ARTE BRASILEIRA |
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Investigar a sintaxe, aliada à uma análise sociológica, da arte brasileira, com ênfase nos seguintes períodos: maneirismo, barroco-rococó, neoclássico, moderno e contemporâneo. Pretende-se que ao término o discente seja capaz de estabelecer uma compreensão crítica da arte brasileira, de seus principais embates, de suas transformações, bem como de suas rupturas e continuidades (tanto a nivel nacional quanto internacional), além de ser instrumentalizado para pesquisas de campo.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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CONFORTO AMBIENTAL: ACÚSTICO |
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CONFORTO AMBIENTAL: TÉRMICO |
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Fornecer ao aluno os conhecimentos essenciais de projeto relacionados à adequação do mesmo ao seu ambiente térmico, bem como à sustentabilidade e a eficiência energética.
Objetivos específicos:
- Introduzir o aluno à compreensão da relação fundamental que existe entre Arquitetura, Clima e Meio Ambiente;
- Apresentar os diversos fatores que interferem no conforto térmico no que se refere às exigências climáticas, humanas e de projeto;
- Capacitar o aluno a propor, discutir e testar soluções de conforto térmico, eficiência energética e sustentabilidade.
- Ampliação da discussão sobre sustentabilidade e desenvolvimento de uma visão crítica sobre a inserção dos conceitos de desenvolvimento sustentável na arquitetura e no design.
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CONFORTO AMBIENTAL: VISUAL E LUMINOTÉCNICA |
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DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
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Oferecer ao aluno a oportunidade de experimentar recursos informatizados, digitais e eletrônicos para a criação e representação de ideias durante as várias etapas dos processos na profissão do Designer de interiores.
Permitir ao aluno desenvolver independência frente à ferramenta CAD, em especial o software AutoCAD, permitindo que o aluno seja capaz de identificar potenciais e desenvolver habilidades para a utilização do software.
Focar na criatividade e na resolução de problemas.
Estimular a utilização de meios informatizados na comunicação entre os alunos e professor, adotando ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, participativa ou autoral.
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DESIGN GRÁFICO |
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Objetivos gerais:
- Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão de estruturas gráficas com graus diversos de complexidade, visando a materialização da comunicação de ideias em suportes variados.
Objetivos específicos:
- Capacidade de adotar suportes diversos para a comunicação de ideias visando a busca por alta qualidade e acabamento.
- Capacidade de articular conceitos abstratos de composição em peças gráficas.
- Capacidade de planejamento para a produção e finalização de imagens.
- Aplicação prática em diversos suportes e mídias: físicos e digitais.
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DESIGN SOCIAL E DE SERVIÇOS |
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DESIGN UNIVERSAL E COMPATIBILIZAÇÃO NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR II
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A disciplina tem por objetivo geral inserir o discente nas discussões sobre o Design Universal, desenvolvendo sua capacidade de pensar o projeto de produtos, serviços e ambientes para todo tipo de público, viabilizando o desenvolvimento de espaços e produtos para todas as pessoas (altos, baixos, obesos, crianças, idosos, pessoas com deficiência etc.), garantindo segurança e autonomia de forma igualitária.
Além disso, o componente irá:
- Fundamentar a metodologia projetual dos espaços de interiores com base no Design Universal;
- Compreender os conceitos e definições que situam a deficiência em um contexto amplo e abrangente, para a elaboração de projetos adequados à diversidade humana, em especial para pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida;
- Trabalhar a legislação, as normas e os decretos relacionados, observando-se sempre os parâmetros antropométricos;
- Desenvolver a leitura e a análise de projetos de interiores, dos materiais de revestimentos, acabamento, bem como as tecnologias construtivas, como método norteador para formar o repertório do design;
- Capacitar o discente a articular um projeto de interiores com o projeto arquitetônico.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
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ERGONOMIA E LAYOUT NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR I
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Objetivos Gerais: Fundamentar a metodologia projetual dos espaços dos interiores. Iniciar a atividade projetual por meio da ergonomia ou os estudos sobre a organização do trabalho voltado aos espaços dos interiores, sua otimização e humanização. Utilizar os meios de comunicação e expressão plástica voltados a organização dos painéis semântico e conceitual, o leiaute da planta, vistas, cortes e perspectivas, a localização dos mobiliários, equipamentos, luminárias, objetos, materiais e demais utensílios como forma de verificar os fluxos, sua composição e sua métrica.
Objetivos Específicos: Instrumentalizar a etapa de levantamentos, considerando o briefing do lugar, dos usuários e dos clientes, a leitura e a análise de projetos de interiores, dos materiais de revestimentos, acabamento, bem como as tecnologias construtivas, como método norteador para formar o repertório do design. Capacitar o discente a articular um projeto de interiores com o projeto arquitetônico.
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ESTÉTICA E SEMIÓTICA |
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I. Reconhecer os principais sistemas de ideias presentes na história da estética.
II. Fornecer elementos para a avaliação e posicionamento crítico perante as artes em geral.
III. Problematizar o desenvolvimento da arte ao longo da história, de sua autonomia em relação à sociedade, bem como de suas implicações e transformações no desenvolvimento desta.
IV. Analisar a questão da arte na contemporaneidade: as transformações ocorridas em relação à apreciação estética e quais as possíveis dificuldades relacionadas à determinação do objeto artístico no cenário atual.
V. Fornecer elementos para a análise dos fenômenos sociais da modernidade a partir da estética, tendo em vistas o assentamento cada vez mais predominante de elementos visuais na vida dos indivíduos e de como este aspecto acaba por transformar as dinâmicas (políticas e econômicas) da sociedade.
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ESTUDOS ITINERANTES |
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EVENTOS |
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EXTENSÃO |
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EXTENSÃO |
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GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS |
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A disciplina tem o objetivo de apresentar os principais conceitos de gestão de projetos e obras. Pretende auxiliar o futuro profissional para que ele seja capaz de organizar e utilizar os conceitos de gestão de forma a possibilitar um bom planejamento das etapas de projetos e obras, evitando atrasos e possíveis retrabalhos e consequentemente possíveis erros em obra. Desenvolver o senso investigativo e sistematização do conhecimento adquirido.
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HISTÓRIA DA ARTE |
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I. Propiciar as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
II. Fornecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
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HISTÓRIA E TEORIA DO DESIGN BRASILEIRO
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HISTÓRIA E TEORIA DO DESIGN INTERNACIONAL
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O conteúdo do componente será desenvolvido de modo a possibilitar ao aluno o exercício constante da reflexão, do pensamento crítico, da discussão e interpretação da teoria e história do design internacional. A pesquisa, o debate, a análise e o questionamento devem nortear o processo de aprendizagem do aluno a fim dele construir o seu próprio conhecimento e repertório.
Objetivo Geral: fomentar o processo crítico no entendimento e discussão da produção do design em contextos culturais específicos.
Objetivos Específicos: desenvolver a capacidade de análise e argumentação dentro do campo do design, reconhecendo as referências históricas, os paradigmas teóricos envolvidos e os desdobramentos destas posturas.
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INTRODUÇÃO AO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LEITURAS E REPRESENTAÇÃO DE PROJETO DE INTERIORES
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A disciplina busca explicitar as principais características dos espaços interiores, sejam eles residenciais ou comerciais, tornando claros os elementos que compõem a linguagem dos espaços interiores, sendo estudados portanto: os planos (paredes, divisórias, anteparos), os volumes (balcões, mobiliário) as linhas ( guarda corpos, pendentes, biombos, papéis de parede) e os elementos de composição: rítmo visual, texturas, cores, luz, materiais, proporções, escala, etc.
A disciplina pretende tornar claro esses elementos em análises de espaços interiores com o exercício de leituras gráficas e com exercícios de desenho para o domínio das principais formas de representação dos espaços utilizados pelos designers de interiores, assim serão utilizados recursos de desenhos de croquis, de observação e desenhos com linguagem técnica, com vários materiais de desenho e para colorir.
