ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
78
OBJETIVOS GERAIS:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
- Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
|
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS |
57
Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de raciocínio lógico na solução de problemas.
Objetivos Específicos
Entender o conceito de lógica como ciência;
Observar o seu uso de maneira, muita das vezes, de forma espontânea em tarefas do dia a dia;
Usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões para resolução de problemas.
|
ALGORITMOS EM GRAFOS |
54
|
ANÁLISE DE ALGORÍTMOS |
84
|
ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS |
54
|
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
54
Objetivos Gerais:O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
BANCO DE DADOS I |
108
O componente apresentará os princípios e metodologias de engenharia de software, com o objetivo de habilitar o aluno a produzir software de alta qualidade e desempenho, a partir do estudo dos conceitos de teoria de sistemas, teoria de software, técnicas de levantamento de dados, análise de requisitos, modelo funcional.
|
BANCO DE DADOS II |
108
Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
|
CÁLCULO APLICADO |
54
|
CÁLCULO DIFERENCIAL |
132
Objetivos Gerais: Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos específivos:
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer a operação de potenciação, identificar e aplicar suas propriedades;
- Reconhecer a operação de radiciação, identificar e aplicar suas propriedades
- Solucionar equações polinomiais
- Fatorar e simplificar expressões algébricas;
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimizaçã.
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial
|
CÁLCULO INTEGRAL |
84
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico da prática da engenharia. Sendo as integrais, de maneira geral, uma poderosa ferramenta para a aplicação e comprreensão de inúmeros conceitos inerentes a todas as engenharias, focaremos na compreensão e resolução das integrais indefinidas, como podem ser aplicadas as integrais definidas e as integrais múltiplas (duplas e triplas). A partir de problemas de aplicação, este curso pretende fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
CIÊNCIA DE DADOS |
42
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I |
114
Objetivos Gerais:
- Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos;
- Modelar e resolver circuitos;
- Realização de experimentos em laboratório, utilizar instrumentos e equipamentos elétricos;
- Avaliar criticamente ordem de grandeza - plotar gráficos.
Objetivos Específicos:
- Analisar circuitos elétricos em corrente contínua, em regime permanente;
- Resolver circuitos elétricos;
- Realizar montagens experimentais em laboratório;
- Utilizar ferramentas computacionais para desenho de esquemas eletrônicos, simulação de funcionamento de circuitos elétricos.
|
COMPONENTE OPTATIVO |
30
|
COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
54
|
CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS |
54
|
CONTROLE DIGITAL |
42
|
DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS |
78
|
DIREITO DIGITAL |
42
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I |
72
- Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos;
- Capacitar o estudante a compreender o principio de funcionamento e as caracteristicas dos principais elementos semicondutores, o diodo, o transistor bipolar de junção BJT e o transistor de efeito de campo FET;
- Capacitar o aluno a compreender o princípio de funcionamento do diodo PN em circuitos de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), possibilitando ao estudante conhecer as principais aplicações do componente;
- Compreender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção (BJT) e do transistor de Efeito de campo (FET), estudando os circuitos de polarização (amplificadores) e também sua operação como chave eletrônica. O aluno deverá ser capaz de interpretar e projetar circuitos contendo BJTs e FETs;
- Capacitar o aluno a utilizar instrumentos elétricos presentes no laboratório de eletrônica, possibilitando ao discente realizar montagens de circuitos eletrônicos em protoboards, utilizando equipamentos como: osciloscópio digital, gerador de sinais, multímetros, fontes de alimentação, etc.;
- Compreender o conceito básico e a operação dos blocos de uma fonte uma fonte de alimentação, capacitando o aluno a interpretar, analisar e construir uma fonte do tipo linerar. Blocos de retificação, filtro e regulação de tensão são estudados e implementados em um projeto de circuito;
- Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de componentes em projetos.
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II |
57
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENGENHARIA DE SOFTWARE |
84
Objetivos Gerais - Desenvolver capacidade de elaborar, interpretar e documentar aplicativos utilizando modelagem de sistemas orientados a objeto; - Garantir de qualidade nos projetos de software; - Dominar as mais novas técnicas de análise e projeto de software orientados a objetos. Objetivos Específicos - Implementar modelagem de software orientados a Objeto; - Demonstrar a habilidade de utilizar linguagens de modelagem; - Documentar e especificar sistemas.
