O Curso de Licenciatura em Matemática é destinado a pessoas que sonham com um futuro promissor. O licenciado em matemática está apto a lecionar nos ensinos fundamental e médio e o mercado de trabalho está necessitado de profissionais graduados em Licenciatura. A graduação será ofertada totalmente on-line, acompanhado de materiais didáticos como por exemplo livros e vídeo aulas preparadas por professores especialistas, mestres e doutores altamente capacitados os quais estabelecem um intermédio para o aluno adquirir seus conhecimentos, desenvolver hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do docente. A Universidade tem o propósito de assumir com compromisso social a tornar o aluno a ser pesquisador de sua prática desenvolvendo a autonomia na aprendizagem continuada constituindo-se em ganho para toda a vida e extrapolando os benefícios diretos de experiências vivenciadas na prática do aprender a distância. Quem faz a segunda licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos fundamental e médio, o egresso tem a oportunidade de estudar as quantidades, o espaço, as relações abstratas e as lógicas aplicadas aos símbolos. O Curso de Licenciatura em Matemática aprimora e desenvolve técnicas de ensino apropriadas como por exemplo aplicações dos cálculos no quotidiano, ou seja, o licenciado se torna capaz de interpretar e solucionar problemas relacionados ao dia-dia, oportunizando assim sua postura profissional, seus conhecimentos mais profundos dos conteúdos matemáticos a ser lecionados visando uma estrutura lógico-cognitiva necessária ao bom desempenho do que se dispõe a ensinar matemática. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas tecnológica, de física e pesquisa, entre outras.
A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Matemática está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Venha estudar conosco!
MERCADO DE TRABALHO
Não é novidade a mídia relatar a carência de professores no país. O mercado está aquecido para o licenciado em matemática, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. A docência está inserida nas páginas diárias de concursos para professores de matemática atuarem em escolas públicas e particulares no ensino fundamental e médio em todo o País. Há oportunidades também para atuar com atividades ligadas ao raciocínio matemático em bancos, no mercado financeiro e em empresas que utilizem modelagem matemática.
PERFIL DO EGRESSO
O Egresso no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade de Uberaba terá característica própria pois vai se tornar um profissional educador com sólida formação pedagógica e matemática, comprometido com a ética, com a responsabilidade social, ambiental, educacional e tecnológica, se tornará prático-reflexivo e produzirá conhecimento pedagógico dos conteúdos estudados e será corresponsável pelo seu processo de aprendizado, se tornando visionário do seu papel social de educador.
Todas as disciplinas relacionadas a seguir compõem a organização curricular do curso. Entretanto, a ordem de oferta das mesmas pode ser alterada de acordo com o bimestre de ingresso do aluno.
ETAPA 1
Disciplinas
Carga Horária
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
GEOMETRIA PLANA
80
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
40
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
80
MATEMÁTICA I
80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
80
TEORIA DOS NÚMEROS I
80
Total
448
ETAPA 2
Disciplinas
Carga Horária
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
80
MATEMÁTICA II
80
MATEMÁTICA III
80
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA I
120
Total
528
ETAPA 3
Disciplinas
Carga Horária
ÁLGEBRA LINEAR I
80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
80
DIDÁTICA
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
GEOMETRIA ANALÍTICA
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA II
120
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
120
TEORIA DOS NÚMEROS II
80
Total
648
ETAPA 4
Disciplinas
Carga Horária
ANÁLISE COMBINATÓRIA
80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
80
CÁLCULO I
80
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
GEOMETRIA ESPACIAL
80
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
80
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA
120
Total
608
ETAPA 5
Disciplinas
Carga Horária
ÁLGEBRA MODERNA I
80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
80
CÁLCULO II
80
CÁLCULO III
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
240
LIBRAS
80
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
80
Total
728
ETAPA 6
Disciplinas
Carga Horária
ÁLGEBRA LINEAR II
80
ÁLGEBRA MODERNA II
80
CÁLCULO IV
80
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
4
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
240
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
80
FÍSICA
80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR