A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal;
- Compreender a origem dos tecidos;
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais;
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
|
ASSISTÊNCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA |
54
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
BIOQUÍMICA |
54
Apresentar aos alunos os fundamentos da bioquímica, seus principais conceitos e propriedades, trabalhando os conhecimentos sobre o funcionamento normal de células, tecidos, órgãos e sistemas, de forma a compreender a transição do normal para o patológico.
Capacitá-los para o entendimento das reações e fenômenos bioquímicos dos seres vivos, as estruturas moleculares das biomoléculas envolvidas nessas reações e seu metabolismo integrado.
Estudar e desenvolver o conhecimento sobre metabolismo energético celular e a participação do sistema respiratório na manutenção da homeostase química plasmática e intracelular.
|
BIOQUÍMICA CLÍNICA I |
72
|
BIOQUÍMICA CLÍNICA II |
84
|
BIOTECNOLOGIA APLICADA |
66
|
BROMATOLOGIA |
81
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
123
Objetivo Geral:
Este componente tem por objetivo principal fornecer conhecimentos sobre Fisiologia Humana, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos.
Objetivos Específicos:
Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os órgãos do corpo humano, relacionando os aspectos anatômicos e morfológicos com suas funções;
- Conhecer o funcionamento dos principais sistemas orgânicos (Nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino) fazendo, ainda a inter-relação destes conceitos com outros componentes curriculares do mesmo período e dos componentes curriculares subsequentes como farmacologia e patologia, além de outros componentes específicos;
- Aplicar os conteúdos teóricos às aulas práticas: a demonstração dos eventos fisiológicos in vitro e in vivo, possibilitando que os alunos façam uma relação com a fisiologia humana, podendo aplicar estes conceitos na rotina dos profissionais de saúde;
- Produzir relatórios referentes aos assuntos das aulas práticas; estimulando o estudo e a pesquisa sobre o assunto discutido, para explicar os eventos observados, aperfeiçoando assim, sua capacidade de observação e descrição de resultados.
- Manusear adequadamente os equipamentos e instrumentos utilizados nas aulas práticas;
- Respeitar as normas básicas de segurança no laboratório.
A formação de um profissional de saúde não pode ser considerada apropriada unicamente com a assimilação e inter-relação de conceitos, sendo também necessário respeito e ética.
|
CITOPATOLOGIA CLÍNICA |
39
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
54
Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
|
CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO QUÍMICO I |
84
|
CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO QUÍMICO II |
84
|
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO DE MEDICAMENTOS, ALIMENTOS E DOMISSANITÁRIOS |
69
|
COSMETOLOGIA |
54
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENGENHARIA FARMACÊUTICA |
54
|
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
54
Objetivo Geral:
O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
|
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO |
75
|
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM FARMÁCIA E DROGARIA |
75
Capacitar o aluno a prestar atenção farmacêutica com responsabilidade e compromisso, atentando para princípios éticos e humanitários. O aluno deverá estar apto à: - entender e atender a legislação farmacêutica; - orientar o usuário em relação a armazenamento; - interpretar e avaliar prescrições; - administrar estabelecimentos farmacêuticos; - atuar como fonte de informação sobre medicamentos; - encaminhar pacientes ao serviço médico; - elaborar fichas farmacoterapêuticas de seus pacientes baseado no seu perfil medicamentoso; - dispensar medicamentos e correlatos; - comunicar-se bem na linguagem falada e escrita;- ser comprometido com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o; - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
|
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR |
75
|
ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS I |
135
|
ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS II |
165
|
ESTÁGIO EM SAÚDE PÚBLICA I |
75
|
ESTÁGIO EM SAÚDE PÚBLICA II |
99
|
ESTÁGIO PRÁTICO EM FARMÁCIA |
321
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA |
69
|
FARMACOEPIDEMIOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA |
42
|
FARMACOLOGIA I |
54
|
FARMACOLOGIA II |
54
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FITOTERAPIA |
51
|
FUNDAMENTOS EM FARMACOLOGIA |
54
OBJETIVO GERAL: Compreender os princípios básicos de farmacologia: farmacocinética e farmacodinâmica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o aluno deverá estar apto a: - Apontar os diferentes processos farmacocinéticos (absorção, distribuição e excreção de fármacos); - Caracterizar o processo farmacodinâmico. - Apontar os mecanismos de transdução de sinal através de receptores e os principais segundos mensageiros. - Identificar a relação entre concentração da droga e resposta. - Classificar Interações Medicamentosas Farmacocinéticas.
