ANÁLISE DA VIABILIDADE DE PROJETOS FINANCEIROS |
84
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ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS |
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A disciplina visa analisar os demonstrativos contábeis e de seus relacionamentos numéricos extrair indicações de importância para determinado interesse decisório de ordem econômica e outros detalhamentos e informações adicionais que sejam necessários para a empresa atingir suas metas. ⇒ Objetivo Geral: Levar o aluno a analisar os demonstrativos contábeis identificando as melhores soluções para a operacionalização da empresa e superação de suas metas. ⇒ Objetivos Específicos: Informar o posicionamento relativo e a evolução de vários grupos contábeis. Levar o aluno a entender a analise os demonstrativos contábeis como um painel de controle da administração. Acompanhar as tendências e o desempenho financeiro e de rentabilidade a empresa e de seus concorrentes. Estabelecer uma tendência dentro da própria empresa, comparando os índices e relacionamentos com os mesmos indicadores expressos em termos de metas considerando sempre o custo oportunidade..
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ANÁLISE DE DADOS PARA INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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AVALIAÇÃO DE EMPRESAS |
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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COMÉRCIO EXTERIOR |
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
54
Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
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COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
84
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CONTABILIDADE BÁSICA |
84
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
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CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
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Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
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ECONOMIA E MERCADOS |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA |
84
Objetivos Gerais:
Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos e os princípios da administração financeira no planejamento financeiro e na elaboração, análise, acompanhamento e controle orçamentário. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão da aplicabilidade do orçamento empresarial como ferramenta para tomada de decisão. Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possam trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, o aluno será motivado a: Utilizar métodos de análise e interpretação de dados históricos e projetados, necessários à elaboração do orçamento empresarial; Assimilar a importância da utilização do orçamento empresarial como instrumento de gestão para tomada de decisão; Identificar o caráter interdisciplinar entre o conhecimento matemático, estatístico, administrativo, contábil e econômico; selecionar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no ambiente interno e externo da empresa e analisar as possíveis variações existentes entre o orçado (planejado) e o real .
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EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO |
54
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
102
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
84
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
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ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
54
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO |
102
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ÉTICA, GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE |
84
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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GESTÃO DA PRODUÇÃO |
84
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GESTÃO DE CARREIRA |
54
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GESTÃO DE MATERIAIS |
54
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GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
84
Levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e instrumentos para a gestão dos recursos humanos da organização, através do embasamento científico, preparando-os para gerenciar os impactos do fator humano aos resultados da empresa.
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GESTÃO DE PROJETOS |
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Realizar um breve histórico da gerência de projetos e contextualizar sua evolução; Destacar a importância assumida pela gestão de projetos para as organizações contemporâneas e seus processos de inovação; Apresentar os conceitos de programas, projetos, subprojetos e gestão de projetos,enfatizando suas áreas de aplicação; Caracterizar o Project Management Institute PMI e o Project Management Body of Knowledge PMBOK; Discutir as dez áreas de conhecimento da gestão de projetos, seus principais processos, ferramentas e técnicas; Compreender os conceitos básicos da gerência de projetos; Definir e discutir o papel do gerente de projeto; Apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos; Consolidar os conceitos em um plano de projeto integrado; Apresentar o processo de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento; Relacionar a gestão de projetos com outras abordagens e metodologias da Administração.
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GESTÃO ESTRATÉGICA |
84
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GESTÃO FINANCEIRA |
84
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GESTÃO LOGÍSTICA |
54
Objetivos Gerais:
- Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos:
- Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
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INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
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Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
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MACROECONOMIA |
84
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MARKETING |
84
Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado.
