A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO | 84 O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados. Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de: - Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal; - Compreender a origem dos tecidos; - Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais; - Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica; - Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica; - Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado. No decorrer do período, o componente deverá ainda: - Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema; - Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas. |
ATIVIDADE PRÁTICA ORIENTADA I | 30 A disciplina de Atividade Prática Orientada I, inserida no Curso de Fisioterapia corresponde ao estágio de observação aplicado a todas as áreas de estágio em Fisioterapia para que no final do semestre o aluno tenha conhecimento da avaliação cinesiológica funcional e da cinesiologia de membros superiores e inferiores. Objetivos Gerais: O objetivo da disciplina é propiciar ao aluno o contato com as áreas de atuação e a prática clínica, com ênfase na avaliação cinesiológica, além de trabalhar a ética envolvida no processo de avaliação. Objetivos específicos: Neste período o aluno deverá atingir o perfil intermediário I com clareza de conhecimento. Ao final da disciplina o aluno será capaz de: - Analisar o movimento de forma analítica e funcional; - Dar continuidade no desenvolvimento da ética envolvida na relação terapeuta paciente; - Dar continuidade no desenvolvimento da sua capacidade de interação e trabalho em equipe; - Dar continuidade no desenvolvimento senso crítico e ético; Conhecer as técnicas aplicadas pelo profissional fisioterapeuta na avaliação cinesiológica funcional. |
ATIVIDADE PRÁTICA ORIENTADA II | 30 |
ATIVIDADE PRÁTICA ORIENTADA III | 30 |
ATIVIDADE PRÁTICA ORIENTADA IV | 30 |
ATIVIDADE PRÁTICA ORIENTADA V | 30 |
ATIVIDADE PRÁTICA ORIENTADA VI | 30 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
BIOÉTICA, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA | 42 A unidade temática tem como abordagem de modo geral oportunizar o estudo e a compreensão dos aspectos bioéticos, relacionados com o exercício profissional, preparando-o para uma atuação profissional responsável nas relações com os membros da equipe interdisciplinar, paciente, sociedade e meio ambiente. Pretende-se com esta unidade atingir os objetivos: Reconhecer a importância sobre questões éticas relevantes para a prática profissional na área de saúde, preparando o aluno para uma atuação profissional responsável frente ao ser humano e ao ambiente; Proporcionar uma visão geral das competências e habilidades profissionais específicas, necessárias a um desempenho profissional comprometido com a contribuição da fisioterapia na construção da sociedade humana; Oportunizar o aluno a preparar-se para assumir funções na área da saúde, pelo que, o empenho maior deve estar centrado na sua formação como cidadão consciente e compromissado com a sociedade, através de um comportamento ético e com responsabilidade social; Discutir os fundamentos éticos e a legislação que ampara a profissão de Fisioterapeuta, as novas relações de trabalho e campos de atuação do fisioterapeuta, com um olhar voltado para a necessidade populacional e profissional; Despertar o interesse para a construção de estratégias de ações para o crescimento, reconhecimento e autonomia da fisioterapia. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS | 123 Objetivo Geral: Este componente tem por objetivo principal fornecer conhecimentos sobre Fisiologia Humana, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos. Objetivos Específicos: Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de: - Identificar e analisar os órgãos do corpo humano, relacionando os aspectos anatômicos e morfológicos com suas funções;
- Conhecer o funcionamento dos principais sistemas orgânicos (Nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino) fazendo, ainda a inter-relação destes conceitos com outros componentes curriculares do mesmo período e dos componentes curriculares subsequentes como farmacologia e patologia, além de outros componentes específicos;
- Aplicar os conteúdos teóricos às aulas práticas: a demonstração dos eventos fisiológicos in vitro e in vivo, possibilitando que os alunos façam uma relação com a fisiologia humana, podendo aplicar estes conceitos na rotina dos profissionais de saúde;
- Produzir relatórios referentes aos assuntos das aulas práticas; estimulando o estudo e a pesquisa sobre o assunto discutido, para explicar os eventos observados, aperfeiçoando assim, sua capacidade de observação e descrição de resultados.
- Manusear adequadamente os equipamentos e instrumentos utilizados nas aulas práticas;
- Respeitar as normas básicas de segurança no laboratório.