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LEITURAS E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE OBJETOS |
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A disciplina busca sintetizar os conhecimentos das áreas de representação, projeto, arte e tecnologia. Visa a compreensão dos métodos de projetos e processos de desenho, relações entre materiais, tecnologia, ergonomia, processos de produção, consumo, cultura, descarte e meio ambiente. Busca-se desenvolver junto com o aluno, a capacidade de expressão, execução e representação para elaboração de objetos, através da prática instrumental básica do desenho, fotografia, modelagem tridimensional, modelagem física de maquetes e a execução de mock-ups e protótipos.
Através de uma abordagem prática, desenvolver no aluno, o sentido de observação, entender a relação entre o homem, o espaço e os objetos, para a apreensão das formas, funções, materiais e texturas, escalas, usos, estrutura e demais condicionantes do projeto junto aos processos de desenho, representação e execução.
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MANUFATURA 3D DE MÓVEIS E OBJETOS NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR II
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A disciplina tem como objetivo o desenvolvimento de objetos físicos experimentais e em etapa de protótipo, pautados na exequibilidade, adequação à questões contemporâneas, cuidados quanto à segurança e estabilidade, conforto e usabilidade e gestão econômica e por fim o debate estético.
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MANUFATURA 3D DE MÓVEIS E OBJETOS NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR III
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MATERIAIS, SISTEMAS E INSTALAÇÕES NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR I
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- Fazer levantamento planialtimétrico de espaços interiores e seu complementos;
- Desenvolver projetos de detalhamento interior de paginação de pisos e paredes, assim como escolha do material a cada diferente situação;
- Compreender projetos de instalações hidráulicas;
- Compreender projetos de instalações elétricas básicas;
- Medir espaço interior e seus complementos;
- Desenhar croquis, plantas para projetos de detalhamento interior;
- Estudar a locação de pontos hidráulicos;
- Estudar a locação de pontos elétricos.
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METODOLOGIA DE PROJETO DO ESPAÇO INTERIOR
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Desenvolver no aluno a compreensão crítica frente ao processo de projeto do espaço interior.
Oferecer ao aluno uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas, estratégias, posturas e técnicas representativas para desenvolvimento de metodologias.
Consolidar a capacidade do aluno de aprofundar autonomamente conhecimentos referentes à experimentação crítica frente a leitura do espaço.
Criar vínculos com outros campos do saber – filosofia, antropologia e sociologia - como forma de potencializar o processo projetual.
Aplicar os conceitos e metodologias aprendidos em exercícios projetuais.
Desenvolver nos alunos a autoconsciência dos processos de projeto em design.
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MODELAGEM 3D |
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A disciplina tem como objetivo habilitar o aluno a trabalhar com as ferrametas de modelagem tridimensional digital presentes no software SKETCHUP de forma autônoma e criativa. Recorrendo à construção e associação de competências de interpretação crítica de objetos complexos, como é o caso das edificações, usando conceitos de geometria e das linguagens de representação de arquitura.
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PAISAGISMO NO ESTÚDIO INTEGRADO DO ESPAÇO INTERIOR 03
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PRÁTICAS PROFISSIONAIS
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PSICOLOGIA AMBIENTAL |
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- Estudo das relações psicoespaciais e seus desdobramentos tanto no ato projetual quanto na vida em sociedade, ou seja, através de um estudo de temas que contemplem a cidadania entender a produção do espaço, sob um viés humano e de igualdade;
- Desenvolvimento da capacidade crítica de entendimento sobre como as relações entre homem e ambiente;
- Entendimento de como as relações entre homem/ambiente podem interferir no ato projetual e vice-versa.
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REPRESENTAÇÃO (DESENHO ARQUITETÔNICO) |
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SEMINÁRIOS I |
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- Propiciar a troca de informações e experiências entre o corpo discente e os pesquisadores/profissionais das áreas de Design;
- Análise de propostas e projetos desenvolvidos por profissionais reconhecidos nas áreas de Design;
- Abordar a relação entre o profissional de Design de Interiores e o mercado;
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SEMINÁRIOS II |
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TÓPICOS ESPECIAIS |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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VITRINES |
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