Grupos e Projetos de Pesquisa
GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO DOCENTE, DIREITO DE APRENDER E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – FORDAPP
Situação do grupo: Certificado
Ano de formação: 2018
Data da Situação: 16/10/2018 17:43
Líder(es) do grupo:
Gercina Santana Novais
Tiago Zanquêta de Souza
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/
Ementa
O GRUPO DE PESQUISA: FORMAÇÃO DOCENTE, DIREITO DE APRENDER E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - FORDAPP - propõe-se a fomentar pesquisas com foco na formação docente e práticas pedagógicas, nos fundamentos e pressupostos para o planejamento na Educação Básica, na identificação, criação e desenvolvimento de ações pedagógicas, vinculadas à promoção da melhoria da qualidade social da educação básica e ao cumprimento do direito de aprender dos/as estudantes. As investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem contemplam o desvelamento dos resultados educacionais e as diferentes dimensões da qualidade social da educação. As experiências que fomentaram a criação do Grupo referem-se às investigações acerca da produção dos resultados educacionais e às demandas formativas decorrentes da análise coletiva dos resultados das referidas investigações. Em andamento, o projeto guarda-chuva PESQUISA, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO: estudos em contextos educativos escolares e não escolares.
PROJETO "GUARDA-CHUVA – PESQUISA, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO:
Estudos em contextos educativos escolares e não escolares
Este projeto de pesquisa, um projeto guarda-chuva, constituído a partir da análise dos dados sobre a realidade da Educação Básica no Brasil (BRASIL, 2019) e do reconhecimento da urgência de materializar educação de qualidade social em diferentes contextos educativos, tem como finalidade colaborar para aprofundar compreensões sobre processos educativos, formativos e seus significados para superar a produção de dificuldades de ensinar e de aprender, e ainda, desenvolver com os/as profissionais da educação ações educativas favoráveis à superação da desigualdade no âmbito da educação escolar e não escolar. Nessa perspectiva, este projeto de pesquisa é composto de subprojetos, articulados e orientados por três eixos temáticos: 1) Processos educativos e formativos escolares e não escolares, vinculados às classes populares. 2. Formação docente, saberes e práticas curriculares. 3. Leitura e escrita na formação e ensino do docente. Tem por objetivo contribuir para identificação, análise e intervenção em processos educativos e formativos escolares e não escolares, buscando criar ambientes favoráveis à efetivação do direito de ensinar e aprender, à análise crítica e propositiva dos fundamentos, do planejamento educacional e dos saberes e práticas docentes. A metodologia de trabalho adotada ancora-se na ideia de produção coletiva, interdisciplinar e transdisciplinar do conhecimento, no aprimoramento teórico e metodológico do processo investigativo qualitativo da educação e na possibilidade de aprofundar compreensões sobre processos educativos e formativos para melhor intervir. Pode envolver levantamento bibliográfico, trabalho de campo e análise documental. Os subprojetos de pesquisa podem, também, apresentar caráter descritivo, observacional, ou de intervenção, conforme objetivos, questões de estudo e natureza das respostas almejadas. Cada subprojeto fará a escolha de seu método de investigação, mantendo a coerência entre a base teórica e metodológica, ao objeto investigado e aos objetivos estabelecidos. Nessa perspectiva, o presente projeto de pesquisa guarda-chuva com enfoque qualitativo contempla uma diversidade metodológica nos subprojetos, tendo em vista a natureza das respostas pretendidas, e unicidade quanto à vinculação ao campo da educação emancipatória e de qualidade social. Está ligado às duas linhas de pesquisa, “Educação Básica: fundamentos e planejamento” e “Práticas Docentes para a Educação Básica” do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica e ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas – FORDAPP.
Coordenação geral:
Gercina Santana Novais.
Equipe:
Elóy Alves Filho, Marcos Melo de Oliveira, Osvaldo Freitas de Jesus, Selva Guimarães, Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Tiago Zanquêta de Souza
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos:
Graduação (2). Mestrado Acadêmico (1). Doutorado Acadêmico (3). Mestrado Profissional (19).
