ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS |
84
A disciplina visa analisar os demonstrativos contábeis e de seus relacionamentos numéricos extrair indicações de importância para determinado interesse decisório de ordem econômica e outros detalhamentos e informações adicionais que sejam necessários para a empresa atingir suas metas. ⇒ Objetivo Geral: Levar o aluno a analisar os demonstrativos contábeis identificando as melhores soluções para a operacionalização da empresa e superação de suas metas. ⇒ Objetivos Específicos: Informar o posicionamento relativo e a evolução de vários grupos contábeis. Levar o aluno a entender a analise os demonstrativos contábeis como um painel de controle da administração. Acompanhar as tendências e o desempenho financeiro e de rentabilidade a empresa e de seus concorrentes. Estabelecer uma tendência dentro da própria empresa, comparando os índices e relacionamentos com os mesmos indicadores expressos em termos de metas considerando sempre o custo oportunidade..
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS |
84
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
54
Objetivos Gerais:
Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
84
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
108
Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
|
ECONOMIA DE EMPRESAS |
54
Objetivos Gerais Despertar para uma visão global e para um posicionamento real, racional e harmônico sobre as inúmeras variáveis que interferem e conduzem a vida econômica (monetária ou não) das organizações e da sociedade como um todo, num mundo cada vez mais incerto e competitivo. Objetiva ainda, proporcionar aos educandos maior compreensão do ambiente econômico no qual interagem e a construção de conhecimentos que possam auxiliá-los nas tomadas de decisão de forma crítica e racional. Þ Objetivos Específicos Ao final do período letivo o estudante deverá: - Entender a relação da empresa inserida na macroeconomia. - Compreender as questões estratégicas de uma organização, no que se refere à concorrência, custo e formação de preços. - Compreender a realidade econômica brasileira Competências: Perfil Intermediário: (ao final da 4ª série) “O graduando de Administração, nesta fase do curso, trabalha com informações gerenciais e propõe alternativas de cursos de ações diante de uma situação dada, comunicando-as adequadamente”. Possui competências para: - entender as funções e os papéis do administrador; - buscar informações; - organizar informações; - aprimorar o raciocínio lógico-dedutivo; - desenvolver a comunicação e expressão compatíveis com o exercício profissional. Habilidades: As habilidades e competências desejadas do graduando devem ser coerentes com o esforço em atingir o perfil intermediário do curso, atendendo aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais. O graduando deve desenvolver as habilidades conceituais, humanas e técnicas compatíveis com o estágio em que se encontra no curso. Capacidade para utilizar todos os seus conhecimentos – obtidos através de fontes, meios e recursos diferenciados – nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho, isto é, da capacidade para transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS |
84
|
ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA |
84
Objetivos Gerais:
Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos e os princípios da administração financeira no planejamento financeiro e na elaboração, análise, acompanhamento e controle orçamentário. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão da aplicabilidade do orçamento empresarial como ferramenta para tomada de decisão. Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possam trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, o aluno será motivado a: Utilizar métodos de análise e interpretação de dados históricos e projetados, necessários à elaboração do orçamento empresarial; Assimilar a importância da utilização do orçamento empresarial como instrumento de gestão para tomada de decisão; Identificar o caráter interdisciplinar entre o conhecimento matemático, estatístico, administrativo, contábil e econômico; selecionar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no ambiente interno e externo da empresa e analisar as possíveis variações existentes entre o orçado (planejado) e o real .
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
54
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
102
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE APLICABILIDADE |
102
Objetivo Geral:
Através das diferentes etapas compreendidas desde a observação até o confronto dos aspectos teóricos com a prática, busca o desenvolvimento de uma mentalidade crítica e analítica das oportunidades e dos problemas que norteiam as organizações onde o aluno estagiário poderá responder e solucionar de forma sistemática o que foi visto na realidade organizacional e social.
Objetivos Específicos:
Proporcionar vivência empresarial dos conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito acadêmico
Aplicar os conhecimentos e formular decisões de maneira consciente e responsável avaliando a complexidade organizacional
Comunicar adequadamente aos empresários e pessoas envolvidas no processo administrativo as decisões e consequências previstas
Buscar informações de ordem bibliográfica e empresarial que fundamente as decisões empresariais
Relatar tecnicamente os processos verificados nas empresas pesquisadas
Solucionar problemas de ordem administrativa dentro da área do conhecimento proposto
|
ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
84
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
|
ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
54
|
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO |
84
|
ÉTICA EMPRESARIAL |
54
A disciplina Ética Empresarial tem como objetivo primordial recuperar e reforçar os princípios da reflexão filosófica acerca dos princípios que norteiam a ação cidadã no âmbito sócio-organizacional, desenvolvendo-lhe a capacidade de co-relacionar os fatos sociais contemporâneos à luz da reflexão e das decisões éticas, considerando, para tanto, o ser humano como fim de suas decisões.
