A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal;
- Compreender a origem dos tecidos;
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais;
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
126
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA |
126
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO TRABALHADOR |
96
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DO IDOSO |
114
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO |
126
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA CIRÚRGICA |
156
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA |
144
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS |
66
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA |
96
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
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BASES TÉCNICAS DE ENFERMAGEM I |
96
Objetivo Geral: Executar procedimentos básicos e técnicas voltadas para o exercício da enfermagem, utilizando os princípios técnico-científicos da profissão. Objetivos Específicos: • Discutir a evolução, as características e a organização do processo de trabalho em enfermagem; • Conhecer os componentes necessários para a documentação realizada pelos profissionais de enfermagem em instrumentos padronizados e no prontuário eletrônico; • Promover o conforto e a segurança do paciente; • Estimular a cultura da segurança do paciente, apresentado por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente; • Conhecer os princípios de controle de infecção hospitalar em diferentes estabelecimentos de saúde. • Comunicar, observar e relacionar-se com objetividade e clareza, entendendo tais processos como instrumentos básicos para abordar o indivíduo e avaliar o seu estado de saúde; bem como para o processo de cuidar em enfermagem; • Respeitar as regras de funcionamento de uma equipe de enfermagem (complementaridade, temporalidade pessoal para executar tarefas, comunicação e respeito); • Analisar os métodos de trabalho no serviço de enfermagem, suas vantagens e desvantagens para o cuidado individualizado, sistematizado e com qualidade; • Conhecer e realizar procedimentos de enfermagem para verificar os indicadores do funcionamento fisiológico básico: os sinais vitais; • Descrever os cuidados prestados de forma a comprovar a execução do processo de enfermagem realizado com base nos princípios técnicos e científicos visando um atendimento qualificado ao paciente e a fim de garantir a continuidade do serviço de enfermagem de forma ininterrupta; • Utilizar terminologias adequadas para as anotações de enfermagem em prontuário; • Conhecer as rotinas do atendimento à saúde nos diferentes níveis de atenção à saúde, situando o serviço de enfermagem neste contexto e enfocando a humanização da assistência; • Implementar ações de enfermagem para promover conforto e higiene do paciente; • Realizar ações de enfermagem para a manutenção do conforto, repouso e segurança física do paciente; • Classificar os artigos e as áreas hospitalares de acordo com o seu grau de risco e contaminação; • Identificar as formas de processamento e reprocessamento de artigos e superfícies hospitalares; • Realizar os procedimentos de enfermagem que apresentem menor complexidade, respeitando os princípios de assepsia e aplicando as medidas de precaução padrões; • Realizar procedimentos de enfermagem para a realização da prevenção, tratamento e cuidados de enfermagem para as lesões cutâneas; • Resolver operações matemáticas (soma, divisão, subtração e multiplicação) relativas à dosagem de medicamentos; • Conhecer o processo envolvido no preparo e administração de medicamentos; • Interpretar unidades de medida (Kg, mg, gr, cm3, ml, l, UI e outros). • Identificar as categorias de resíduos e a sua relação com a saúde humana e o meio ambiente. • Avaliar os critérios previstos na legislação para o devido destino dos resíduos. • Identificar as formas adequadas de tratamento de cada categoria de Resíduo de Serviço de Saúde.
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BASES TÉCNICAS DE ENFERMAGEM II |
96
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BIOQUÍMICA E GENÉTICA APLICADA A ENFERMAGEM |
66
Este componente curricular permite aos alunos que eles tenham condições de buscar os conhecimentos biológicos básicos relativos às áreas de Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Genética, necessários para a formação de um profissional para atuação na área de saúde. Especificamente:
- Entender os processos biológicos, num contexto evolutivo, considerando aspectos morfológicos, bioquímicos e genéticos;
- Correlacionar os compartimentos celulares e suas propriedades estruturais, funcionais, metabólicas, bioenergética e hereditariedade;
- Explorar a dinâmica das moléculas na célula, com ênfase no entendimento dos processos biológicos;
- Entender como a informação genética está codificada na molécula de DNA e como se expressa na célula;
- Entender as diversas vias metabólicas e sua integração dentro do organismo humano;
- Identificar os padrões de herança dos caracteres normais e daqueles relacionados com síndromes que comprometam estruturas orgânicas, com ênfase na relação do fenótipo da doença à sua causa genética;
- Construir informações que permitam embasamento para a posterior compreensão das demais unidades temáticas;
- Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo.
