Baja SAE Brasil: alunos da Uniube que vão desenvolver veículo off-road do zero discutem preparativos para a competição
Encontro realizado no NUPEIA foi marcado pela apresentação de logomarca oficial, camiseta, bandeira e mascote da equipe
Integrantes do Engrenados Uniube se reuniram no Núcleo de Práticas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Arquitetura (NUPEIA) localizado no Bloco Z da Uniube para dar andamento aos preparativos para a competição promovida pelo Projeto Baja SAE Brasil.
O projeto estudantil foi incorporado à Uniube pelo NUPEIA e ganhou o nome de "Engrenados Uniube". Os participantes são acadêmicos das engenharias Mecânica, de Produção, Elétrica, de Computação, de Controle e Automação, e também do curso de Sistemas de Informação.
Na ocasião, foram apresentados pela acadêmica do 3º período do curso de Sistemas de Informação, Lara Beatriz, que é supervisora de marketing do Engrenados Uniube, os elementos que irão compor a identidade visual da equipe, como logomarca, camiseta e bandeira.
"Elaborei a identidade, pensando em elementos e cores que transmitissem inovação, energia, confiança e tecnologia. Somos uma equipe, conversamos sobre o desenvolvimento das ideias, apresentei as propostas e, por meio de votações, escolhemos a arte final", diz Lara.
Além da identidade visual, foi apresentado o perfil da equipe no Instagram: @engrenadosbaja. Os alunos, juntamente com o coordenador do NUPEIA, Wagner Cardoso, também discutiram detalhes sobre as próximas etapas de preparação para a competição, que terá como desafio o desenvolvimento de um veículo off-road.
"Os encontros são sempre semanais, onde discutimos as etapas de desenvolvimento do projeto final, das especificações técnicas do carro, dos materiais a serem utilizados e dos mecanismos empregados que gerarão maior eficiência e menor custo", pontua Cardoso, que também é gestor dos cursos presenciais de Logística, Engenharia de Produção e Gestão da Qualidade da Uniube.
Insights externos para inspirar a equipe
Recentemente, o aluno do 7º período do curso de Engenharia Mecânica, Matheus Cunha, que é capitão do Engrenados Uniube, esteve em Piracicaba (SP) para acompanhar os dois últimos dias da competição regional do Baja SAE Brasil.
"Lá, eu conversei com membros de outras equipes, com juízes e professores orientadores para saber como foi o início das equipes, pegar algumas dicas, ter uma noção de como é a competição, conhecer como é realizada e o que precisa ser feito. Foi uma experiência fantástica", diz Cunha.
Ao retornar para Uberaba, o acadêmico compartilhou com os demais integrantes do Engrenados Uniube o que presenciou e coletou de informações durante a competição realizada no interior paulista.
O Baja SAE Brasil
O Baja SAE Brasil é um programa educacional que desafia estudantes de Engenharia a aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio do desenvolvimento completo de um veículo off-road. O desafio abrange todas as etapas do processo de engenharia: concepção; projeto; construção; e testes do protótipo.
Engrenados Uniube
O Baja Uniube, denominado Engrenados Uniube, tem o mesmo propósito, porém, com o diferencial de unir aos alunos das engenharias os acadêmicos de TI, potencializando assim a telemetria, a automação e todas as demais nuances que podem compor o projeto para que o produto final, além de robusto e eficiente, seja inovador e disruptivo.
"Este tipo de projeto prático motiva os alunos, faz com que busquem mais conhecimento extraclasse, e abre os horizontes de todos", finaliza Wagner Cardoso, adiantando que, em breve, a equipe Engrenados Uniube irá apresentar o protótipo em 3D do veículo off-road no 18º Encontro de Tecnologia (ENTEC) da Uniube, que acontecerá no próximo dia 23 de outubro.
Vander Souza