LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Área de conhecimento
HUMANAS
LÚCIA HELENA BORGES DE OLIVEIRA

O curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade de Uberaba, UNIUBE, visa promover a formação de docentes para atuar no ensino de educandos com deficiências sensoriais (surdez, cegueira), deficiência física, intelectuais, transtornos globais de desenvolvimento (transtorno do espectro autista) e altas habilidades ou superdotação, em consonância com a Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, que altera a Lei no 9.394/1996, reiterando os princípios da Educação Inclusiva. Nesse sentido, o profissional formado pelo Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade de Uberaba poderá atuar: - na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado, tanto na sala de Atendimento Educacional Especializado quanto nas salas de recursos multifuncionais ou classes especiais, tendo em conta o atendimento dos educandos com necessidades educacionais especiais, nos seguintes níveis de ensino: Educação Básica e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos; - em serviços de apoio pedagógico especializado em parceria com os docentes do ensino regular, sob a forma de ensino colaborativo e orientações pedagógicas, tendo como foco os educandos com necessidades educacionais especiais; - na docência em instituições de ensino especial em atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais; - em serviços de apoio pedagógico especializado, ofertados em hospitais e em serviços de ensino domiciliar; e -na produção e divulgação de conhecimentos, tecnologia, serviços e produtos didático-pedagógicos voltados para o público da Educação Especial.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para os profissionais formados em Licenciatura Especial envolve vários setores da educação, como creches, centros comunitários, secretarias de educação em níveis municipal, estadual, ONGS, hospitais e outras instituições cujas atividades sejam socioeducativas que contemplem o público da Educação Especial.

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade de Uberaba tem como objetivo formar profissionais que, compromissados com uma sociedade justa, democrática e igualitária, atuem de maneira ética, crítica, reflexiva e criativa frente às diferentes situações de ensino e aprendizagem que envolvem a docência e os serviços de apoio pedagógico realizados no âmbito do atendimento educacional especializado na Educação Básica e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

Resolução CONSUN/UNIUBE nº 056/19 de 20/11/2019.

CAMPUS VIA CENTRO
Av. Afonso Pena, 1177