AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO I |
84
Compreender o processo de produção da cidade no âmbito do individual e do coletivo considerando as esferas pública e privada.
Analisar a construção da paisagem urbana através de seus elementos estruturadores.
Desenvolver a percepção das especificidades de cada escala de atuação na construção do ambiente construído.
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AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO II |
84
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AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO III |
84
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AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO IV |
84
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ANTROPOLOGIA APLICADA A ARQUITETURA E URBANISMO |
54
Proporcionar a elaboração de um olhar antropológico sobre a produção material e simbólica de espacialidades e sociabilidades urbanas. Articular leituras de etnografias, discussões teóricas e atividades práticas de observação, privilegiando pesquisas feitas em diferentes localidades de Uberaba.
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ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL |
54
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ARQUITETURA LATINO-AMERICANA |
54
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ARTE BRASILEIRA |
54
Investigar a sintaxe, aliada à uma análise sociológica, da arte brasileira, com ênfase nos seguintes períodos: maneirismo, barroco-rococó, neoclássico, moderno e contemporâneo. Pretende-se que ao término o discente seja capaz de estabelecer uma compreensão crítica da arte brasileira, de seus principais embates, de suas transformações, bem como de suas rupturas e continuidades (tanto a nivel nacional quanto internacional), além de ser instrumentalizado para pesquisas de campo.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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CONFORTO AMBIENTAL: ACÚSTICO |
54
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CONFORTO AMBIENTAL: TÉRMICO |
54
Fornecer ao aluno os conhecimentos essenciais de projeto relacionados à adequação do mesmo ao seu ambiente térmico, bem como à sustentabilidade e a eficiência energética.
Objetivos específicos:
- Introduzir o aluno à compreensão da relação fundamental que existe entre Arquitetura, Clima e Meio Ambiente;
- Apresentar os diversos fatores que interferem no conforto térmico no que se refere às exigências climáticas, humanas e de projeto;
- Capacitar o aluno a propor, discutir e testar soluções de conforto térmico, eficiência energética e sustentabilidade.
- Ampliação da discussão sobre sustentabilidade e desenvolvimento de uma visão crítica sobre a inserção dos conceitos de desenvolvimento sustentável na arquitetura e no design.
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CONFORTO AMBIENTAL: VISUAL E LUMINOTÉCNICA |
54
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DESENHO DO OBJETO E MANUFATURA 3D NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO III
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84
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DESENHO UNIVERSAL |
54
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DESIGN GRÁFICO |
54
Objetivos gerais:
- Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão de estruturas gráficas com graus diversos de complexidade, visando a materialização da comunicação de ideias em suportes variados.
Objetivos específicos:
- Capacidade de adotar suportes diversos para a comunicação de ideias visando a busca por alta qualidade e acabamento.
- Capacidade de articular conceitos abstratos de composição em peças gráficas.
- Capacidade de planejamento para a produção e finalização de imagens.
- Aplicação prática em diversos suportes e mídias: físicos e digitais.
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ECOLOGIA E DESENHO AMBIENTAL |
54
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EIA/EIV E O DIREITO URBANÍSTICO BRASILEIRO
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54
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
192
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ESTÉTICA E SEMIÓTICA |
54
I. Reconhecer os principais sistemas de ideias presentes na história da estética.
II. Fornecer elementos para a avaliação e posicionamento crítico perante as artes em geral.
III. Problematizar o desenvolvimento da arte ao longo da história, de sua autonomia em relação à sociedade, bem como de suas implicações e transformações no desenvolvimento desta.
IV. Analisar a questão da arte na contemporaneidade: as transformações ocorridas em relação à apreciação estética e quais as possíveis dificuldades relacionadas à determinação do objeto artístico no cenário atual.
V. Fornecer elementos para a análise dos fenômenos sociais da modernidade a partir da estética, tendo em vistas o assentamento cada vez mais predominante de elementos visuais na vida dos indivíduos e de como este aspecto acaba por transformar as dinâmicas (políticas e econômicas) da sociedade.
