ABORDAGENS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
|
60
|
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA |
84
A unidade "Antropologia e Sociologia" sistematiza conteúdos necessários a todas as unidades temáticas da estrutura curricular, contribuindo para a formação do perfil intermediário ao propor reflexões sobre o resgate e compromisso com a dignidade humana e qualidade de vida, alinhando o humanismo ao conhecimento e competência técnico-científica.
Esta Unidade tem como objetivos:
- Compreender em uma perspectiva crítica os problemas sociais, políticos e econômicos oriundos da sociedade capitalista;
- Refletir sobre o papel do psicólogo, como profissional comprometido com a transformação social e com o bem-estar psicossocial dos indivíduos;
- Entender a ciência como prática humana historicamente determinada e discutir a diversidade metodológica e os parâmetros éticos e axiológicos para a produção do conhecimento na Psicologia.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO I |
72
Objetivo Geral: Compreender os conhecimentos básicos para a compreensão da fisiologia neuronal, da organização e anatomia funcional do Sistema Nervoso Central (SNC), dos principais substratos neuroanatômicos envolvidos na regulação do comportamento.
Objetivo Específico:Entender o conhecimento teórico - pratico para analisar e discutir criticamente temas relacionados à Neurofisiologia e Neuroanatomia funcional do SNC.
|
BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO II |
72
Objetivos Gerais: Entender a necessidade da interdisciplinaridade para a compreensão do comportamento, em especial, do comportamento humano.
Objetivos Específicos: Analisar o papel dos determinantes biológicos dos comportamentos motor, alimentar, sexual, emocional e intelectual.
|
BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA |
96
Os objetivos gerais da disciplina são promover a compreensão e reflexão crítica acerca do conceito de ciência e como a construção das ideias psicológicas se relaciona intimamente com a concepção de ciência que se consolida ao longo do tempo. Objetiva, ainda, desenvolver a capacidade do estudante caracterizar, reconheccer e diferenciar as diversas correntes filosóficas e científicas que contribuíram para a origem da Psicologia como saber científico.
|
BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA |
84
|
BASES MORFOLÓGICAS |
84
Objetivo geral: Compreender a organização morfológica e funcional do S.N.C. e das principais estruturas neuroanatômicas envolvidas na regulação do comportamento humano.
Objetivos específicos:
- Conhecer conceitos, estruturas e organização microscópica das células neurais, bem como suas funções no S.N.C.;
- Estudar as correlações das características anátomo-funcionais do S.N.C.
- Reconhecer e nomear as diferentes estruturas anatômicas do S.N.C
- Compreender a importância dos conhecimentos morfofuncionais do S.N.C. para o exercício profissional na área de psicologia,
- Fornecer embasamento para a posterior compreensão dos demais componentes curriculares,
- Sistematizar e inter-relacionar os conhecimentos obtidos com os demais componentes curriculares do curso,
- Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
CULTURA E SUBJETIVIDADE |
54
Discutir e fomentar a construção de conceitos a respeito das artes, articulando estes conhecimentos ao estudo da subjetividade e da condição humana. Propõe-se informar e apresentar as artes como uma linguagem exclusivamente humana e plural, repleta de significações simbólicas e construídas sócio-historicamente. A aproximação com a obra de arte possibilita o contato com características constituintes da condição humana, como a lógica e a afetividade.
|
DESENVOLVIMENTO HUMANO E LINHAS DE CUIDADO I |
84
OBJETIVOS GERAIS:
Apresentar dialogicamente ao estudante as bases teóricas e conceituais a respeito da invenção da infância e do mito do amor materno, bem como as teorias do desenvolvimento de Piaget, Wallon e Winnicott, ressaltando a importância das interações entre adultos e crianças, principalmente aquelas do começo da vida.
Conhecer as Políticas Públicas para a infância, identificando e compreendendo seus impactos na garantia dos direitos das crianças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Contextualizar em uma perspectiva sócio – historio – cultural e a luz da historiografia e da filosofia francesa, a construção dos conceitos de criança e infância no ocidente, bem como do mito do amor materno, dialogando sobre a “liguidez” desses conceitos na contemporaneidade, e fomentando nos alunos uma escuta, olhar e análise contínuos sobre a dinâmica criança/infância inscrita na sociedade e na cultura.
- Refletir sobre as relações entre adultos e crianças, possibilitando a compreensão do vínculo indissociável existente entre eles, e do papel do adulto na definição dos lugares ocupados e vividos pelas crianças.
- Contextualizar o primeiro ano de vida, os estágios primitivos do amadurecimento psíquico, a dependência absoluta do lactente ao ambiente, as funções materna e paterna, e a relação mãe/bebê no início de vida da criança, de acordo com a Teoria do Amadurecimento do pediatra e psicanalista inglês Donald W. Winnicott.
- Conceituar e discutir a luz da psicologia do desenvolvimento os principais conceitos formulados por Piaget no campo da cognição e da moralidadede, e de Wallon no que diz respeito a sua psicogênese da pessoa inteira, e da importância estruturante da cultura para a constituição e atualização psíquica.
- Estimular o desenvolvimento de uma leitura crítica da realidade que possibilite ao educando uma postura crítica em relação às políticas públicas para a infância.
- Contextualizar o trabalho do psicólogo nas políticas públicas de saúde com foco na atenção, promoção, prevenção de saúde e melhoria da qualidade de vida da população infantil.
- Apresentar ao educando o SUS – Sistema Único de Saúde, seu surgimento, propósitos e legislação básica.
- Identificar as ações do SUS frente às necessidades da população infantil.
- Suscitar nos estudantes o interesse pela pesquisa científica e a noção de que o conhecimento, nos mais diversos campos, é uma construção social e inconclusa o que demanda uma postura de estudo e investigação permanente a respeito do saber.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÃO - ÁREA JURÍDICA |
144
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÃO - ÁREA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO |
168
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS III - PSICOTERAPIAS I |
120
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS IV - HOSPITALAR/AMBULATORIAL I |
120
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS V - HOSPITALAR/AMBULATORIAL II |
120
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS VI - PSICOTERAPIAS II |
120
|
ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA |
54
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM PSICOLOGIA I |
36
A disciplina tem como objetivos:
- Promover a integração dos conteúdos iniciais a partir de estudos interdisciplinares sobre objetos, temas, teorias e conceitos desenvolvidos nos componentes dos dois primeiros períodos do curso de Psicologia.
- Realizar estudos de temas transversais que perpassam e integram os conhecimentos produzidos durante os períodos da formação básica.
- Contribuir com a formação geral das alunas e dos alunos de psicologia, articulando conhecimentos oriundos de diversas áreas, como Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Filosofia, História, Psicologia Social, entre outras.
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM PSICOLOGIA I |
66
|
ESTUDOS INTEGRADOS I |
72
|
ESTUDOS INTEGRADOS II |
72
|
ÉTICA PROFISSIONAL |
54
|
ÉTICA PROFISSIONAL E BIOÉTICA |
54
Conhecer diferentes concepções e empregos dos termos ética, moral e bioética; compreender as implicações éticas em diversos campos de conhecimento e relações; caracterizar a postura ético-político-crítica do psicólogo; identificar especificidades e preceitos éticos envolvidos nas diversas práticas psicológicas; promover reflexões que possibilitam a formação e o desenvolvimento de uma postura ética do aluno; desenvolver consciência ética em relação à identidade profissional, enquanto pessoa, na organização e na sociedade; possibilitar conhecimento do Código de Ética Profissional do psicólogo; proporcionar ao aluno contato com problemas éticos concretos vivenciados no exercício da Psicologia.
OBJETIVOS GERAIS
Exame das disposições que regulamentam a profissão de Psicólogo. Reflexão e crítica sobre a natureza e os fundamentos da Ética e da Moral, e da Ética Profissional. Aprimoramento da consciência moral e formação de uma postura ética como cidadão, cientista e profissional comprometido com o social. Discussão sobre o exercício profissional do psicólogo e sua responsabilidade social no contexto da realidade brasileira. Acompanhamento do debate atual de temas relacionados à formação e ao exercício profissional dos psicólogos. Respeito à Ética nas relações profissionais com clientes e usuários, com colegas, com o público, com instituições e na produção e divulgação de pesquisas de forma ética e compromissada com as normas Institucionais. A relevância da Bioética está em sua essência de analisar problemas que envolvem ética, moral e legislação frente aos problemas persistentes e emergentes na área da pesquisa científica na área psicológica e da saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conhecer diferentes concepções do termo ética. 2. Compreender as relações entre ética e diferentes campos de conhecimento e de relações. 3. Caracterizar postura ético-político-crítico do psicólogo. 4. Identificar aspectos e preceitos éticos envolvidos nas diversas práticas psicológicas. 5. Cartografar a diversidade ética do(s) campo(s) da(s) psicologia(s). 6. Aprender e aplicar o conhecimento sobre direitos humanos: equidade de gênero e de ancestralidade, não discriminação e não estigmatização, respeito pela diversidade cultural e pluralismo. 7. Oferecer perspectivas bioéticas para proteção das gerações futuras e sobrevivência humana e do planeta. 8. Conhecer e diferenciar os dilemas bioéticos que envolvem o início e fim da vida, como aborto e diferenciação com o nascido vivo, eutanásia, distanásia e óbito.
