ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | 78 OBJETIVOS GERAIS: - Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
- Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
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ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS | 57 Objetivo Geral Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de raciocínio lógico na solução de problemas. Objetivos Específicos Entender o conceito de lógica como ciência; Observar o seu uso de maneira, muita das vezes, de forma espontânea em tarefas do dia a dia; Usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões para resolução de problemas. |
ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS | 54 |
ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS | 54 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 84 |
CÁLCULO APLICADO | 54 Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico da prática da engenharia. Sendo as integrais de linha, de maneira geral, uma poderosa ferramenta para a aplicação e compreensão de inúmeros conceitos pertinentes às engenharias. focaremos na compreensão e resolução das integrais de linha de campos escalares e vetoriais. Também, focaremos na aplicação das equações diferenciais, utilizando-as em modelagens matemáticas de situações-problema. |
CÁLCULO DIFERENCIAL | 132 Objetivos Gerais: Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos específivos: Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a: - Reconhecer a operação de potenciação, identificar e aplicar suas propriedades;
- Reconhecer a operação de radiciação, identificar e aplicar suas propriedades
- Solucionar equações polinomiais
- Fatorar e simplificar expressões algébricas;
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimizaçã.
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial
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CÁLCULO INTEGRAL | 84 Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico da prática da engenharia. Sendo as integrais, de maneira geral, uma poderosa ferramenta para a aplicação e comprreensão de inúmeros conceitos inerentes a todas as engenharias, focaremos na compreensão e resolução das integrais indefinidas, como podem ser aplicadas as integrais definidas e as integrais múltiplas (duplas e triplas). A partir de problemas de aplicação, este curso pretende fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
CIRCUITOS ELÉTRICOS I | 114 Objetivos Gerais: - Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos; - Modelar e resolver circuitos; - Realização de experimentos em laboratório, utilizar instrumentos e equipamentos elétricos; - Avaliar criticamente ordem de grandeza - plotar gráficos. Objetivos Específicos: - Analisar circuitos elétricos em corrente contínua, em regime permanente; - Resolver circuitos elétricos; - Realizar montagens experimentais em laboratório; - Utilizar ferramentas computacionais para desenho de esquemas eletrônicos, simulação de funcionamento de circuitos elétricos. |
CIRCUITOS ELÉTRICOS II | 72 Objetivos Gerais: - Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos; - Modelar e resolver circuitos; - Realização de experimentos em laboratório, utilizar instrumentos e equipamentos elétricos; - Avaliar criticamente ordem de grandeza; - Plotar gráficos. Objetivos Específicos: - Analisar circuitos elétricos em corrente alternada, em regime permanente; - Resolver circuitos elétricos; - Realizar montagens experimentais em laboratório. |
CIRCUITOS ELÉTRICOS III | 72 |
CONTRATOS, REGULAÇÃO E MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA | 39 |
CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS | 54 |
CONVERSÃO DE ENERGIA | 69 |
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR | 84 Objetivo Geral: O componente Desenho Técnico Assistido por Computador tem por objetivo apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração de desenhos bidimensionais de diversas áreas da engenharia, utilizando softwares de desenho assistido por computador. Objetivos específicos: Preparar o aluno para: Utilizar softwares de desenho em CAD para a visualizar, criar, editar e plotar desenhos em consonância com as normas ABNT; Utilizar softwares de desenho em CAD para documentação de projetos; Plotar desenhos e projetos gerados em software de desenho assistido por computador. |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. |
ELETROMAGNETISMO | 54 |
ELETRÔNICA ANALÓGICA I | 72 - Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos; - Capacitar o estudante a compreender o principio de funcionamento e as caracteristicas dos principais elementos semicondutores, o diodo, o transistor bipolar de junção BJT e o transistor de efeito de campo FET; - Capacitar o aluno a compreender o princípio de funcionamento do diodo PN em circuitos de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), possibilitando ao estudante conhecer as principais aplicações do componente; - Compreender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção (BJT) e do transistor de Efeito de campo (FET), estudando os circuitos de polarização (amplificadores) e também sua operação como chave eletrônica. O aluno deverá ser capaz de interpretar e projetar circuitos contendo BJTs e FETs; - Capacitar o aluno a utilizar instrumentos elétricos presentes no laboratório de eletrônica, possibilitando ao discente realizar montagens de circuitos eletrônicos em protoboards, utilizando equipamentos como: osciloscópio digital, gerador de sinais, multímetros, fontes de alimentação, etc.; - Compreender o conceito básico e a operação dos blocos de uma fonte uma fonte de alimentação, capacitando o aluno a interpretar, analisar e construir uma fonte do tipo linerar. Blocos de retificação, filtro e regulação de tensão são estudados e implementados em um projeto de circuito; - Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de componentes em projetos. |
