Pedagogia
Investimento mensal
BENEFÍCIOS
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O que é o curso de Pedagogia ?
O Curso de Pedagogia da Uniube possui Corpo Docente altamente qualificado (mais de 90% de Doutores e Mestres), rica organização curricular, metodologias inovadoras, parcerias com escolas e órgãos educacionais da cidade e região. Esses são alguns dos diferenciais do Curso de Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade de Uberaba.
A conquista da graduação em Pedagogia possibilita a atuação na docência na educação infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, bem como a atuação em funções de gestão escolar nos diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
O(a) Pedagogo(a) também pode atuar em órgãos centrais de educação e em espaços não formais de educação.
Participe de um curso que oferece subsídios teórico-práticos para a sua atuação como Pedagogo em dimensões constituintes do processo educativo, tais como:
planejamento, metodologias de ensino-aprendizagem, avaliação e gestão escolar.
Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Pedagogia ?
As aulas do curso de Pedagogia Presencial acontecem no período noturno.
Em um tempo complexo marcado por tantas transformações a Educação consiste em área fundamental para a formação de crianças, jovens e adultos, bem como para o desenvolvimento da sociedade.
Qual é o perfil do egresso do curso de Pedagogia ?
Competências e habilidades:
A proposta pedagógica do Curso visa ao desenvolvimento das seguintes competências e habilidades, para que o egresso seja apto a:
- demonstrar conhecimento e compreensão da organização epistemológica dos conceitos, das ideias-chave, da estrutura da(s) área(s) e componentes curriculares para os quais está sendo habilitado para o exercício da docência;
- compreender criticamente os marcos normativos que fundamentam a organização curricular de cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica e, em particular, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular;
- atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária e de relações democráticas na escola;
- reconhecer os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas em que atua e, também os contextos de vidas dos estudantes, propiciando assim, aprendizagens efetivas;
- identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
- compreender como as ideias filosóficas e as realidades e contextos históricos influenciam a organização dos sistemas de ensino, das instituições de Educação Básica e das práticas educacionais;
- demonstrar conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico-matemático no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino;
- demonstrar conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares para os quais está habilitado à docência, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados que contemplem o acesso ao conhecimento para um grupo diverso de estudantes;
- aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos;
- estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito: das relações étnico-raciais estabelecidas na sociedade brasileira no presente e no passado; das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira;
- construir ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionar problemas, tomar decisões, aprender durante toda a vida e colaborar para uma sociedade em constante mudança;
- planejar e organizar suas aulas de modo que se otimize a relação entre tempo, espaço e objetos do conhecimento, considerando as características dos estudantes e os contextos de atuação dos profissionais do magistério da educação escolar básica;
- recontextualizar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
- conhecer e utilizar os diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz e replanejar suas práticas de ensino de modo a assegurar que as dificuldades identificadas nas avaliações sejam superadas por meio de sua atuação profissional em suas aulas;
- reconhecer e utilizar em sua prática as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua
profissionalmente, de forma que possa favorecer os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes;
- demonstrar conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes das etapas da Educação Básica para as quais está habilitado a atuar, utilizando esses saberes para: a) construir compreensão quanto ao perfil dos estudantes com os quais atua; e b) para selecionar estratégias de ensino adequadas e levantar hipóteses sobre como determinadas características presentes em seu grupo de estudantes potencialmente podem afetar a aprendizagem e assim, tomar decisões pedagógicas mais adequadas;
- demonstrar conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem, utilizando esse conhecimento para: a) planejar as ações de ensino; e b) selecionar estratégias pedagógicas e recursos que sejam adequados à etapa da Educação Básica a qual seus alunos pertencem;
- manter comunicação e interação com as famílias para estabelecer parcerias e colaboração com a instituição de Educação Básica, de modo que favoreça a aprendizagem dos estudantes se o seu pleno desenvolvimento;
- dominar conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica;
- demonstrar conhecimento e, sempre que possível, colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a refletir sobre sua própria prática docente e aplicar tal conhecimento em sua prática.
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ATOS LEGAIS
Reconhecimento renovado pela Portaria nº 919-MEC - SERES, de 27/12/2018 ( DOU nº 249 de 28/12/2018). -
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Disciplina Carga Horária ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 84 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 66 ARTE E CULTURA 54 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 72 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 54 CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54 CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54 COMPONENTE OPTATIVO 48 CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 66 CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 84 CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 66 CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 54 CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 66 CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 66 CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 72 CORPOREIDADE E MOVIMENTO 54 DIDÁTICA GERAL 54 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 84 EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 54 EDUCAÇÃO E INCLUSÃO 54 EDUCAÇÃO E TEMAS DA CONTEMPORANEIDADE 54 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS 54 EDUCAÇÃO FINANCEIRA 96 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 54 EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE 54 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL I 60 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL II 60 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL III 60 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA 1 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 60 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA 2 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 60 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 60 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE GESTÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 60 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA GESTÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO 60 EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54 EXTENSÃO 72 EXTENSÃO 72 EXTENSÃO 72 EXTENSÃO 72 FELICIDADE E BEM-ESTAR 96 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 54 GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54 GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO 54 GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA 54 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 54 HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 54 LETRAMENTO DIGITAL 66 LIBRAS 54 LÍNGUA PORTUGUESA 72 LITERATURA INFANTIL 54 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 84 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO 54 POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 54 PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 54 PRINCÍPIOS DA GESTÃO ESCOLAR 54 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 84 PROJETO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR 54 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 54 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS 54 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 54 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR 54 SEMINÁRIO: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA 54 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 54 TEORIAS DE APRENDIZAGEM 54 TEORIAS PEDAGÓGICAS 54 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 84 -
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