| AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO I | 84 Compreender o processo de produção da cidade no âmbito do individual e do coletivo considerando as esferas pública e privada.  Analisar a construção da paisagem urbana através de seus elementos estruturadores. Desenvolver a percepção das especificidades de cada escala de atuação na construção do ambiente construído. | 
																					
												| AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO II | 84 | 
																					
												| AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO III | 84 | 
																					
												| AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO IV | 84 | 
																					
												| ANTROPOLOGIA APLICADA A ARQUITETURA E URBANISMO | 54 Proporcionar a elaboração de um olhar antropológico sobre a produção material e simbólica de espacialidades e sociabilidades urbanas. Articular leituras de etnografias, discussões teóricas e atividades práticas de observação, privilegiando pesquisas feitas em diferentes localidades de Uberaba.   | 
																					
												| ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL | 54 | 
																					
												| ARQUITETURA LATINO-AMERICANA | 54 | 
																					
												| ARTE BRASILEIRA | 54 Investigar a sintaxe, aliada à uma análise sociológica, da arte brasileira, com ênfase nos seguintes períodos: maneirismo, barroco-rococó, neoclássico, moderno e contemporâneo. Pretende-se que ao término o discente seja capaz de estabelecer uma compreensão crítica da arte brasileira, de seus principais embates, de suas transformações, bem como de suas rupturas e continuidades (tanto a nivel nacional quanto internacional), além de ser instrumentalizado para pesquisas de campo. | 
																					
												| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 | 
																					
												| CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.  Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;  - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. | 
																					
												| CONFORTO AMBIENTAL: ACÚSTICO | 54 | 
																					
												| CONFORTO AMBIENTAL: TÉRMICO | 54 Fornecer ao aluno os conhecimentos essenciais de projeto relacionados à adequação do mesmo ao seu ambiente térmico, bem como à sustentabilidade e a eficiência energética. Objetivos específicos: - Introduzir o aluno à compreensão da relação fundamental que existe entre Arquitetura, Clima e Meio Ambiente; - Apresentar os diversos fatores que interferem no conforto térmico no que se refere às exigências climáticas, humanas e de projeto; - Capacitar o aluno a propor, discutir e testar soluções de conforto térmico, eficiência energética e sustentabilidade. - Ampliação da discussão sobre sustentabilidade e desenvolvimento de uma visão crítica sobre a inserção dos conceitos de desenvolvimento sustentável na arquitetura e no design. | 
																					
												| CONFORTO AMBIENTAL: VISUAL E LUMINOTÉCNICA | 54 | 
																					
												| DESENHO DO OBJETO E MANUFATURA 3D NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO III | 84 | 
																					
												| DESENHO UNIVERSAL | 54 | 
																					
												| DESIGN GRÁFICO | 54 Objetivos gerais:- Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão de estruturas gráficas com graus diversos de complexidade, visando a materialização da comunicação de ideias em suportes variados.
 Objetivos específicos:
 - Capacidade de adotar suportes diversos para a comunicação de ideias visando a busca por alta qualidade e acabamento.
 - Capacidade de articular conceitos abstratos de composição em peças gráficas.
 - Capacidade de planejamento para a produção e finalização de imagens.
 - Aplicação prática em diversos suportes e mídias: físicos e digitais.
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												| ECOLOGIA E DESENHO AMBIENTAL | 54 | 
																					
												| EIA/EIV E O DIREITO URBANISTICO BRASILEIRO | 54 | 
																					
												| ENADE (OBRIGATÓRIO) | 0 | 
																					
												| ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 192 | 
																					
												| ESTÉTICA E SEMIÓTICA | 54 I. Reconhecer os principais sistemas de ideias presentes na história da estética. II. Fornecer elementos para a avaliação e posicionamento crítico perante as artes em geral. III. Problematizar o desenvolvimento da arte ao longo da história, de sua autonomia em relação à sociedade, bem como de suas implicações e transformações no desenvolvimento desta. IV. Analisar a questão da arte na contemporaneidade: as transformações ocorridas em relação à apreciação estética e quais as possíveis dificuldades relacionadas à determinação do objeto artístico no cenário atual. V. Fornecer elementos para a análise dos fenômenos sociais da modernidade a partir da estética, tendo em vistas o assentamento cada vez mais predominante de elementos visuais na vida dos indivíduos e de como este aspecto acaba por transformar as dinâmicas (políticas e econômicas) da sociedade. | 
																					
												| ESTUDOS ITINERANTES I | 24 
	Objetivos Gerais  apresentar ao aluno a importância arquitetônica e urbanística de São Paulo para a economia nacional, instigando-o a conhecer e a valorizar a História de seu próprio Estado. possibilitar ao aluno de Arquitetura e Urbanismo o reconhecimento do conteúdo aprendido nas aulas teóricas, de forma a fixar o conteúdo através da vivência   
	Objetivos Específicos  possibilitar ao aluno o contato com a produção arquitetônica e urbanística metropolitana;   possibilitar ao aluno a experimentação dos diferentes aspectos da vida cotidiana da metrôpole. Aproximação aos meios de transporte, da vida urbana e das oportunidades culturais disponíveis  na cidade - metrôpole também como polarizadora cultural.  orientar e despertar no aluno o senso crítico, de forma com que este consiga comparar as arquiteturas e desenho urbano da capitail paulista, entendendo também o contexto histórico acerca de sua formação. | 
																					
												| ESTUDOS ITINERANTES II | 12 | 
																					
												| ESTUDOS ITINERANTES III | 12 | 
																					
												| ESTUDOS ITINERANTES IV | 12 | 
																					
												| ESTUDOS SÓCIO POLÍTICOS | 54 | 
																					
												| EXTENSÃO | 72 | 
																					
												| EXTENSÃO | 72 | 
																					
												| EXTENSÃO | 72 | 
																					
												| EXTENSÃO | 72 | 
																					
												| FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. | 
																					
												| FILOSOFIA APLICADA A ARQUITETURA E URBANISMO | 54 | 
																					
												| GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS | 54 A disciplina tem o objetivo de apresentar os principais conceitos de gestão de projetos e obras. Pretende auxiliar o futuro profissional para que ele seja capaz de organizar e utilizar os conceitos de gestão de forma a possibilitar um bom planejamento das etapas de projetos e obras, evitando atrasos e possíveis retrabalhos e consequentemente possíveis erros em obra. Desenvolver o senso investigativo e sistematização do conhecimento adquirido.     | 
																					
												| HISTÓRIA DA ARTE | 54 I. Propiciar as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural. II. Fornecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos. | 
																					
												| HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA | 54 O conteúdo do componente será desenvolvido de modo a possibilitar ao aluno o exercício constante da reflexão, do pensamento crítico, da discussão e interpretação da teoria e história da arquitetura na contemporaneidade. A pesquisa, o debate, a análise e o questionamento devem nortear o processo de aprendizagem do aluno a fim dele construir o seu próprio conhecimento e repertório.  Objetivo Geral: fomentar o processo crítico no entendimento e discussão da produção da arquitetura contemporânea. Objetivos Específicos:  desenvolver a capacidade de análise e argumentação dentro da arquitetura, reconhecendo as referências históricas, os paradigmas teóricos envolvidos e os desdobramentos destas posturas. | 
																					
												| HISTÓRIA E TEORIA DO PAISAGISMO | 54 | 
																					
												| HISTÓRIA E TEORIA DO URBANISMO E DA CIDADE | 54 Desenvolver no aluno a compreensão dos processos que configuram a produção e a teoria da cidade e do urbanismo contemporâneos, a partir da análise histórica.  Consolidar a capacidade do aluno de aprofundar autonomamente conhecimentos referentes à cidade e ao urbanismo, a partir de um mapeamento da produção arquitetônica ao longo da história, considerando a análise da produção contemporânea. Desenvolver o estudo dos processos que compõem a configuração espacial das cidades. Construir um debate historiográfico atual e precedente – acerca da cidade contemporânea, considerando aspectos da sua fundação e desenvolvimentos, observando as camadas temporais que se sobrepõem na cidade contemporânea. | 
																					
												| INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO III | 84 | 
																					
												| INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO II | 84 | 
																					
												| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.   Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.    Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.   Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.  | 
																					
												| LEITURAS, LINGUAGENS E EXPRESSÃO DO PROJETO | 84 -Análise sistemática dos elementos constituintes do espaço arquitetônico através de vários processos de leituras visuais, tornando explicitos os condicionantes da forma - geometria, proporção, planos, linhas e volumes e os conceitos fundamentais da arquitetura: simetria, assimetria, verticalidade, horizontalidade, axialidade, escala, rítmo e outros definidores da hierarquia dos usos dos espaços arquitetônicos. - Domíno dos elementos de expressão, interpretação e representação do espaço arquitetônico, a saber: desenho de observação e croquis, desenho esquemático interpretativo, desenho minimamente instrumentalizado ( desenho técnico básico - vistas e perspectivas)  | 
																					
												| METODOLOGIAS CRÍTICAS: PROCESSOS E PRODUTOS | 54 Desenvolver no aluno a compreensão crítica do ambiente construído. Oferecer ao aluno uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas, estratégias, posturas e técnicas representativas para desenvolvimento de metodologias. Consolidar a capacidade do aluno de aprofundar autonomamente conhecimentos referentes à experimentação crítica frente a leitura do espaço. Criar vínculos com outros campos do saber – filosofia, geografia, antropologia e sociologia - como forma de potencializar o processo projetual. | 
																					
												| MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO | 54 Desenvolver a capacidade de criação de projetos e gestão de diversas fases da concepção de uma edificação com base no uso de software BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção), oferecendo aos alunos conhecimentos fundamentais para utilização da ferramenta Revit (software licenciado, desenvolvido pela empresa Autodesk). | 
																					
												| MODELAGEM 3D | 54 A disciplina tem como objetivo habilitar o aluno a trabalhar com as ferrametas de modelagem tridimensional digital presentes no software SKETCHUP de forma autônoma e criativa. Recorrendo à construção e associação de competências de interpretação crítica de objetos complexos, como é o caso das edificações, usando conceitos de geometria e das linguagens de representação de arquitura. | 
																					
												| ORIENTAÇÃO TEMÁTICA AOS ESTUDOS PRELIMINARES DO TFG | 54 | 
																					
												| ORIENTAÇÃO TEMÁTICA DO TFG | 54 | 
																					
												| PATRIMÔNIO CULTURAL | 54 | 
																					
												| PLANEJAMENTO DA PAISAGEM I | 42 O Planejamento da Paisagem I visa instrumentalizar o discente nos conceitos básicos do projeto da paisagem e capacitá-lo a compreender criticamente e correlacionar os diversos componentes da paisagem local e urbana. Espera-se, assim, introduzir ao aluno/a aspectos projetuais básicos da prática paisagística do arquiteto/a e urbanista, e consequentemente levá-lo/a a desenvolver todas as habilidades requeridas para essa tarefa. | 
																					
												| PLANEJAMENTO DA PAISAGEM II | 42 | 
																					
												| PLANEJAMENTO DA PAISAGEM III | 42 | 
																					
												| PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO I | 84 Conhecer os conceitos fundamentais do Planejamento Territorial Municipal. Compreender os fenômenos urbanos produtores da forma da cidade capitalista. Compreender o papel dos planos urbanos na ordenação das cidades. Estudar o Estatuto da Cidade e legislação correlata. Analisar o Plano Diretor da cidade de Uberaba. Proporcionar o conhecimento de técnicas de intervenção urbana na escala do município e do bairro. Desenvolver a habilidade de executar representações gráficas no nível de anteprojeto de intervenção urbana. | 
																					
												| PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO II | 84 | 
																					
												| PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO III | 84 | 
																					
												| PRATICA PROJETUAIS EM PATRIMONIO NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO IV | 84 | 
																					
												| PRATICAS PROFISSIONAIS | 42 | 
																					
												| PROJETO DE ARQUITETURA I | 84 Consolidar o processo de projetação, onde o aluno diante da problemática colocada é levado a questionar e refletir sobre o tema, apresentando soluções projetuais pertinentes dentro da complexidade da vida cCompetências: Autonomia para organização das tarefas acadêmicas. Apto ao trabalho em equipe. Reconhecimento das questões políticas, sociais econômicas do ambiente construído. Elaborar conceitos do ambiente construído. Capacidade de expressão de idéias e conteúdos conceituais. Representar graficamente o espaço construído.ontemporânea e de princípios norteadores do design universal. | 
																					
												| PROJETO DE ARQUITETURA II | 84 | 
																					
												| PROJETO DE ARQUITETURA III | 84 | 
																					
												| PSICOLOGIA AMBIENTAL | 54 - Estudo das relações psicoespaciais e seus desdobramentos tanto no ato projetual quanto na vida em sociedade, ou seja, através de um estudo de temas que contemplem a cidadania entender a produção do espaço, sob um viés humano e de igualdade; - Desenvolvimento da capacidade crítica de entendimento sobre como as relações entre homem e ambiente; - Entendimento de como as relações entre homem/ambiente podem interferir no ato projetual e vice-versa.       | 
																					
												| REPRESENTAÇÃO (DESENHO ARQUITETÔNICO) | 54 | 
																					
												| SEMINÁRIOS I | 0 - Propiciar a troca de informações e experiências entre o corpo discente e os pesquisadores/profissionais das áreas de Design; - Análise de propostas e projetos desenvolvidos por profissionais reconhecidos nas áreas de Design; 
	
		
			| - Abordar a relação entre o profissional de Design de Interiores e o mercado; |  | 
																					
												| SEMINÁRIOS II | 0 | 
																					
												| SEMINÁRIOS III | 0 | 
																					
												| SEMINÁRIOS IV | 0 | 
																					
												| SISTEMAS E EXPERIMENTOS DIGITAIS NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO IV | 84 | 
																					
