MPHU recebe atividade educativa do curso de Enfermagem da Uniube
Raíssa Nascimento
Estudantes do curso de Enfermagem da Uniube realizaram uma ação educativa no ambulatório do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Pela manhã, a atividade abordou o Agosto Lilás, voltado ao combate à violência contra a mulher, e à tarde, o Agosto Laranja, dedicado à conscientização sobre a esclerose múltipla.
A iniciativa busca levar informação e acolhimento aos pacientes enquanto aguardam atendimento, reforçando a importância da prevenção e da promoção da saúde. "É a oportunidade de alcançar e sanar dúvidas, trazer para cada um deles que estamos disponíveis para ajudar", destacou a equipe de enfermagem do ambulatório do MPHU.
O Agosto Lilás foi instituído em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, e tem como objetivo mobilizar a sociedade para enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. Já o Agosto Laranja, criado pela Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), tem foco em informar a população sobre a esclerose múltipla, uma doença neurológica crônica e autoimune, e incentivar o diagnóstico precoce, além de combater estigmas e preconceitos.
Para a aluna de enfermagem Ana Laura Olivertino, a ação representa uma oportunidade de humanização do cuidado. "É um momento de promoção de saúde, um contato mais próximo que pode trazer mais segurança e conforto para aqueles que possam estar passando alguma necessidade psicossocial", ressaltou.
A atividade aproxima universidade, hospital e comunidade, levando educação em saúde e orientação prática. Foram abordados temas como prevenção, acolhimento, canais de apoio como o Ligue 180 e a importância do diagnóstico precoce da esclerose múltipla para a qualidade de vida dos pacientes.