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL |
96
- Preparar o discente para a atuação nos estágios supervisionados obrigatórios fundamentados numa visão interdisciplinar e intersetorial;
- Subsidiar teoricamente a compreensão das diferentes instituições e pontos de rede de atenção que compõem cada nível de atenção, suas formas de organização e funcionamento, de vinculação com suas clientelas e de articulação interna com outros profissionais de saúde e assistência social;
- Desenvolver uma visão ampla do processo de vulnerabilidade social com foco principal no atendimento humanizado.
|
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL |
84
|
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE |
54
A unidade Homem, Cultura e Sociedade sistematiza conteúdos necessários a todas as unidades temáticas da estrutura curricular, contribuindo para a formação do perfil intermediário ao propor reflexões sobre o resgate e compromisso com a dignidade humana e qualidade de vida, alinhando o humanismo ao conhecimento e competência técnico-científica.
Esta Unidade tem como objetivos:
- Compreender em uma perspectiva crítica os problemas sociais, políticos e econômicos oriundos da sociedade capitalista;
- Refletir sobre o papel do psicólogo, como profissional comprometido com a transformação social e com o bem-estar psicossocial dos indivíduos;
- Entender a ciência como prática humana historicamente determinada e discutir a diversidade metodológica e os parâmetros éticos e axiológicos para a produção do conhecimento na Psicologia.
|
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA PSICOLOGIA |
72
Objetivo Geral:
Apresentar a psicologia enquanto ciência e profissão analisando os aspectos históricos, culturais e o contexto social que influenciaram no desenvolvimento dessa área do conhecimento.
Objetivos Específicos:
- Apresentar o conceito de ciência versus senso comum, demonstrando os principais marcadores que caracterizam a cientificidade da psicologia enquanto área do conhecimento.
- Assimilar os conceitos básicos que diferenciam senso comum, misticismo e psicologia.
- Compreender a história das ideias psicológicas antes da sistematização da psicologia enquanto ciência - A psicologia Pré-Científica.
- Compreender as principais teorias da psicologia no século XX e suas influências na compreensão do indivíduo e da sociedade.
- Apresentar as principais abordagens da psicologia: Psicanálise, Behaviorismo, Gestalt, Psicologia Sócio-Histórica, Cognitiva.
- Evidenciar a construção da psicologia como profissão no Brasil.
- Compreender as principais áreas de atuação da psicologia no contexto brasileiro.
|
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA PSICOLOGIA |
84
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
60
|
POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL |
54
- Preparar o discente para a atuação nos estágios supervisionados obrigatórios fundamentados numa visão interdisciplinar e intersetorial;
- Subsidiar teoricamente a compreensão das diferentes instituições e pontos de rede de atenção que compõem cada nível de atenção, suas formas de organização e funcionamento, de vinculação com suas clientelas e de articulação interna com outros profissionais de saúde e assistência social;
- Desenvolver uma visão ampla do processo de vulnerabilidade social com foco principal no atendimento humanizado.
|
POLÍTICAS PÚBLICAS EM PSICOLOGIA |
54
|
PRÁTICAS INTEGRATIVAS I |
54
Compreender as artes e de que modo ela contribui para uma análise da condição humana, dos processos de subjetivação e dos sentidos e experiências da loucura.
|
PRÁTICAS INTEGRATIVAS II |
78
As Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Psicologia, enfatizam o trabalho dos Estágios Básicos como: " desenvolvimento de práticas integrativas relacionadas as competencias e características do núcleo comun"
As Práticas Integrativas do primeiro ao quarto perído cumprem este papel, colaborando na composição das competencias previstas no perfil final do Curso de Psicologia , à medida que tem como objetivo geral, inseriro aluno na comunidade, possibilitando a compreensação do Homen nos diversos contextos sociais (grupos, instituiçoes), a partir de um olhar crítico da intervenção do psicologo. esta Unidade Temática é trabalhada do primeiro ao quarto periodo, seguindo uma sequencia de atividades que colabore para a composição do perfil final.
