O Curso de LETRAS - PORTUGUÊS - PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE LICENCIATURA visa formar um professor-educador da língua materna e suas respectivas literaturas para atuar no Ensino Fundamental (anos finais) e Médio, que demonstre domínio dos conteúdos de ensino e do conhecimento pedagógico, com capacidade de articulá-los garantindo a interdisciplinaridade, preparando-o para o ensino e a pesquisa em língua portuguesa, bem como nas literaturas dos povos que falam essa língua, atuando de forma a interferir na realidade física e social.
O curso será concluído em um ano e ofertado totalmente on-line, com momentos presenciais para avaliações. A metodologia envolve materiais didáticos como livros e videoaulas, preparados por professores altamente capacitados, além de webaulas e acompanhamento de professores tutores, especialistas na área do curso.
O Programa de Segunda Licenciatura da EAD Uniube destina-se a profissionais portadores de diplomas de licenciatura, formados na área ou em áreas diferentes do curso pretendido, que pretendem ampliar o campo de formação e atuação como professores.
A Segunda Licenciatura poderá ser cursada em 1 ano. A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional formado em Letras poderá atuar em diversas áreas de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias. Dentre as diversas áreas de atuação destacam-se o exercício da docência; assessoria cultural nas áreas de linguística e literatura; crítica literária em jornais e revistas; consultorias a fonoaudiólogos, psicólogos, jornalistas, advogados e o desenvolvimento de trabalhos de preparação, revisão e padronização de textos para editoração.
PERFIL DO EGRESSO
Como perfil final, propõe-se um Professor-educador em língua e literaturas, comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, com competências para ser defensor de uma educação inclusiva e plural, que promova a valorização da vida e que reconheça as diferentes identidades e fases do desenvolvimento humano.
Todas as disciplinas relacionadas a seguir compõem a organização curricular do curso. Entretanto, a ordem de oferta das mesmas pode ser alterada de acordo com o bimestre de ingresso do aluno.
ETAPA 1
Disciplinas
Carga Horária
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA I
120
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
80
Total
368
ETAPA 2
Disciplinas
Carga Horária
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA II
120
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
120
Total
408
ETAPA 3
Disciplinas
Carga Horária
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
80
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
80
LIBRAS
80
Total
324
ETAPA 4
Disciplinas
Carga Horária
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
80
DIDÁTICA
80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
240
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
240
LITERATURA COMPARADA
80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR