ADUBAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS |
54
|
AGROMETEREOLOGIA |
39
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
AVICULTURA E SUINOCULTURA |
69
A disciplina engloba a criação dos monogástricos (aves e suínos), os quais possuem grande importância regional, estadual e para o Brasil. A disciplina tem por finalidade formar
profissionais no campo da Medicina Veterinária com ênfase na atuação na moderna avicultura de corte/postura e suinocultura, com conhecimento de sistemas de produção, manejos reprodutivo, sanitário, nutricional e o bem-estar animal.
|
BIOESTATÍSTICA |
54
O conteúdo da disciplina Bioestatística contempla a base necessária para o entendimento de procedimentos estatísticos aplicados nas diversas áreas da medicina veterinária, demonstrando a importância da estatística no dia a dia do profissional e na experimentação científica. Para isso, serão abordados procedimentos de estatística descritiva e alguns métodos de inferência.
Ao concluir a disciplina, o aluno deverá ser capaz de realizar alguns tipos de análises estatísticas e de interpretar os resultados de análises estatísticas de trabalhos científicos referentes aos diversos assuntos da Medicina Veterinária, tendo desenvolvido seu censo crítico quanto a informações técnicas com as quais vai se deparar durante sua vida profissional, aprendendo a sempre observar sua validade do ponto de vista estatístico. Outra habilidade que deve ser desenvolvida pelo aluno durante a disciplina é a de buscar informação científica em periódicos, seja por via impressa ou publicações on-line, fazendo com que o mesmo se familiarize com a utilização dessa ferramenta de grande importância, para uso tanto em outras disciplinas do curso quanto em sua vida profissional.
Pelo fato da disciplina utilizar método não presencial, os alunos deverão desenvolver sua capacidade de busca de informações e autonomia no aprendizado.
|
BIOQUÍMICA VEGETAL |
69
|
BIOTECNOLOGIA |
54
O componente Biotecnologia, tem por objetivo apresentar os processos biotecnológicos aplicados aos diversos campos da ciência, indústria e meio ambiente como ferramenta para a construção do perfil profissional. Dentro do currículo dos cursos, a Biotecnologia assume papel ainda mais importante, pois dará fundamentos teóricos para o conhecimento de técnicas e aplicações da biotecnologia, um ramo de atividade que está em franco crescimento no Brasil e no mundo. Finalmente, por tratar de conteúdos presentes no currículo de vários cursos de tecnologia, torna-se um elo de comunicação entre profissionais de diferentes especialidades. Dentro dessa visão integrada, espera-se que o profissional desenvolva conhecimento da terminologia empregada na área da biotecnologica, compreensão das estratégias biotecnológicas utilizadas na abordagem de diferentes problemas.
|
BOVINOCULTURA |
99
O objetivo da disciplina de bovinocultura é formar profissionais com conhecimento técnico-científico, senso crítico e prático para atuar nos diferentes elos da cadeia produtiva. Oferecer tecnologias economicamente viáveis, promovendo aumentos na produtividade de produtos de origem animal (carne e leite). Estudar os conceitos de nutrição, sanidade e melhoramento genético. Discutir os diferentes sistemas de produção, avaliando a aplicabilidade de intensificação e de tecnologia. Gestão, comercialização e senso mercadológico são indispensáveis para a formação profissional.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
CITOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL |
84
|
CONTROLE INTEGRADO E MANEJO FITOSSANITÁRIO |
84
|
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
84
Objetivo Geral:
O componente Desenho Técnico Assistido por Computador tem por objetivo apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração de desenhos bidimensionais de diversas áreas da engenharia, utilizando softwares de desenho assistido por computador.
Objetivos específicos:
Preparar o aluno para:
Utilizar softwares de desenho em CAD para a visualizar, criar, editar e plotar desenhos em consonância com as normas ABNT;
Utilizar softwares de desenho em CAD para documentação de projetos;
Plotar desenhos e projetos gerados em software de desenho assistido por computador.
|
ECONOMIA E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO |
54
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA |
69
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
120
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
120
|
EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA |
60
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
54
- Capacitar o estudante a comunicar-se na linguagem técnica gráfica da engenharia, especificamente através da leitura e produção de representação de objetos em vistas ortográficas e perspectiva isométrica.
