AVICULTURA E SUINOCULTURA |
69
A disciplina engloba a criação dos monogástricos (aves e suínos), os quais possuem grande importância regional, estadual e para o Brasil. A disciplina tem por finalidade formar
profissionais no campo da Medicina Veterinária com ênfase na atuação na moderna avicultura de corte/postura e suinocultura, com conhecimento de sistemas de produção, manejos reprodutivo, sanitário, nutricional e o bem-estar animal.
|
BIOCLIMATOLOGIA |
39
A disciplina Bioclimatologia tem por objetivos: Desenvolver a autonomia intelectual do aluno, através da identificação de problemas e busca de soluções pertinentes, vivenciar realidades dos sistemas de produção do país, promover o aprendizado em diferentes dinâmicas, desenvolvimento de sínteses críticas, discussões e exteriorização do ensinamento adquirido, ressaltando as características e a importância do ambiente e o papel que este exerce no desempenho, produção e reprodução dos animais domésticos, apresentar estratégias de manejo e construções que promovam uma melhor adequação destes animais ao meio, garantindo o bem estar e consequentemente o aumento de produtividade.
|
BOVINOCULTURA |
99
O objetivo da disciplina de bovinocultura é formar profissionais com conhecimento técnico-científico, senso crítico e prático para atuar nos diferentes elos da cadeia produtiva. Oferecer tecnologias economicamente viáveis, promovendo aumentos na produtividade de produtos de origem animal (carne e leite). Estudar os conceitos de nutrição, sanidade e melhoramento genético. Discutir os diferentes sistemas de produção, avaliando a aplicabilidade de intensificação e de tecnologia. Gestão, comercialização e senso mercadológico são indispensáveis para a formação profissional.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I - CADEIAS AGRÍCOLAS |
108
|
COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II - COMMODITIES AGRÍCOLAS |
168
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
54
Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
84
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
108
Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
|
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO |
84
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
54
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ÉTICA E BEM ESTAR ANIMAL |
39
Proporcionar aos alunos a base do conhecimento de bem-estar animal e do código de ética que rege a profissão, com o intuito de estimular o pensamento crítico e reflexivo, que será desenvolvido durante a graduação e na carreira profissional. Relacionar a produção e qualidade do produto de origem animal com metodologias direcionadas ao bem-estar na busca por sistemas de produção sustentáveis. Possibilitar ao aluno a identificação o comportamento animal e os indicadores de bem-estar animal e fisiologia correlacionadas. Reconhecer implicações bioéticas de bem-estar, e ser capaz de aplicar sob olhar crítico, a partir de cada perspectiva, para diferentes espécies em diferentes situações.
|
ÉTICA EMPRESARIAL |
54
A disciplina Ética Empresarial tem como objetivo primordial recuperar e reforçar os princípios da reflexão filosófica acerca dos princípios que norteiam a ação cidadã no âmbito sócio-organizacional, desenvolvendo-lhe a capacidade de co-relacionar os fatos sociais contemporâneos à luz da reflexão e das decisões éticas, considerando, para tanto, o ser humano como fim de suas decisões.
Objetivos Específicos
Para que este objetivo seja desenvolvido, por objetivos específicos temos:
- Reconhecer a relevância da reflexão Filosófica e da Decisão Ética como modo de pensar colaborador para sua formação humana e profissional ante as novas exigências sociais e do mercado.
- Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo organizacional bem como a proposição de soluções que primem pela ética.
- Introduzir o aluno no estudo nas questões éticas em geral, e em especial, às pertinentes às Organizações e os dilemas por elas enfrentados.
- Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) da Filosofia, auxiliando-os na reflexão crítica da realidade social, em especial, ao cotidiano da gestão empresarial no que concerne à Responsabilidade Social.
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO |
54
O principal objetivo do componente curricular é apresentar ao aluno os conceitos de agronegócio, sua evolução e setorização. Analisar a multiplicidade de variáveis que compõem os segmentos agroindustriais no Brasil: importância econômica e conjunto de inter-relações com os setores públicos, privados ou do terceiro setor. Discutir abordagens teóricas acerca segurança alimentar e soberania alimentar. Estabelecer relações entre questões ambientais e a produção agrícola. Desenvolver o senso crítico, o trabalho em equipe e a identificação e solução de problemas do setor agroindustrial.
|
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
54
Propiciar ao aluno uma visão básica de toda a área de negociação internacional, desenvolvendo análises econômicas e culturais que o habilitem a pensar no Comércio Exterior como um instrumental estratégico da Administração, visando ao desenvolvimento do senso crítico e analítico do futuro profissional da administração com noções de comércio exterior e relações internacionais. Apresentar ao aluno os termos técnicos do comércio exterior e habilitá-lo para identificar possíveis oportunidades de negociações externas, bem como saber como utilizar as ferramentas do Comércio Exterior e a formalização de processos para importação e/ou exportação.
|
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
54
|
GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS |
108
A disciplina tem como objetivo, proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre administração, ferramentas gerenciais, planejamento e a aplicabilidade dos principais conceitos de gestão na administração de empresas rurais.
