Universidade do Agro participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Riquezas do Cerrado | Acontece na Uniube

09 de outubro de 24

A Universidade do Agro participa pela primeira vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Riquezas do Cerrado, com o tema "Riquezas do Cerrado: o potencial das plantas no nosso cotidiano". O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, no campus Aeroporto, e é coordenado pela professora Ana Maria Guidelli Thuler, tem como objetivo explorar o potencial das plantas nativas do cerrado, uma das savanas mais biodiversas do mundo. A Semana é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores, profissionais da área de ciência e tecnologia, além de pessoas interessadas em sustentabilidade, conservação ambiental e inovação por meio de recursos naturais. O propósito é sensibilizar a comunidade acadêmica e o público sobre as riquezas naturais do cerrado.

"Durante o evento, diversos temas serão abordados, com foco no potencial das plantas nativas do cerrado. A programação inclui oficinas e palestras que destacam métodos de extração de ativos vegetais e suas propriedades farmacológicas. A contribuição dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Engenharia Química e Medicina será fundamental para o sucesso das atividades, pois esses cursos estarão diretamente envolvidos em oficinas e palestras que explorarão diferentes aspectos das plantas do cerrado, desde sua aplicação na área da saúde até a utilização de compostos vegetais em cosméticos e alimentação", explica a professora Ana Maria Guidelli Thuler.

Entre as atividades, teremos oficinas e palestras sobre o uso de plantas do cerrado para fins farmacológicos, cosméticos, fitoterápicos e alimentares. "Entre as atividades, teremos uma oficina de Farmácia sobre extração e utilização de compostos das plantas do cerrado para fins farmacológicos; a Enfermagem trará uma oficina sobre o uso de fitoterápicos do cerrado no tratamento de feridas, abordando práticas de saúde e bem-estar; a Engenharia Química participará de uma oficina de cosméticos, ensinando métodos de criação de produtos com plantas nativas; e o curso de Medicina enriquecerá os debates sobre as propriedades medicinais das plantas nativas, com ênfase em sua aplicação terapêutica. Além disso, também será realizada uma palestra sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs), destacando a biodiversidade alimentar e sua integração à dieta. São temas que visam informar e inspirar os participantes sobre as diversas aplicações do cerrado em áreas como saúde, alimentação e cosméticos, além de promover discussões sobre a importância da preservação do bioma e como suas riquezas podem ser integradas ao cotidiano da sociedade, promovendo inovações e soluções", avalia Ana Maria.

A expectativa é grande para essa primeira participação da Universidade do Agro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). "O evento promete engajamento acadêmico, atraindo estudantes, professores e pesquisadores em um ambiente dinâmico de troca de conhecimento, além de aumentar o interesse dos alunos. A visibilidade institucional também será fortalecida, mostrando o compromisso da Uniube com ciência, tecnologia e inovação, o que reforça seu posicionamento na comunidade científica local e nacional. O evento também pode despertar novos interesses em pesquisa e desenvolvimento, motivando os alunos a se envolverem em atividades extracurriculares. Por fim, a presença de diferentes cursos e disciplinas facilitará o surgimento de parcerias e projetos interdisciplinares. A participação na SNCT abre portas para futuras colaborações entre professores e alunos em diversas áreas", conclui Thuler.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro