Minas Gerais se destaca na abertura de pequenos negócios no 1º semestre e docentes da Uniube avaliam o atual cenário com dicas de gestão
Planejamento estratégico, capacitação constante e gestão eficiente dos recursos financeiros são a chave para o sucesso do negócio a curto, médio e longo prazo
Segundo DataSebrae, uma plataforma de dados, estudos e pesquisas do Sebrae, Minas Gerais acumulou entre os meses de janeiro e junho de 2025 uma participação de 10,7% na abertura de pequenos negócios no Brasil, sendo um dos estados que mais contabilizou a criação de novos empreendimentos desse porte, junto com São Paulo (29%) e Rio de Janeiro (8%).
Para a coordenadora da Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne), Dionir Andrade, esse movimento na criação de empreendimentos de pequeno porte também se reflete, tanto em Uberaba, que está entre as dez cidades com maior número de aberturas de pequenos negócios em Minas Gerais no primeiro semestre deste ano, quanto em toda a região.
Nesse sentido, Andrade explica que a Unitecne apoia, com frequência, ideias de negócios inovadores voltados à solução de problemas reais do mercado. "São comuns propostas que envolvem o uso de ferramentas digitais, modelos de negócio escaláveis e iniciativas com grande potencial de crescimento."
O perfil mais comum de empreendedores que buscam o apoio da Unitecne são aqueles com a ideia ainda em fase de validação ou desenvolvimento. "Embora não oferecemos suporte financeiro direto, contribuímos por meio de mentorias, capacitações, acompanhamento próximo, conexão com investidores e disponibilização de um espaço físico para coworking", diz Andrade.
Para a gestora dos cursos de Gestão da Uniube, Alcione Bononi, o cenário positivo na abertura de pequenos negócios em Minas Gerais pode ser atribuído a alguns fatores, como o despertar do espírito empreendedor, a criação de um negócio próprio por necessidade ou a visualização de uma oportunidade, além do desejo de ter mais autonomia financeira e renda.
No entanto, Bononi destaca que abrir um negócio é um sonho de grande responsabilidade. "É essencial planejar antes de começar: entender o mercado, conhecer bem o público que vai atender, definir os custos, estudar os concorrentes e separar as finanças pessoais do negócio. Além disso, é importante legalizar tudo direitinho: ter CNPJ, alvarás, registros e estar atento às obrigações fiscais para não ter problemas depois", diz.
A docente pontua que os principais desafios para empreender são a alta carga tributária do país, dificuldade de acesso a crédito e a gestão do fluxo de caixa. E salienta que o ideal é buscar capacitação constante, como a oferecida pela Unitecne, entender bem os custos do empreendimento, negociar com fornecedores e manter uma boa relação com clientes.
Também é essencial contar com a ajuda de profissionais, como contadores. Assim, é possível evitar erros que comprometam as finanças. "A gestão financeira é a base de qualquer negócio saudável. É importante controlar todas as entradas e saídas, ter um fluxo de caixa atualizado e projetar receitas e despesas futuras. Ter uma reserva de emergência também é essencial para lidar com imprevistos. Se possível, use ferramentas simples de controle, como planilhas, aplicativos ou até mesmo um sistema de gestão", conclui Bononi.
Vander Souza