TEORIAS DA HISTÓRIA |
80
Este componente curricular terá a duração de 80 horas distribuídas em 4 unidades didáticas – compostas por capítulos e atividades. Ao longo de seus estudos você terá acesso a leituras obrigatórias e complementares disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ou presentes na biblioteca do polo, além de realizar atividades no mesmo ambiente, que serão orientadas passo a passo.
Esperamos que este componente sirva como suporte de orientação teórico-metodológica, imprescindível a todo aquele que aspira ao ofício de professor/historiador. Neste componente, portanto, você conhecerá os conceitos de História, assim como os pressupostos que a definem e a particularizam num campo específico do conhecimento humano. Conhecerá, a partir do estudo desse componente, como e quando a História se tornou uma disciplina científica, assim como compreenderá, ainda, as diversas visões historiográficas que compõem epistemologicamente o saber histórico.
Para acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico que perpassa a História, desde quando essa se tornou uma área do conhecimento científico, o componente tem como objetivos:
. identificar os conceitos fundamentais da História;
. explicar a presença da objetividade e da subjetividade do historiador na produção do conhecimento histórico;
. reconhecer o documento histórico como expressão da experiência humana;
. definir e classificar as diferentes fontes históricas;
. conhecer as teorias clássicas e contemporâneas sobre o mito, com especial atenção às relações entre Mito e História;
. identificar as especificidades da História como construção do sujeito, identificando no processo histórico a construção historiográfica;
. identificar as principais correntes historiográficas contemporâneas.
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA |
80
Nos estudos do componente “Ensino-aprendizagem de História” analisaremos a atual conjuntura sócio histórica que busca refletir sobre a importância da formação e atuação do professor de História na Educação Básica. Para isso, é preciso conhecer as diversas concepções, que envolvem questões políticas, curriculares, didáticas e metodológicas, para se repensar o ensino de História e a prática docente na sala de aula.
Objetivos gerais:
- compreender a importância e a finalidade do ensino de História nos dias atuais;
- refletir sobre o ensino de História e cidadania na formação de alunos conscientes e críticos da realidade em que estão inseridos;
- compreender que ensinar História é dar ao aluno condições de participar ativa e criticamente do mundo social, do trabalho e da cultura.
Objetivos específicos:
- identificar as reestruturações curriculares ocorridas em face do processo de transformação do ensino de História no Brasil;
- avaliar que a sala de aula não é apenas o espaço onde se transmite informações, mas espaço de debates, reflexões e problematização do conhecimento;
- abordar o ensino de História em sala de aula, procurando colocar em prática as novas metodologias e os novos paradigmas;
- dinamizar sua prática utilizando os diversos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente;
- compreender o papel formativo do professor e a utilização das novas práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano da sala de aula.
- reconhecer que a prova formal, embora indispensável, não deve ser a única forma de avaliar o aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
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MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL |
80
Nos estudos da disciplina, analisaremos, entre outras questões, os embates conceituais sobre a ideia de modernidade, o advento da indústria, a formação do Estado moderno, a cultura burguesa, a expansão capitalista e imperialista e os conflitos sociais decorrentes dessas transformações.
Objetivos gerais:
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compreender e analisar de forma crítica a ideia de Modernidade e os contextos políticos, econômicos e socioculturais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade europeia;
-
problematizar os conceitos mais vulgarizados de Modernidade, identificando que há uma série de lados obscuros da modernidade apontados por sociólogos e outros pensadores relevantes.
Objetivos específicos:
-
analisar as noções de desenvolvimento e progresso contidas no discurso que justifica os valores da Modernidade;
-
comparar as permanências e descontinuidades do paradigma de produção e consumo que, aos poucos, sedimenta uma ordem mundial capitalista;
-
problematizar os supostos benefícios socioeconômicos resultantes do advento capitalista, do sucesso da Revolução Industrial e estabelecimento da ordem burguesa;
-
compreender fatores de formação e políticas comuns entre os Estados Absolutistas na Europa;
-
refletir sobre os movimentos revolucionários da Inglaterra no século XVII e França do século XVIII;
-
avaliar o impacto do Humanismo secular do Renascimento sobre o entendimento coletivo de como o Homem deveria se relacionar com ele mesmo;
-
analisar os fundamentos da chamada Reforma Protestantes e como seus embates e retrocessos ajudaram a moldar os padrões de vivência da religiosidade nos tempos modernos;
-
entender as características da política neocolonialista e compreender os processos de ocupação dos territórios na América, África e Ásia;
-
identificar os eventos populares que acalentaram a chama das ideias reivindicatórias no espírito popular
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
80
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
40
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
80
Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
80
· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
120
Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA |
80
Ementa:
Compreensão da diversidade cultural existente nos povos indígenas e africanos que formaram o Brasil. Conhecimento da Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro brasileira e indígena”, assim como a análise da sua aplicabilidade na educação básica. Reflexão da prática docente no que concerne à formação do cidadão e ao respeito à alteridade e à diversidade.