|
GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA |
51
|
HEMATOLOGIA I |
72
|
HEMATOLOGIA II |
84
|
HOMEOPATIA |
69
O componente abordará conceitos históricos da homeopatia, a origem dos medicamentos homeopáticos suas técnicas de preparo nas diversas formas farmacêuticas utilizadas e noções de sua aplicação terapêutica, assim como a legislação pertinente a farmácia homeopática.
Buscar-se-á as habilidades necessárias para o desenvolvimento de preparações homeopáticas bem como a capacidade de relacionar informações para resolução de eventuais problemas técnicos e de tomada de decisão.
Objetivos específicos: - orientar o usuário em relação a armazenamento; - interpretar e avaliar prescrições; - avaliar a relação custo/benefício na produção de medicamentos, cosméticos e afins; - atuar como fonte de informação sobre medicamentos; - exercer fabricação com qualidade; - atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde; - ser comprometido com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.
|
IMUNOLOGIA E PATOLOGIA |
96
Objetivo Geral: Este componente tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e motoras referentes à patologia, imunologia, e mecanismos de adaptação e defesa, necessárias para iniciar intervenções no processo saúde-doença do ponto de vista biológico, utilizando conhecimentos já adquiridos. O componente contribuirá para a formação do perfil intermediário inicial visando o continuo desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o alcance desse perfil. Serão estudados os distúrbios decorrentes da ação de agentes lesivos endógenos e/ou exógenos, responsáveis pelo surgimento de processos patológicos e a resposta imunológica a estes agentes.
Objetivos Específicos: - Conhecer os mecanismos básicos de Patologia Geral e Imunologia Básica. - Conhecer a relação entre os conteúdos de imunologia, patologia geral. - Identificar e compreender as alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais, comuns aos diferentes processos patológicos tanto nível local quanto sistêmico. - Ser capaz de identificar as alterações adaptativas e patológicas gerais e dos órgãos e sistemas e descrever suas causas (etiologia), seus mecanismos (patogênese), suas características morfológicas macroscópicas e microscópicas (anatomia patológica), as alterações funcionais (fisiopatologia) e a resposta imunológica que acompanham, bem como os mecanismos das alterações funcionais (fisiopatogênese). - Compreender os mecanismos de transmissão e profilaxia das doenças infecciosas. - Entender a morfologia, a reprodução, a fisiologia e a taxonomia dos microrganismos e sua interação com o homem (relação parasita-hospedeiro). - Compreender a imunidade inata e adaptativa, a estrutura do sistema imune, a ativação e especificidade linfocitárias, os mecanismos efetores da resposta imune, a resposta imunoinflamatória e os processos da imunopatologia. - Desenvolver, além das habilidades cognitivas, a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado em aula.
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS |
42
Tendo em vista que se pretende formar um profissional para atuar em todos os níveis de atenção à saúde este componente tem como:
OBJETIVO GERAL:
- Iniciar o discente no exercício da assistência farmacêutica, dotando-o de conhecimento quanto à nomenclatura específica e dos cuidados básicos com medicamentos; - Capacitar o aluno a utilizar, com senso crítico, as fontes básicas de informação sobre medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em outros componentes do período.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Orientar o usuário em relação a armazenamento;
- Atuar como fonte de informação sobre medicamentos;
- Atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos.
|
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL |
54
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA |
102
|
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
69
Objetivo geral:
- Conhecer aspectos básicos da microbiologia e parasitologia humana visando à compreensão integral de processos patológicos.