A formação de um profissional de saúde não pode ser considerada apropriada unicamente com a assimilação e inter-relação de conceitos, sendo também necessário respeito e ética. |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. |
ENADE | 0 |
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA | 54 Objetivo Geral: O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos. Objetivos Específicos: - Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
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ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA AMBULATORIAL I | 264 |
ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA AMBULATORIAL II | 264 |
ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA | 264 |
ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR | 264 |
ESTUDO E AVALIAÇÃO CINESIOLÓGICA FUNCIONAL I | 156 - Analisar o sistema musculoesquelético de forma estática e dinâmica para compreender como as forças são geradas e o efeito delas sobre o corpo humano. |
ESTUDO E AVALIAÇÃO CINESIOLÓGICA FUNCIONAL II | 144 |
ESTUDOS INTEGRADOS I | 39 |
ESTUDOS INTEGRADOS II | 39 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 69 |
FISIOTERAPIA APLICADA A SAÚDE COLETIVA E DO TRABALHADOR | 78 |
FISIOTERAPIA APLICADA A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 114 |
FISIOTERAPIA APLICADA A SAÚDE DA MULHER | 84 |
FISIOTERAPIA APLICADA A SAÚDE DO IDOSO | 54 |
FISIOTERAPIA APLICADA AO APARELHO LOCOMOTOR | 168 |
FISIOTERAPIA APLICADA AO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO | 126 |
FISIOTERAPIA APLICADA AO SISTEMA NERVOSO | 126 |
FISIOTERAPIA DERMATOLÓGICA FUNCIONAL | 108 |
FISIOTERAPIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 84 |
FISIOTERAPIA ESPORTIVA | 66 |
FUNDAMENTOS EM FARMACOLOGIA | 54 OBJETIVO GERAL: Compreender os princípios básicos de farmacologia: farmacocinética e farmacodinâmica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o aluno deverá estar apto a: - Apontar os diferentes processos farmacocinéticos (absorção, distribuição e excreção de fármacos); - Caracterizar o processo farmacodinâmico. - Apontar os mecanismos de transdução de sinal através de receptores e os principais segundos mensageiros. - Identificar a relação entre concentração da droga e resposta. - Classificar Interações Medicamentosas Farmacocinéticas. |
FUNDAMENTOS, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA | 54 Objetivos Gerais: Esta disciplina tem por objetivo geral fornecer conhecimentos aos acadêmicos acerca da profissão do fisioterapeuta: os fundamentos, a história e evolução da Fisioterapia através de sua evolução no tempo. Ainda serão apresentadas as áreas de atuação profissional assim como os principais recursos e técnicas fisioterapêuticas, a fim de propiciar aos acadêmicos um primeiro contato com o futuro exercício da profissão. Objetivos Específicos: Fornecer ao aluno recém aprovado no curso de Fisioterapia, as informações essenciais sobre a profissão, sua evolução no tempo e perspectivas atuais; Fornecer ao acadêmico informações sobre a atuação do Fisioterapeuta no sistema assistencial, na comunidade e nas principais áreas de atuação; Apresentar ao aluno o Código de Ética do Fisioterapeuta, com seus direitos e deveres, bem como trabalhar os itens deste código em forma de vivências práticas; Aproximar o acadêmico recém aprovado no Curso de Fisioterapia às possibilidades de atuação profissional em todos os níveis de atenção à saúde; Despertar nos alunos um interesse crescente pelo curso de fisioterapia e pelo futuro exercício da profissão. |
IMAGINOLOGIA I | 42 |
IMAGINOLOGIA II | 42 |
IMUNOLOGIA E PATOLOGIA | 96 Objetivo Geral: Este componente tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e motoras referentes à patologia, imunologia, e mecanismos de adaptação e defesa, necessárias para iniciar intervenções no processo saúde-doença do ponto de vista biológico, utilizando conhecimentos já adquiridos. O componente contribuirá para a formação do perfil intermediário inicial visando o continuo desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o alcance desse perfil. Serão estudados os distúrbios decorrentes da ação de agentes lesivos endógenos e/ou exógenos, responsáveis pelo surgimento de processos patológicos e a resposta imunológica a estes agentes. Objetivos Específicos: - Conhecer os mecanismos básicos de Patologia Geral e Imunologia Básica. - Conhecer a relação entre os conteúdos de imunologia, patologia geral. - Identificar e compreender as alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais, comuns aos diferentes processos patológicos tanto nível local quanto sistêmico. - Ser capaz de identificar as alterações adaptativas e patológicas gerais e dos órgãos e sistemas e descrever suas causas (etiologia), seus mecanismos (patogênese), suas características morfológicas macroscópicas e microscópicas (anatomia patológica), as alterações funcionais (fisiopatologia) e a resposta imunológica que acompanham, bem como os mecanismos das alterações funcionais (fisiopatogênese). - Compreender os mecanismos de transmissão e profilaxia das doenças infecciosas. - Entender a morfologia, a reprodução, a fisiologia e a taxonomia dos microrganismos e sua interação com o homem (relação parasita-hospedeiro). - Compreender a imunidade inata e adaptativa, a estrutura do sistema imune, a ativação e especificidade linfocitárias, os mecanismos efetores da resposta imune, a resposta imunoinflamatória e os processos da imunopatologia. - Desenvolver, além das habilidades cognitivas, a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado em aula. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA | 69 Objetivo geral: - Conhecer aspectos básicos da microbiologia e parasitologia humana visando à compreensão integral de processos patológicos. Objetivos específicos: - Promover a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas da parasitologia e microbiologia;
- Conhecer a fisiopatologia das doenças infecciosas e parasitárias;
- Identificar os fatores biológicos e sócio-culturais que influenciam a ocorrência das doenças infeciosas e parasitárias;
- Conhecer medidas de controle de doença e medidas profiláticas nas áreas de microbiologia e parasitologia.
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MORFOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR E SISTEMA NERVOSO | 168 Abordar o estudo da anatomia macroscópica do corpo humano, com ênfase nos sistemas ósseo, muscular, articular e nervoso em seus aspectos descritivos e funcionais. Identificar os termos técnicos e os princípios básicos de estruturação corporal, que possibilitem a compreensão do todo e das partes; Compreender os aspectos e mecanismos funcionais envolvidos na atividade fisioterapêutica. |
MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS | 84 O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de: - Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado;
- Compreender a função dos sistemas orgânicos;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos, que complementem o conteúdo estudado.
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PLANEJAMENTO DE CARREIRA | 54 Objetivo geral: Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável. Objetivos específicos: - Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
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PRIMEIROS SOCORROS | 51 Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas. Objetivos Específicos: - Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
- Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
- Reconhecer a cinemática do trauma;
- Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
- Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
- Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
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PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 63 |
PSICOLOGIA APLICADA A ÁREA DA SAÚDE | 54 Objetivo Geral: A disciplina Psicologia aplicada à área da saúde objetiva evidenciar aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais para a compreensão da saúde mental do sujeito, a partir de uma perspectiva integral e sistêmica. Objetivos Específicos: - Compreender os processos históricos que fundamentaram a ciência Psicológica;
- Abranger a dimensão teórica de algumas correntes psicológicas;
- Concernir o conceito e aplicação da Psicologia na área da saúde;
- Englobar o Homem como um ser biopsicossocial;
- Sensibilizar quanto à importância do trabalho interdisciplinar na saúde;
- Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos psicológicos do paciente/cliente e familiares na atuação profissional;
- Promover o autoconhecimento na promoção da saúde integral do aluno.
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RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS | 216 |
SAÚDE E SOCIEDADE | 54 Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania. Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente: - Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES | 54 Objetivo geral: Compreender as práticas gerenciais em relação às funções planejar, organizar, dirigir e controlar, conforme reconhecimento do processo de mudanças e da tomada de decisão. Objetivos específicos: Definir o tipo de estrutura e o processo organizacional de acordo com a complexidade empresarial; Compreender a hierarquia organizacional, o processo de comunicação e a tomada de decisão; Aprender a resolver problemas organizacionais e estruturais de forma metodológica; Acompanhar o processo de mudanças e reflexos na estrutura organizacional; Controlar os recursos administrativos conforme a previsão do planejamento; Construir a relação dos processos com as decisões empresariais. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 63 |