SUBPROJETOS
1. Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares
Esta investigação é parte do projeto guarda-chuva: PESQUISA, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO: estudos em contextos educativos escolares e não escolares. Aborda o tema processos educativos e formativos, saberes docentes, cidadania e qualidade social da educação. Os processos educativos decorrem de uma prática social, qual seja ela. É imprescindível analisar essa prática atrelada ao seu contexto histórico, social e cultural, além de primar pelo reconhecimento, valorização das culturas e pela participação cidadã, na busca incessante pela humanização do ser humano, em busca da consolidação da educação de qualidade social na diversidade para a cidadania. Preocupado com o contexto da educação brasileira, Paulo Freire (2008) declara a urgência da democratização da escola pública, da formação permanente de seus educadores e educadoras. Uma formação permanentemente científica, frisando as práticas democráticas. Nessa perspectiva, definimos a questão orientadora da pesquisa: quais são os processos educativos, formativos e saberes de professores/as em contextos escolares e não escolares? Assim, esta investigação, ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, tem por objetivos identificar e analisar processos educativos, formativos e saberes de professores/as com vias à humanização, emancipação, autonomia e qualidade social da educação na diversidade para a cidadania; e criar ambientes de aprendizagem colaborativos sobre as dimensões dos processos educativos escolares: práticas pedagógicas, convivência, diálogo e gestão escolar. A metodologia da pesquisa sobre os processos educativos e formativos é de abordagem qualitativa. Quanto aos fins é descritiva e exploratória. Quanto aos meios, a pesquisa é de campo e documental. A pesquisa de campo está vinculada à pesquisa participante, ou à pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos para coleta de dados serão as entrevistas, questionários, narrativas, rodas de conversa e diários de campo. Espera-se com essa pesquisa revelar processos educativos e formativos em práticas sociais escolares, especialmente vinculados à escola pública e em espaços não escolares que anunciem experiências, outros modos de viver, posturas, condutas, saberes e valores que são empregados como recursos para interpretar e mudar a realidade percebida. Esta investigação está vinculada também à dois grupos de pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos (CNPq/UFSCar) e Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas e (CNPq/Uniube-Uberlândia), e ao Grupo de Estudos em Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi/Uniube-Uberaba).
Coordenação:
Tiago Zanquêta de Souza
Professores pesquisadores:
Gercina Santana Novais e Elóy Alves Filho.
Pesquisador egresso:
Marcos Melo de Oliveira
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos:
Graduação (2). Mestrado Acadêmico (1). Mestrado Profissional (11).
2. Práticas de leitura em uma escola pública de ensino fundamental em Uberlândia/MG
Esta é uma pesquisa etnográfica, qualitativa, participante, a ser realizada em uma escola pública de ensino fundamental de Uberlândia, envolvendo 6 professoras (2 de língua portuguesa e 4 de literatura), escolhidas pela direção, por serem elas as responsáveis pela condução da lectoescrita na instituição. Um professor-orientador e três alunas do Mestrado Profissional em Educação da UNIUBE conduzirão os trabalhos propostos neste projeto. Através de sessões de grupo focal, a serem realizadas no primeiro semestre de 2020, registros serão efetuados e posteriormente transcritos para análise e interpretação. Na interpretação dos dados, além da hermenêutica objetiva, será utilizada a análise do discurso, focando naqueles sentidos, subentendidos ou pressupostos, que se encontram abaixo do nível da frase, por serem eles aqueles que governam o discurso, sem serem percebidos. Ao proceder assim, a pesquisa estará em busca daqueles sentidos subjacentes sobre a leitura e as práticas de lectoescrita que dominam a cultura do grupo pesquisado. Outro aspecto importante é a iniciativa de formar um banco de registros de dados sobre leitura e práticas de leitura, a ser hospedado e protegido pelo Mestrado Profissional em Educação da UNIUBE, para uso posterior de alunos.