Desta forma, as atividades devem favorecer as diversas áreas de atuação do psicologo de forma generalista e possibilitar a integração dos conteúdos e instrumentos apreendidos durante a formação, especialmente o periodo em curso. Aqui descreveremos as Praticas Integrativsas do segundo período do curso de Psicologia, que se apresenta com tres eixos assim caracterizados:
-PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO EM PSICOLOGIA II
-BASES BIOLOGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO II
-DESENVOLVIMENTO HUMANO E LINHAS DE CUIDADOS I (o sentido do brincar na perspectiva de Freud , Piaget, Wallon, Vigotski e Winnicott)
DESENVOLVIMENTO HUMANO E LINHAS DE CUIDADOS I ( o desenvolvimento cognitivo e moral na teoria piagetiana, a psicogênese da pessoa em Wallon e a relação indissociável, para esse estudioso,da Psicologia com a Pedagogia, e o desenvolvimento emocional em Winnicott)
A partir das bases teoricas acima apresentadas, as atividades das Praticas Integrativas II, terao como tema"o brincar " e o foco da observação no comportamento infantil
|
PROCESSOS NEUROBIOLÓGICOS |
84
|
PROCESSOS NEUROBIOLÓGICOS
|
96
|
PROCESSOS PSICOLÓGICOS |
54
O conteúdo do Componente articula-se com os demais conteúdos do período na medida em que possibilita ao aluno compreender os processos biopsicossociais do funcionamento psicológico como fator constituinte da personalidade humana.
Objetivo geral:
- Compreender os processos psicológicos e a sua relação com o desenvolvimento humano e formação da personalidade.
Objetivos específicos:
- Compreender a Psicologia enquanto ciência, diferenciando-a do senso comum, conceituando-a e identificando suas diversas áreas de atuação.
- Conceituar e compreender os processos psicológicos existentes, identificando-os em seu próprio comportamento e no comportamento das pessoas de sua convivência considerando-os, essencialmente, necessários ao processo psicoterápico.
- Correlacionar os processos psicológicos entre si, visando compreender a construção, o funcionamento e desenvolvimento da personalidade humana.
- Aperfeiçoar as capacidades de pesquisa, leitura, escrita, observação e reflexão a partir dos conteúdos em estudo.
|
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA
|
54
|
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA I |
54
Compreender o movimento histórico de construção da Psicologia, enquanto ciência, e suas categorias.
Identificar as influências filosóficas e pré-científicas na consolidação da Psicologia.
Reconhecer características de algumas das áreas que compõem o campo dos saberes
Relacionar as principais teorias na constituição da ciência psicológica.
Compreender o processo histórico de construção da psicológica no Brasil enquanto campo de conhecimento e prática profissional, identificando os aspectos principais.
|
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA II |
84
Os conteúdos e temas propostos em Produção do conhecimento científico em Psicologia II têm como objetivos:
- Refletir sobre os vários momentos que marcaram a produção do conhecimento no Ocidente;
- Compreender de forma crítica as correntes, teorias e conceitos básicos da Filosofia;
- Entender a ciência como prática humana historicamente determinada e discutir os parâmetros éticos e axiológicos da produção do conhecimento na Psicologia.
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - TEORIAS DA APRENDIZAGEM |
84
Conhecer a história da psicologia da educação como ciência aplicada, seu âmbito e a sua relação com a educação brasileira, articulando seu campo de atuação aos princípios psicológicos do desenvolvimento humano que fundamentam ou interferem no processo ensino x aprendizagem.
Analisar a relação Psicologia-Educação reconhecendo as contribuições das várias visões acerca do desenvolvimento da criança e das práticas educativas.
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ADOLESCÊNCIA |
84
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ADOLESCÊNCIA
|
60
Dando continuidade à Unidade Temática Psicologia do Desenvolvimento - Infância, serão abordados o desenvolvimento humano na adolescência, bem como as políticas públicas, no que diz respeito a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de riscos e agravos à saúde.