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
123
Objetivo Geral:
Este componente tem por objetivo principal fornecer conhecimentos sobre Fisiologia Humana, para a compreensão do funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos.
Objetivos Específicos:
Baseado nisso, ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os órgãos do corpo humano, relacionando os aspectos anatômicos e morfológicos com suas funções;
- Conhecer o funcionamento dos principais sistemas orgânicos (Nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino) fazendo, ainda a inter-relação destes conceitos com outros componentes curriculares do mesmo período e dos componentes curriculares subsequentes como farmacologia e patologia, além de outros componentes específicos;
- Aplicar os conteúdos teóricos às aulas práticas: a demonstração dos eventos fisiológicos in vitro e in vivo, possibilitando que os alunos façam uma relação com a fisiologia humana, podendo aplicar estes conceitos na rotina dos profissionais de saúde;
- Produzir relatórios referentes aos assuntos das aulas práticas; estimulando o estudo e a pesquisa sobre o assunto discutido, para explicar os eventos observados, aperfeiçoando assim, sua capacidade de observação e descrição de resultados.
- Manusear adequadamente os equipamentos e instrumentos utilizados nas aulas práticas;
- Respeitar as normas básicas de segurança no laboratório.
A formação de um profissional de saúde não pode ser considerada apropriada unicamente com a assimilação e inter-relação de conceitos, sendo também necessário respeito e ética.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA |
54
OBJETIVO GERAL: Compreender a Estratégia Saúde da Família como campo de atuação da enfermagem na Atenção Primária em Saúde.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Reconhecer e refletir sobre as linhas guias elaboradas pelo Ministério da Saúde, as quais são voltados para promover a reflexão a respeito de estilo, condições e qualidade de vida, buscando uma integração do conteúdo teórico com o cotidiano do indivíduo no contexto familiar. Reconhecer nas equipes interdisciplinares e multiprofissionais as possibilidades de inserção e atuação do enfermeiro, enquanto membro integrante da Estratégia Saúde da Família.
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
54
Objetivo Geral:
O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
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ESTÁGIO CURRICULAR NO SERVIÇO HOSPITALAR |
510
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA |
510
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ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM |
63
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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FARMACOLOGIA NA ENFERMAGEM |
66
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FUNDAMENTOS EM FARMACOLOGIA |
54
OBJETIVO GERAL: Compreender os princípios básicos de farmacologia: farmacocinética e farmacodinâmica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o aluno deverá estar apto a: - Apontar os diferentes processos farmacocinéticos (absorção, distribuição e excreção de fármacos); - Caracterizar o processo farmacodinâmico. - Apontar os mecanismos de transdução de sinal através de receptores e os principais segundos mensageiros. - Identificar a relação entre concentração da droga e resposta. - Classificar Interações Medicamentosas Farmacocinéticas.
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FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E ÉTICOS DA ENFERMAGEM |
54
Objetivo Geral:
Conhecer as bases conceituais, históricas e legais da enfermagem e contextualizá-las com o cenário atual da enfermagem e com a prática.
Objetivos Específicos:
- Identificar o componente curricular como colaborador da formação de um profissional generalista previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem;
- Relacionar as origens e a trajetória da Enfermagem com o contexto sócio-cultural, econômico e as demandas de saúde da população em cada momento histórico;
- Descrever a relação da ética e o Cuidado Humano;
- Identificar os locais de atuação do profissional da enfermagem, verificando as demandas do mercado para a categoria;
- Relacionar a prática profissional atual a aspectos culturais e históricos da prática de enfermagem.
- Identificar a Bioética e a Legislação em Enfermagem como diretrizes fundamentais no exercício da profissão.
- Compreender a importância de uma atuação consciente e ética com vistas à assistência mais humanizada e integral.
- Compreender a importância de respeitar a autonomia do paciente em todo o processo assistencial.
- Conhecer e entender a atuação de todas as categorias profissionais que representam a enfermagem.
