LÍNGUA PORTUGUESA |
80
A disciplina Língua Portuguesa tem como objetivos:
· Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
· Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
· Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
· Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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FÍSICA |
80
Movimento em uma Dimensão, Leis de Newton, Aplicações das Leis de Newton, Trabalho e Energia Conservação da Energia, Carga elétrica, O campo elétrico, Potencial elétrico, Temperatura , Calor e a primeira lei da termodinâmica, a segunda lei da termodinâmica,Ótica propriedades da luz.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL I |
20
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PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL II |
20
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QUÍMICA GERAL I |
60
Objetivos gerais:
- Conhecer o mundo em que vive, observando a interação entre os fenômenos físicos e químicos em seu cotidiano, na indústria e as questões de ordem ambientais que agridem o planeta, através do conhecimento das substâncias, sua formação e suas características.
Objetivos específicos:
- Definir a Química e reconhecer a sua importância como meio de avanço tecnológico e o seu papel na sociedade;
- Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica.;
- Compreender e classificar os Fenômenos Químicos e Físicos;
- Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resolução de problemas qualitativos e quantitativos em química;
- Conceituar e classificar: níveis de energia, subníveis de energia, orbitais e sentidos de rotação eletrônica;
- Conceituar camada de valência e elétron de diferenciação;
- Compreender os princípios sob os quais está estruturada a organização da atual tabela de classificação periódica dos elementos químicos;
- Entender o conceito de estabilidade química, regra do octeto/dueto eletrônico e relacionar com as ligações iônicas, covalentes e metálicas;
- Conhecer as forças de atração e repulsão existente entre as moléculaas e sua interferência nas características da matéria.
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QUÍMICA GERAL I |
60
Objetivos gerais:
Desenvolver o conhecimento científico-tecnológico acerca das estruturas básicas da química, bem como suas propriedades físicas e químicas, funções, estruturas e reações, vinculando ao contexto
social em que o aluno está inserido, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras.
Objetivos específicos:
- Definir a Química e reconhecer a sua importância como meio de avanço tecnológico e o seu papel na sociedade;
- Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica.;
- Interpretar e compreender as grandezas físicas estudadas através de dados numéricos, pelas relações matemáticas presentes em situações cotidianas;
- Analisar e compreender tabelas e gráficos com dados de fusão e ebulição;
- Distinguir e compreender as substâncias simples e compostas, conceituando e distinguindo misturas homogêneas e heterogêneas;
- Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resolução de problemas qualitativos e quantitativos em química;
- Contextualizar e analisar a contribuição dos modelos para evolução da Química;
- Prever as propriedades de um elemento químico através de sua localização na tabela periódica;
- Conceituar e entender o significado de ligação química;
- Avaliar o tipo de ligação estabelecida entre átomos de diversos elementos;
- Compreender e reconhecer a polaridade das substâncias para solucionar problemas químicos, melhorando a qualidade de vida;
- Determinar a geometria das moléculas;
- Reconhecer os tipos de forças intermoleculares;
- Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação do ser humano, individual e coletiva com o ambiente.
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QUÍMICA GERAL II |
60
Objetivos Gerais:
- Estabelecer e desenvolver os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química, fornecendo subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos básicos da Química Geral 2, tais como, a atuação do Químico em um laboratório, o estudo das grandezas químicas, as funções inorgânicas, os vários tipos de soluções e suas concentrações, classificação das reações químicas, e a importância das relações estequiométricas nestas reações, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
Objetivos Especificos:
- Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
- Realizar corretamente a leitura de equipamentos graduados, identificando as principais vidrarias de um laboratório;
- Estabelecer uma escala de massas atômicas a partir do conhecimento da fórmula e da composição centesimal das substâncias;
- Conhecer a princípio de Avogadro e aplica-lo na determinação das massas relativas das moléculas;
- Conceituar as principais funções inorgânicas, reconhecendo e diferenciando sua formulação e as características reacionais de cada função;
- Interpretar o caráter ácido e básico mediante alterações de cores de alguns indicadores químicos e de escalas de pH;
- Conceituar e entender o comportamento de uma solução, sua aplicabilidade e suas caracteristicas;
- Compreender a relação existente entre soluto, solvente e solução, analisando os diversos tipos de concentraçoes;
- Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, fazendo uso das relações quantitativas em cálculo estequiométrico;
- Perceber a importância do cálculo das substâncias utilizadas ou produzidas nas reações químicas;
- Aplicar o cálculo estequiométrico na resolução de problemas envolvendo quantidade de reagentes e/ou produtos participantes de uma reação química
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QUÍMICA GERAL II |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princpios que so teis para explicar e interpretar as observaes feitas nos diversos ramos da qumica, fornecendo subsdios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso e compreender os fenmenos do cotidiano.