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ESTUDOS ITINERANTES I |
24
- Objetivos Gerais
apresentar ao aluno a importância arquitetônica e urbanística de São Paulo para a economia nacional, instigando-o a conhecer e a valorizar a História de seu próprio Estado.
possibilitar ao aluno de Arquitetura e Urbanismo o reconhecimento do conteúdo aprendido nas aulas teóricas, de forma a fixar o conteúdo através da vivência
- Objetivos Específicos
possibilitar ao aluno o contato com a produção arquitetônica e urbanística metropolitana;
possibilitar ao aluno a experimentação dos diferentes aspectos da vida cotidiana da metrôpole. Aproximação aos meios de transporte, da vida urbana e das oportunidades culturais disponíveis na cidade - metrôpole também como polarizadora cultural.
orientar e despertar no aluno o senso crítico, de forma com que este consiga comparar as arquiteturas e desenho urbano da capitail paulista, entendendo também o contexto histórico acerca de sua formação.
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ESTUDOS ITINERANTES II |
12
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ESTUDOS ITINERANTES III |
12
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ESTUDOS ITINERANTES IV |
12
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ESTUDOS SÓCIO POLÍTICOS |
54
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FILOSOFIA APLICADA A ARQUITETURA E URBANISMO |
54
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GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS |
54
A disciplina tem o objetivo de apresentar os principais conceitos de gestão de projetos e obras. Pretende auxiliar o futuro profissional para que ele seja capaz de organizar e utilizar os conceitos de gestão de forma a possibilitar um bom planejamento das etapas de projetos e obras, evitando atrasos e possíveis retrabalhos e consequentemente possíveis erros em obra. Desenvolver o senso investigativo e sistematização do conhecimento adquirido.
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HISTÓRIA DA ARTE |
54
I. Propiciar as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
II. Fornecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
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HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA |
54
O conteúdo do componente será desenvolvido de modo a possibilitar ao aluno o exercício constante da reflexão, do pensamento crítico, da discussão e interpretação da teoria e história da arquitetura na contemporaneidade. A pesquisa, o debate, a análise e o questionamento devem nortear o processo de aprendizagem do aluno a fim dele construir o seu próprio conhecimento e repertório.
Objetivo Geral: fomentar o processo crítico no entendimento e discussão da produção da arquitetura contemporânea.
Objetivos Específicos: desenvolver a capacidade de análise e argumentação dentro da arquitetura, reconhecendo as referências históricas, os paradigmas teóricos envolvidos e os desdobramentos destas posturas.
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HISTÓRIA E TEORIA DO PAISAGISMO |
54
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HISTÓRIA E TEORIA DO URBANISMO E DA CIDADE |
54
Desenvolver no aluno a compreensão dos processos que configuram a produção e a teoria da cidade e do urbanismo contemporâneos, a partir da análise histórica.
Consolidar a capacidade do aluno de aprofundar autonomamente conhecimentos referentes à cidade e ao urbanismo, a partir de um mapeamento da produção arquitetônica ao longo da história, considerando a análise da produção contemporânea.
Desenvolver o estudo dos processos que compõem a configuração espacial das cidades.
Construir um debate historiográfico atual e precedente – acerca da cidade contemporânea, considerando aspectos da sua fundação e desenvolvimentos, observando as camadas temporais que se sobrepõem na cidade contemporânea.
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INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO III |
84
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INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO II |
84
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LEITURAS, LINGUAGENS E EXPRESSÃO DO PROJETO |
84
-Análise sistemática dos elementos constituintes do espaço arquitetônico através de vários processos de leituras visuais, tornando explicitos os condicionantes da forma - geometria, proporção, planos, linhas e volumes e os conceitos fundamentais da arquitetura: simetria, assimetria, verticalidade, horizontalidade, axialidade, escala, rítmo e outros definidores da hierarquia dos usos dos espaços arquitetônicos.
- Domíno dos elementos de expressão, interpretação e representação do espaço arquitetônico, a saber: desenho de observação e croquis, desenho esquemático interpretativo, desenho minimamente instrumentalizado ( desenho técnico básico - vistas e perspectivas)
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METODOLOGIAS CRÍTICAS: PROCESSOS E PRODUTOS |
54
Desenvolver no aluno a compreensão crítica do ambiente construído.
Oferecer ao aluno uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas, estratégias, posturas e técnicas representativas para desenvolvimento de metodologias.
Consolidar a capacidade do aluno de aprofundar autonomamente conhecimentos referentes à experimentação crítica frente a leitura do espaço.
Criar vínculos com outros campos do saber – filosofia, geografia, antropologia e sociologia - como forma de potencializar o processo projetual.
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MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO |
54
Desenvolver a capacidade de criação de projetos e gestão de diversas fases da concepção de uma edificação com base no uso de software BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção), oferecendo aos alunos conhecimentos fundamentais para utilização da ferramenta Revit (software licenciado, desenvolvido pela empresa Autodesk).
