ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS |
84
A disciplina visa analisar os demonstrativos contábeis e de seus relacionamentos numéricos extrair indicações de importância para determinado interesse decisório de ordem econômica e outros detalhamentos e informações adicionais que sejam necessários para a empresa atingir suas metas. ⇒ Objetivo Geral: Levar o aluno a analisar os demonstrativos contábeis identificando as melhores soluções para a operacionalização da empresa e superação de suas metas. ⇒ Objetivos Específicos: Informar o posicionamento relativo e a evolução de vários grupos contábeis. Levar o aluno a entender a analise os demonstrativos contábeis como um painel de controle da administração. Acompanhar as tendências e o desempenho financeiro e de rentabilidade a empresa e de seus concorrentes. Estabelecer uma tendência dentro da própria empresa, comparando os índices e relacionamentos com os mesmos indicadores expressos em termos de metas considerando sempre o custo oportunidade..
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS |
84
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
54
Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
84
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
108
Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
|
CONTROLADORIA |
54
|
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS |
84
|
ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA |
84
Objetivos Gerais:
Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos e os princípios da administração financeira no planejamento financeiro e na elaboração, análise, acompanhamento e controle orçamentário. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão da aplicabilidade do orçamento empresarial como ferramenta para tomada de decisão. Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possam trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, o aluno será motivado a: Utilizar métodos de análise e interpretação de dados históricos e projetados, necessários à elaboração do orçamento empresarial; Assimilar a importância da utilização do orçamento empresarial como instrumento de gestão para tomada de decisão; Identificar o caráter interdisciplinar entre o conhecimento matemático, estatístico, administrativo, contábil e econômico; selecionar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no ambiente interno e externo da empresa e analisar as possíveis variações existentes entre o orçado (planejado) e o real .
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
54
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
|
EXT.: EMPREENDENDO 50+ |
72
|
EXT.: REDE DE CONHECIMENTOS |
72
Objetivos Gerais:
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos:
- Fortalecer os vínculos entre a universidade e a comunidade;
- Estabelecer a integração do conhecimento apreendido no curso e as necessidades da comunidade;
- Oportunizar a produção de conhecimentos aos alunos da UNIUBE, por meio de práticas na comunidade;
- Fomentar projetos sociais, a partir das especificidades de cada curso.
|
EXT.: STREET STORE - AMIGOS DO IGOR LOMBARDI PENHALVER |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA |
54
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
84
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
LEGISLAÇÃO SOCIAL E PREVIDENCIÁRIA |
54
Objetivos Gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos Específicos: Propiciar aos futuros contabilistas, conhecimentos básicos da legislação social e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício.
|
LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E COMERCIAL |
54
Objetivos Gerais O projeto dessa disciplina tem por objetivo geral preparar os alunos para a formação humanística e técnico-jurídica, indispensáveis ao estudo jurídico das relações empresariais e comerciais. Busca-se, também, despertar no(a) aluno(a) a sua capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do direito, aliada ao raciocínio lógico e à disciplina contábil. Além destes pontos, o curso tem por finalidade permitir ao aluno, através de discussões em sala de aula, obter uma visão atualizada dos fatos de natureza econômica/empresarial ocorridas em todo o mundo e, em particular, consciência dos problemas de seu tempo e de seu país. Objetivos Específicos O curso proposto tem como objetivo específico discutir e estudar o Direito de Empresa, de forma a proporcionar ao aluno uma compreensão detalhada deste ramo do Direito e das inovações trazidas com a publicação do novo Código Civil que passou a regulamentar a matéria. Neste semestre o curso será dividido em duas etapas, sendo a primeira delas direcionada para o Estudo do Direito de Empresa, sua origem histórica e aplicação, bem como para as novas atividades econômicas e empresariais, observando-se conceitos basilares de empresário, estabelecimento comercial, propriedade industrial, disciplina jurídica da concorrência e a atividade empresarial voltada para as relações de consumo. Na segunda etapa o curso estará voltado para o estudo das sociedades empresárias, em especial, sociedade limitada e anônima, voltando-se, posteriormente, ao estudo dos títulos de crédito, dos contratos empresariais, bem como os institutos da falência, recuperação judicial e extrajudicial, de acordo com a recém criada Lei 11.101 de 09 de fevereiro de 2005. O curso procurará propiciar aos alunos discussões atinentes ao novo direito empresarial, e, em especial, às espécies societárias vigentes no ordenamento pátrio; ao Registro Público de Empresas Mercantis e atividades afins; ao Código de Defesa do Consumidor; Propriedade Industrial.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
78
Objetivos Gerais: Possibilitar ao aluno o conhecimento da estrutura de análise da economia e como as políticas fiscal, monetária, cambial e de rendas, empreendidas pelo governo, afetam a formulação de políticas públicas , identificando as relações jurídicas e instrumentos legais na normatização dos fatos econômicos.Objetivo Específico: Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de interpretar as mudanças nas variáveis macroeconômicas (taxa juros, inflação, renda, balanço pagamentos etc), e os intrumentos normativos para propor ações para a resolução dos problemas dos agentes da economia do país: Empresas, Famílias, Governos e Mercado externo.
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
84
|
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
84
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
|
MERCADO DE CAPITAIS DERIVATIVOS |
78
|
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO |
54
|
PROJETO INTEGRADO |
42
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
54
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
84
Objetivos Gerais: Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada.
Objetivos Específicos: Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração.
|