Objetivo Geral:
Desenvolver o conhecimento bsico sobre qumica geral, estruturas bsicas da qumica inorgnica, bem como suas propriedades fsicas e qumicas, funes, estruturas e reaes. Para facilitar a compreenso do cotidiano e posterior aplicao profissional.
Objetivos especficos:
- Interpretar problemas de origem qumica a partir de uma linguagem grfica e vice-versa;
- Identificar equipamentos e vidrarias e empreg-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com ateno e segurana;
- Conscientizar sobre as normas de segurana em laboratrios;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando concluses a partir de suas anlises;
- Conhecer a princpio de Avogadro e aplica-lo na determinao das massas relativas das molculas;
- Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformaes qumicas;
- Relacionar massa, quantidade de matria e nmero de partculas atravs da unidade mol e do conjunto de massa molar em clculos qumicos;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos de cidos e bases;
- Desenvolver pensamento crtico com relao poluio causada pela m utilizao de recursos naturais e apresentar alternativas para resolver ou diminuir tais problemas;
- Analisar o carter das reaes cido-base em meio aquoso como processo de transferncia de eltrons;
- Discutir a presena de elementos em alguns tipos importantes de reaes de xido-reduo: sntese, decomposio e deslocamento;
- Selecionar e organizar informaes para compreenso de situaes problemas referentes s propriedades dos materiais;
- Entender mtodos e procedimentos prprios das cincias naturais aplicando-os no cotidiano;
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
80
Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
· Relacionar os termos população e amostra;
· Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
· Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem;
· Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias;
· Utilizar uma tabela de números aleatórios;
· Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
· Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
· Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
· Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
· Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
· Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
· Definir experimento, espaço amostral e evento;
· Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
· Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
· Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema.
· Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
· Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
· Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
· Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e a distribuição de Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, tanto pelo uso de expressões, quanto pelo uso de tabelas.
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
80
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
· Relacionar os termos população e amostra;
· Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
· Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
· Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
· Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
· Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
· Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
· Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
· Definir experimento, espaço amostral e evento;
· Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
· Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
· Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
· Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
· Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
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MATEMÁTICA INSTRUMENTAL |
80
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I |
20
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PRÁTICA DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL I |
20
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QUÍMICA ORGÂNICA I |
60
Objetivo Geral
- Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre compostos orgânicos, suas nomenclaturas, propriedades e estruturas moleculares, além de correlacionar a química orgânica diretamente com prática cotidiana.
Objetivos Específicos
- Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica;
- Identificar e nomear os hidrocarbonetos saturados e insaturados;
- Reconhecer os principais grupos funcionais, suas propriedades físico-químicas e nomear os compostos orgânicos;
- Reconhecer a isomeria geométrica em compostos;
- Estabelecer a isomeria geométrica em compostos insaturados e cicloalcanos;
- Discutir situações e reações de processos orgânicos;
- Compreender a reatividade e as reações de adição que envolve os alcenos e suas aplicações no cotidiano;
- Reconhecer a formação e estabilidade dos carbocátions;
- Compreender as principais metodologias de obtenção de compostos aromáticos, a regra de aromaticidade de Hückel, juntamente com as principais reações de substituições eletrolíticas a compostos que contenham o anel benzênico em sua estrutura;
- Entender e aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em processos;
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QUÍMICA ORGÂNICA I |
60
Objetivo Geral
- Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre compostos orgânicos, suas nomenclaturas, propriedades e estruturas moleculares, além de correlacionar a química orgânica diretamente com prática cotidiana.
Objetivos Específicos
- Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica;
- Identificar e nomear os hidrocarbonetos saturados e insaturados;
- Reconhecer os principais grupos funcionais, suas propriedades físico-químicas e nomear os compostos orgânicos;
- Reconhecer a isomeria geométrica em compostos;
- Estabelecer a isomeria geométrica em compostos insaturados e cicloalcanos;
- Discutir situações e reações de processos orgânicos;
- Compreender a reatividade e as reações de adição que envolve os alcenos e suas aplicações no cotidiano;
- Reconhecer a formação e estabilidade dos carbocátions;
- Compreender as principais metodologias de obtenção de compostos aromáticos, a regra de aromaticidade de Hückel, juntamente com as principais reações de substituições eletrolíticas a compostos que contenham o anel benzênico em sua estrutura;
- Entender e aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em processos;
Os conteúdos abordados neste componente deverão estabelecer uma relação entre os fenômenos químicos, e o cotidiano do profissional Licenciado em Química em um diálogo teórico e prático.