Ao final do período letivo, os alunos deverão ser capazes de identificarem os conteúdos estudados com a realidade mercadológica, e, descreverem os processos de aplicação das diversas ferramentas gerenciais.
O curso também tem como objetivos específicos fazer com que os discentes sejam capazes de abordarem tópicos especiais e atuais de gestão em empresas rurais, nos níveis estratégico, tático e operacional, correlacionando-os a outras áreas de estudo.
Analisar criticamente e elaborar projetos e trabalhos inerentes aos temas abordados também fazem parte destes objetivos.
|
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
84
Levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e instrumentos para a gestão dos recursos humanos da organização, através do embasamento científico, preparando-os para gerenciar os impactos do fator humano aos resultados da empresa.
|
GESTÃO LOGÍSTICA |
54
Objetivos Gerais:
- Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos:
- Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
|
INDÚSTRIA 4.0 |
54
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
78
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
54
Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
78
Objetivos Gerais: Possibilitar ao aluno o conhecimento da estrutura de análise da economia e como as políticas fiscal, monetária, cambial e de rendas, empreendidas pelo governo, afetam a formulação de políticas públicas , identificando as relações jurídicas e instrumentos legais na normatização dos fatos econômicos.Objetivo Específico: Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de interpretar as mudanças nas variáveis macroeconômicas (taxa juros, inflação, renda, balanço pagamentos etc), e os intrumentos normativos para propor ações para a resolução dos problemas dos agentes da economia do país: Empresas, Famílias, Governos e Mercado externo.
|
MARKETING |
84
Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado.
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
84
|
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
84
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
|
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS |
54
Disciplina básica e de suporte para as demais disciplinas do Curso de Administração, além de ser uma das especializações do profissional em administração possui, ainda, os seguintes objetivos básicos:
- Permitir ao aluno utilizar adequadamente as técnicas de organização, sistemas e métodos na solução dos problemas organizacionais mediante a racionalização do trabalho
- Mostrar aos alunos a importância dos clientes na conjuntura atual, como forma básica de garantir a sobrevivência das empresas
- Capacitar os alunos a entender e analisar as variáveis organizacionais, motivando-os para o desempenho das atividades de organização, sistemas, métodos e informações
- Possibilitar que os alunos tenham uma visão empresarial sistêmica, de tal forma que possam compreender, de um lado (interno) a necessidade de uma sinergia interdepartamental, e de outro (externo) os meios para sobreviver em um mercado globalizado e altamente competitivo;
- Provocar no aluno o instinto pela pesquisa, pela busca da verdade e pela melhoria contínua dos processos organizacionais;
- Estimular o trabalho em equipe como fator primordial para o sucesso de qualquer estratégia empresarial efetiva.
|
OVINOCULTURA, CAPRINOCULTURA E AQUICULTURA |
69
|
PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
54
Objetivo geral:
Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
48
A disciplina tem por objetivos:
Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade.
Espescíficos:
- Estudar os principais problemas ambientais;
- Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos;
- Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade;
- Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas;
- Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
|
SANIDADE ANIMAL NO AGRONEGÓCIO |
84
|
SEGURANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO |
54
Legislação e Normas Técnicas relacionadas à saúde, segurança e ergonomia. Equipamentos de Proteção Individual. Certificações relacionadas à saúde ocupacional, segurança do trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista e criminal do engenheiro no exercício profissional. Comunicação de acidente de trabalho (CAT). Atribuições do engenheiro, do técnico de segurança do trabalho e de profissionais da Saúde. Ergonomia.
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
54
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
54
Objetivo geral: Compreender as práticas gerenciais em relação às funções planejar, organizar, dirigir e controlar, conforme reconhecimento do processo de mudanças e da tomada de decisão.
Objetivos específicos: Definir o tipo de estrutura e o processo organizacional de acordo com a complexidade empresarial; Compreender a hierarquia organizacional, o processo de comunicação e a tomada de decisão; Aprender a resolver problemas organizacionais e estruturais de forma metodológica; Acompanhar o processo de mudanças e reflexos na estrutura organizacional; Controlar os recursos administrativos conforme a previsão do planejamento; Construir a relação dos processos com as decisões empresariais.
|
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
84
Objetivos Gerais: Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada.
Objetivos Específicos: Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração.
|