CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
54
Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
84
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
108
Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
54
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
|
EXT.: EMPREENDENDO 50+ |
72
|
EXT.: REDE DE CONHECIMENTOS |
72
Objetivos Gerais:
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos:
- Fortalecer os vínculos entre a universidade e a comunidade;
- Estabelecer a integração do conhecimento apreendido no curso e as necessidades da comunidade;
- Oportunizar a produção de conhecimentos aos alunos da UNIUBE, por meio de práticas na comunidade;
- Fomentar projetos sociais, a partir das especificidades de cada curso.
|
EXT.: STREET STORE - AMIGOS DO IGOR LOMBARDI PENHALVER |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
54
Propiciar ao aluno uma visão básica de toda a área de negociação internacional, desenvolvendo análises econômicas e culturais que o habilitem a pensar no Comércio Exterior como um instrumental estratégico da Administração, visando ao desenvolvimento do senso crítico e analítico do futuro profissional da administração com noções de comércio exterior e relações internacionais. Apresentar ao aluno os termos técnicos do comércio exterior e habilitá-lo para identificar possíveis oportunidades de negociações externas, bem como saber como utilizar as ferramentas do Comércio Exterior e a formalização de processos para importação e/ou exportação.
|
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
54
|
GESTÃO DA PRODUÇÃO |
84
|
GESTÃO DOS TRANSPORTES E DA ARMAZENAGEM |
72
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
84
|
GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE |
54
|
GESTÃO LOGÍSTICA |
54
Objetivos Gerais:
- Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos:
- Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
78
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
54
Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
78
Objetivos Gerais: Possibilitar ao aluno o conhecimento da estrutura de análise da economia e como as políticas fiscal, monetária, cambial e de rendas, empreendidas pelo governo, afetam a formulação de políticas públicas , identificando as relações jurídicas e instrumentos legais na normatização dos fatos econômicos.Objetivo Específico: Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de interpretar as mudanças nas variáveis macroeconômicas (taxa juros, inflação, renda, balanço pagamentos etc), e os intrumentos normativos para propor ações para a resolução dos problemas dos agentes da economia do país: Empresas, Famílias, Governos e Mercado externo.
|
MARKETING |
84
Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado.
|
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
84
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
|
PESQUISA OPERACIONAL |
84
|
PROJETO INTEGRADO |
42
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
48
A disciplina tem por objetivos:
Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade.
Espescíficos:
- Estudar os principais problemas ambientais;
- Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos;
- Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade;
- Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas;
- Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
|
SIMULAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA |
42
O(a) egresso(a) do curso de Gestão em Logística, da UNIUBE, deverão ser um(a) profissional empreendedor(a) que formula e toma decisões estratégicas, consciente de sua responsabilidade social, capacitado(a) para atuar de forma flexível e tomar decisões a partir do processo de modelagem de problemas e aplicar o ferramental de simulação discreta como instrumento de apoio à decisão com ênfase em sistemas logísticos, e conhecer o processo de:
- Apresentar os equipamentos constante nos simuladores de forma básica;
- Conhecer os aparatos mecânicos e automáticos de movimentação e elevação de cargas dentro de um simulador;
- Conhecer a técnica de procedimentos de utilização e segurança, no processo de simulação;
- Possibilitar aos alunos o conhecimento e entendimento das modernas técnicas de simulação de cenários, possibilitando o melhor planejamento em produtividade através de simuladores.
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
54
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA |
54
Objetivos Gerais - Capacitar o aluno para reconhecer a necessidade de promover a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho. Objetivos Específicos - Conhecer a evolução história da saúde e segurança no trabalho; - Conhecer os tipos, causas e consequências dos acidentes de trabalho; - Conhecer as normas e as legislações de segurança do trabalho, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho; - Compreender as obrigações e finalidades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); - Compreender as obrigações e finalidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); - Identificar a importância do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI); - Reconhecer a importância da realização de exames médicos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); - Reconhecer a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); - Conhecer os vários tipos de riscos que existem nos ambientes de trabalho; - Conhecer e aplicar procedimentos básicos de primeiros socorros; - Compreender o conceito de insalubridade e periculosidade; - Compreender e aplicar o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho; - Conhecer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndio; - Identificar os riscos no local de trabalho de acordo com as cores que os representam.
|
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
84
Objetivos Gerais: Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada.
Objetivos Específicos: Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração.
|