Uniube recebe egresso da 1ª turma de Engenharia Química para palestra sobre produção de pirólise na agroindústria | Acontece na Uniube

Uniube recebe egresso da 1ª turma de Engenharia Química para palestra sobre produção de pirólise na agroindústria

01 de agosto de 25
1 / 2
2 / 2

Ex-aluno, que é investigador do Instituto Superior de Engenharia do Porto, explicou como é possível dar uma nova destinação a biomassa originada em processos agroindustriais


A Uniube recebeu na noite desta quinta-feira (31), o egresso da 1ª turma do curso de Engenharia Química, Felipe Thalles Moreira Silva, que esteve na Universidade para palestrar sobre "Processos Termoquímicos na Agroindústria", no Anfiteatro 2D56.


Na ocasião, o ex-aluno explicou como é possível utilizar a biomassa originada de diferentes processos agroindustriais, como palha de milho, serragem e bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo, para a produção de pirólise, apontando cada etapa química que envolve esse processo e os benefícios.


"Diferentes tipos de resíduos que têm na agroindústria podem ser utilizados na pirólise e, depois, a gente pode dar aos produtos oriundos da pirólise, que são o carvão, o bio-óleo e os gases não condensáveis valor agregado. O carvão, por exemplo, pode ser utilizado no solo. Então, se o solo é seco, o carvão é colocado ali para ajudar a reter umidade", salienta.


Felipe Thalles destacou ainda a relação da produção de pirólise com a bioenergia, tendo em vista que a biomassa é um recurso natural renovável, além de uma fonte energética limpa e segura em comparação aos combustíveis fósseis que além de finitos liberam gases tóxicos no meio ambiente.


O egresso da Uniube foi convidado para palestrar sobre esse tema pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química - Mestrado Profissional da Universidade, José Roberto Delalibera Finzer, por meio de um projeto de pesquisa promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). 


"A FAPEMIG lançou o edital e nós fizemos o projeto. O coordenador é o André Fernandes, que é o nosso Pró-reitor. Então, nós estamos fazendo uma pesquisa de laboratório na área do Felipe e já escrevemos um artigo científico que vai para uma revista. Nós ainda estamos selecionando essa revista", diz Finzer, que relembrou ter sido professor de Felipe Thalles quando faltava pouco mais de um ano para a turma concluir a graduação.


Para o acadêmico do 8º período do curso de Engenharia Química da Uniube, Maycon Cassiano, a palestra trouxe uma grande bagagem de conhecimento. "Principalmente para os estudantes de Engenharia Química. Através dos assuntos abordados, conseguimos observar que a engenharia evoluiu bastante em relação ao processo de pirólise e suas etapas."


Alunos de outros cursos da Universidade também assistiram à palestra, como a aluna do 10° período de Farmácia, Thaís Fabiana. A estudante ressalta a trajetória acadêmica e profissional do egresso. "Ele teve a oportunidade de conhecer no curso de Engenharia Química na Uniube outras possibilidades. E voltar no local onde tudo começou e compartilhar com outros estudantes que estão cursando Engenharia ou como no meu caso, que é uma área relacionada, essas informações são importantes para a área."


Natural de Patos de Minas (MG) e formado em Engenharia Química pela Uniube, Felipe Thalles possui mestrado e doutorado na área, sendo, atualmente, investigador no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal. Em breve, o ex-aluno da Universidade irá integrar a equipe de uma multinacional da Alemanha, como cientista sênior.


"Nunca passou pela minha cabeça estar aqui nesse anfiteatro. Nunca tinha pensado que isso poderia acontecer. Eu agradeço muito a instituição. Depois de 13 anos que eu não vinha aqui, ter recebido esse convite do Finzer tem aquele momento nostálgico de pensar 'nossa, já passei por essa sala, por aquela'. É muito bom! Eu espero que possa vir muitos outros Felipes", conclui.


Vander Souza