Área de Concentração
O Programa tem como área de concentração a Educação Básica
, concebida como processo investigativo e formativo com os profissionais da educação em contextos escolares e não escolares. A área de concentração se pauta no desenvolvimento de pesquisas científicas com compromisso social e colaborativas, acerca dos diversos aspectos da docência e da qualidade social da educação. A área sustenta-se e apoia-se em projetos de pesquisa, produções e atuação relevantes do corpo docente e discente da UNIUBE.
O foco é a Educação Básica, envolvendo as práticas docentes, o planejamento educacional, a avaliação e a gestão, os seus fundamentos, visando à produção científica e técnica, bem como a intervenção nesse nível educacional. O docente é concebido como o profissional que compreende e intervém nos processos educativos, planejando, avaliando, organizando e gerindo o ensino, a escola e outros espaços educativos, de modo a promover a aprendizagem e o desenvolvimento discente e docente. O enfoque no planejamento oferece subsídios para a elaboração de projetos de intervenção na Educação Básica, considerando os saberes e práticas docentes em rede, os quais não se limitam apenas ao espaço da sala de aula, mas a escola, as redes de ensino, outros contextos educacionais e os diferentes níveis da educação básica. A área de concentração tem como eixos estruturantes o diálogo com profissionais que atuam na educação básica; o acolhimento das demandas e necessidades formativas dos docentes e dos estudantes da Educação Básica; a unicidade entre teoria e prática e o compromisso com a construção da qualidade social da educação em contextos escolares e não escolares, urbanos e do campo. Por conseguinte, o Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Mestrado em Formação Docente para a Educação Básica e Doutorado Profissional em Educação conta com a Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica - RECEPE, estabelecida pela relação de cooperação entre a Universidade de Uberaba/Programa de Pós-Graduação em Educação, escolas e outras instituições que se vinculam ao referido nível de ensino. Nesse processo de cooperação, privilegia-se a identificação, a análise e a proposição acerca das teorias e práticas pedagógicas presentes no cotidiano das unidades escolares da Educação Básica e de outros contextos, dos saberes e da atuação dos profissionais e seus significados nos processos de escolarização. Ressalta-se o trabalho de reflexão, a análise, compreensão e interpretação do processo de produção dos resultados educacionais, considerando as dimensões macro e micro da construção da qualidade social da educação e a edificação de projetos de investigação, de natureza interventiva, com os profissionais da educação, contemplando formação, produção e comunicação de conhecimentos.