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FÍSICO-QUÍMICA I |
60
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso, abordando aspectos básicos da Físico- Química 1, tais como, o estudo das propriedades físico-químicas dos gases, a transferência de energia (1ª, 2ª e 3ª Leis da Termodinâmica), termoquímica e as propriedades coligativas, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
Objetivo Geral:
- Estabelecer e desenvolver os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
Objetivos Específicos:
- Utilizar as ferramentas necessárias para a transformação de unidades expressando uma equação química de acordo com o sistema apropriado;
- Comparar as características distintas dos gases e dos líquidos;
- Compreender o conceito de pressão e as unidades utilizadas para mensurá-las, expressando o estado de um gás em função da temperatura, pressão, volume e quantidade de matéria;
- Utilizar a equação dos gases ideais para o cálculo da pressão de um gás em função das outras variáveis de estado;
- Aplicar os princípios da Teoria Cinética para explicar o comportamento dos gases, diferenciando um gás ideal de um gás real e os fatores que favorecem esse desvio;
- Compreender os fundamentos da Termodinâmica e da interpretação físico-química das substâncias e fenômenos;
- Entender o conceito de transferência e conservação de energia;
- Resolver problemas envolvendo conceitos termoquímicos, Lei de Hess, entalpia padrão de formação e energia de ligação;
- Mostrar as Leis que regem os conceitos termodinâmicos, Lei zero da termodinâmica, primeira lei da termodinâmica ou lei da transformação da energia, segunda lei da termodinâmica ou lei da direção dos processos e a terceira lei da termodinâmica ou lei da espontaneidade dos processos ou da disponibilidade de trabalho;
- Definir sistemas espontâneos e não espontâneos, reversíveis e irreversíveis, entropia e energia livre de Gibbs de acordo com o segundo princípio da termodinâmica;
- Conhecer a Lei de Raoult e suas implicações nas propriedades coligativas.
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FÍSICO-QUÍMICA I |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
Objetivo Geral:
Fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso, abordando aspectos básicos da Físico- Química 1, tais como, o estudo das propriedades físico-químicas dos gases, a transferência de energia (1ª, 2ª e 3ª Leis da Termodinâmica), termoquímica e as propriedades coligativas, contribuindo assim para a formação do profissional completo.
Objetivos Específicos:
- Interpretar problemas de origem físico-química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa;
- Compreender o conceito de pressão e as unidades utilizadas para mensurá-las, comparando as características distintas dos gases e dos líquidos;
- Utilizar a equação dos gases ideais para o cálculo da pressão de um gás em função das outras variáveis de estado, aplicando os princípios da Teoria Cinética para explicar o comportamento dos gases;
- Compreender os fundamentos da Termodinâmica e da interpretação físico-química das substâncias e fenômenos, aplicando os princípios da Termodinâmica à diferentes tipos de transformações e processos.
- Resolver problemas envolvendo conceitos termoquímicos, Lei de Hess, entalpia padrão de formação e energia de ligação.
- definir sistemas espontâneos e não espontâneos, reversíveis e irreversíveis, entropia e energia livre de Gibbs de acordo com o segundo princípio da termodinâmica;
- Identificar, compreender e distinguir as propriedades coligativas conhecendo a Lei de Raoult e suas implicações nessas propriedades.
- Selecionar e organizar informações para compreensão de situações problemas referente aos processos físico-químicos, entendendo métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
40
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CÁLCULO I |
80
Prezado (a) aluno (a). Seja bem-vindo aos estudos da disciplina Cálculo I. Nesta disciplina serão tratados conteúdos matemáticos que se constituem em ferramentas para leitura e compreensão da realidade como também para outras áreas do conhecimento numa abordagem histórica e metodológica, enfatizando conceitos e aplicações e incluindo o uso de novas tecnologias de forma crítica e reflexiva. Serão tratados os conteúdos do cálculo diferencial e integral: limites e continuidade de funções, derivadas e suas aplicações.
Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade de funções de uma variável e com os resultados fundamentais relativos a: técnicas de derivação.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Calcular limites em um ponto, limites laterais, limites no infinito;
- Utilizar técnicas de derivação de funções de uma variável
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Conhecer o cálculo de limites utilizando a regra de L’Hospital.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II |
20
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PRÁTICA DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL |
20
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QUÍMICA ORGÂNICA II |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos da Química Orgânica 2, tais como, a acidez e basicidade de compostos orgânicos, reações de substituição nucleofílica, os derivados da função ácido carboxílico, o estudo do grupo carbonila e reações de adição ao grupo carbonila, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Estudar as características físicas e químicas dos diferentes compostos;
· Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
· Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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QUÍMICA ORGÂNICA II |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos da Química Orgânica 2, tais como, a acidez e basicidade de compostos orgânicos, reações de substituição nucleofílica, os derivados da função ácido carboxílico, o estudo do grupo carbonila e reações de adição ao grupo carbonila, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Estudar as características físicas e químicas dos diferentes compostos;
· Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
· Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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QUÍMICA INORGÂNICA |
60
A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano.
A disciplina de Química Inorgânica como componente curricular do curso de Licenciatura em Química fornece subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica para progredir no processo de ensino aprendizagem de forma adequada ao longo do curso, sendo, portanto, a base para o desenvolvimento de outras disciplinas curriculares como Mineralogia.
Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidade e competência para:
- Identificar e analisar os tipos de ligações químicas e associar às propriedades do composto.
- Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados.
- Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas Tecnológicas com os fatos, tendências e fenômenos do cotidiano.
- Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem gráfica e vice-versa.
- Utilizar as ferramentas necessárias para a transformação de unidades expressando uma equação química de acordo com o sistema apropriado.
- Familiarizar o aluno com os conceitos básicos da química de coordenação.
- Analisar as aplicações das teorias do Campo Cristalino, Orbitais Moleculares e Ligações de Valência, correlacionando as mesmas às transformações ocorridas nos compostos inorgânicos.
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QUÍMICA INORGÂNICA |
60
A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano.
A disciplina de Química Inorgânica como componente curricular do curso de Licenciatura em Química fornece subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica para progredir no processo de ensino aprendizagem de forma adequada ao longo do curso, sendo, portanto, a base para o desenvolvimento de outras disciplinas curriculares como Mineralogia.
Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidade e competência para:
- Identificar e analisar os tipos de ligações químicas e associar às propriedades do composto.
- Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados.
- Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas Tecnológicas com os fatos, tendências e fenômenos do cotidiano.
- Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem gráfica e vice-versa.
- Utilizar as ferramentas necessárias para a transformação de unidades expressando uma equação química de acordo com o sistema apropriado.
- Familiarizar o aluno com os conceitos básicos da química de coordenação.
- Analisar as aplicações das teorias do Campo Cristalino, Orbitais Moleculares e Ligações de Valência, correlacionando as mesmas às transformações ocorridas nos compostos inorgânicos.
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ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
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Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística Inferencial como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
· Definir parâmetro, estimador e estimativa;
· Enunciar as propriedades de um estimador;
· Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
· Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
· Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
· Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
· Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
· Elaborar as hipóteses para a tomada de decisões em diferentes cenários de testes de hipóteses.
· Realizar testes de hipóteses para a média e proporção populacionais.
· Tomar decisões em testes de hipóteses;
· Definir e identificar tabelas de contingência;
· Reconhecer problemas do dia a dia que podem ser resolvidos pelo uso de teste Qui-Quadrado;
· Diferenciar teste de homogeneidade e independência;
· Realizar teste Qui-Quadrado para independência de variáveis e homogeneidade de populações;
· Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
· Realizar o teste da significância de correlação linear;
· Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
· Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
· Analisar a qualidade de modelos de regressão;
· Avaliar quais variáveis explicativas são significativas em um modelo de regressão.
· Utilizar análise da variância de fator único (ANOVA)
· Aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos de pesquisa científica e na solução de problemas de sua área de atuação.
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ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
80
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística Inferencial como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
· Definir parâmetro, estimador e estimativa;
· Enunciar as propriedades de um estimador;
· Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
· Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
· Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
· Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
· Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
· Elaborar as hipóteses para a tomada de decisões em diferentes cenários de testes de hipóteses.
· Realizar testes de hipóteses para a média e proporção populacionais.