Objetivos:
Esperamos que este componente sirva como suporte de orientação na aplicação da Lei 11.645/08 na sua prática docente na educação básica e, ainda, que o aluno seja capaz de:
- reconhecer a diversidade étnico cultural existente nos povos indígenas e africanos trazidos para o Brasil;
- identificar a aplicação da Lei nº 11.645/08;
- conhecer o legado da cultura afrodescendente na sociedade brasileira;
- identificar alguns aspectos importantes da história e cultura dos povos indígenas;
- compreender as questões atuais que envolvem os povos indígenas e as questões pertinentes ao povos afrodescendentes.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL |
80
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POLÍTICA E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS |
80
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DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da
educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A NOVA ORDEM |
80
A disciplina O mundo contemporâneo e a nova ordem mundial contempla a chegada do aluno aos estudos sobre o século XX. Em história geral, a dinâmica do século passado ocasionou dificuldades na compreensão dos fenômenos políticos, culturais e sociais, tamanha era a complexidade de nossa Era histórica. Por isso, o recorte de conteúdos busca entender o mundo enquanto um todo de experiências verificáveis com impactos globais. A perenidade das supressões de temas e conteúdos procura estabelecer uma trajetória didática ao educando para que o mesmo consiga compreender os acontecimentos daquele século de forma global. O início com a Primeira Guerra permite ao educando acessar os estudos pelo evento que "encerra o século XIX" e inaugura o século XX, impacta todo o percurso histórico até o fim da primeira metade deste século. A crise do liberalismo e a ascensão do fascismo permite ao estudante compreender a importância da democracia e de suas instituições. A guerra fria vem na sequência iniciando um percurso de aprendizagem global, a África, Ásia e o Oriente Médio com as questões mais urgentes da contemporaneidade são observadas. Os fenômenos políticos na Europa são enxergados em suas ligações com as "nações periféricas". Encerramos com a queda da URSS, quando a ordem da globalização e neoliberalismo foi implementada, formulando as políticas privatistas e ausência de políticas públicas, outrora predominantes.
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PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
120
Nos cursos de licenciatura, a Prtica Pedaggica fundamenta-se nos princpios e conceitos tericos do Projeto Poltico-Pedaggico e na legislao vigente. Abrange, no s a formao comum pedaggica, como tambm os estudos e atividades de formao especfica. Em articulao intrnseca com o Estgio Curricular Supervisionado e com todas as outras atividades de trabalho acadmico, a Prtica Pedaggica concorre para a formao da identidade do professor como educador.
A proposta da Prtica Pedaggica de Histria ser a elaborao de um projeto pedaggico para o estudo de Histria Local. Ao se relacionar as duas reas, este estudo busca incentivar a pesquisa, possibilitando ao aluno construir novos conhecimentos sobre a realidade histrica de sua localidade.
Segundo os PCN (5 a 8 sries/6 ao 9 anos), o projeto uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulao entre os diferentes contedos das diversas rea do saber e desses com os de outras reas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polmicos para a comunidade, que devem envolver gente de fora da comunidade escolar, so preferencialmente trabalhados em projetos, para ampla avaliao e participao de todos.
Objetivos gerais:
- conhecer alternativas metodolgicas para o ensino de Histria no ensino fundamental II;
- compreender o papel do professor em mediar o contedo didtico com prticas pedaggicas que estimulem a aprendizagem do aluno;
- criar espao para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recprocas, solidariedade e liberdade responsvel;
- contribuir para a construo de prticas pedaggicas que sejam favorveis diversidade.
Objetivos especficos:
- compreender, analisar e elaborar projetos de ensino;
- promover estudos, conhecimentos e reflexes sobre a Histria Local;
- desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decises, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situaes contextuais.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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