Coordenação:
Osvaldo Freitas de Jesus
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (3).
3. Formação docente, saberes e práticas curriculares: um estudo sobre cenários de formação e desenvolvimento profissional docente
Esta proposta de investigação, como continuidade e ampliação das anteriores, articula-se ao debate nacional e internacional no campo da pesquisa em educação e formação docente sobre processos de formação docente, articulados aos saberes e currículos construídos em diferentes cenários da educação básica e educação superior. Partindo do pressuposto de que os projetos de formação, os saberes e as práticas curriculares não são independentes dos sujeitos que os constituem, nos diversos cenários concebidos como tempos e espaços sócio históricos, culturais; que as relações entre os três polos pressupõem tensões, aproximações e distanciamentos, logo estratégica, questiona-se: Como se dá o processo de formação docente, no contexto das políticas públicas educacionais no do século XXI? Como os currículos de são concebidos e configurados no interior das políticas públicas em diferentes cenários? Frente a essas inquietações essa proposta de pesquisa visa aprofundar e ampliar as análises sobre as relações entre a formação docente, os saberes e os currículos desenvolvidos em diferentes realidades educativas e as implicações nas práticas educativas e no desenvolvimento profissional docente. O objetivo é ampliar a compreensão das mudanças, permanências, significados e impactos decorrentes das reformas educacionais no século XXI. Acredita-se que a temática requer a reconstrução do passado recente, especialmente, do contexto econômico-social e econômico e político nos âmbitos local, regional e nacional inserido no movimento internacional de globalização econômica, reestruturação produtiva, e desenvolvimento das novas tecnologias. A metodologia da pesquisa inspira-se nos estudos comparados em educação, na perspectiva histórica, combinando análise documental e entrevistas orais. Espera-se produzir uma interpretação comparativa, considerando as singularidades históricas no contexto mais amplo em que são produzidas e ampliando as possibilidades de leitura e superação das fronteiras, fragmentação e hierarquização na produção de conhecimentos.
Coordenação:
Selva Guimarães
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (3). Doutorado Acadêmico (3)
4. Um estudo sobre os processos educativos e formativos de/com professoras do Ensino fundamental/anos iniciais inerente ao ensino de Probabilidade e Estatística.
A investigação elege como tema de pesquisa, “Os processos educativos e formativos das professoras do Ensino fundamental/anos iniciais inerentes ao ensino de Probabilidade e Estatística”. O locus é uma Escola Municipal de ensino fundamental de Uberlândia. Participarão da pesquisa 16 professoras dos anos iniciais do Ensino fundamental, 02 pedagogas, 02 professoras-orientadoras (UNIUBE e UNESP), 09 alunos do Mestrado Profissional em Educação da UNIUBE e 04 alunas egressas do programa. O objetivo é identificar, compreender e colaborar como as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental o desenvolvimento dos processos educativos e formativos inerentes ao ensino de Probabilidade e Estatística. A pesquisa é de abordagem qualitativa vinculada a pesquisa de campo na modalidade pesquisa participante. Será dividida em cinco etapas, quais sejam: identificar os conhecimentos teóricos das professoras participantes sobre Probabilidade e Estatística; identificar e compreender os processos educativos e formativos ao ensinar Probabilidade e Estatística; identificar e compreender os processos educativos e formativos das professoras ao ensinar Matemática por meio do ensino de Probabilidade e Estatística; colaborar teórica e metodologicamente no processo de ensinar e aprender Probabilidade e Estatística; produzir materiais didáticos físicos e digitais em conjunto com as professoras e alunos; identificar e compreender em conjunto com as professoras a constituição de saberes dos seus alunos relativo ao ensino e Probabilidade e Estatística. Para produção dos dados, utilizaremos diferentes instrumentos, quais sejam: questionários, rodas de conversa, registros fotográficos e em vídeo, entrevistas, diários de campo dos momentos de planejamento e desenvolvimento das atividades. Espera-se com os resultados dessa pesquisa colaborar com o desenvolvimento dos processos educativos e formativos dos professores que atuam em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, inerente ao ensino de Probabilidade e Estatística.