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
84
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MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
84
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
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MATEMÁTICA PARA TOMADA DE DECISÕES |
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MERCADO FINANCEIRO E GESTÃO DE INVESTIMENTOS |
84
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MÉTODOS QUANTITATIVOS |
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Objetivos Gerais:
Utilizar ferramentas de apoio à tomada de decisão, baseando-se em modelos matemáticos / estatísticos / computacionais de problemas reais
Objetivos Específicos:
Propiciar uma visão de princípios básicos de Critérios de Tomada de Decisão, Simulação (de Monte Carlo), Programação Linear e Programação não Linear
Desenvolver no aluno a capacidade de converter problemas encontrados no cotidiano das empresas em modelos matemáticos que auxiliem nos momentos de tomada de decisão
Apresentar e possibilitar o uso de softwares como apoio nas situações de tomada de decisão
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ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS |
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Disciplina básica e de suporte para as demais disciplinas do Curso de Administração, além de ser uma das especializações do profissional em administração possui, ainda, os seguintes objetivos básicos:
- Permitir ao aluno utilizar adequadamente as técnicas de organização, sistemas e métodos na solução dos problemas organizacionais mediante a racionalização do trabalho
- Mostrar aos alunos a importância dos clientes na conjuntura atual, como forma básica de garantir a sobrevivência das empresas
- Capacitar os alunos a entender e analisar as variáveis organizacionais, motivando-os para o desempenho das atividades de organização, sistemas, métodos e informações
- Possibilitar que os alunos tenham uma visão empresarial sistêmica, de tal forma que possam compreender, de um lado (interno) a necessidade de uma sinergia interdepartamental, e de outro (externo) os meios para sobreviver em um mercado globalizado e altamente competitivo;
- Provocar no aluno o instinto pela pesquisa, pela busca da verdade e pela melhoria contínua dos processos organizacionais;
- Estimular o trabalho em equipe como fator primordial para o sucesso de qualquer estratégia empresarial efetiva.
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PROJETO INTEGRADO |
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SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
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A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
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Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos administrativos e o conhecimento construído no decorrer do curso de administração na orientação de negócios na forma de consultoria e/ou assessoria empresarial. Fazendo com que o aluno interprete, elabore e analise cenários empresariais, avaliando o ambiente interno e externo, diagnosticando possíveis patologias administrativas e evidenciando pontos positivos e oportunidades de mercado, orientando os gestores de empresas dos mais diversos segmentos. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão das diferentes culturas administrativas, presentes nas organizações para que, dessa forma, o mesmo possa aplicar as ferramentas mais adequadas de negociação e orientação aos gestores.
Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possa trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Entende-se como "senso crítico" a capacidade de avaliar a qualidade da informação recebida enquanto gestor e ou consultor. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades ao longo do curso:
- Identificar problemas administrativos aplicando as teorias trabalhadas no curso.
- Elaborar diagnóstico empresarial e apontar sugestões fundamentadas nas teorias existentes para solução de problemas e melhoria de processos.
- Auxiliar e/ou assessorar gestores para tomar decisões.
- Tomar decisões em relação às melhores alternativas a serem utilizadas na melhoria de processos e na gestão de negócios.
- Assimilar a importância da consultoria no fortalecimento e sobrevivência das organizações;
- Assimilar o perfil e as qualidades técnicas e pessoais de um consultor.
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TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
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Objetivos Gerais
- Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.
Objetivos Específicos
- Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século. Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital.
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
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Objetivo geral: Compreender as práticas gerenciais em relação às funções planejar, organizar, dirigir e controlar, conforme reconhecimento do processo de mudanças e da tomada de decisão.
Objetivos específicos: Definir o tipo de estrutura e o processo organizacional de acordo com a complexidade empresarial; Compreender a hierarquia organizacional, o processo de comunicação e a tomada de decisão; Aprender a resolver problemas organizacionais e estruturais de forma metodológica; Acompanhar o processo de mudanças e reflexos na estrutura organizacional; Controlar os recursos administrativos conforme a previsão do planejamento; Construir a relação dos processos com as decisões empresariais.
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TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
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Objetivos Gerais: Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada.
Objetivos Específicos: Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração.
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