ÁLGEBRA LINEAR |
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Objetivos Gerais:
- Terminologia e métodos da álgebra linear.
- Estruturar matematicamente os métodos algébricos de expressões e equações lineares.
- Exemplificar as aplicações de Álgebra linear
- Adquirir consciência dos métodos numéricos empregados na prática para a resolução, com dados reais, de problemas em grande escala.
Objetivos Específicos:
- Resolver sistemas de equações lineares compreendendo os vários métodos contidos na literatura, que fazem uso das matrizes e dos determinantes.
- Usar matrizes para organizar e manipular dados.
- Executar operações de matrizes: adição, multiplicação e multiplicação por escalar.
- Computar a inversa, adjunta, transposta e determinante de uma matriz.
- Construir modelos matemáticos e resolver os modelos usando técnicas da álgebra linear
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ÁLGEBRA MODERNA |
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ANÁLISE COMBINATÓRIA
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Objetivos Gerais:
- Utilizar o estudo da análise combinatória, como forma de resolução de problemas que envolvam raciocínio lógico dedutivo, combinações e possibilidades.
Objetivos Específicos:
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- Enunciar as regras básicas da contagem: a regra da soma e a regra do produto;
- Aplicar a regra da soma e do produto na resolução de problemas de análise combinatória.
- Identificar arranjos, permutações, combinações simples, arranjos com repetição e permutações com elementos repetidos, usando as definições dadas;
- Resolver problemas, usando as fórmulas obtidas ou usando a regra do produto e a regra da soma
- Utilizar as propriedades do triângulo de Pascal na resolução de exercícios;
- Resolver exercícios que envolvam números binomiais:
- Desenvolver um binômio por meio do teorema binomial;
- Resolver exercícios que envolvam o termo geral do binômio de Newton;
- Identificar e calcular a probabilidade condicional;
- Aplicar a regra do produto para o cálculo de probabilidade da intersecção de eventos;
- Aplicar o teorema da probabilidade total e o teorema de Bayes;
- Identificar eventos independentes e calcular a sua probabilidade;
- Identificar experimentos ou ensaios para os quais se aplica a lei binomial de probabilidades;
- Aplicar a lei binomial de probabilidades;
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CÁLCULO DIFERENCIAL |
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Profissional com formação crítica, ética, consciente e empreendedora, com iniciativa e conhecimentos para atuar nas fases de concepção, planejamento e projeto com uma visão sistêmica e crítica que, coadunada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informação tecnológica, mercadológica, econômico-financeira e gerencial de forma criativa, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços, podendo ainda operacionalizá-los e controlá-los.
Profissional generalista capacitado para demonstrar as seguintes competências e habilidades:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Atuar na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial.
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CÁLCULO INTEGRAL |
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Profissional com formação crítica, ética, consciente e empreendedora, com iniciativa e conhecimentos para atuar nas fases de concepção, planejamento e projeto com uma visão sistêmica e crítica que, coadunada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informação tecnológica, mercadológica, econômico-financeira e gerencial de forma criativa, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços, podendo ainda operacionalizá-los e controlá-los.
Profissional generalista capacitado para demonstrar as seguintes competências e habilidades:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Atuar na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais;
Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Interpretar a integral definida como um limite da soma de Riemann.
- Aplicar as técnicas de integração.
- Calcular áreas e volumes subdividindo a região ou o sólido.
- Calcular integrais duplas e triplas em regiões retangulares e não-retangulares.
- Usar mudança de coordenadas para o cálculo de integrais.
- Aplicar os conceitos de campos vetoriais.
- Parametrizar curvas e calcular integrais de linha.
- Usar os teoremas fundamentais do cálculo vetorial para resolver problemas.
- Aplicar a integração ao longo de curvas e de superfícies.
- Solucionar problemas envolvendo equações diferenciais.
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
·Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
·Relacionar os termos população e amostra;
·Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
·Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
·Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
·Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
·Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
·Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
·Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
·Definir experimento, espaço amostral e evento;
·Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
·Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
·Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
·Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
·Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
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GEOMETRIA ANALÍTICA |
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O componente curricular é construído com as perspectivas analítica e vetorial e visa contribuir com o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de
abstração; fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas e visualizar a solução de problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Como objetivos específicos destacam-se:
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais;
- Preparar o aluno para a habilidade de equacionar e representar retas e planos;
- Desenvolver técnicas para transformações de coordenadas;
- Compreender os estudos referentes às seções cônicas e superfícies quádricas necessários ao cálculo diferencial e integral.
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GEOMETRIA ESPACIAL
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Objetivos Gerais:
- Identificar, classificar, nomear e aplicar as formulas do cálculo de áreas e volumes dos prismas, dos cilindros, dos cones, das pirâmides e das esferas.
Objetivos Específicos:
- Saber construir poliedros e corpos bem como identificar suas planificações.
- Fazer a demonstração de fórmulas de diagonais, áreas e volumes de sólidos geométricos.
- Resolver problemas que envolvam o cálculo de diagonais, áreas e volumes de sólidos geométricos.
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GEOMETRIA PLANA |
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Objetivos Gerais:
- Utilizar teoremas, axiomas, definições, conceitos e propriedades, da Geometria Plana para realização de construções geométricas e resolução de situações problemas.
Objetivos Específicos:
- Usar a definição de ponto médio de um segmento de reta para resolver situações problemas
·Identificar poliedros e corpos redondos;
·Proceder a contagem dos elementos de um poliedro convexo;
·Conceituar ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
·Classificar ângulos, retas e triângulos;
·Construir ângulos, polígonos convexos e pontos notáveis de um triângulo;
·Identificar os casos de congruências e fazer demonstrações matemáticas aplicando-os;
·Aplicar adequadamente o Teorema de Tales de Mileto e os casos de semelhança em diferentes situações;
·Aplicar adequadamente as relações métricas e trigonométricas num triângulo retângulo e a lei dos senos e dos cossenos num triângulo qualquer;
·Aplicar os conceitos, as propriedades e os teoremas relativos à circunferência em situações diversas e problemas;
·Identificar superfícies, aplicar formulas de cálculo de áreas e resolver problemas envolvendo os conceitos.
·Identificar posições relativas entre retas, ponto e plano, reta e plano e demonstrar teorema utilizando postulados, definições e outros teoremas estudados em geometria de posição.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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MATEMÁTICA ELEMENTAR I |
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MATEMÁTICA ELEMENTAR II |
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METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA |
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TEORIA DOS NÚMEROS |
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