Imagem Ilustrativa - Cursos de Pós EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
360 Horas-aula
Grau:
Especialização
Área:
Educação
Responsável:
Adriana Vaz Efisio Emanuel
Email:
Ver email

Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática

Investimento

Boleto bancário
Cartão de crédito
Sou ex-aluno
Não sou ex-aluno

12x R$149,90

Ou

R$1.299,00 à vista

12x R$119,90

Ou

R$1.099,00 à vista

Conheça os benefícios

BENEFÍCIOS

O que é o curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática ?

A Matemática constitui-se parte dos currículos escolares em praticamente o mundo inteiro e a sua aprendizagem ainda é um desafio em todos os níveis de escolaridade e as avaliações internacionais, como o PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, apontam nesse sentido. Esse desafio torna-se complexo se pensamos que a Matemática é uma área de conhecimento das mais importantes e significativas para o ser humano, pois trata-se de um saber que perpassa nossas vidas, seja em situações pessoais ou coletivas, econômicas, sociais, políticas ou religiosas. Aprender a Matemática é essencial para a decisiva inserção de todos na sociedade contemporânea, portanto, o professor precisa apropriar-se de estratégias metodológicas que possibilitem aos alunos diferentes oportunidade de construção do conhecimento, de acordo com suas necessidades e interesses.

PÚBLICO-ALVO

O curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática oportuniza o ampliação e aprofundamento de conhecimentos e estratégias metodológicas para os licenciados em matemática e área de exatas e para todos os profissionais que atuam na Educação, principalmente para aqueles que possuem o objetivo profissional de formação continuada e o desejo de aquisição de saberes que podem melhorar as ações pedagógicas que desenvolvem no exercício de suas atividades profissionais.
  • ATOS LEGAIS

    Nome da Instituição Expedidora: Universidade de Uberaba. Razão social da mantenedora da Instituição Expedidora: Sociedade Educacional Uberabense. CNPJ: 25.452.301/0001-87. Reconhecida pela Portaria nº 544/MEC, de 25/10/1988 - (DOU 26/10/88 - Seção I, p, 20.766). Recredenciada pela Portaria nº 347, de 09/04/2018 - (DOU nº 68, Seção 1, pág. 14, de 10/04/2018). Recredenciada pela Portaria nº 957, de 11/11/2020 - (DOU nº 216, Seção 1, pág. 41, de 12/11/2020). Curso de acordo com a disposição da Resolução nº 1, de 06/04/2018 CNE/CES (DOU-09/04/2018, Seção 1, p. 43). Aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação de acordo com a disposição na Resolução nº 070/22 de 19/05/2022-UNIUBE. Código do cadastro no INEP - 208818
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    Matemática: Ensinar e Aprender 60h
    Módulos Carga Horária
    A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Matemática 10h
    Aspectos Históricos e Epistemológicos da Matemática 10h
    Tendências Atuais de Ensino e Educação Matemática 10h
    Explorando o que Significa fazer Matemática 10h
    Ensino de Matemática e Letramento 10h
    Etnomatemática no Ensino de Matemática na Educação Básica 10h
    Matemática: Planejar para Ensinar 60h
    Módulos Carga Horária
    Didática da Matemática 10h
    Investigações Matemáticas na Educação Básica 10h
    Planejamento em uma Sala de Aula Baseada na Resolução de Problemas 10h
    Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Matemática 10h
    Ensinando pela Resolução de Problemas 10h
    Educação Matemática Crítica 10h
    Instrumentos para o Ensino da Matemática 60h
    Módulos Carga Horária
    O Laboratório de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio 10h
    Tecnologias e Matemática Escolar 10h
    Materiais Didáticos para Álgebra nos Ensinos Fundamental e Médio 10h
    Materiais Didáticos para Números nos Ensinos Fundamental e Médio 10h
    Materiais Didáticos para Probabilidade e Estatística nos Ensinos Fundamental e Médio 10h
    Materiais Didáticos para Geometria, Grandezas e Medidas nos Ensinos Fundamental e Médio 10h
    Estratégias para Ensinar: Tecnologias e Metodologias Ativas 60h
    Módulos Carga Horária
    Aprendizagens Colaborativa e Cooperativa 10h
    Blended Learning - Educação Híbrida e Sala de Aula Invertida 10h
    Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas 10h
    A Aplicação de Metodologias para Aprendizagem Ativa com Recursos Tecnológicos 10h
    Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino da Matemática 10h
    Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática 10h
    Matemática Essencial 60h
    Módulos Carga Horária
    Modelagem Matemática no Ensino de Matemática 10h
    Resolução de Problemas no Ensino de Matemática 10h
    Números Naturais: Operações e Algoritmos 10h
    Lógica Matemática 10h
    Pensamento Algébrico: Generalizações e Padrões 10h
    Desenvolvimento da Geometria, Análise e Álgebra 10h
    Ensinando Matemática para Todos 60h
    Módulos Carga Horária
    A Aprendizagem e o Ensino das Estratégias 10h
    Ensinando a Complexidade 10h
    Inclusão e Educação Matemática 10h
    Laboratórios de Aprendizagem 10h
    Ajuda Estratégica em Leitura, Escrita e Cálculo 10h
    Avaliação e o Ensino de Matemática 10h
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    O curso tem uma carga horária total de 360 horas e o aluno pode concluí-lo a partir de 06 meses, desde que aprovado em todos os eixos previstos na organização curricular, sendo que o prazo máximo para conclusão é de 12 meses.
  • METODOLOGIA

    O curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pode ser concluído em 06 meses e o prazo máximo para conclusão é de 12 meses, sendo o início do curso imediato e em qualquer época do ano. Assim que ocorrer a baixa bancária do pagamento da primeira mensalidade do curso em nosso sistema e o aluno der o aceite no contrato digital no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o primeiro eixo será liberado.

    O curso está organizado em 06 eixos, cada um deles com 06 módulos (unidades de aprendizagens), com uma carga horária total de 360 horas, e a cada eixo concluído com aprovação o aluno receberá uma certificação intermediária com carga horária de 60 horas.

    Os conteúdos poderão ser desenvolvidos através de leituras do material didático, videoaulas com dicas do professor, desafios e análises de situações práticas, permitindo ao aluno reflexões a respeito dos assuntos abordados em cada um dos eixos e módulos.

    Durante o curso, o aluno terá o acompanhamento e apoio da Coordenação Geral da Pós EaD|Digital, Coordenador do Curso, Professores Tutores, Secretaria e Mentoria, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde todos eles serão responsáveis pelo suporte pedagógico, acadêmico e administrativo aos discentes.

    Caso tenha mais dúvidas, gentileza encaminhá-las ao(a) coordenador(a) do curso, através do e-mail informado acima.
  • REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    Consulte os requisitos atualizados em http://suporteava.uniube.br/.
  • ENTREGA DE DOCUMENTOS

    O aluno deverá anexar os seguintes documentos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA:

    1) Diploma do curso superior (frente e verso)
    2) Carteira de Identidade
    3) C.P.F. (se constar no RG, não é necessário)
    4) Certidão de Nascimento ou Casamento

    ATENÇÃO: Ao término do 3ª eixo, caso o(a) aluno(a) tenha alguma pendência documental ou financeira, não será possível a efetivação de sua matricula no 4º eixo.

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.