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
48
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
207
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
54
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
|
ESTRUTURA DE DADOS I |
54
|
ESTRUTURA DE DADOS II |
54
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO I |
39
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO II |
42
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
54
- Capacitar o estudante a comunicar-se na linguagem técnica gráfica da engenharia, especificamente através da leitura e produção de representação de objetos em vistas ortográficas e perspectiva isométrica.
- Desenvolver habilidade introdutória no uso de aplicativos gráficos.
- Expressar e interpretar graficamente os desenhos de objetos empregando as técnicas, convenções e normas de projetos no desenho técnico.
|
EXT.: EDUCAÇÃO DIGITAL E COMUNIDADE |
72
|
EXT.: ESCOLA SUSTENTÁVEL, COMUNIDADE SAUDÁVEL |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
69
|
FÍSICA |
108
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA |
48
Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados..
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
54
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
39
Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos.
|
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO COMPETITIVA |
42
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO |
69
Objetivo Geral
Apresentar ao aluno os fundamentos da construção de algoritmos estruturados, capacitando-o a desenvolver algoritmos em uma linguagem de programação.
Objetivos Específicos
- Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
- Identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em linguagem C, padrão ANSI.
- Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos.
- Permitir a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis.
- Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.
|
MATEMÁTICA DISCRETA I |
54
Objetivos Gerais:
Desenvolver a capacidade de abstração por meio da formalização do pensamento lógico, utilizando os conhecimentos de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais na solução de problemas de natureza computacional por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos da lógica proposicional.
Objetivos Específicos:
1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais.
|
MATEMÁTICA DISCRETA II |
54
Objetivos Gerais:
- Desenvolver a capacidade de abstração e a formalização do pensamento lógico.
- Compreender e desenvolver demonstrações formais.
- Solucionar problemas, de natureza computacional, por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos:
- Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
- Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais;
- Reconhecer, analisar e resolver relações de recorrência;
- Aplicar os conceitos lógicos, as técnicas de provas e relações de recorrência na análise de algoritmos;
- Reconhecer os tipos de conjuntos existentes, bem como aplicar as operações elementares envolvendo-os na computação;
- Identificar os tipos de problemas de contagem, combinatória e sua aplicação na computação;
- Identificar os tipos de relações e funções existentes e sua aplicação na computação.
|
MATERIAIS ELÉTRICOS |
51
|
MECÂNICA DOS SÓLIDOS |
69
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:- Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;- Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;- Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas, análise e determinação de tensões e deformações causadas por solicitações externas para o dimensionamento de peças estruturais.
|
MÉTODOS NUMÉRICOS |
42
|
OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS |
42
|
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS |
84
A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso de Engenharia da Computação, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas. A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas.Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens. Estes são pontos fundamentais para a formação do Bacharel em Engenharia da Computação.Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos.
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
66
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|
REDES DE COMPUTADORES I |
42
|
REDES DE COMPUTADORES II |
84
|
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS |
63
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
48
A disciplina tem por objetivos:
Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade.
Espescíficos:
- Estudar os principais problemas ambientais;
- Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos;
- Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade;
- Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas;
- Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
|
ROBÓTICA |
54
|
SISTEMAS DE CONTROLE |
54
|
SISTEMAS DIGITAIS |
72
|
SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS |
69
|
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E DE TEMPO REAL |
42
|
SISTEMAS EMBARCADOS E IOT |
42
|
SISTEMAS OPERACIONAIS |
54
|
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS |
54
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos dos matériais e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|
TECNOLOGIAS PARA A INTERNET I |
84
Objetivos Gerais
- Compreender o funcionamento da Internet assim como as tecnologias utilizadas na Web, proporcionando ao aluno a elaboração de um site de pequeno porte para manipulação de dados e informações.
Objetivos Específicos
- Compreender a aplicabilidade da linguagem HTML;
- Desenvolver páginas para Internet utilizando linguagem de marcação HTML;
- Interagir com o usuário através de formulários HTML;
- Utilizar CSS (Folhas de estilos) para construção de sites.
- Compreender e aplicara linguagem de script Java Script.
|
TEORIA DA COMPUTAÇÃO |
54
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
39
|