Objetivos Específicos
Para que este objetivo seja desenvolvido, por objetivos específicos temos:
- Reconhecer a relevância da reflexão Filosófica e da Decisão Ética como modo de pensar colaborador para sua formação humana e profissional ante as novas exigências sociais e do mercado.
- Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo organizacional bem como a proposição de soluções que primem pela ética.
- Introduzir o aluno no estudo nas questões éticas em geral, e em especial, às pertinentes às Organizações e os dilemas por elas enfrentados.
- Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) da Filosofia, auxiliando-os na reflexão crítica da realidade social, em especial, ao cotidiano da gestão empresarial no que concerne à Responsabilidade Social.
|
EXT.: DIREITO-AÇÃO |
72
|
EXT.: EMPREENDENDO 50+ |
72
|
EXT.: REDE DE CONHECIMENTOS |
72
Objetivos Gerais:
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos:
- Fortalecer os vínculos entre a universidade e a comunidade;
- Estabelecer a integração do conhecimento apreendido no curso e as necessidades da comunidade;
- Oportunizar a produção de conhecimentos aos alunos da UNIUBE, por meio de práticas na comunidade;
- Fomentar projetos sociais, a partir das especificidades de cada curso.
|
EXT.: STREET STORE - AMIGOS DO IGOR LOMBARDI PENHALVER |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
54
Propiciar ao aluno uma visão básica de toda a área de negociação internacional, desenvolvendo análises econômicas e culturais que o habilitem a pensar no Comércio Exterior como um instrumental estratégico da Administração, visando ao desenvolvimento do senso crítico e analítico do futuro profissional da administração com noções de comércio exterior e relações internacionais. Apresentar ao aluno os termos técnicos do comércio exterior e habilitá-lo para identificar possíveis oportunidades de negociações externas, bem como saber como utilizar as ferramentas do Comércio Exterior e a formalização de processos para importação e/ou exportação.
|
GESTÃO DA PRODUÇÃO |
84
|
GESTÃO DE MATERIAIS |
54
|
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
84
Levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e instrumentos para a gestão dos recursos humanos da organização, através do embasamento científico, preparando-os para gerenciar os impactos do fator humano aos resultados da empresa.
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
84
|
GESTÃO FINANCEIRA |
84
|
GESTÃO LOGÍSTICA |
54
Objetivos Gerais:
- Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos:
- Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
|
GOVERNANÇA AMBIENTAL, SOCIAL E CORPORATIVA |
54
Objetivo Geral
O propósito desta disciplina é levar o aluno a ampliar sua consciência e conhecimento de gestor apto a promover a gestão empresarial responsável, baseada no âmbito das temáticas da governança ambiental, social e corporativa, analisando as funções, estruturas e atividades que a envolve.
Objetivos Específicos
• Entender como provocar transformações na organização alinhadas com os principais tópicos relacionados ao Capitalismo Consciente;
• Conhecer sobre a agenda 2030 da ONU;
• Ampliar seu olhar sobre ecossistemas de impacto e as externalidades;
• Aprofundar a relação entre lucro e propósito nos negócios;
• Expandir sua visão em relação aos stakeholders do seu negócio e desenvolver uma governança multistakeholder;
• Ampliar sua consciência dentro e fora das organizações;
• Entender quais novas aprendizagens se faz necessárias neste novo contexto de mundo contemporâneo;
• Reconhecer o valor da cultura e entender como transformá-la conscientemente;
• Aprender novas competências e comportamentos de liderança consciente.
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
78
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
|
JOGOS DE EMPRESAS |
54
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
54
Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
78
Objetivos Gerais: Possibilitar ao aluno o conhecimento da estrutura de análise da economia e como as políticas fiscal, monetária, cambial e de rendas, empreendidas pelo governo, afetam a formulação de políticas públicas , identificando as relações jurídicas e instrumentos legais na normatização dos fatos econômicos.Objetivo Específico: Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de interpretar as mudanças nas variáveis macroeconômicas (taxa juros, inflação, renda, balanço pagamentos etc), e os intrumentos normativos para propor ações para a resolução dos problemas dos agentes da economia do país: Empresas, Famílias, Governos e Mercado externo.
|
MARKETING |
84
Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado.