- Identificar as atividades privativas do enfermeiro e aqueles que ele pode delegar a outros membros da equipe de enfermagem respeitando a Lei do Exercício profissional de Enfermagem.
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FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A ENFERMAGEM |
66
Objetivo Geral: Conhecer a estruturação do curso de Enfermagem e o cotidiano da sala de aula, bem como a prática em Enfermagem, em busca da autonomia na construção de conhecimentos, na elaboração de relatórios, projetos de pesquisa, planejamentos, planos de aula e de reuniões de grupos.
Objetivos Específicos: Aprimorar a leitura, a compreensão e produção de textos. Elaborar resumos, entrevistas e relatório, conhecer e adotar diferentes técnicas de estudo e de apresentação de trabalhos. Identificar elementos do processo ensino-aprendizagem, assumir a aprendizagem como construção própria, selecionar e desenvolver técnicas para grupos específicos, planejar, coordenar e avaliar reuniões de estudo e trabalho, participar ativamente de dinâmicas para crescimento pessoal e profissional.
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GESTÃO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA |
54
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GESTÃO DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS HOSPITALARES |
54
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GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA APLICADA A ENFERMAGEM |
54
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INTERPRETAÇÃO DE EXAMES APLICADA À ENFERMAGEM |
54
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
69
Objetivo geral:
- Conhecer aspectos básicos da microbiologia e parasitologia humana visando à compreensão integral de processos patológicos.
Objetivos específicos:
- Promover a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas da parasitologia e microbiologia;
- Conhecer a fisiopatologia das doenças infecciosas e parasitárias;
- Identificar os fatores biológicos e sócio-culturais que influenciam a ocorrência das doenças infeciosas e parasitárias;
- Conhecer medidas de controle de doença e medidas profiláticas nas áreas de microbiologia e parasitologia.
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MORFOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM |
84
OBJETIVO GERAL:
Fornecer ao estudante conhecimentos sobre a anatomia dos seres humanos, para a compreensão da função e posterior funcionamento dos principais sistemas orgânicos, envolvendo desde os processos básicos a nível celular até aqueles envolvidos na integração entre as diversas estruturas e sistemas orgânicos, enfatizando os mecanismos funcionais vitais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada um dos órgãos e dos sistemas estudados.
-Compreender a função de todos os sistemas orgânicos humanos.
-Identificar os sistemas envolvidos no controle das funções orgânicas básicas e elaboradas para que o ser humano possa sobreviver ao ambiente em que é encontrado.
-Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
-Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
-Propiciar dinâmicas de trabalho individualizado e em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Além disso, o componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado e em equipe, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM |
54
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PATOLOGIA E IMUNOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
81
Este componente tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e motoras referentes à patologia, imunologia, e mecanismos de adaptação e defesa, necessárias para iniciar intervenções no processo saúde-doença do ponto de vista biológico, utilizando os conhecimentos adquiridos. Bem como desenvolver a capacidade de escrita e interpretação de textos na área de saúde.
O componente contribuirá para a formação do perfil profissional visando o contínuo desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o alcance do perfil. Serão estudados os distúrbios decorrentes da ação de agentes lesivos endógenos e/ou exógenos, responsáveis pelo surgimento de processos patológicos além da identificação e elaboração de proposta de solução para problemas na relação saúde-doença: alimentação, educação, trabalho e saúde, meio ambiente, lazer, liberdade e acesso a serviços assistenciais de saúde.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os mecanismos básicos de Patologia Geral e Imunologia Básica.
- Conhecer a relação entre os conteúdos de imunologia, patologia geral e patologia dos órgãos e sistemas.
- Identificar e compreender as alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais, comuns aos diferentes processos patológicos tanto nível local quanto sistêmico.
- Ser capaz de identificar as alterações adaptativas e patológicas gerais e dos órgãos e sistemas e descrever suas causas (etiologia), seus mecanismos (patogênese), suas características morfológicas macroscópicas e microscópicas (anatomia patológica), as alterações funcionais (fisiopatologia) e a resposta imunológica que acompanham, bem como os mecanismos das alterações funcionais (fisiopatogênese).
- Compreender a imunidade inata e adaptativa, a estrutura do sistema imune, a ativação e especificidade linfocitárias, os mecanismos efetores da resposta imune, a resposta imunoinflamatória e os processos da imunopatologia.
