BLOCKCHAIN E RASTREABILIDADE NAS CADEIAS PRODUTIVAS AGROPECUÁRIAS |
54
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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COMERCIALIZAÇÃO E MERCADOS DE COMMODITIES AGROPECUÁRIAS |
84
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COMPONENTE OPTATIVO |
48
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CONTABILIDADE BÁSICA |
84
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
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CONTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO |
54
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ECONOMIA E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO |
54
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EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
54
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ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
48
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
54
Propiciar ao aluno uma visão básica de toda a área de negociação internacional, desenvolvendo análises econômicas e culturais que o habilitem a pensar no Comércio Exterior como um instrumental estratégico da Administração, visando ao desenvolvimento do senso crítico e analítico do futuro profissional da administração com noções de comércio exterior e relações internacionais. Apresentar ao aluno os termos técnicos do comércio exterior e habilitá-lo para identificar possíveis oportunidades de negociações externas, bem como saber como utilizar as ferramentas do Comércio Exterior e a formalização de processos para importação e/ou exportação.
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GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
54
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GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS |
66
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GESTÃO DE CUSTOS E ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO NO AGRONEGÓCIO |
66
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GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS |
84
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GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS |
66
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GESTÃO FINANCEIRA |
84
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GESTÃO LOGÍSTICA |
54
Objetivos Gerais:
- Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos:
- Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
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INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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INOVAÇÃO E PRATICAS DE EXTENSÃO RURAL NO AGRONEGÓCIO |
154
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
78
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
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INTEGRAÇÃO AGRICULTURA E PECUÁRIA DE PRECISÃO |
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INTRODUÇÃO À AGRICULTURA DE PRECISÃO |
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INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
54
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
54
Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
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MARKETING NO AGRONEGÓCIO |
54
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MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
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NEGOCIAÇÕES E GESTÃO DE CONFLITOS |
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PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
54
Objetivo geral:
Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
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PLANEJAMENTO DE PROJETOS AGROPECUÁRIOS |
54
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PROJETO INTERDISCIPLINAR I |
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PROJETO INTERDISCIPLINAR II |
54
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PROJETO INTERDISCIPLINAR III |
54
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
48
A disciplina tem por objetivos:
Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade.
Espescíficos:
- Estudar os principais problemas ambientais;
- Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos;
- Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade;
- Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas;
- Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
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SANIDADE ANIMAL NO AGRONEGÓCIO |
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SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ANIMAIS |
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SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE GRÃOS E FIBRAS |
78
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SUCESSÃO PATRIMONIAL E PLANEJAMENTO FAMILIAR |
54
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
54
Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos administrativos e o conhecimento construído no decorrer do curso de administração na orientação de negócios na forma de consultoria e/ou assessoria empresarial. Fazendo com que o aluno interprete, elabore e analise cenários empresariais, avaliando o ambiente interno e externo, diagnosticando possíveis patologias administrativas e evidenciando pontos positivos e oportunidades de mercado, orientando os gestores de empresas dos mais diversos segmentos. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão das diferentes culturas administrativas, presentes nas organizações para que, dessa forma, o mesmo possa aplicar as ferramentas mais adequadas de negociação e orientação aos gestores.
Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possa trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Entende-se como "senso crítico" a capacidade de avaliar a qualidade da informação recebida enquanto gestor e ou consultor. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades ao longo do curso:
- Identificar problemas administrativos aplicando as teorias trabalhadas no curso.
- Elaborar diagnóstico empresarial e apontar sugestões fundamentadas nas teorias existentes para solução de problemas e melhoria de processos.
- Auxiliar e/ou assessorar gestores para tomar decisões.
- Tomar decisões em relação às melhores alternativas a serem utilizadas na melhoria de processos e na gestão de negócios.
- Assimilar a importância da consultoria no fortalecimento e sobrevivência das organizações;
- Assimilar o perfil e as qualidades técnicas e pessoais de um consultor.
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TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O AGRONEGÓCIO |
60
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