ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 40 |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa: • contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido; • conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais; • analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania; • discutir a trajetória e as dimensões da cidadania; • estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais; • abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira; • caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais; • investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo; • avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação; • propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica. |
CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA | 80 Ementa: Compreensão da diversidade cultural existente nos povos indígenas e africanos que formaram o Brasil. Conhecimento da Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro brasileira e indígena”, assim como a análise da sua aplicabilidade na educação básica. Reflexão da prática docente no que concerne à formação do cidadão e ao respeito à alteridade e à diversidade. Objetivos: Esperamos que este componente sirva como suporte de orientação na aplicação da Lei 11.645/08 na sua prática docente na educação básica e, ainda, que o aluno seja capaz de: - reconhecer a diversidade étnico cultural existente nos povos indígenas e africanos trazidos para o Brasil;
- identificar a aplicação da Lei nº 11.645/08;
- conhecer o legado da cultura afrodescendente na sociedade brasileira;
- identificar alguns aspectos importantes da história e cultura dos povos indígenas;
- compreender as questões atuais que envolvem os povos indígenas e as questões pertinentes ao povos afrodescendentes.
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DIDÁTICA | 80 A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender: - a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem; - a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento; - a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos; - o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, | - os saberes necessários para a prática educativa. |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito. Disciplina e seus objetivos: Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar. Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro. Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais. Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência. Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação. |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA | 80 Nos estudos do componente “Ensino-aprendizagem de História” analisaremos a atual conjuntura sócio histórica que busca refletir sobre a importância da formação e atuação do professor de História na Educação Básica. Para isso, é preciso conhecer as diversas concepções, que envolvem questões políticas, curriculares, didáticas e metodológicas, para se repensar o ensino de História e a prática docente na sala de aula. Objetivos gerais: - compreender a importância e a finalidade do ensino de História nos dias atuais;
- refletir sobre o ensino de História e cidadania na formação de alunos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos;
- compreender que ensinar História é dar ao aluno condições de participar ativa e criticamente do mundo social, do trabalho e da cultura.
Objetivos específicos: - identificar as reestruturações curriculares ocorridas em face do processo de transformação do ensino de História no Brasil;
- avaliar que a sala de aula não é apenas o espaço onde se transmite informações, mas espaço de debates, reflexões e problematização do conhecimento;
- abordar o ensino de História em sala de aula, procurando colocar em prática as novas metodologias e os novos paradigmas;
- dinamizar sua prática utilizando os diversos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente;
- compreender o papel formativo do professor e a utilização das novas práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano da sala de aula.
- reconhecer que a prova formal, embora indispensável, não deve ser a única forma de avaliar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL | 80 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 80 A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são: - entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 O COMPONENTE Introdução aos estudos a distância OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 Objetivo geral: Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida. Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas: Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD Objetivos específicos •refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a); •conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância; •iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância. Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE. Objetivos específicos •reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem; •Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE. Objetivos específicos •identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais; •conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais; •identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica; •conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico. Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos •reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem; •compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico; •identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso; Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar; relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo; identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade. |
LIBRAS | 80 O aluno deverá ser capaz de: .Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos. .Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda. . Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda. . Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda. |
MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL | 80 Nos estudos da disciplina, analisaremos, entre outras questões, os embates conceituais sobre a ideia de modernidade, o advento da indústria, a formação do Estado moderno, a cultura burguesa, a expansão capitalista e imperialista e os conflitos sociais decorrentes dessas transformações. Objetivos gerais: -
compreender e analisar de forma crítica a ideia de Modernidade e os contextos políticos, econômicos e socioculturais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade europeia; -
problematizar os conceitos mais vulgarizados de Modernidade, identificando que há uma série de lados obscuros da modernidade apontados por sociólogos e outros pensadores relevantes.
