ARTE BRASILEIRA |
54
Investigar a sintaxe, aliada à uma análise sociológica, da arte brasileira, com ênfase nos seguintes períodos: maneirismo, barroco-rococó, neoclássico, moderno e contemporâneo. Pretende-se que ao término o discente seja capaz de estabelecer uma compreensão crítica da arte brasileira, de seus principais embates, de suas transformações, bem como de suas rupturas e continuidades (tanto a nivel nacional quanto internacional), além de ser instrumentalizado para pesquisas de campo.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
COMPONENTE OPTATIVO |
48
|
CONFORTO AMBIENTAL: ACÚSTICO |
54
|
CONFORTO AMBIENTAL: TÉRMICO |
54
Fornecer ao aluno os conhecimentos essenciais de projeto relacionados à adequação do mesmo ao seu ambiente térmico, bem como à sustentabilidade e a eficiência energética.
Objetivos específicos:
- Introduzir o aluno à compreensão da relação fundamental que existe entre Arquitetura, Clima e Meio Ambiente;
- Apresentar os diversos fatores que interferem no conforto térmico no que se refere às exigências climáticas, humanas e de projeto;
- Capacitar o aluno a propor, discutir e testar soluções de conforto térmico, eficiência energética e sustentabilidade.
- Ampliação da discussão sobre sustentabilidade e desenvolvimento de uma visão crítica sobre a inserção dos conceitos de desenvolvimento sustentável na arquitetura e no design.
|
CONFORTO AMBIENTAL: VISUAL E LUMINOTÉCNICA |
54
|
DESENHO UNIVERSAL E ERGONOMIA |
54
|
DESIGN GRÁFICO |
54
Objetivos gerais:
- Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão de estruturas gráficas com graus diversos de complexidade, visando a materialização da comunicação de ideias em suportes variados.
Objetivos específicos:
- Capacidade de adotar suportes diversos para a comunicação de ideias visando a busca por alta qualidade e acabamento.
- Capacidade de articular conceitos abstratos de composição em peças gráficas.
- Capacidade de planejamento para a produção e finalização de imagens.
- Aplicação prática em diversos suportes e mídias: físicos e digitais.
|
DESIGN SOCIAL E DE SERVIÇOS |
84
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ESTÉTICA E SEMIÓTICA |
54
I. Reconhecer os principais sistemas de ideias presentes na história da estética.
II. Fornecer elementos para a avaliação e posicionamento crítico perante as artes em geral.
III. Problematizar o desenvolvimento da arte ao longo da história, de sua autonomia em relação à sociedade, bem como de suas implicações e transformações no desenvolvimento desta.
IV. Analisar a questão da arte na contemporaneidade: as transformações ocorridas em relação à apreciação estética e quais as possíveis dificuldades relacionadas à determinação do objeto artístico no cenário atual.
V. Fornecer elementos para a análise dos fenômenos sociais da modernidade a partir da estética, tendo em vistas o assentamento cada vez mais predominante de elementos visuais na vida dos indivíduos e de como este aspecto acaba por transformar as dinâmicas (políticas e econômicas) da sociedade.
|
ESTUDOS ITINERANTES |
18
|
EVENTOS |
12
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS |
54
A disciplina tem o objetivo de apresentar os principais conceitos de gestão de projetos e obras. Pretende auxiliar o futuro profissional para que ele seja capaz de organizar e utilizar os conceitos de gestão de forma a possibilitar um bom planejamento das etapas de projetos e obras, evitando atrasos e possíveis retrabalhos e consequentemente possíveis erros em obra. Desenvolver o senso investigativo e sistematização do conhecimento adquirido.
|
HISTÓRIA DA ARTE |
54
I. Propiciar as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
II. Fornecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
|
HISTÓRIA E TEORIA DO DESIGN |
54
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LEITURAS E REPRESENTAÇÃO DE PROJETO DE INTERIORES |
84
A disciplina busca explicitar as principais características dos espaços interiores, sejam eles residenciais ou comerciais, tornando claros os elementos que compõem a linguagem dos espaços interiores, sendo estudados portanto: os planos (paredes, divisórias, anteparos), os volumes (balcões, mobiliário) as linhas ( guarda corpos, pendentes, biombos, papéis de parede) e os elementos de composição: rítmo visual, texturas, cores, luz, materiais, proporções, escala, etc.
A disciplina pretende tornar claro esses elementos em análises de espaços interiores com o exercício de leituras gráficas e com exercícios de desenho para o domínio das principais formas de representação dos espaços utilizados pelos designers de interiores, assim serão utilizados recursos de desenhos de croquis, de observação e desenhos com linguagem técnica, com vários materiais de desenho e para colorir.
|
LEITURAS E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE OBJETOS |
54
A disciplina busca sintetizar os conhecimentos das áreas de representação, projeto, arte e tecnologia. Visa a compreensão dos métodos de projetos e processos de desenho, relações entre materiais, tecnologia, ergonomia, processos de produção, consumo, cultura, descarte e meio ambiente. Busca-se desenvolver junto com o aluno, a capacidade de expressão, execução e representação para elaboração de objetos, através da prática instrumental básica do desenho, fotografia, modelagem tridimensional, modelagem física de maquetes e a execução de mock-ups e protótipos.
Através de uma abordagem prática, desenvolver no aluno, o sentido de observação, entender a relação entre o homem, o espaço e os objetos, para a apreensão das formas, funções, materiais e texturas, escalas, usos, estrutura e demais condicionantes do projeto junto aos processos de desenho, representação e execução.
|
MANUFATURA 3D DE MÓVEIS E OBJETOS I |
84
|
MANUFATURA 3D DE MÓVEIS E OBJETOS II |
84
|
MATERIAIS, SISTEMAS E INSTALAÇÕES DO ESPAÇO INTERIOR |
84
|
METODOLOGIA DE PROJETO DO ESPAÇO INTERIOR
|
84
Desenvolver no aluno a compreensão crítica frente ao processo de projeto do espaço interior.
Oferecer ao aluno uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas, estratégias, posturas e técnicas representativas para desenvolvimento de metodologias.
Consolidar a capacidade do aluno de aprofundar autonomamente conhecimentos referentes à experimentação crítica frente a leitura do espaço.
Criar vínculos com outros campos do saber – filosofia, antropologia e sociologia - como forma de potencializar o processo projetual.
Aplicar os conceitos e metodologias aprendidos em exercícios projetuais.
Desenvolver nos alunos a autoconsciência dos processos de projeto em design.
|
MODELAGEM TRIDIMENSIONAL |
54
|
PAISAGISMO NO ESPAÇO INTERIOR |
84
|
PLÁSTICA |
54
|
PRÁTICAS PROFISSIONAIS |
27
|
PSICOLOGIA AMBIENTAL |
54
- Estudo das relações psicoespaciais e seus desdobramentos tanto no ato projetual quanto na vida em sociedade, ou seja, através de um estudo de temas que contemplem a cidadania entender a produção do espaço, sob um viés humano e de igualdade;
- Desenvolvimento da capacidade crítica de entendimento sobre como as relações entre homem e ambiente;
- Entendimento de como as relações entre homem/ambiente podem interferir no ato projetual e vice-versa.
|
REPRESENTAÇÃO - DESENHO ARQUITETÔNICO |
84
|
SEMINÁRIOS |
12
|
TÓPICOS ESPECIAIS |
27
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
54
|
VITRINES |
12
|