ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 40 |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa: • contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido; • conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais; • analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania; • discutir a trajetória e as dimensões da cidadania; • estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais; • abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira; • caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais; • investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo; • avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação; • propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica. |
DIDÁTICA | 80 A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender: - a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem; - a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento; - a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos; - o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, | - os saberes necessários para a prática educativa. |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito. Disciplina e seus objetivos: Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar. Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro. Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais. Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência. Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação. |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
FÍSICO-QUÍMICA | 80 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 80 A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são: - entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA | 80 Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a: - Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica; - Identificar e nomear os hidrocarbonetos saturados e insaturados; - Reconhecer os principais grupos funcionais, suas propriedades físico-químicas e nomear os compostos orgânicos; - Reconhecer a isomeria geométrica em compostos; - Estabelecer a isomeria geométrica em compostos insaturados e cicloalcanos; - Discutir situações e reações de processos orgânicos; - Compreender a reatividade e as reações de adição que envolve os alcenos e suas aplicações no cotidiano; - Reconhecer a formação e estabilidade dos carbocátions; - Compreender as principais metodologias de obtenção de compostos aromáticos, a regra de aromaticidade de Hückel, juntamente com as principais reações de substituições eletrolíticas a compostos que contenham o anel benzênico em sua estrutura; - Entender e aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em processos; - Identificar as características físicas e químicas dos diferentes compostos; - Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises; - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano; - Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal; - Entender os conceitos de acidez e basicidade aplicados dentro de compostos orgânicos; Relacionar o aumento ou diminuição do caráter ácido-base dos compostos orgânicos; - Entender o conceito de nucleófilo; - Entender o mecanismo das reações de adição nucleofílica; - Identificar as funções derivadas dos ácidos carboxílicos e suas reatividades; - Analisar e identificar o grupo carbonila; - Entender o mecanismo das reações de adição ao grupo carbonila. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 O COMPONENTE Introdução aos estudos a distância OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 Objetivo geral: Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida. Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas: Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD Objetivos específicos •refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a); •conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância; •iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância. Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE. Objetivos específicos •reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem; •Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE. Objetivos específicos •identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais; •conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais; •identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica; •conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico. Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos •reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem; •compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico; •identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso; Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar; relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo; identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade. |
LIBRAS | 80 O aluno deverá ser capaz de: .Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos. .Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda. . Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda. . Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda. |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA | 80 · Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica. · Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação. · Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado. · Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96. · Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica. · Compreender os princípios legais da educação inclusiva. · Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas. |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA I | 20 |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA II | 20 |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA III | 20 |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA V | 20 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA | 120 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 120 Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente. Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida. Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar. |
QUÍMICA ANALÍTICA | 80 |
QUÍMICA GERAL | 80 Objetivos gerais: Desenvolver o conhecimento científico-tecnológico acerca das estruturas básicas da química, bem como suas propriedades físicas e químicas, funções, estruturas e reações, vinculando ao contexto social em que o aluno está inserido, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras. Objetivos específicos: - Definir a Química e reconhecer a sua importância como meio de avanço tecnológico e o seu papel na sociedade; - Interpretar e compreender as grandezas físicas estudadas através de dados numéricos, pelas relações matemáticas presentes em situações cotidianas; - Analisar e compreender tabelas e gráficos com dados de fusão e ebulição; - Distinguir e compreender as substâncias simples e compostas, conceituando e distinguindo misturas homogêneas e heterogêneas; - Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resolução de problemas qualitativos e quantitativos em química; - Contextualizar e analisar a contribuição dos modelos para evolução da Química; - Prever as propriedades de um elemento químico através de sua localização na tabela periódica; - Conceituar e entender o significado de ligação química; - Avaliar o tipo de ligação estabelecida entre átomos de diversos elementos; - Compreender e reconhecer a polaridade das substâncias para solucionar problemas químicos, melhorando a qualidade de vida; - Determinar a geometria das moléculas; - Reconhecer os tipos de forças intermoleculares; - Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação do ser humano, individual e coletiva com o ambiente. - Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa; - Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança; - Conscientizar sobre as normas de segurança em laboratórios; - Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises; - Conhecer a princípio de Avogadro e aplica-lo na determinação das massas relativas das moléculas; - Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas; - Relacionar massa, quantidade de matéria e número de partículas através da unidade mol e do conjunto de massa molar em cálculos químicos; - Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos de ácidos e bases; - Desenvolver pensamento crítico com relação à poluição causada pela má utilização de recursos naturais e apresentar alternativas para resolver ou diminuir tais problemas; - Analisar o caráter das reações ácido-base em meio aquoso como processo de transferência de elétrons; - Discutir a presença de elementos em alguns tipos importantes de reações de óxido-redução: síntese, decomposição e deslocamento; - Selecionar e organizar informações para compreensão de situações problemas referentes às propriedades dos materiais; - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano; |