· Tomar decisões em testes de hipóteses;
· Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
· Realizar o teste da significância de correlação linear;
· Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
· Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
· Analisar a qualidade de modelos de regressão;
· Avaliar quais variáveis explicativas são significativas em um modelo de regressão.
· Utilizar análise da variância de fator único (ANOVA)
Aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos de pesquisa científica e na solução de problemas de sua área de atuação.
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CÁLCULO II |
80
Nesta disciplina serão tratados conteúdos matemáticos que se constituem em ferramentas para leitura e compreensão da realidade como também para outras áreas do conhecimento, enfatizando conceitos e aplicações de forma crítica e reflexiva.
Objetivos Gerais:
-
Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
-
Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o estudo dos demais componentes do curso.
-
Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica e utilizando-se do raciocínio lógico e ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas.
-
Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
-
equacionar problemas envolvendo taxas de variação e a otimização de funções de uma variável;
-
determinar a integral indefinida de uma função;
-
utilizar a tabela de integrais imediatas;
-
resolver problemas de aplicação denominados problemas de valor inicial;
-
utilizar o método da integração por substituição algébrica como técnica de integração para determinar a primitiva de uma função;
-
utilizar o método de integração por partes;
-
calcular integrais de funções racionais por frações parciais;
-
reconhecer e calcular integrais que contenham no integrando potências de funções trigonométricas;
-
calcular integrais definidas;
-
determinar as áreas de regiões limitadas por duas curvas;
-
determinar o volume de sólidos de revolução;
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CÁLCULO II |
80
Objetivos Gerais
· Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
· Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o estudo dos demais componentes do curso.
· Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica e utilizando-se do raciocínio lógico e ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas.
· Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos
- Equacionar problemas envolvendo taxas de variação e a otimização de funções de uma variável;
- determinar a integral indefinida de uma função;
- utilizar a tabela de integrais imediatas;
- resolver problemas de aplicação denominados problemas de valor inicial;
- utilizar o método da integração por substituição algébrica como técnica de integração para determinar a primitiva de uma função;
- utilizar o método de integração por partes;
- calcular integrais de funções racionais por frações parciais;
- reconhecer e calcular integrais que contenham no integrando potências de funções trigonométricas;
- calcular integrais definidas;
· determinar as áreas de regiões limitadas por duas curvas;
· determinar o volume de sólidos de revolução;
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA I |
40
Objetivo geral:
Conscientizar o (a) aluno (a) quanto s vrias possibilidades de carreira, tornando clara a importncia de se ter um propsito, um projeto de vida e de se construir uma trajetria profissional de maneira responsvel, longitudinal, contnua e afinada aos demais pilares da vida.
Objetivos especficos:
Desenvolver nos(as) alunos(as) a capacidade de leitura e anlise das diferentes possibilidades de carreira.
Auxiliar o(a) aluno(a) na identificao de um propsito e projeto de vida, garantindo o alinhamento destes com as escolhas profissionais.
Responsabilizar o(a) aluno(a) pela definio e conduo de suas escolhas profissionais, tornando-o(a) protagonista na construo de sua carreira.
Desenvolver nos(as) alunos(as) um olhar holstico quanto s suas escolhas profissionais, afinando-as aos demais pilares da vida.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL III |
20
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PRÁTICA DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL II |
20
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PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL I |
20
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FÍSICO-QUÍMICA II |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos básicos da Físico-Química 2, tais como, o estudo das velocidades das reações e dos fatores que influenciam nas mesmas, o equilíbrio químico e o princípio de Le Châtelier, eletroquímica e as propriedades das células galvânicas e eletrolíticas, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Interpretar problemas de origem físico-química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa;
· Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
· Elaborar o planejamento de experimentos;
· Interpretar informações obtidas no planejamento realizado, aprofundando a habilidade de analisar e/ou comparar resultados, interpretando criticamente os resultados obtidos;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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FÍSICO-QUÍMICA II |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos básicos da Físico-Química 2, tais como, o estudo das velocidades das reações e dos fatores que influenciam nas mesmas, o equilíbrio químico e o princípio de Le Châtelier, eletroquímica e as propriedades das células galvânicas e eletrolíticas, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Interpretar problemas de origem físico-química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa;
· Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
· Elaborar o planejamento de experimentos;
