MPHU recebe atividade educativa do curso de Enfermagem da Uniube | Acontece na Uniube

MPHU recebe atividade educativa do curso de Enfermagem da Uniube

28 de agosto de 25
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

Raíssa Nascimento 


Estudantes do curso de Enfermagem da Uniube realizaram uma ação educativa no ambulatório do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Pela manhã, a atividade abordou o Agosto Lilás, voltado ao combate à violência contra a mulher, e à tarde, o Agosto Laranja, dedicado à conscientização sobre a esclerose múltipla.


 A iniciativa busca levar informação e acolhimento aos pacientes enquanto aguardam atendimento, reforçando a importância da prevenção e da promoção da saúde. "É a oportunidade de alcançar e sanar dúvidas, trazer para cada um deles que estamos disponíveis para ajudar", destacou a equipe de enfermagem do ambulatório do MPHU.


 O Agosto Lilás foi instituído em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, e tem como objetivo mobilizar a sociedade para enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. Já o Agosto Laranja, criado pela Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), tem foco em informar a população sobre a esclerose múltipla, uma doença neurológica crônica e autoimune, e incentivar o diagnóstico precoce, além de combater estigmas e preconceitos. 


Para a aluna de enfermagem Ana Laura Olivertino, a ação representa uma oportunidade de humanização do cuidado. "É um momento de promoção de saúde, um contato mais próximo que pode trazer mais segurança e conforto para aqueles que possam estar passando alguma necessidade psicossocial", ressaltou. 


A atividade aproxima universidade, hospital e comunidade, levando educação em saúde e orientação prática. Foram abordados temas como prevenção, acolhimento, canais de apoio como o Ligue 180 e a importância do diagnóstico precoce da esclerose múltipla para a qualidade de vida dos pacientes.