- Desenvolver, além das habilidades cognitivas, a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado em aula.
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PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
54
Objetivo geral:
Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
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PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E PESQUISA EM ENFERMAGEM |
66
Objetivo geral:
Compreender a prática baseada em evidências (PBE) e a pesquisa em saúde como ferramentas para a qualificação do cuidado e autonomia profissional e entender os diferentes tipos de estudos na área da saúde refletindo com criticidade sobre os achados científicos e níveis de evidência e como incorporá-los ao cotidiano profisssional.
Objetivos específicos:
1. Compreender a PBE, sua importância e como ocorre os eu desenvolvimento;
2. Conhecer os diferentes tipos de estudos epidemiológicos e a hierarquia dos níveis de evidência;
3. Conhecer os tipos de revisão de literatura e sua aplicabilidade na prática profissional;
4. Conhecer as partes que compões um estudo científico e aprender a ler criticamente um artigo cientifico;
5. Compreender a construção de um projeto de pesquisa, suas etapas e compoenntes textuais, pré-textuais e pós-textuais.
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PRÁTICAS APLICADAS À SEMIOLOGIA E TÉCNICAS DE ENFERMAGEM |
60
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PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE |
36
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PRIMEIROS SOCORROS |
51
Objetivo Geral:
Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
- Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
- Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
- Reconhecer a cinemática do trauma;
- Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
- Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
- Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
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PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
63
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PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA |
54
Objetivo Geral:
Que o estudante seja capaz de desenvolver de conhecimentos cognitivos e habilidades técnicas para a realização de ações educativas voltadas à promoção da saúde (considerando a autonomia/cidadania dos usuários dos serviços de saúde), no cenário da atenção primária, envolvendo as políticas públicas de saúde, o referencial de promoção da saúde, planejamento e metodologia de ensino para educação em saúde.
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PSICOLOGIA APLICADA A ÁREA DA SAÚDE |
54
Objetivo Geral: A disciplina Psicologia aplicada à área da saúde objetiva evidenciar aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais para a compreensão da saúde mental do sujeito, a partir de uma perspectiva integral e sistêmica.
Objetivos Específicos:
- Compreender os processos históricos que fundamentaram a ciência Psicológica;
- Abranger a dimensão teórica de algumas correntes psicológicas;
- Concernir o conceito e aplicação da Psicologia na área da saúde;
- Englobar o Homem como um ser biopsicossocial;
- Sensibilizar quanto à importância do trabalho interdisciplinar na saúde;
- Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos psicológicos do paciente/cliente e familiares na atuação profissional;
- Promover o autoconhecimento na promoção da saúde integral do aluno.
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SAÚDE E SOCIEDADE |
54
Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
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SAÚDE MENTAL |
54
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SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PARA A ENFERMAGEM II |
78
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SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PARA ENFERMAGEM I |
96
Objetivo Geral
Desenvolver habilidades cognitivas, teóricas e práticas para a realização da coleta de dados e do exame físico geral, com criticidade e de forma humaística, utilizando dos conhecimentos da Semiologia e Semiotécnica e aplicando os saberes desenvolvidos eme Laboratório de Prática.
Objetivos Específicos
- Avaliar o estado de saúde do cliente, considerando os aspectos psico-biológicos, sócio-culturais e políticos como determinantes do processo saúde-doença; compreender a aplicação do processo de enfermagem na prática diária do enfermeiro; compreender a dinâmica de uma consulta de enfermagem;
- Conhecer os instrumentos semiológicos que constituem as bases para o exame clínico (inspeção, palpação, percussão e ausculta);
- Executar a aferição de sinais vitais, na técnica correta, e realizar sua classificação;
- Reconhecer as principais etapas que compõem a entrevista e a anamnese;
- Identificar os achados semiológicos e os padrões de normalidade durante a anamnese;
- Reconhecer as principais alterações identificadas durante a anamnese;
- Identificar e conhecer os instrumentos e aparelhos utilizados na prática clínica, assim como a técnica utilizada para operá-los;
- Utilizar terminologias científicas para as anotações de enfermagem e achados semiológicos.
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SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
66
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
63
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