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
84
|
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO |
84
Objetivos Gerais: Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números. - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação. - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações. - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção. - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem.
|
MATEMÁTICA PARA DECISÕES ADMINISTRATIVAS I |
84
Possibilitar meios para que o aluno ao longo da disciplina desenvolva a capacidade de conhecer e aplicar os conceitos matemáticos de funções, álgebra matricial e sistemas lineares e, a partir da aplicabilidade, analisar e ser capaz de tomar decisões administrativas.
|
MATEMÁTICA PARA DECISÕES ADMINISTRATIVAS II |
84
Objetivo Geral Visa conhece os conceitos da matemática do terceiro grau, mais conhecida como Cálculo Diferencial e Integral. Dentro da área de cálculo iremos trabalhar os conceitos de Limites, Derivadas e Integrais. Propiciando o nivelamento dos conhecimentos matemáticos e por meio de estratégias metodológicas busca desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e suas aplicações. Objetivos específicos Propiciar ao discente conhecer e aplicar os limites polinomiais. Viabilizar o conceito e aplicação das regras de derivação. Conceituar e demonstrar a aplicação das integrais. Aplicar os conceitos de limites, derivadas e integrais na área de gestão.
|
MERCADO DE CAPITAIS DERIVATIVOS |
78
|
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS |
54
Disciplina básica e de suporte para as demais disciplinas do Curso de Administração, além de ser uma das especializações do profissional em administração possui, ainda, os seguintes objetivos básicos:
- Permitir ao aluno utilizar adequadamente as técnicas de organização, sistemas e métodos na solução dos problemas organizacionais mediante a racionalização do trabalho
- Mostrar aos alunos a importância dos clientes na conjuntura atual, como forma básica de garantir a sobrevivência das empresas
- Capacitar os alunos a entender e analisar as variáveis organizacionais, motivando-os para o desempenho das atividades de organização, sistemas, métodos e informações
- Possibilitar que os alunos tenham uma visão empresarial sistêmica, de tal forma que possam compreender, de um lado (interno) a necessidade de uma sinergia interdepartamental, e de outro (externo) os meios para sobreviver em um mercado globalizado e altamente competitivo;
- Provocar no aluno o instinto pela pesquisa, pela busca da verdade e pela melhoria contínua dos processos organizacionais;
- Estimular o trabalho em equipe como fator primordial para o sucesso de qualquer estratégia empresarial efetiva.
|
PESQUISA OPERACIONAL |
84
|
PLANEJAMENTO DE CARREIRA |
54
Objetivo geral:
Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
|
PROJETO INTEGRADO |
42
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
54
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
54
Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos administrativos e o conhecimento construído no decorrer do curso de administração na orientação de negócios na forma de consultoria e/ou assessoria empresarial. Fazendo com que o aluno interprete, elabore e analise cenários empresariais, avaliando o ambiente interno e externo, diagnosticando possíveis patologias administrativas e evidenciando pontos positivos e oportunidades de mercado, orientando os gestores de empresas dos mais diversos segmentos. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão das diferentes culturas administrativas, presentes nas organizações para que, dessa forma, o mesmo possa aplicar as ferramentas mais adequadas de negociação e orientação aos gestores.
Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possa trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Entende-se como "senso crítico" a capacidade de avaliar a qualidade da informação recebida enquanto gestor e ou consultor. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades ao longo do curso:
- Identificar problemas administrativos aplicando as teorias trabalhadas no curso.
- Elaborar diagnóstico empresarial e apontar sugestões fundamentadas nas teorias existentes para solução de problemas e melhoria de processos.
- Auxiliar e/ou assessorar gestores para tomar decisões.
- Tomar decisões em relação às melhores alternativas a serem utilizadas na melhoria de processos e na gestão de negócios.
- Assimilar a importância da consultoria no fortalecimento e sobrevivência das organizações;
- Assimilar o perfil e as qualidades técnicas e pessoais de um consultor.
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
54
Objetivos Gerais
- Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.
Objetivos Específicos
- Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século. Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital.
|
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
54
Objetivo geral: Compreender as práticas gerenciais em relação às funções planejar, organizar, dirigir e controlar, conforme reconhecimento do processo de mudanças e da tomada de decisão.
Objetivos específicos: Definir o tipo de estrutura e o processo organizacional de acordo com a complexidade empresarial; Compreender a hierarquia organizacional, o processo de comunicação e a tomada de decisão; Aprender a resolver problemas organizacionais e estruturais de forma metodológica; Acompanhar o processo de mudanças e reflexos na estrutura organizacional; Controlar os recursos administrativos conforme a previsão do planejamento; Construir a relação dos processos com as decisões empresariais.
|
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
84
Objetivos Gerais: Favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno para uma visão renovada na forma de gerir as organizações por meio dos marcos históricos da Administração, dentro de um sistema harmônico que combina técnicas com práticas de cada época estudada.
Objetivos Específicos: Construir o pensamento lógico das estratégias administrativas em favorecimento da tomada de decisões empresariais. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas ao momento estratégico dos sistemas administrativos. Oferecer instrumentais, permitindo ao graduando, uma maior eficiência e eficácia no processo decisório tendo como referências os teóricos da Administração.
|