												| SISTEMAS E TECNOLOGIA NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO I | 84 Este componente curricular capacitará os alunos metodologicamente a distinguir, compreender e selecionar métodos e procedimentos para elaboração de projetos com tecnologia contemporânea aplicados ao ambiente construído. Este componente curricular capacitará os alunos metodologicamente a distinguir, compreender e selecionar métodos e procedimentos para elaboração de projetos com tecnologia contemporânea aplicados ao ambiente construído. Capacitar o aluno a definir as condições básicas para que ocorra equilíbrio estático em corpos sujeitos à ação de forças e determinar as forças atuantes nos corpos rígidos; Identificar e analisar problemas e situações reais envolvendo tensões e deformações, buscando soluções simples e lógicas, de acordo com os princípios básicos e fundamentais estabelecidos. Instrumentalizar tecnicamente o aluno para as disciplinas de sistemas estruturais que serão vistas em períodos seguintes. Adquirir conhecimentos sobre as limitações e características dos diferentes materiais, a fim de poder utilizá-los convenientemente na sua vida profissional. Analisar tensões e deformações, tais que ele possa, ao desenvolver uma análise estrutural ou dimensionamento de elementos, já prever quais os tipos que podem fazer parte daquele projeto a fim de que o mesmo apresente eficiência, resistência e economia. Identificar os sistemas e subsistemas da edificação. Reconhecer através de leituras projetuais os sistemas e subsistemas da edificação. Examinar as possibilidades para execução da Tecnologia em projetos contemporâneos sustentáveis. Justificar os aspectos tecnológicos para aplicação em projeto dos processos construtivos: vernacular, tradicional racionalizado, pré-fabricado e industrializado. Projetar com os elementos da Domótica e Inmótica com o conceito de Edifícios “Inteligentes”, e utilizando da Bioarquitetura.  | 
																					
												| SISTEMAS E TECNOLOGIA NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO II | 84 | 
																					
												| SISTEMAS ESTRUTURAIS | 54 | 
																					
												| SOCIOLOGIA APLICADA A ARQUITETURA E URBANISMO | 54 O componente curricular Sociologia Aplicada a Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo primordial desenvolver no discente a capacidade de co-relacionar os temas e reflexões entre si, promovendo uma análise crítica dos mesmos, numa estreita relação com o cotidiano da vida urbana. Para tanto, a disciplina busca concretizar os seguintes objetivos específicos: ·       Reconhecer a relevância da Sociologia como ciências colaboradoras para sua formação humana e profissional. ·       Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo cultural urbano. ·       Introduzir o aluno no estudo das questões sociológicas em geral, e em especial, às relativas ao universo da cidade. ·       Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) das ciências sociais, auxiliando-os na reflexão crítica do fenômeno urbano.   | 
																					
												| TÉCNICAS RETROSPECTIVAS | 54 | 
																					
												| TECNOLOGIA CONSTRUTIVA | 54 | 
																					
												| TÓPICOS ESPECIAIS | 42 | 
																					
												| TOPOGRAFIA | 54 A disciplina visa o desenvolvimento de uma postura técnico-científica e crítica do aluno a respeito do uso do solo através do seu condicionante de relevo. Objetiva também proporcionar subsídios teóricos para a compreensão do aluno acerca da interdependência entre a configuração do sítio e a ocupação e a apropriação para fins urbanos e de construção civil; envolvendo princípios de intervenção na modelagem natural do terreno, formas de demarcação, parcelamento, arruamento e contenção do solo.Contribui para o desenvolvimento, no aluno, da habilidade técnica do desenho, através do registro das informações pertinentes à área estudada, chegando à confecção de plantas, mapas topográficos e desenhos dos perfis naturais e modificados dessas áreas.
 Estudar a área urbana sob os aspectos de sua modelagem topográfica, compreendendo a interferência desse fator na formação da paisagem local, a forma de apropriação do terreno natural pelo ambiente construído.
 Discutir sua ocupação através da intervenção no espaço urbano na escala do lote, do bairro e da cidade, estudando as possibilidades de interação dos espaços construídos e dos espaços livres de edificação, buscando a fluidez e harmonia entre eles.Dentro da disciplina, juntamente com as demais, busca desenvolver no aluno as habilidades de: observar, identificar e interpretar conceitos, problemas e informações das questões físicas do espaço construído (arquitetônico e urbano), além de adquirir um senso crítico sobre a relação indivíduo com o meio. O aluno deve também atuar em equipe, partilhar ideias, chegar a um consenso sobre as soluções apontadas para o problema identificado, através de estudos dirigidos, pesquisa, leituras que subsidiem a produção dos trabalhos acadêmicos solicitados.
 O aluno deverá ao final do período estar apto a reconhecer as questões físico-morfológicas do espaço construído e buscar subsídios para propor ações adequadas a solucionar tais questões. Deverá também ser capaz de organizar seus trabalhos acadêmicos, individuais e em equipe; sustentar discussões a respeito de ideias e conteúdos específicos abordados; representar graficamente e analisar as informações obtidas nos levantamentos em campo.
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												| TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO | 44 | 
																					
												| TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO: ESTUDOS PRELIMINARES | 54 |