Objetivos e Perfil do Egresso

Objetivos e Perfil do Egresso

Objetivo geral:

O Programa tem por objetivo geral produzir e difundir conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos e formar profissionais no campo da educação básica, para atuação nas atividades de pesquisa, docência, gestão e assessoria técnica e pedagógica em instituições e sistemas educacionais públicos e privados, organizações sociais, governamentais, empresariais e movimentos sociais.

Objetivos específicos:

I - Formar docentes e pesquisadores para atividades de pesquisa, docência, gestão e assessoria técnica e pedagógica;

II - Desenvolver pesquisas educacionais de caráter inovador com os profissionais da educação básica;

III -Promover processos de colaboração entre Universidade e a Educação Básica, em contextos escolares e não escolares;

IV - Desenvolver ações de intervenção que resultem na criação de processos e estratégias de ensino-aprendizagem; materiais pedagógicos e novas tecnologias educacionais;

V - Favorecer a melhoria da qualidade social da educação básica, nas diversas áreas de conhecimento;

VI - Subsidiar os profissionais da educação no planejamento de propostas de intervenção na realidade educacional, considerando aspectos sociais, culturais, históricos, políticos, econômicos, ambientais e filosóficos;

VII - Propiciar o diálogo entre Universidade, Escola e outros espaços educativos, por meio do fomento à Rede Cooperativa de ensino, pesquisa e extensão com escolas de educação básica- RECEPE;

VIII - Fomentar o desenvolvimento de pesquisas de natureza interventiva transformadora, de compromisso social, com os profissionais da educação básica, favorecendo a adoção da pesquisa como princípio pedagógico;

IX - Produzir e contribuir para o debate sobre a educação básica, nas linhas de pesquisa do PPGPE, em nível regional, nacional e internacional.

Perfil do Egresso

Ao concluir o curso, espera-se que o egresso (mestre em formação docente para a educação básica e doutor em educação) tenha atuação inovadora em processos de pesquisa científica, docência, gestão e planejamento educacional nos sistemas de ensino público e privado; seja capaz de fazer uma leitura do contexto educacional; de organizar o processo de ensino; de criar materiais didático-pedagógicos; de elaborar e desenvolver projetos de intervenção, considerando as demandas das políticas públicas para a educação, os princípios e mecanismos de democratização, a [re]construção e gestão do conhecimento, a gestão da aula, assim como a produção e a utilização de tecnologias educativas no contexto das redes/sistemas e contextos educativos; de ter uma postura científica diante das questões educacionais.