· Interpretar informações obtidas no planejamento realizado, aprofundando a habilidade de analisar e/ou comparar resultados, interpretando criticamente os resultados obtidos;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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QUÍMICA ORGÂNICA III |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos da Química Orgânica 3, tais como, as reações de substituição em compostos aromáticos, o estudo da estereoisomeria, as reações de oxidorredução em compostos orgânicos, os tipos e aplicações da destilação e as principais técnicas separação líquido-líquido de substâncias orgânicas, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Estudar as características físicas e químicas dos diferentes compostos;
· Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
· Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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QUÍMICA ORGÂNICA III |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos da Química Orgânica 3, tais como, as reações de substituição em compostos aromáticos, o estudo da estereoisomeria, as reações de oxidorredução em compostos orgânicos, os tipos e aplicações da destilação e as principais técnicas separação líquido-líquido de substâncias orgânicas, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Estudar as características físicas e químicas dos diferentes compostos;
· Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
· Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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QUÍMICA ANALÍTICA I |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo estabelece e desenvolve princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportado ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos qualitativos e quantitativos, além de ser pré-requisito básico para as outras disciplinas que serão desenvolvidas em etapas posteriores. Os principais objetivos desse componente curricular é formar alunos que sejam capazes de:
- Atentar a importância da coleta correta de uma amostra para um procedimento analítico;
- Executar de forma íntegra os procedimentos volumétricos, interpretando seus resultados estatisticamente quando aplicável;
- Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química a partir de uma abordagem de análise sistêmica.
- Verificar a reciprocidade de um material envolvido direta, ou, indiretamente na determinação analítica de um determinado analito.
- Interpretar resultados químicos obtidos frente a uma determinada condição físico-química de uma matéria prima.
- Elaborar relatórios científicos em posse de estudo químicos desenvolvidos em determinadas matrizes.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
40
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA II |
40
Objetivo geral:
Discutir as transformaes no mundo do trabalho, em termos de mercado de trabalho e possibilidades de atuao, preparando os(as) alunos(as) para uma atuao consciente, protagonista e coerente ao propsito e projeto de vida.
Objetivos especficos:
Incentivar a pesquisa e o contato com a prtica, mediante a procura por caractersticas do mercado de trabalho, bem como possibilidades de atuao.
Auxiliar o(a) aluno(a) na identificao e escolha de campo de atuao coerente ao propsito e projeto de vida.
Desenvolver o protagonismo nos(as) alunos(as), tornando-os mais responsveis e atuantes em suas escolhas de carreira.
Preparar os(as) alunos(as) para a identificao de oportunidades e desafios, oferecendo apoio e preparo para a vivncia dessas situaes.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL IV |
20
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PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II |
20
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PRÁTICA DE BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL |
20
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PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL E EXPERIMENTAL |
20
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QUÍMICA ORGÂNICA IV |
60
O componente curricular desenvolve competências e habilidades que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O conteúdo abordará os aspectos da Química Orgânica 4, tais como, as reações de polimerização, mais importantes do dia a dia em nossa sociedade, conceitos e aplicações dos processos biotecnológicos, combustíveis alternativos, síntese de compostos orgânicos e análises de identificação desses compostos, buscando discussões importantes para o aluno perceba o desenvolvimento da química como ciência e contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
Os objetivos deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Definir e distinguir os principais polímeros de adição e condensação e suas propriedades;
· Compreender os mecanismos de polimerização e suas etapas;
· Diferenciar polímeros naturais e sintéticos;
· Entender os conceitos de biotecnologia e seus processos;
· Estudar as vantagens e desvantagens em processos biotecnológicos;
· Analisar alguns processos industriais utilizando microrganismos;
· O uso da biotecnologia no tratamento de efluentes, afluentes e resíduos;
· Entender as terminologias biocombustível e sustentabilidade;
· Reconhecer as principais fontes para a obtenção dos biocombustíveis;
· Vantagens e desvantagens dos biocombustíveis;
Compreender os principais testes físicos e químicos para a identificação dos compostos orgânicos
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QUÍMICA ANALÍTICA II |
60
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a estabelecer e desenvolver princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportado ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos qualitativos e quantitativos, além de ser pré-requisito básico para as outras disciplinas que serão desenvolvidas em períodos posteriores.
Os principais objetivos desse componente curricular é formar alunos que sejam capazes de:
· Atentar a importância da coleta correta de uma amostra para um procedimento analítico;
· Executar de forma íntegra os procedimentos volumétricos, interpretando seus resultados estatisticamente quando aplicável;
· Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem de análise sistêmica.
