Acadêmicos da Uniube Uberlândia apresentam trabalho sobre estratégias corporativas | Acontece na Uniube

10 de outubro de 24

Os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Gestão Financeira e Tecnólogo em Gestão Logística, apresentaram, sob orientação da professora Luana Paula Nascimento, o trabalho de estratégias corporativas. As apresentações tiveram como base a definição de negócio, missão, visão, valores, análise swot, cinco forças de Poter e benchmarking.

A professora dos cursos, Luana Paula Nascimento, destacou a dinâmica do trabalho, na qual os acadêmicos foram divididos em seis grupos e cada grupo recebeu um concorrente por sorteio. "À medida que cada tema era estudado, os estudantes se reuniam para criar um negócio cujas estratégias se destacassem em relação a esses concorrentes. Dessa forma, surgiram empresas como: Single Tech, Uniubank, Speed, Adolê Lácteos, BVS e Ecobrew. As apresentações também representaram um marco nesta rodada de negócios", explica.

Clelia Pereira Marques, aluna de Ciências Contábeis e integrante do grupo Uniubank, comentou sobre o desafio e o aprendizado proporcionado pela atividade. "De início, foi difícil alinhar as ideias de todos para a produção do trabalho, mas conseguimos chegar a um consenso. O diferencial dessa ação, para mim, foi a aplicação do marketing na apresentação e entender sobre o impacto dessa ferramenta para a empresa", afirma.

Segundo a docente Luana, os alunos superaram as expectativas e foram além do que havia sido proposto. "A ideia inicial era a apresentação das estratégias de cada grupo, mas os alunos transformaram as apresentações em uma verdadeira rodada de negócios, com estratégias para vantagem competitiva frente aos concorrentes. Quando a turma se envolve assim, agrega muito para a carreira profissional e garante experiências exigidas no mercado de trabalho, como marketing pessoal, trabalho em equipe, criatividade, comunicação, negociação e raciocínio lógico" conclui.

Pâmela Rita