- Desenvolver habilidade introdutória no uso de aplicativos gráficos.
- Expressar e interpretar graficamente os desenhos de objetos empregando as técnicas, convenções e normas de projetos no desenho técnico.
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FERTILIDADE DOS SOLOS |
75
|
FÍSICA |
108
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
FISIOLOGIA VEGETAL |
69
|
FITOPATOLOGIA AGRÍCOLA |
57
|
FORRAGICULTURA E PASTAGENS I |
87
|
FRUTICULTURA |
72
|
GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO |
54
|
GENÉTICA E MELHORAMENTO VEGETAL |
54
|
GRANDES CULTURAS I: SOJA E MILHO |
69
|
GRANDES CULTURAS II: ARROZ, FEIJÃO E TRIGO |
69
|
GRANDES CULTURAS III: CANA-DE-AÇÚCAR E CAFÉ |
69
|
HIDRÁULICA AGRÍCOLA E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS |
54
|
INDÚSTRIA 4.0 |
54
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
54
|
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM |
54
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MANEJO DE PLANTAS INVASORAS |
72
|
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO |
69
|
MANEJO E PRODUÇÃO DE SISTEMAS FLORESTAIS |
84
|
MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLAS |
57
|
MATEMÁTICA APLICADA |
54
|
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
84
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
|
MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA |
69
|
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
69
Objetivo geral:
- Conhecer aspectos básicos da microbiologia e parasitologia humana visando à compreensão integral de processos patológicos.
Objetivos específicos:
- Promover a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas da parasitologia e microbiologia;
- Conhecer a fisiopatologia das doenças infecciosas e parasitárias;
- Identificar os fatores biológicos e sócio-culturais que influenciam a ocorrência das doenças infeciosas e parasitárias;
- Conhecer medidas de controle de doença e medidas profiláticas nas áreas de microbiologia e parasitologia.
|
MORFOLOGIA, BOTÂNICA E SISTEMÁTICA VEGETAL |
84
|
OLERICULTURA |
60
|
PAISAGISMO, FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS |
69
|
PLANEJAMENTO, PROJETOS E PERÍCIAS AGROPECUÁRIAS |
69
|
PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES |
84
|
PROJETOS CONSTRUTIVOS RURAIS E AMBIÊNCIA |
54
|
QUÍMICA INORGÂNICA E FÍSICO QUÍMICA |
72
A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano, fornecendo subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica e Físico-Química para progredir no processo de ensino-aprendizagem de forma adequada ao longo do curso. Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidades e competências para: Identificar e analisar os tipos de ligações químicas, funções e reações inorgânicas associando-as às propriedades dos compostos e compreender os princípios da cinética.
|
QUÍMICA ORGÂNICA |
72
A disciplina de Química Orgânica para o curso de Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas será trabalhada em sala de aula com os momentos teóricos e no Laboratório de Química, onde constarão momentos experimentais e teóricos. Os conteúdos abordados no componente serão trabalhados de forma crítica e reflexiva buscando sempre a interação do conteúdo explicitado com a aplicação no campo de atuação dos profissionais, de modo que os temas abordados tenham relação com as experiências a serem desenvolvidas e familiarizadas pelos alunos. A disciplina de Química Orgânica tem como objetivos: - Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica; - Abordar a química orgânica como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem; - Reconhecer os principais grupos funcionais e suas propriedades físico-químicas; - Estudar e aplicar os processos orgânicos na síntese de novos compostos com propriedades farmacológicas- situações e reações. Estudar e aplicar situações de estudo de casos em processos orgânicos; - Aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em síntese de compostos biologicamente ativos; - Explicitar o campo de atuação do Famacâutico, Engenheiro químico e Biólogo em situações que envolvam processos orgânicos..
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
66
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|
SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS |
84
|
TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECURÁRIA |
54
|
TECNOLOGIAS E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS |
72
|
TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO |
69
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
54
|
ZOOLOGIA |
96
|