Objetivos específicos: -
analisar as noções de desenvolvimento e progresso contidas no discurso que justifica os valores da Modernidade; -
comparar as permanências e descontinuidades do paradigma de produção e consumo que, aos poucos, sedimenta uma ordem mundial capitalista; -
problematizar os supostos benefícios socioeconômicos resultantes do advento capitalista, do sucesso da Revolução Industrial e estabelecimento da ordem burguesa; -
compreender fatores de formação e políticas comuns entre os Estados Absolutistas na Europa; -
refletir sobre os movimentos revolucionários da Inglaterra no século XVII e França do século XVIII; -
avaliar o impacto do Humanismo secular do Renascimento sobre o entendimento coletivo de como o Homem deveria se relacionar com ele mesmo; -
analisar os fundamentos da chamada Reforma Protestantes e como seus embates e retrocessos ajudaram a moldar os padrões de vivência da religiosidade nos tempos modernos; -
entender as características da política neocolonialista e compreender os processos de ocupação dos territórios na América, África e Ásia; -
identificar os eventos populares que acalentaram a chama das ideias reivindicatórias no espírito popular |
O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A NOVA ORDEM | 80 A disciplina O mundo contemporâneo e a nova ordem mundial contempla a chegada do aluno aos estudos sobre o século XX. Em história geral, a dinâmica do século passado ocasionou dificuldades na compreensão dos fenômenos políticos, culturais e sociais, tamanha era a complexidade de nossa Era histórica. Por isso, o recorte de conteúdos busca entender o mundo enquanto um todo de experiências verificáveis com impactos globais. A perenidade das supressões de temas e conteúdos procura estabelecer uma trajetória didática ao educando para que o mesmo consiga compreender os acontecimentos daquele século de forma global. O início com a Primeira Guerra permite ao educando acessar os estudos pelo evento que "encerra o século XIX" e inaugura o século XX, impacta todo o percurso histórico até o fim da primeira metade deste século. A crise do liberalismo e a ascensão do fascismo permite ao estudante compreender a importância da democracia e de suas instituições. A guerra fria vem na sequência iniciando um percurso de aprendizagem global, a África, Ásia e o Oriente Médio com as questões mais urgentes da contemporaneidade são observadas. Os fenômenos políticos na Europa são enxergados em suas ligações com as "nações periféricas". Encerramos com a queda da URSS, quando a ordem da globalização e neoliberalismo foi implementada, formulando as políticas privatistas e ausência de políticas públicas, outrora predominantes. |
POLÍTICA E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS | 80 |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA | 80 · Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica. · Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação. · Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado. · Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96. · Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica. · Compreender os princípios legais da educação inclusiva. · Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas. |
PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA | 120 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 120 Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente. Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida. Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar. |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno. Disciplina e seus objetivos: Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação. Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural. Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente. |
TEORIAS DA HISTÓRIA | 80 Este componente curricular terá a duração de 80 horas distribuídas em 4 unidades didáticas – compostas por capítulos e atividades. Ao longo de seus estudos você terá acesso a leituras obrigatórias e complementares disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ou presentes na biblioteca do polo, além de realizar atividades no mesmo ambiente, que serão orientadas passo a passo. Esperamos que este componente sirva como suporte de orientação teórico-metodológica, imprescindível a todo aquele que aspira ao ofício de professor/historiador. Neste componente, portanto, você conhecerá os conceitos de História, assim como os pressupostos que a definem e a particularizam num campo específico do conhecimento humano. Conhecerá, a partir do estudo desse componente, como e quando a História se tornou uma disciplina científica, assim como compreenderá, ainda, as diversas visões historiográficas que compõem epistemologicamente o saber histórico. Para acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico que perpassa a História, desde quando essa se tornou uma área do conhecimento científico, o componente tem como objetivos: . identificar os conceitos fundamentais da História; . explicar a presença da objetividade e da subjetividade do historiador na produção do conhecimento histórico; . reconhecer o documento histórico como expressão da experiência humana; . definir e classificar as diferentes fontes históricas; . conhecer as teorias clássicas e contemporâneas sobre o mito, com especial atenção às relações entre Mito e História; . identificar as especificidades da História como construção do sujeito, identificando no processo histórico a construção historiográfica; . identificar as principais correntes historiográficas contemporâneas. |