Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação Presencial
Modalidade:
Presencial
Carga Horária:
4014 Horas-aula
Grau:
Licenciatura
Conceito MEC:
5
Local:
UBERABA - CAMPUS AEROPORTO (MG)
Turno:
Noturno
Duração:
8 semestres
Área:
Educação
Informações:
0800 340 3113
Responsável:
Cinayana Silva Correia
Email:
Ver email

Pedagogia

Investimento mensal

De R$632,88

Por R$297,45*.

* Bolsauniube50 válido para ingressantes do 2º semestre de 2024.

Conheça os benefícios

BENEFÍCIOS

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Benefícios Graduação

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O que é o curso de Pedagogia ?

Se o seu sonho sempre foi entrar para a Área da Educação com uma formação de excelência, chegou a hora de realizar!

O Curso de Pedagogia da Uniube possui Corpo Docente altamente qualificado (mais de 90% de Doutores e Mestres), rica organização curricular, metodologias inovadoras, parcerias com escolas e órgãos educacionais da cidade e região. Esses são alguns dos diferenciais do Curso de Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade de Uberaba.

A conquista da graduação em Pedagogia possibilita a atuação na docência na educação infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, bem como a atuação em funções de gestão escolar nos diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O(a) Pedagogo(a) também pode atuar em órgãos centrais de educação e em espaços não formais de educação.

Participe de um curso que oferece subsídios teórico-práticos para a sua atuação como Pedagogo em dimensões constituintes do processo educativo, tais como:
planejamento, metodologias de ensino-aprendizagem, avaliação e gestão escolar.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Pedagogia ?

A inserção de nossos egressos no mercado de trabalho e a aprovação em concursos na área da educação se constituem em importantes resultados que comprovam a excelência do Curso.

As aulas do curso de Pedagogia Presencial acontecem no período noturno.

Em um tempo complexo marcado por tantas transformações a Educação consiste em área fundamental para a formação de crianças, jovens e adultos, bem como para o desenvolvimento da sociedade.

Qual é o perfil do egresso do curso de Pedagogia ?

Em conformidade com as DCNs o perfil profissional do egresso expressa as competências a serem desenvolvidas pelo discente e as articula com as necessidades locais e regionais, sendo ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.


Competências e habilidades:

A proposta pedagógica do Curso visa ao desenvolvimento das seguintes competências e habilidades, para que o egresso seja apto a:


- demonstrar conhecimento e compreensão da organização epistemológica dos conceitos, das ideias-chave, da estrutura da(s) área(s) e componentes curriculares para os quais está sendo habilitado para o exercício da docência;

- compreender criticamente os marcos normativos que fundamentam a organização curricular de cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica e, em particular, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular;

- atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária e de relações democráticas na escola;

- reconhecer os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas em que atua e, também os contextos de vidas dos estudantes, propiciando assim, aprendizagens efetivas;

- identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

- compreender como as ideias filosóficas e as realidades e contextos históricos influenciam a organização dos sistemas de ensino, das instituições de Educação Básica e das práticas educacionais;

- demonstrar conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico-matemático no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino;

- demonstrar conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares para os quais está habilitado à docência, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados que contemplem o acesso ao conhecimento para um grupo diverso de estudantes;

- aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos;

- estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito: das relações étnico-raciais estabelecidas na sociedade brasileira no presente e no passado; das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira;

- construir ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionar problemas, tomar decisões, aprender durante toda a vida e colaborar para uma sociedade em constante mudança;

- planejar e organizar suas aulas de modo que se otimize a relação entre tempo, espaço e objetos do conhecimento, considerando as características dos estudantes e os contextos de atuação dos profissionais do magistério da educação escolar básica;

- recontextualizar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

- conhecer e utilizar os diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz e replanejar suas práticas de ensino de modo a assegurar que as dificuldades identificadas nas avaliações sejam superadas por meio de sua atuação profissional em suas aulas;

- reconhecer e utilizar em sua prática as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua
profissionalmente, de forma que possa favorecer os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes;
- demonstrar conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes das etapas da Educação Básica para as quais está habilitado a atuar, utilizando esses saberes para: a) construir compreensão quanto ao perfil dos estudantes com os quais atua; e b) para selecionar estratégias de ensino adequadas e levantar hipóteses sobre como determinadas características presentes em seu grupo de estudantes potencialmente podem afetar a aprendizagem e assim, tomar decisões pedagógicas mais adequadas;

- demonstrar conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem, utilizando esse conhecimento para: a) planejar as ações de ensino; e b) selecionar estratégias pedagógicas e recursos que sejam adequados à etapa da Educação Básica a qual seus alunos pertencem;

- manter comunicação e interação com as famílias para estabelecer parcerias e colaboração com a instituição de Educação Básica, de modo que favoreça a aprendizagem dos estudantes se o seu pleno desenvolvimento;

- dominar conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica;

- demonstrar conhecimento e, sempre que possível, colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a refletir sobre sua própria prática docente e aplicar tal conhecimento em sua prática.

Plano de ação da Gestora.

Desempenho da Gestora.


  • ATOS LEGAIS

    Reconhecimento renovado pela Portaria nº 919-MEC - SERES, de 27/12/2018 ( DOU nº 249 de 28/12/2018).
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
    Disciplina Carga Horária
    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 84
    ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 66
    ARTE E CULTURA 54
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 72
    AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 54
    CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54
    CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54
    COMPONENTE OPTATIVO 48
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 66
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 84
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 66
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 54
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 66
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 66
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 72
    CORPOREIDADE E MOVIMENTO 54
    DIDÁTICA GERAL 54
    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 84
    EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 54
    EDUCAÇÃO E INCLUSÃO 54
    EDUCAÇÃO E TEMAS DA CONTEMPORANEIDADE 54
    EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS 54
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 54
    EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE 54
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL I 60
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL II 60
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL III 60
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA 1 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 60
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA 2 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 60
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 60
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE GESTÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 60
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA GESTÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO 60
    EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54
    EXTENSÃO 96
    EXTENSÃO 96
    EXTENSÃO 96
    EXTENSÃO 96
    EXTENSÃO 96
    FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 54
    GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 54
    GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO 54
    GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA 54
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 54
    HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 54
    LETRAMENTO DIGITAL 66
    LIBRAS 54
    LÍNGUA PORTUGUESA 72
    LITERATURA INFANTIL 54
    PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 84
    PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO 54
    POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 54
    PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 54
    PRINCÍPIOS DA GESTÃO ESCOLAR 54
    PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 84
    PROJETO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR 54
    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 54
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS 54
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 54
    RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR 54
    SEMINÁRIO: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA 54
    SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 54
    TEORIAS DE APRENDIZAGEM 54
    TEORIAS PEDAGÓGICAS 54
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 84
  • DOCENTES

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