Coordenação:
Profa Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Profa. Dra. Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki.
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (9). Alunos Egressos (04)
OUTROS PROJETOS DE PESQUISA
Teorias Contemporâneas da Educação e Política Educacional Brasileira (1971-2018)
O objeto busca elucidar as relações entre a política educacional brasileira, expressa desde 1971, pelo viés de teorias contemporâneas da educação, em particular através do Educação Básica, da Educação Superior, da formação de professores, bem como através de suas dimensões vinculadas à Pedagogia, expressas pelas tecnológicas pedagógicas contemporâneas, pela metodologia de ensino participativa e pela organização do trabalho pedagógico e didático.
Coordenação: José Carlos Souza Araujo
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos:
Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2).
Desafios da formação do jovem trabalhador no contexto das políticas educacionais: aproximações entre Brasil e Portugal
Este é um projeto de pesquisa de natureza interdisciplinar e de abrangência interinstitucional no Brasil e internacional, em desenvolvimento na Universidade de Uberaba - UNIUBE, na região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, abrange investigações e estudos sobre formação e desenvolvimento profissional, analisando o trabalho docente em suas diferentes dimensões, práticas e perspectivas. O objetivo da pesquisa é analisar a formação educacional dos jovens a partir da Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior no âmbito das políticas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Em particular, busca-se problematizar a formação escolar obtida pelos jovens no âmbito das demandas dos setores econômicos na região do Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais. Nos recentes anos, especialmente a partir do final dos anos 1990, esses setores têm passado por um intenso processo de reestruturação e internacionalização, sendo que as reformas educacionais também têm se mostrado intensas para se garantir uma competitividade mais qualificada da região e do país. Busca-se discutir essa problemática à luz da experiência portuguesa, país membro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que vem realizando significativas reformas educacionais com vistas à melhoria de sua inserção econômica internacional. O projeto vincula-se ao grupo de pesquisa Trabalho Sociedade e Educação, sob a coordenação da Profa. Fabiane Santana Previtali, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e ao grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão Educativa e Neoliberalismo, sob coordenação do Prof. Afrânio Mendes Catâni da Universidade de São Paulo. No âmbito internacional o projeto vincula-se ao grupo de pesquisa “História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais”, coordenado pela Profa. Dra. Raquel Varela no Instituto de História Contemporânea – IHC/UNL e com a Profa. Teresa Medina da Universidade do Porto, ambas de Portugal.
Coordenação:
Cílson César Fagiani
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa
Financiamento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/Bolsa.
Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital
A pesquisa situa-se no escopo do Observatório do Ensino de História e Geografia, produto da Pesquisa ?Edital Universal APQ-02445-16, registrado no INPI, BR5120200002072. Em continuidade e aprofundamento das ações anteriores, o projeto tem o propósito de investigar, produzir conhecimentos e analisar as potencialidades de formação de professores e pesquisadores no campo do ensino de Geografia e História em ambiente digital. Objetiva-se produzir conteúdos educativos, narrativas e experiências formativas em um ambiente digital, por meio de ações interinstitucionais e colaborativas de docentes da educação básica e pesquisadores da área de ensino e aprendizagem em História e Geografia. O projeto visa abrir novas perspectivas de produção, curadoria e difusão de inovações no campo da produção e divulgação científica, delimitando-se como questões centrais da investigação: 1- Como potencializar a formação permanente de professores de Geografia e História em ambiente digital e favorecer o desenvolvimento profissional, o aprender sobre a sua área de atuação, a autonomia, o compartilhamento de processos, a criação e recriação experiências formativas inovadoras? 2- Como criar estratégias de divulgação científica, por meio de tecnologias digitais, para contribuir com a formação de professores e pesquisadores acerca de questões teórico-metodológicas do ensino e a aprendizagem de Geografia e História e as tecnologias digitais? 3- Como estruturar um sistema eficiente de investigação e curadoria para a configuração de conteúdos em uma plataforma digital formativa, garantindo confiança, credibilidade, qualidade e reconhecimento entre os pares e usuários? A metodologia da pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa e colaborativa com procedimentos e ações definidas coletivamente, envolvendo docentes da educação básica e superior, alunos da graduação e da pós-graduação.