· Verificar a reciprocidade de um material envolvido direta, ou, indiretamente na determinação analítica de um determinado analito.
· Interpretar resultados químicos obtidos frente a uma determinada condição físico-química de uma matéria prima.
- Elaborar relatórios científicos em posse de estudos químicos desenvolvidos em determinadas matrizes.
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QUÍMICA ANALÍTICA II |
60
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a estabelecer e desenvolver princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportado ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos qualitativos e quantitativos, além de ser pré-requisito básico para as outras disciplinas que serão desenvolvidas em períodos posteriores.
Os principais objetivos desse componente curricular é formar alunos que sejam capazes de:
· Atentar a importância da coleta correta de uma amostra para um procedimento analítico;
· Executar de forma íntegra os procedimentos volumétricos, interpretando seus resultados estatisticamente quando aplicável;
· Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem de análise sistêmica.
· Verificar a reciprocidade de um material envolvido direta, ou, indiretamente na determinação analítica de um determinado analito.
· Interpretar resultados químicos obtidos frente a uma determinada condição físico-química de uma matéria prima.
Elaborar relatórios científicos em posse de estudos químicos desenvolvidos em determinadas matrizes.
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QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química. A disciplina estabelece e desenvolve princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportando ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos instrumentais, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Relacionar os conceitos de precisão e exatidão com algarismos significativos;
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Compreender os conceitos matemáticos como ferramenta de trabalho do profissional químico;
· Conhecer técnicas instrumentais aplicadas em laboratório de análises físico-químicas;
· Realizar cálculos específicos, para encontrar os valores reais de uma amostra, a qual foi submetida a análise instrumental;
· Realizar cálculos de regressão linear e interpretar o coeficiente de correlação linear, aplicando a equação da reta para encontrar os resultados analíticos.
· Compreender sobre as calibrações de equipamentos e variáveis importantes.
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL |
60
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química. A disciplina estabelece e desenvolve princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportando ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos instrumentais, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Relacionar os conceitos de precisão e exatidão com algarismos significativos;
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Compreender os conceitos matemáticos como ferramenta de trabalho do profissional químico;
· Conhecer técnicas instrumentais aplicadas em laboratório de análises físico-químicas;
· Realizar cálculos específicos, para encontrar os valores reais de uma amostra, a qual foi submetida a análise instrumental;
· Realizar cálculos de regressão linear e interpretar o coeficiente de correlação linear, aplicando a equação da reta para encontrar os resultados analíticos.
· Compreender sobre as calibrações de equipamentos e variáveis importantes.
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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BIOQUÍMICA |
60
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
40
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA III |
40
Objetivo geral:
Estimular o autoconhecimento dos alunos, quanto a seus traos de personalidade, misso, viso, valores, habilidades profissionais e competncias, de modo a torn-los conscientes e respeitosos quanto s suas caractersticas pessoais.
Objetivos especficos:
Refletir sobre caractersticas pessoais, aplicando ferramentas de avaliao da personalidade, valores e habilidades profissionais.
Trabalhar importantes temas de formao e atuao nas trajetrias de carreira como networking, trabalho em equipe, inteligncia emocional, etc.
Auxiliar o(a) aluno(a) na identificao de suas maneiras de se relacionar, se comunicar com os demais, bem como o modo como lida com as emoes e motivao.
Preparar os(as) alunos(as) para a identificao e desenvolvimento de caractersticas prprias, oferecendo apoio e preparo para a vivncia dessas situaes.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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QUÍMICA AMBIENTAL |
80
O componente curricular desenvolve competências e habilidades que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
Os objetivos deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Compreender e apresentar um comportamento ético.
· Praticar uma visão multidisciplinar.
· Associar o conhecimento técnico, científico e humanista.
· Criar uma postura criativa e ecologicamente correta.
· Conhecer e ordenar os eventos físico-químicos que ocorrem nos grandes reservatórios naturais, atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
· Relacionar os fenômenos antrópicos e naturais com a poluição do meio ambiente.
· Perceber e assimilar a necessidade de contínuo aprimoramento na formação profissional.
· Interpretar e correlacionar a evolução dos conhecimentos da química com os meios produtivos.
· Reconhecer e interpretar a distribuição dos componentes químicos nos reservatórios naturais.
· Conhecer e compreender o ciclo da energia, bem como da água, do carbono, do nitrogênio e do enxofre.