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MODELAGEM 3D |
54
A disciplina tem como objetivo habilitar o aluno a trabalhar com as ferrametas de modelagem tridimensional digital presentes no software SKETCHUP de forma autônoma e criativa. Recorrendo à construção e associação de competências de interpretação crítica de objetos complexos, como é o caso das edificações, usando conceitos de geometria e das linguagens de representação de arquitura.
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ORIENTAÇÃO TEMÁTICA AOS ESTUDOS PRELIMINARES DO TFG |
54
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ORIENTAÇÃO TEMÁTICA DO TFG |
54
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PATRIMÔNIO CULTURAL |
54
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PLANEJAMENTO DA PAISAGEM I |
42
O Planejamento da Paisagem I visa instrumentalizar o discente nos conceitos básicos do projeto da paisagem e capacitá-lo a compreender criticamente e correlacionar os diversos componentes da paisagem local e urbana. Espera-se, assim, introduzir ao aluno/a aspectos projetuais básicos da prática paisagística do arquiteto/a e urbanista, e consequentemente levá-lo/a a desenvolver todas as habilidades requeridas para essa tarefa.
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PLANEJAMENTO DA PAISAGEM II |
42
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PLANEJAMENTO DA PAISAGEM III |
42
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PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO I |
84
Conhecer os conceitos fundamentais do Planejamento Territorial Municipal.
Compreender os fenômenos urbanos produtores da forma da cidade capitalista.
Compreender o papel dos planos urbanos na ordenação das cidades.
Estudar o Estatuto da Cidade e legislação correlata.
Analisar o Plano Diretor da cidade de Uberaba.
Proporcionar o conhecimento de técnicas de intervenção urbana na escala do município e do bairro.
Desenvolver a habilidade de executar representações gráficas no nível de anteprojeto de intervenção urbana.
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PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO II |
84
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PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO III |
84
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PRÁTICA PROJETUAIS EM PATRIMÔNIO NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO IV
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84
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PRÁTICAS PROFISSIONAIS
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42
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PROJETO DE ARQUITETURA I |
84
Consolidar o processo de projetação, onde o aluno diante da problemática colocada é levado a questionar e refletir sobre o tema, apresentando soluções projetuais pertinentes dentro da complexidade da vida cCompetências: Autonomia para organização das tarefas acadêmicas. Apto ao trabalho em equipe. Reconhecimento das questões políticas, sociais econômicas do ambiente construído. Elaborar conceitos do ambiente construído. Capacidade de expressão de idéias e conteúdos conceituais. Representar graficamente o espaço construído.ontemporânea e de princípios norteadores do design universal.
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PROJETO DE ARQUITETURA II |
84
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PROJETO DE ARQUITETURA III |
84
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PSICOLOGIA AMBIENTAL |
54
- Estudo das relações psicoespaciais e seus desdobramentos tanto no ato projetual quanto na vida em sociedade, ou seja, através de um estudo de temas que contemplem a cidadania entender a produção do espaço, sob um viés humano e de igualdade;
- Desenvolvimento da capacidade crítica de entendimento sobre como as relações entre homem e ambiente;
- Entendimento de como as relações entre homem/ambiente podem interferir no ato projetual e vice-versa.
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REPRESENTAÇÃO (DESENHO ARQUITETÔNICO) |
54
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SEMINÁRIOS I |
0
- Propiciar a troca de informações e experiências entre o corpo discente e os pesquisadores/profissionais das áreas de Design;
- Análise de propostas e projetos desenvolvidos por profissionais reconhecidos nas áreas de Design;
- Abordar a relação entre o profissional de Design de Interiores e o mercado;
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SEMINÁRIOS II |
0
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SEMINÁRIOS III |
0
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SEMINÁRIOS IV |
0
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SISTEMAS E EXPERIMENTOS DIGITAIS NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO IV
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84
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SISTEMAS E TECNOLOGIA NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO I |
84
Este componente curricular capacitará os alunos metodologicamente a distinguir, compreender e selecionar métodos e procedimentos para elaboração de projetos com tecnologia contemporânea aplicados ao ambiente construído. Este componente curricular capacitará os alunos metodologicamente a distinguir, compreender e selecionar métodos e procedimentos para elaboração de projetos com tecnologia contemporânea aplicados ao ambiente construído.