Coordenação:
Selva Guimarães
Situação:
Em andamento; Natureza: Pesquisa;
Financiador(es)
Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Políticas públicas e ensino de História na educação básica
Esta investigação situa-se no espaço interdisciplinar educação e história, território de fronteira, no qual os ensinos e aprendizagens em História se constituem se produzem e se reproduzem como campo de pesquisa científica, de formação docente e disciplina escolar. O objetivo geral da pesquisa é analisar as configurações constitutivas do ensino de História no Brasil: as políticas públicas do MEC em fase de implementação (BNCC, Reforma do Ensino Médio e PNLD 2019), a formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura em História a formação continuada as práticas educativas desenvolvidas por professores de História em diferentes culturas escolares nas cinco regiões geográficas do Brasil (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul). Objetiva-se analisar o processo de implementação dessas políticas e os resultados/efeitos nos projetos de formação inicial e continuada, nos saberes e práticas de professores de História da educação básica. Trata-se de uma investigação no campo da pesquisa qualitativa e a metodologia proposta tem como referência os estudos de casos em múltiplos locais numa perspectiva histórica, privilegiando as manifestações de múltiplos sujeitos sociais em diferentes registros. Serão utilizados como métodos de coleta de dados: os textos/documentos das políticas públicas e das instituições/unidades de análise; entrevistas orais com gestores e professores de História; registros escritos e iconográficos dos professores e dos pesquisadores em visitas às escolas; sites e portais das instituições investigadas. Em continuidade aos projetos anteriores e correlatos, desenvolvidos pelos alunos/orientados de IC, Mestrado e Doutorado, o Projeto se insere no “Observatório do Ensino de História e Geografia” do GEPEGH e tem como meta ampliar a compreensão, o debate público e a produção de novos conhecimentos na área do ensino de História, das políticas públicas da formação docente, favorecendo a formação de jovens pesquisadores e professores nos níveis de graduação e pós-graduação, consolidando parcerias entre os grupos de pesquisa por meio de ações interinstitucionais e contribuir para as práticas docentes de professores de História na educação básica.
Coordenação:
Selva Guimarães
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa
Financiamento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/ PQ 1B 2018-2021
OBSERVATÓRIO DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
políticas públicas, formação docente e produção de conhecimentos (2009 -2020)
O projeto Observatório do Ensino de História e Geografia é um projeto de pesquisa coletivo, interinstitucional no âmbito do Programa Observatório do Ensino de História e Geografia, coordenado pelo GEPEGH. O objetivo é investigar as configurações do ensino de História e Geografia no Estado de Minas Gerais, por meio do levantamento de dados e análise de três dimensões, que se configuram como eixos investigativos do: as políticas públicas específicas para o ensino de História e Geografia desenvolvidas pela SEE/MG; a produção acadêmica (teses e dissertações) defendidas os programas de pós-graduação entre (2009-2019), que têm como objeto o ensino de História e Geografia, e os projetos de formação inicial docente desenvolvidos nas IES no estado de Minas Gerais. Trata se uma investigação qualitativa, que se utiliza da análise de diversos dados, tais como documentos, produções acadêmicas, dados orais, visando construir um diagnóstico do ensino de História e Geografia. O Projeto visa incrementar, aprofundar e subsidiar a investigação na área, no estado de Minas Gerais, inserindo-a nas problemáticas evidenciadas no contexto nacional e internacional por meio do desenvolvimento de uma Plataforma Digital www.observatoriogeohistorico.net.br
Coordenação:
Selva Guimarães
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa
Financiamento:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG
Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (2)