A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
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O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal;
- Compreender a origem dos tecidos;
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais;
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
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APRENDIZAGEM MOTORA |
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Geral
Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem motora em Educação Física e aplicá-los nas situações de ensino
Específicos
Identificar e diferenciar os estágios de aprendizagem de habilidades motoras;
Descrever e discutir a significância da prática, transferência da aprendizagem e do conhecimento do resultado no ensino de habilidades motoras;
Citar e discutir a importância da atenção e memória de curto prazo no processo de ensino aprendizagem de habilidades motoras;
Discutir a função do professor no ensino de habilidades motoras;
Elaborar, aplicar e relatar experimentos práticos na área de aprendizagem motora.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
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BIOQUÍMICA |
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Apresentar aos alunos os fundamentos da bioquímica, seus principais conceitos e propriedades, trabalhando os conhecimentos sobre o funcionamento normal de células, tecidos, órgãos e sistemas, de forma a compreender a transição do normal para o patológico.
Capacitá-los para o entendimento das reações e fenômenos bioquímicos dos seres vivos, as estruturas moleculares das biomoléculas envolvidas nessas reações e seu metabolismo integrado.
Estudar e desenvolver o conhecimento sobre metabolismo energético celular e a participação do sistema respiratório na manutenção da homeostase química plasmática e intracelular.
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
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Objetivo Geral:
Este componente tem por objetivo principal fornecer conhecimentos sobre Fisiologia Humana, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos.
Objetivos Específicos:
Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os órgãos do corpo humano, relacionando os aspectos anatômicos e morfológicos com suas funções;
- Conhecer o funcionamento dos principais sistemas orgânicos (Nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino) fazendo, ainda a inter-relação destes conceitos com outros componentes curriculares do mesmo período e dos componentes curriculares subsequentes como farmacologia e patologia, além de outros componentes específicos;
- Aplicar os conteúdos teóricos às aulas práticas: a demonstração dos eventos fisiológicos in vitro e in vivo, possibilitando que os alunos façam uma relação com a fisiologia humana, podendo aplicar estes conceitos na rotina dos profissionais de saúde;
- Produzir relatórios referentes aos assuntos das aulas práticas; estimulando o estudo e a pesquisa sobre o assunto discutido, para explicar os eventos observados, aperfeiçoando assim, sua capacidade de observação e descrição de resultados.
- Manusear adequadamente os equipamentos e instrumentos utilizados nas aulas práticas;
- Respeitar as normas básicas de segurança no laboratório.
A formação de um profissional de saúde não pode ser considerada apropriada unicamente com a assimilação e inter-relação de conceitos, sendo também necessário respeito e ética.
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CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA |
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CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO |
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Ao nos referirmos à educação, sempre o fazemos como um processo pleno do ser humano, e é nesse sentido que focamos o centro dos nossos referenciais teóricos de maneira que o aluno possa compreender o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, respeitando as etapas do desenvolvimento e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Concebemos o papel do professor como mediador das aprendizagens do aluno em um processo que estimule a autonomia na relação professor-aluno-conhecimento.
Dessa forma, este componente curricular Crescimento e Desenvolvimento Humano objetiva estudar os princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Analisar os mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo e ainda averiguar a curva de crescimento físico e da sequência de desenvolvimento motor.
Ao termino do estudo deste Componente Curricular o aluno estará apto a desenvolver as seguintes habilidades de competências:
- Conceituar e reconhecer os objetivos do desenvolvimento motor.
- Analisar as características gerais dos diferentes estágios do crescimento e desenvolvimento humano;
- Analisar a influência do meio e da herança no desenvolvimento motor;
- Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de desenvolvimento nos diversos esportes e respeitá-los nas situações de ensino e treinamento.
- Reconhecer estabilidades nos padrões fundamentais de movimento.
- Conhecer as principais abordagens que fundamentam o ensino das habilidades motoras;
- Reconhecer os estágios de aquisição de habilidades motoras;
- Identificar os componentes da aptidão física em crianças e adolescentes;
- Conhecer e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação do comportamento motor infantil;
- Elaborar e acompanhar as atividades físicas pertinentes às diversas faixas etárias e aos diversos momentos do desenvolvimento, bem como atuar na identificação de situações onde o desenvolvimento não esteja ocorrendo de forma adequada e onde cabe a interferência do profissional de Educação Física.
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DANÇA
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54
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER |
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EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA |
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Este componente curricular Educação Física Inclusiva objetiva trabalhar os conceitos e classificações das deficiências; a inclusão da pessoa com necessidades especiais nas atividades físicas adaptadas; desenvolvendo no aluno competências e habilidades para trabalhar com a pessoa com deficiência.
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ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA |
54
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
54
Objetivo Geral:
O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
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ESPORTES ADAPTADOS |
54
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ESPORTES COLETIVOS I |
84
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ESPORTES COLETIVOS II |
84
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ESPORTES INDIVIDUAIS |
96
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ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA |
54
Propiciar aos acadêmicos do Curso de Educação Física, informações básicas a respeito dos diferentes esportes de aventura e/ou radicais, realizados de maneira lúdica ou competitiva, bem como também, promover maior conscientização da realização dos mesmos em contato com a natureza, sem agredi‐la.
Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do agir humano.
