A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
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O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal;
- Compreender a origem dos tecidos;
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais;
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
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APRENDIZAGEM MOTORA |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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BIOQUÍMICA E EXERCÍCIO |
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A unidade curricular Bioquímica e Exercício tem como objetivo principal discutir a estrutura, a função e o metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Além disso, apresentar a estrutura e as propriedades da água, das vitminas e dos minerais, discutindo seu papel na fisiologia. Finalmente, a disciplina pretende discutir o papel dos tampões biológicos e das vias metabólicas acessórias, como a degradação do heme e das bases nitrogenadas, no funcionamento normal do organismo e sua relação com a atividade física.
Diante desses objetivos, a disciplina pretende desenvolver habilidades relacionadas ao reconhecimento da estrutura e da utilização dos combustíveis empregados pelo organismo em seu funcionamento usual e especialmente durante a atividade física, permitindo que os egressos tenham competência para justificar a escolha de um nutriente energético em detrimento de outro, bem como entender o papel que cada nutriente desempenha na fisiologia do organismo em repouso e durante o exercício. Também pretende trabalhar os conteúdos necessários para que o egresso tenha a competência para relacionar as vitaminas e os minerais ao metabolismo, fornecendo assim uma base para futuras disciplinas como a Fisiologia do Exercício e Nutrição e Exercício.
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
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CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA |
84
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CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO |
54
Ao nos referirmos à educação, sempre o fazemos como um processo pleno do ser humano, e é nesse sentido que focamos o centro dos nossos referenciais teóricos de maneira que o aluno possa compreender o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, respeitando as etapas do desenvolvimento e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Concebemos o papel do professor como mediador das aprendizagens do aluno em um processo que estimule a autonomia na relação professor-aluno-conhecimento.
Dessa forma, este componente curricular Crescimento e Desenvolvimento Humano objetiva estudar os princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Analisar os mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo e ainda averiguar a curva de crescimento físico e da sequência de desenvolvimento motor.
Ao termino do estudo deste Componente Curricular o aluno estará apto a desenvolver as seguintes habilidades de competências:
- Conceituar e reconhecer os objetivos do desenvolvimento motor.
- Analisar as características gerais dos diferentes estágios do crescimento e desenvolvimento humano;
- Analisar a influência do meio e da herança no desenvolvimento motor;
- Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de desenvolvimento nos diversos esportes e respeitá-los nas situações de ensino e treinamento.
- Reconhecer estabilidades nos padrões fundamentais de movimento.
- Conhecer as principais abordagens que fundamentam o ensino das habilidades motoras;
- Reconhecer os estágios de aquisição de habilidades motoras;
- Identificar os componentes da aptidão física em crianças e adolescentes;
- Conhecer e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação do comportamento motor infantil;
- Elaborar e acompanhar as atividades físicas pertinentes às diversas faixas etárias e aos diversos momentos do desenvolvimento, bem como atuar na identificação de situações onde o desenvolvimento não esteja ocorrendo de forma adequada e onde cabe a interferência do profissional de Educação Física.
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DANÇA
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54
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DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO PARA O TCC EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
39
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EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA |
39
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ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA |
54
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
54
Objetivo Geral:
O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
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ESPORTES ADAPTADOS |
54
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ESPORTES COLETIVOS I |
84
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ESPORTES COLETIVOS II |
84
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ESPORTES INDIVIDUAIS |
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ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA |
54
Propiciar aos acadêmicos do Curso de Educação Física, informações básicas a respeito dos diferentes esportes de aventura e/ou radicais, realizados de maneira lúdica ou competitiva, bem como também, promover maior conscientização da realização dos mesmos em contato com a natureza, sem agredi‐la.
Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do agir humano.
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ESPORTES REGIONAIS |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO III |
183
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
183
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ÉTICA E BIOÉTICA |
51
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EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECÍFICOS |
51
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FISIOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO |
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FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE |
54
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GESTÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
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51
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GINÁSTICA DE ACADEMIA |
54
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GINÁSTICA GERAL E COMPETITIVA |
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Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento no que se refere a evolução da ginástica até o momento atual, suas variações e as manifestações corporais por meio de movimentos que visam o desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras, como também o desenvolvimento das Ginásticas Competitivas, abordando desde seu surgimento até processos metodológicos de aplicação.
Objetivos Específicos:
- Apresentar as diferentes escolas de ginástica que são a base fundamental da ginástica e da Educação Física como um todo.
- Desenvolver o conhecimento dos segmentos corporais bem como dos movimentos básicos que tais segmentos realizam, posicionamentos e formações.
- Promover o conhecimento sobre as qualidades físicas treináveis por meio de manifestações corporais desenvolvidas na ginástica.
- Desenvolver a capacidade de elaboração de atividades que envolvam exercícios generalizados e naturais para diferentes faixas etárias.
- Capacitar o aluno a diferenciar as várias possibilidades da ginástica que podem ser executadas (demonstrativa, formativa, competitiva, militar, laboral).
- Apresentar aparelhos oficiais e materiais alternativos utilizados em múltiplas possibilidades na prática da ginástica.
- Capacitar o aluno a identificar possíveis riscos de determinados movimentos para um aluno ou grupo de alunos e aplicar medidas preventivas de lesões ou de intercorrências físicas.
- Proporcionar atividades práticas nas quais os alunos tenham noções básicas de como montar uma sequência de exercícios com e sem música e que podem ser realizadas em diferentes espaços entre eles a escola.
- Identificar o contexto sócio-histórico-cultural das Ginásticas Competitivas.
- Estudar o código de pontuação das modalidades.
- Vivenciar educativos de manejos de aparelhos.
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LUTAS |
54
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MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
54
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METODOLOGIA DA PESQUISA |
54
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METODOLOGIA DO TREINAMENTO ESPORTIVO |
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MORFOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR E SISTEMA NERVOSO |
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Além disso, o componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado e em equipe, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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MUSCULAÇÃO |
57
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NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO |
57
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POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE E LAZER |
54
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PRIMEIROS SOCORROS |
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PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA |
54
Objetivo Geral:
Que o estudante seja capaz de desenvolver de conhecimentos cognitivos e habilidades técnicas para a realização de ações educativas voltadas à promoção da saúde (considerando a autonomia/cidadania dos usuários dos serviços de saúde), no cenário da atenção primária, envolvendo as políticas públicas de saúde, o referencial de promoção da saúde, planejamento e metodologia de ensino para educação em saúde.
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PSICOLOGIA APLICADA A ÁREA DA SAÚDE |
54
Objetivo Geral: A disciplina Psicologia aplicada à área da saúde objetiva evidenciar aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais para a compreensão da saúde mental do sujeito, a partir de uma perspectiva integral e sistêmica.
Objetivos Específicos:
- Compreender os processos históricos que fundamentaram a ciência Psicológica;
- Abranger a dimensão teórica de algumas correntes psicológicas;
- Concernir o conceito e aplicação da Psicologia na área da saúde;
- Englobar o Homem como um ser biopsicossocial;
- Sensibilizar quanto à importância do trabalho interdisciplinar na saúde;
- Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos psicológicos do paciente/cliente e familiares na atuação profissional;
- Promover o autoconhecimento na promoção da saúde integral do aluno.
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PSICOLOGIA DO ESPORTE |
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SAÚDE E SOCIEDADE |
54
Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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