em Sala de Aula? 10h
    Perspectivas Pedagógicas e sua Relação com as TICs 10h
    As Tecnologias Digitais como Suporte ao Trabalho Interdisciplinar na Escolar 10h
    Explorando a Produção de Vídeos na Prática Pedagógica 10h
    A Robótica e a Lógica da Programação na Sala de Aula 10h
    Currículo e Trilhas de Aprendizagem 60h
    Módulos Carga Horária
    A BNCC e a Formação do Currículo 10h
    Currículo e Tecnologia Digital 10h
    Itinerários Formativos 10h
    Trilhas de Aprendizagem como Organização Curricular 10h
    Currículo e Avaliação: Um Processo Contínuo 10h
    Desafios Contemporâneos do Currículo 10h
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    O curso tem uma carga horária total de 360 horas e o aluno pode concluí-lo a partir de 06 meses, desde que aprovado em todos os eixos previstos na organização curricular, sendo que o prazo máximo para conclusão é de 12 meses.
  • METODOLOGIA

    O curso de Especialização em Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem pode ser concluído em 06 meses e o prazo máximo para conclusão é de 12 meses, sendo o início do curso imediato e em qualquer época do ano. Assim que ocorrer a baixa bancária do pagamento da primeira mensalidade do curso em nosso sistema e o aluno der o aceite no contrato digital no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o primeiro eixo será liberado.

    O curso está organizado em 06 eixos, cada um deles com 06 módulos (unidades de aprendizagens), com uma carga horária total de 360 horas, e a cada eixo concluído com aprovação o aluno receberá uma certificação intermediária com carga horária de 60 horas.

    Os conteúdos poderão ser desenvolvidos através de leituras do material didático, videoaulas com dicas do professor, desafios e análises de situações práticas, permitindo ao aluno reflexões a respeito dos assuntos abordados em cada um dos eixos e módulos.

    Durante o curso, o aluno terá o acompanhamento e apoio da Coordenação Geral da Pós EaD|Digital, Coordenador do Curso, Professores Tutores, Secretaria e Mentoria, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todos eles serão responsáveis pelo suporte pedagógico, acadêmico e administrativo aos discentes.

    Caso tenha mais dúvidas, gentileza encaminhá-las ao(a) coordenador(a) do curso, através do e-mail informado acima.
  • REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    Consulte os requisitos atualizados em http://suporteava.uniube.br/.
  • ENTREGA DE DOCUMENTOS

    Após o início do curso, o aluno deverá anexar os seguintes documentos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA:

    1) Diploma do curso superior (frente e verso)
    2) Carteira de Identidade
    3) C.P.F. (se constar no RG, não é necessário)
    4) Certidão de Nascimento ou Casamento

    ATENÇÃO: Ao término do 3ª eixo, caso o(a) aluno(a) tenha alguma pendência documental ou financeira, não será possível a efetivação de sua matricula no 4º eixo.

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.