Objetivos específicos:
- Promover a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas da parasitologia e microbiologia;
- Conhecer a fisiopatologia das doenças infecciosas e parasitárias;
- Identificar os fatores biológicos e sócio-culturais que influenciam a ocorrência das doenças infeciosas e parasitárias;
- Conhecer medidas de controle de doença e medidas profiláticas nas áreas de microbiologia e parasitologia.
|
MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Além disso, o componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado e em equipe, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
|
PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
54
Objetivo geral:
Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
|
PRIMEIROS SOCORROS |
51
Objetivo Geral:
Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
- Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
- Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
- Reconhecer a cinemática do trauma;
- Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
- Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
- Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
|
PSICOLOGIA APLICADA A ÁREA DA SAÚDE |
54
Objetivo Geral: A disciplina Psicologia aplicada à área da saúde objetiva evidenciar aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais para a compreensão da saúde mental do sujeito, a partir de uma perspectiva integral e sistêmica.
Objetivos Específicos:
- Compreender os processos históricos que fundamentaram a ciência Psicológica;
- Abranger a dimensão teórica de algumas correntes psicológicas;
- Concernir o conceito e aplicação da Psicologia na área da saúde;
- Englobar o Homem como um ser biopsicossocial;
- Sensibilizar quanto à importância do trabalho interdisciplinar na saúde;
- Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos psicológicos do paciente/cliente e familiares na atuação profissional;
- Promover o autoconhecimento na promoção da saúde integral do aluno.
|
QUÍMICA FARMACÊUTICA |
42
|
QUÍMICA GERAL |
72
Os conceitos abordados neste componente deverão desenvolver habilidades de estudo e compreensão dos conceitos básicos de química nas atividades de um farmacêutico. Dentro deste contexto, a teoria será abordada enfocando os princípios fundamentais da química aplicando-os aos estudos em Farmácia. O aluno deverá ainda, entender como ocorrem às principais ligações e reações químicas; saber identificar as principais funções inorgânicas; e reconhecer os elementos da tabela periódica, bem como sua construção e as propriedades periódicas.
|
QUÍMICA INORGÂNICA E FÍSICO QUÍMICA |
72
A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano, fornecendo subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica e Físico-Química para progredir no processo de ensino-aprendizagem de forma adequada ao longo do curso. Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidades e competências para: Identificar e analisar os tipos de ligações químicas, funções e reações inorgânicas associando-as às propriedades dos compostos e compreender os princípios da cinética.
|
QUÍMICA ORGÂNICA |
72
A disciplina de Química Orgânica para o curso de Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas será trabalhada em sala de aula com os momentos teóricos e no Laboratório de Química, onde constarão momentos experimentais e teóricos. Os conteúdos abordados no componente serão trabalhados de forma crítica e reflexiva buscando sempre a interação do conteúdo explicitado com a aplicação no campo de atuação dos profissionais, de modo que os temas abordados tenham relação com as experiências a serem desenvolvidas e familiarizadas pelos alunos. A disciplina de Química Orgânica tem como objetivos: - Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica; - Abordar a química orgânica como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem; - Reconhecer os principais grupos funcionais e suas propriedades físico-químicas; - Estudar e aplicar os processos orgânicos na síntese de novos compostos com propriedades farmacológicas- situações e reações. Estudar e aplicar situações de estudo de casos em processos orgânicos; - Aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em síntese de compostos biologicamente ativos; - Explicitar o campo de atuação do Famacâutico, Engenheiro químico e Biólogo em situações que envolvam processos orgânicos..
|
SAÚDE E SOCIEDADE |
54
Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
|
SEMIOLOGIA |
54
|
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
54
|
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA I |
84
|
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA II |
84
|
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA III |
84
|
TOXICOLOGIA |
72
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I |
63
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II |
63
|
URINÁLISE E PARASITOLOGIA CLÍNICA |
84
|