Objetivos gerais:
Contribuir para a construção do perfil intermediário que busca, entre outras competências e habilidades, conceituar, discutir e desenvolver análises críticas acerca dos fatores que influenciam direta e indiretamente o desenvolvimento humano na adolescência, por meio de atividades que levem o aluno a conhecer, observar, descrever e compreender as mudanças ocorridas nesse processo de desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Proporcionar conhecimento acerca das diferentes concepções e teorias sobre adolescência no âmbito da Psicologia e no mundo contemporâneo.
- Possibilitar um processo de reflexão crítica acerca de questões que envolvam o tema da adolescência: identidade, valores, linguagem, relações sociais e demais fenômenos da adolescência em seus espaços de vida;
- Analisar os aspectos relevantes do meio sociocultural que interfere no processo saúde-doença, considerando as diferentes concepções das teorias do desenvolvimento.
- Desenvolver leitura crítica das políticas públicas direcionadas ao adolescente, que embase um olhar propositivo sobre a atenção integral dirigida ao adolescente e jovem brasileiro e que possa contribuir para a construção de políticas sociais e de saúde mais adequadas a partir da visão positiva da adolescência.
- Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para superar tendências neutralizantes e abstratas na busca de um olhar multiculturalista voltado para o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva ecológica, contextualizado no tempo e espaço social em que o adolescente está inserido.
- Criar condições para a compreensão da adolescência como uma construção social que repercute na subjetividade e no desenvolvimento do homem na atualidade.
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ADULTO/IDOSO |
84
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - INFÂNCIA |
84
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - INFÂNCIA
|
96
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer as principais teorias do desenvolvimento infantil, com ênfase nos estudos interacionistas, e as suas contribuições para a compreensão da criança como um sujeito histórico e biopsicossocial
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Contextualizar em uma perspectiva sócio – historio – cultural e a luz da historiografia francesa, a construção dos conceitos de criança e infância no ocidente, bem como do mito do amor materno, dialogando sobre a “liguidez” desses conceitos na contemporaneidade, e fomentando nos alunos uma escuta, olhar e análise contínuos sobre a dinâmica criança/infância inscrita na sociedade e na cultura
- Refletir sobre as relações entre adultos e crianças, possibilitando a compreensão do vínculo indissociável existente entre eles, e do papel do adulto na definição dos lugares ocupados e vividos pelas crianças;
- Contextualizar o primeiro ano de vida, os estágios primitivos do amadurecimento psíquico, a dependência absoluta do lactente ao ambiente, as funções materna e paterna, e a relação mãe/bebê no início de vida da criança, de acordo com a Teoria do Amadurecimento do pediatra e psicanalista inglês Donald W. Winnicott
- Identificar à luz da perspectiva sócio-histórica, conceitos basilares da Psicanálise freudiana enfatizando as fases do desenvolvimento psicossexual;
- Conceituar e discutir a luz da psicologia do desenvolvimento os principais conceitos formulados por Piaget no campo da cognição e da moralidadede; de Vigotski no que diz respeito aos processos intra e interpsíquicos, a constituição das funções psicológicas superiores e a plasticidade neuronal; e de Wallon no que diz respeito a sua psicogênese da pessoa inteira, e da importância estruturante da cultura para a constituição e atualização psíquica.
- Estimular o desenvolvimento de uma leitura crítica da realidade que possibilite ao educando uma postura crítica em relação às políticas públicas para a infância;
- Contextualizar o trabalho do psicólogo, junto a popúlação infantil, considerando as diretrizes estabelecisdas e políticas ministeriais vigentes.
- Despertar o interesse pela pesquisa científica e a noção de que o conhecimento, nos mais diversos campos, é uma construção social e inconclusa o que demanda uma postura de estudo e investigação permanente a respeito do saber.
|
PSICOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
60
Aspectos teóricos e práticos da Psicologia Educacional . A escuta da criança em situação escolar. Formacao de professores. Orientação a queixa escolar. Subsidiar os discentes com leituras fundamentais para a atuação no campo de Psicologia Educacional, de maneira a realizar uma análise crítica da realidade social e profissional.
|
PSICOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
84
|
PSICOLOGIA SOCIAL: SUJEITOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES |
54
|
PSICOLOGIA SOCIAL: SUJEITOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES
|
66
|
SAÚDE E SOCIEDADE |
54
Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
|
TÉCNICAS PSICOMÉTRICAS E PROJETIVAS |
84
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
48
|