Calouros dos cursos de Saúde da Uniube Uberlândia realizam ação de encerramento do abril azul
Os calouros dos cursos de Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina e Educação Física da Uniube Uberlândia promoveram uma ação de encerramento do abril azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade foi realizada no Campus Vila Gávea, e contou com estandes temáticos elaborados pelos próprios alunos, em que foi exibido o papel de cada profissão no atendimento, suporte, diagnóstico, inclusão e promoção da qualidade de vida de pessoas com TEA.
Segundo a gestora dos cursos, Maria Tereza Oliveira, a ação proporcionou um momento de aprendizado e sensibilizou a comunidade acadêmica sobre a importância da atuação multiprofissional. "A atividade foi essencial para mostrar, desde o início da formação, o papel de cada área no apoio a pessoas com TEA. Além disso, promoveu a integração entre os cursos e reforçou o compromisso da Uniube com uma formação humanizada e inclusiva", destaca.
A acadêmica Maria Gabriela Bordin complementou ao ressaltar o diferencial dessa experiência. "Foi uma vivência enriquecedora aprender na prática e apresentar um tema que está cada vez mais presente na sociedade. Transformar esse conhecimento em uma apresentação concreta, nos permitiu refletir sobre nosso papel enquanto futuros profissionais da saúde. É fundamental que assuntos como este sejam discutidos com mais frequência e seriedade, dentro e fora da Universidade", pontua.
Pâmela Rita