Capacitar o aluno a definir as condições básicas para que ocorra equilíbrio estático em corpos sujeitos à ação de forças e determinar as forças atuantes nos corpos rígidos;
Identificar e analisar problemas e situações reais envolvendo tensões e deformações, buscando soluções simples e lógicas, de acordo com os princípios básicos e fundamentais estabelecidos.
Instrumentalizar tecnicamente o aluno para as disciplinas de sistemas estruturais que serão vistas em períodos seguintes.
Adquirir conhecimentos sobre as limitações e características dos diferentes materiais, a fim de poder utilizá-los convenientemente na sua vida profissional.
Analisar tensões e deformações, tais que ele possa, ao desenvolver uma análise estrutural ou dimensionamento de elementos, já prever quais os tipos que podem fazer parte daquele projeto a fim de que o mesmo apresente eficiência, resistência e economia.
Identificar os sistemas e subsistemas da edificação.
Reconhecer através de leituras projetuais os sistemas e subsistemas da edificação.
Examinar as possibilidades para execução da Tecnologia em projetos contemporâneos sustentáveis.
Justificar os aspectos tecnológicos para aplicação em projeto dos processos construtivos: vernacular, tradicional racionalizado, pré-fabricado e industrializado.
Projetar com os elementos da Domótica e Inmótica com o conceito de Edifícios “Inteligentes”, e utilizando da Bioarquitetura.
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SISTEMAS E TECNOLOGIA NO AMBIENTE INTEGRADO DE PROJETO II |
84
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SISTEMAS ESTRUTURAIS
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54
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SOCIOLOGIA APLICADA A ARQUITETURA E URBANISMO |
54
O componente curricular Sociologia Aplicada a Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo primordial desenvolver no discente a capacidade de co-relacionar os temas e reflexões entre si, promovendo uma análise crítica dos mesmos, numa estreita relação com o cotidiano da vida urbana. Para tanto, a disciplina busca concretizar os seguintes objetivos específicos:
· Reconhecer a relevância da Sociologia como ciências colaboradoras para sua formação humana e profissional.
· Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo cultural urbano.
· Introduzir o aluno no estudo das questões sociológicas em geral, e em especial, às relativas ao universo da cidade.
· Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) das ciências sociais, auxiliando-os na reflexão crítica do fenômeno urbano.
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TÉCNICAS RETROSPECTIVAS |
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TECNOLOGIA CONSTRUTIVA |
54
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TÓPICOS ESPECIAIS |
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TOPOGRAFIA |
54
A disciplina visa o desenvolvimento de uma postura técnico-científica e crítica do aluno a respeito do uso do solo através do seu condicionante de relevo. Objetiva também proporcionar subsídios teóricos para a compreensão do aluno acerca da interdependência entre a configuração do sítio e a ocupação e a apropriação para fins urbanos e de construção civil; envolvendo princípios de intervenção na modelagem natural do terreno, formas de demarcação, parcelamento, arruamento e contenção do solo.
Contribui para o desenvolvimento, no aluno, da habilidade técnica do desenho, através do registro das informações pertinentes à área estudada, chegando à confecção de plantas, mapas topográficos e desenhos dos perfis naturais e modificados dessas áreas.
Estudar a área urbana sob os aspectos de sua modelagem topográfica, compreendendo a interferência desse fator na formação da paisagem local, a forma de apropriação do terreno natural pelo ambiente construído.
Discutir sua ocupação através da intervenção no espaço urbano na escala do lote, do bairro e da cidade, estudando as possibilidades de interação dos espaços construídos e dos espaços livres de edificação, buscando a fluidez e harmonia entre eles.
Dentro da disciplina, juntamente com as demais, busca desenvolver no aluno as habilidades de: observar, identificar e interpretar conceitos, problemas e informações das questões físicas do espaço construído (arquitetônico e urbano), além de adquirir um senso crítico sobre a relação indivíduo com o meio. O aluno deve também atuar em equipe, partilhar ideias, chegar a um consenso sobre as soluções apontadas para o problema identificado, através de estudos dirigidos, pesquisa, leituras que subsidiem a produção dos trabalhos acadêmicos solicitados.
O aluno deverá ao final do período estar apto a reconhecer as questões físico-morfológicas do espaço construído e buscar subsídios para propor ações adequadas a solucionar tais questões. Deverá também ser capaz de organizar seus trabalhos acadêmicos, individuais e em equipe; sustentar discussões a respeito de ideias e conteúdos específicos abordados; representar graficamente e analisar as informações obtidas nos levantamentos em campo.
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TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO |
44
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TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO: ESTUDOS PRELIMINARES |
54
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