· Desenvolver discussões em grupo, a distância sobre temas atuais que versam sobre o meio ambiente e a cadeia produtiva.
· Compreender e conhecer os efeitos biológicos de teratogenicidade, toxicidade e mutagenicidade dos possíveis contaminantes do meio ambiente.
Conhecer a praticar uma busca crítica de informação técnica científica, via internet, para discussão de temas relacionados ao meio ambiente.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV |
40
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FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA IV |
40
Objetivo geral:
Preparar o aluno para a entrada no mercado de trabalho, seja em empresa privada, pblica ou empreendedorismo, elaborando um projeto profissional, discutindo tcnicas, metodologias e dicas, de modo alinhado ao propsito de vida, ao mercado e s caractersticas pessoais.
Objetivos especficos:
Desenvolver nos(as) alunos(as) a capacidade de organizao e planejamento, mediante a elaborao de um projeto profissional.
Fornecer bases seguras para a entrada do(a) aluno(a) no mercado de trabalho, oferecendo ferramentas, metodologias diferenciadas.
Desenvolver nos(as) alunos(as) a capacidade de procura e motivao perante suas escolhas profissionais.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES V |
40
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
80
Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
80
Os estudos desta disciplina serão realizados de forma contextualizada, crítica, buscando inter-relações de conhecimentos e produzindo textos em diferentes linguagens na busca de clareza e criatividade.
Nessa perspectiva, propomos os seguintes objetivos:
• conceituar a avaliação de aprendizagem;
• identificar os princípios de uma avaliação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino;
• apontar os tipos e etapas de um processo de avaliação escolar;
• conhecer e identificar os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem;
• escolher o “para que”, o “por que” e “como” avaliar;
• conhecer e compreender o que são avaliações externas e qual sua influência direta para a construção do planejamento de ensino.
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TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
80
Esta disciplina tem por objetivo geral promover a compreensão dos impactos da utilização das tecnologias no contexto educacional a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias para atuação do professor e/ou profissional na contemporaneidade.
E por objetivos específicos:
● identificar recursos tecnológicos que promoveram mudanças sociais e educacionais;
● construir conceitos sobre usos das tecnologias na Educação;
● identificar e compreender como as tecnologias e de comunicação modificaram as formas de ensinar e de aprender na contemporaneidade;
● conhecer o funcionamento da Web e suas ferramentas para utilização e formação continuada;
● refletir sobre as tecnologias na sala de aula no contexto escolar;
● conhecer o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no mundo, no Brasil e na Universidade de Uberaba (UNIUBE);
● compreender os conceitos e preconceitos sobre a EAD;
● analisar as possibilidades de ensinar e aprender além da sala de aula;
● Refletir sobre o papel do professor no contexto tecnológico e educacional da atualidade.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA |
45
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FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
80
Na disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação serão trabalhados os seguintes conteúdos: o ser humano em uma perspectiva pluridimensional; a construção da identidade humana em diálogo com as dimensões biológica, cultural, intelectual e sócio histórica; o trabalho, a cultura e a linguagem como expressão da condição humana e manifestação do ser; educação e desenvolvimento humano; a educação como prática social; tendências teóricas e concepções de educação; visões de mundo e paradigmas educacionais; a compreensão e o papel da escola no contexto brasileiro; a educação e seus objetivos para o século XXI.
Trata-se de um uma disciplina de formação pedagógica, que muito contribuirá para sua formação como professor ou professora. Dedique-se sempre à leitura dos textos recomendados, seja da bibliografia obrigatória ou complementar. As videoaulas foram preparadas com bases nos textos que estamos indicando para estudos, bem como todas as atividades avaliativas, incluindo a prova.
Objetivo Geral:
Contribuir para a formação crítico-social do indivíduo, possibilitando a compreensão e intervenção social.
Objetivos específicos:
Entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
Compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sócio cultural da sociedade.
Refletir sobre a relação existente entre Educação e Antropologia.
Estudar as contribuições da Antropologia para a Educação e a prática docente na escola.
Estudar aspectos sociológicos da educação.
Analisar os pressupostos da sociologia geral e as relações com a sala de aula.
Analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
80
Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
120
Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120
- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
80
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA |
80
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
80
· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
120
- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da
educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENADE |
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ROTA DO SUCESSO I |
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ROTA DO SUCESSO II |
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