Criação de Suínos

Criação de Suínos

A Fazenda Escola construiu um galpão com capacidade para 1.200 animais no sistema de integração com a Sadia, que fornece as matrizes, ração e assistência técnica, além de comercializar toda a produção.

O sistema de criação é por lâmina d'água.

O animal chega na fazenda com 25kg e sai com cerca de 110 kg, num período de 90 a 100 dias.

Durante o ciclo de vida dos animais, é produzido grande volume de chorume (em torno de 25m3/dia), que passa por um separador de sólidos e líquidos, depois por 6 lagoas de decantação, e então é distribuído por gravidade para reservatórios estratégicos na fazenda, a partir dos quais é bombeado via sistema de aspersão para as culturas de cana-de-açúcar, café e pastagem.

Em nova parceria com a sadia, foi instalado recentemente um biodigestor, que promoverá em curto prazo um melhor aproveitamento dos resíduos da suinocultura, produzindo gás (e energia) para ser utilizado na própria Fazenda Escola da Uniube. Os resíduos líquidos provenientes do biodigestor serão utilizados em baias de compostagem, junto com a cama dos aviários (tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo), gerando excelente adubo orgânico para aproveitamento nas lavouras de café, cana-de-açúcar, grãos e pastagens da Fazenda Escola. 

 

Detalhes da granja de suínos