Alunos de Engenharia Mecânica participam de aula prática sobre motores de combustão interna
Acadêmicos tiveram a oportunidade de aprender na prática a diferença entre motores Otto e Diesel
A Uniube proporcionou aos estudantes do 8º período do curso de Engenharia Mecânica uma aula prática sobre motores de combustão interna ministrada em parceria com o Senai Uberaba por meio da disciplina de Máquinas Térmicas.
No total, 29 alunos participaram da aula. Na ocasião, em conjunto com a professora Ana Paula, o professor do Senai Uberaba, João Pedro, responsável por conduzir esse momento de prática, explicou aos graduandos a diferença entre os motores Otto, que funcionam a base de gasolina ou etanol, e os motores Diesel.
Ainda no prédio do Senai Uberaba, local onde a aula foi ministrada, os alunos da Uniube estiveram no laboratório de automobilística. No espaço, foram mostrados diversos motores, componentes, modo de funcionamento e a disposição das peças.
Ana Paula explica que antes da aula prática, os alunos foram embasados teoricamente sobre os ciclos termodinâmicos dos motores Otto e Diesel, e destaca a contribuição desse momento prático para a absorção de todo o conteúdo estudado em sala.
"Momentos como esse são muito importantes, porque ajudam os alunos a enxergar, na prática, tudo o que foi aprendido na teoria. Eles conseguem entender melhor o funcionamento dos motores, tirar dúvidas, ver de perto as peças e como tudo se conecta. Isso deixa o aprendizado muito mais claro e faz toda a diferença na formação deles", ressalta a professora.
O gestor dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação da Uniube, Leandro Aureliano, reforça que aulas práticas como essa são fundamentais para o aprendizado dos alunos.
"Os alunos podem estudar o desempenho do motor, aprender a fazer medições, como rotação e consumo de combustível, e entender melhor os sistemas de controle e automação. Essas atividades práticas aproximam o aluno do dia a dia profissional, preparando-o para atuar com manutenção, análise e desenvolvimento de motores", conclui Aureliano.
Vander Souza