O Curso de Geografia da Universidade de Uberaba sustenta-se em uma concepção humanista de Educação e em uma perspectiva multiculturalista crítica, para formar professores de Geografia do Ensino Fundamental e Médio, comprometidos com o pleno desenvolvimento humano e com a capacidade crítica para compreender, de forma contextualizada, os elementos que caracterizam a ação educativa, preparando-os para o ensino e a pesquisa em Geografia e áreas afins.
O curso de Licenciatura em Geografia, da EAD Uniube, possui uma matriz curricular e atividades dinâmicas, atraentes, interdisciplinares e contextualizadas, garantindo, ao aluno, a formação ideal para o mercado de trabalho atual. A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Geografia está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Na EAD Uniube você terá:
- Aulas 100% on-line.
- Atividades para enriquecimento curricular ao vivo.
- Encontros presenciais, no polo, para as atividades extracurriculares previstas no curso, além das avaliações presenciais.
- Como um grande diferencial, a Uniube possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dinâmico, interativo e de fácil acesso, inteiramente desenvolvido pela própria universidade.
Venha estudar conosco!
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho espera que o profissional Licenciado em Geografia seja capaz de: ministrar aulas de forma dinâmica, planejar, elaborar e executar projetos educacionais, voltados para o ensino de Geografia, possibilitando assim o trabalho em equipes multidisciplinares, construindo consequentemente o conhecimento geográfico de forma crítica e participativa.
PERFIL DO EGRESSO
Como perfil final, propõe-se um Professor-Educador Licenciado em Geografia,
comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, para atuar na educação básica e outros ambientes educativos, criando conhecimentos que lhe permitam a compreensão da dinâmica dos processos sociais, políticos e econômicos e ambientais contemporâneos, como também suas conexões e inter-relações no quadro de transformações no campo social.
Todas as disciplinas relacionadas a seguir compõem a organização curricular do curso. Entretanto, a ordem de oferta das mesmas pode ser alterada de acordo com o bimestre de ingresso do aluno.
ETAPA 1
Disciplinas
Carga Horária
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA
80
HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
80
HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL
80
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
40
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA I
120
Total
568
ETAPA 2
Disciplinas
Carga Horária
CLIMATOLOGIA
80
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
80
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
80
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA
80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
80
Total
488
ETAPA 3
Disciplinas
Carga Horária
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
80
CARTOGRAFIA BÁSICA
80
DIDÁTICA
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
GEOGRAFIA AGRÁRIA
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA II
120
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
120
Total
568
ETAPA 4
Disciplinas
Carga Horária
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL
80
GEOGRAFIA URBANA
80
GEOLOGIA
80
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
80
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA GEOGRAFIA
120
Total
608
ETAPA 5
Disciplinas
Carga Horária
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
80
BIOGEOGRAFIA
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
240
GEOGRAFIAS CONTEMPORÂNEAS
80
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
80
LIBRAS
80
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
80
Total
728
ETAPA 6
Disciplinas
Carga Horária
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
240
GEOGRAFIA DO TRANSPORTE
80
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II
80
ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL
80
RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR