Pesquisa

O Núcleo de Gestão da Pesquisa, vinculado à PROPEPE, apoia projetos individuais e também grupos de docentes visando à consolidação de grupos de pesquisa.

Por meio de editais anuais, convida os pesquisadores a submeterem seus projetos aos Programas oficiais vigentes na Universidade e coordena o processo de avaliação dos projetos submetidos. Para isso, conta com o Comitê Institucional, formado por professores pesquisadores da própria Uniube e, também, com um Comitê Externo de Seleção composto por pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Coordena:

  • O Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPE), que oferece financiamento para o desenvolvimento de projetos institucionais de pesquisa;

  • O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que estimula as atividades de pesquisa dos alunos de graduação, orientados por docentes da instituição;

  • O Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que tem por objetivo estimular os alunos de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

 

Além dessas atividades, o Núcleo de Gestão da Pesquisa/PROPEPE apoia a participação dos docentes e alunos vinculados a núcleos de pesquisa em eventos científicos. Também é responsável pela organização dos Seminários de Iniciação Científica e gerencia o Programa Ciência sem Fronteiras.