ELETRÔNICA ANALÓGICA II | 57 |
ELETRÔNICA INDUSTRIAL | 69 |
ENADE | 0 |
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 48 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 207 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 54 Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial. |
ESTUDOS INTEGRADOS NA ENGENHARIA ELÉTRICA I | 42 |
ESTUDOS INTEGRADOS NA ENGENHARIA ELÉTRICA II | 54 |
EXPRESSÃO GRÁFICA | 54 - Capacitar o estudante a comunicar-se na linguagem técnica gráfica da engenharia, especificamente através da leitura e produção de representação de objetos em vistas ortográficas e perspectiva isométrica. - Desenvolver habilidade introdutória no uso de aplicativos gráficos. - Expressar e interpretar graficamente os desenhos de objetos empregando as técnicas, convenções e normas de projetos no desenho técnico. |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 69 |
FÍSICA | 108 Objetivos gerais: - Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático. - Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações. - Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática. - Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época. Objetivos especificos : - Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade. - Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas. |
FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA | 42 |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA | 48 Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.. |
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 54 |
GESTÃO DE PROJETOS | 54 Realizar um breve histórico da gerência de projetos e contextualizar sua evolução; Destacar a importância assumida pela gestão de projetos para as organizações contemporâneas e seus processos de inovação; Apresentar os conceitos de programas, projetos, subprojetos e gestão de projetos,enfatizando suas áreas de aplicação; Caracterizar o Project Management Institute PMI e o Project Management Body of Knowledge PMBOK; Discutir as dez áreas de conhecimento da gestão de projetos, seus principais processos, ferramentas e técnicas; Compreender os conceitos básicos da gerência de projetos; Definir e discutir o papel do gerente de projeto; Apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos; Consolidar os conceitos em um plano de projeto integrado; Apresentar o processo de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento; Relacionar a gestão de projetos com outras abordagens e metodologias da Administração. |
INDÚSTRIA 4.0 | 54 |
INFORMÁTICA APLICADA | 54 A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de: - manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS | 54 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS | 54 |
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 84 |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA | 39 Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO | 69 Objetivo Geral Apresentar ao aluno os fundamentos da construção de algoritmos estruturados, capacitando-o a desenvolver algoritmos em uma linguagem de programação. Objetivos Específicos - Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
- Identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em linguagem C, padrão ANSI.
- Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos.
- Permitir a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis.
- Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.
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LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADAS | 69 |
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 69 |
MATERIAIS ELÉTRICOS | 51 |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 69 Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:- Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;- Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;- Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas, análise e determinação de tensões e deformações causadas por solicitações externas para o dimensionamento de peças estruturais. |
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO | 54 |
PROJETO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (TCC) | 39 |
PROJETOS INTEGRADOS I | 15 |
PROJETOS INTEGRADOS II | 15 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 54 |
QUALIDADE DE ENERGIA | 54 |
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 66 Objetivo geral: - Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos. Objetivos específicos: - Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos. - Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente. - Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia. |
REDES INDUSTRIAIS | 54 |
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 63 |
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL | 48 A disciplina tem por objetivos: Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Espescíficos: - Estudar os principais problemas ambientais; - Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos; - Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade; - Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas; - Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. |
SISTEMAS DE CONTROLE | 54 |
SISTEMAS DE CONTROLE AVANÇADO | 54 |
SISTEMAS DIGITAIS | 72 |
SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS | 69 |
SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA | 54 |
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS | 54 Objetivo geral: - Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos. Objetivos específicos: - Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos. - Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente. - Demonstrar a importância dos conhecimentos dos matériais e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia. |
TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 54 |