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ESPORTES REGIONAIS |
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O componente curricular caracteriza por conteúdos teóricos e práticos, abordados em sala de aula e desenvolvidos nos locais pertinentes a cada modalidade. Objetiva fundamentar o aluno de estudo e de ampliação a motricidade humana, numa concepção humanista e generalista de análise crítica, e nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano, e, que privilegiem estratégias metodológicas com abordagem interdisciplinar que supere a fragmentação do conhecimento e colabore para a visão da totalidade, respeitando a diversidade.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO III |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
183
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ÉTICA E DEONTOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
39
O componente curricular Ética e Deontologia da Educação Física pretende contribuir para que o estudante desenvolva as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional. Para tanto, tem por objetivos:
- Desenvolver o domínio de habilidades cognitivas bem como a autonomia na construção do conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados;
- Compreender conceitos básicos sobre Ética e Moral;
- Identificar aspectos gerais da Ética do Profissional da Saúde;
- Oferecer a oportunidade de discutir e conhecer as leis que regem o exercício legal da Educação Física no campo Social e Moral no sentido de promover o exercício legal da profissão.
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EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECÍFICOS |
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO |
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FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE |
54
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GESTÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
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GINÁSTICA DE ACADEMIA |
54
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GINÁSTICA GERAL E COMPETITIVA |
69
Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento no que se refere a evolução da ginástica até o momento atual, suas variações e as manifestações corporais por meio de movimentos que visam o desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras, como também o desenvolvimento das Ginásticas Competitivas, abordando desde seu surgimento até processos metodológicos de aplicação.
Objetivos Específicos:
- Apresentar as diferentes escolas de ginástica que são a base fundamental da ginástica e da Educação Física como um todo.
- Desenvolver o conhecimento dos segmentos corporais bem como dos movimentos básicos que tais segmentos realizam, posicionamentos e formações.
- Promover o conhecimento sobre as qualidades físicas treináveis por meio de manifestações corporais desenvolvidas na ginástica.
- Desenvolver a capacidade de elaboração de atividades que envolvam exercícios generalizados e naturais para diferentes faixas etárias.
- Capacitar o aluno a diferenciar as várias possibilidades da ginástica que podem ser executadas (demonstrativa, formativa, competitiva, militar, laboral).
- Apresentar aparelhos oficiais e materiais alternativos utilizados em múltiplas possibilidades na prática da ginástica.
- Capacitar o aluno a identificar possíveis riscos de determinados movimentos para um aluno ou grupo de alunos e aplicar medidas preventivas de lesões ou de intercorrências físicas.
- Proporcionar atividades práticas nas quais os alunos tenham noções básicas de como montar uma sequência de exercícios com e sem música e que podem ser realizadas em diferentes espaços entre eles a escola.
- Identificar o contexto sócio-histórico-cultural das Ginásticas Competitivas.
- Estudar o código de pontuação das modalidades.
- Vivenciar educativos de manejos de aparelhos.
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
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O componente curricular História da Educação Física pretende contribuir para que o alunado desenvolva as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional. Para tanto, tem por objetivos:
- O desenvolvimento do domínio de habilidades cognitivas bem como a autonomia na construção do seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.
- A compreensão da relevância do estudo da História da Educação Física e do esporte e a sua relação com os contextos político, cultural, histórico e social de cada época.
- O conhecimento acerca da produção de conhecimento no campo da Educação Física.
- A identificação das concepções e tendências da Educação Física brasileira.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS |
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Neste componente curricular será evidenciada a relação do jogo, brinquedo e brincadeira com o processo educativo e sua estreita ligação entre a atividade motora e a atividade cognitiva ao longo dos primeiros ciclos da vida ser humano. Sendo assim, este componente curricular pretende oportunizar a formação inicial do profissional de Educação Física com vistas a uma atuação que lhe permita planejar e gerenciar atividades recreativas, tomando como referência o conhecimento elaborado sobre jogo, brinquedo e brincadeira.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LUTAS |
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MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
54
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METODOLOGIA DA PESQUISA |
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METODOLOGIA DO TREINAMENTO ESPORTIVO |
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MORFOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR E SISTEMA NERVOSO |
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
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O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Além disso, o componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado e em equipe, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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MUSCULAÇÃO |
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NUTRIÇÃO ESPORTIVA |
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PEDAGOGIA DO ESPORTE |
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O componente curricular pretende contribuir para que o alunado desenvolva as seguintes competências e habilidades:
- Domínio de habilidades cognitivas bem como a autonomia na construção do seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.
- Compreensão da importância das capacidades cognitivas, técnica e tática para o rendimento esportivo;
- Conhecimento dos estudos e as implicações acerca da competição, iniciação e da formação esportiva;
- Domínio das questões teóricas e práticas referentes às principais propostas metodológicas para o ensino dos esportes coletivos.
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POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE E LAZER |
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PRIMEIROS SOCORROS |
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PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA |
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Objetivo Geral:
Que o estudante seja capaz de desenvolver de conhecimentos cognitivos e habilidades técnicas para a realização de ações educativas voltadas à promoção da saúde (considerando a autonomia/cidadania dos usuários dos serviços de saúde), no cenário da atenção primária, envolvendo as políticas públicas de saúde, o referencial de promoção da saúde, planejamento e metodologia de ensino para educação em saúde.
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PSICOLOGIA APLICADA A ÁREA DA SAÚDE |
54
Objetivo Geral: A disciplina Psicologia aplicada à área da saúde objetiva evidenciar aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais para a compreensão da saúde mental do sujeito, a partir de uma perspectiva integral e sistêmica.
Objetivos Específicos:
- Compreender os processos históricos que fundamentaram a ciência Psicológica;
- Abranger a dimensão teórica de algumas correntes psicológicas;
- Concernir o conceito e aplicação da Psicologia na área da saúde;
- Englobar o Homem como um ser biopsicossocial;
- Sensibilizar quanto à importância do trabalho interdisciplinar na saúde;
- Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos psicológicos do paciente/cliente e familiares na atuação profissional;
- Promover o autoconhecimento na promoção da saúde integral do aluno.
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SAÚDE E SOCIEDADE |
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Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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