Sobre vida: ensino de suporte básico de vida em escola

1- Detalhamento do programa/projeto

Os conceitos relacionados ao tema Suporte Básico de Vida (SBV) estão se tornando cada vez difundidos na sociedade, visto que é preciso ter noções de algumas técnicas de suporte básico, pois elas são fundamentais na primeira abordagem da vítima, o que promove um aumento das taxas de sobrevivência em acidentes, e essas técnicas básicas podem ser facilmente aprendidas. Os principais objetivos do Projeto SobreVida são de agregar e ampliar os conhecimentos dos acadêmicos de medicina sobre teorias e práticas das técnicas de SBV, além de buscar desenvolver habilidades relacionadas à comunicação e a situações cotidianas de atendimento emergencial que utilizam os métodos de SBV.

Para atingir os objetivos, são realizadas capacitações dos membros do projeto, alunos do curso de medicina do ciclo básico e intermediário, com a participação de profissionais da área da saúde especializados em cada assunto sobre SBV, por exemplo, temas como: afogamento, engasgo, crise convulsiva, queimaduras, ataque vascular cerebral (AVC), parada cardíaca, choque elétrico, trauma e outros relacionados, são abordados. Após as capacitações, os alunos do projeto visitam Colégios específicos de Uberaba, tanto da rede pública como da rede privada, com o propósito de repassar aos alunos do segundo ano do ensino médio as técnicas de SBV previamente ensinadas a eles, porém, de uma forma simplificada e didática para a melhor compreensão dos estudantes. Observamos que ao final, os estudos sobre o tema, as capacitações e as atividades práticas desenvolvidas levam a um ganho de conhecimento muito satisfatório aos membros do projeto. Por outro lado, o feedback dos alunos do ensino médio é muito positivo, com convites pela direção do Colégio de estender as atividades realizadas aos alunos dos outros anos do ensino médio, devido ao grande interesse sobre tal assunto, principalmente dos alunos da rede privada.

 2- Parcerias

Profissionais especializados nas técnica de SBV: alguns pertencentes ao SAMU, alguns ao Corpo de bombeiros, alguns médicos professores da UNIUBE e alunos do curso de medicina formados em outro curso da área da saúde e especialista nas técnica de SBV. Tais parceiros são convidados e voluntariamente oferecem aulas teóricas e práticas aos alunos do projeto.  

3 - Linha Temática: Promoção da saúde

4 - Cursos vinculados:  Medicina

5 - Descrever comunidade: Alunos do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de Uberaba

6- Resultados apresentados

Os integrantes do projeto apresentam um grande crescimento pessoal e profissional, pela necessidade de confeccionar e apresentar aulas sobre as temáticas do SBV, previamente estudadas e treinadas, cumprindo com a atividade social proposta de propagar as técnicas de SBV, orientando a população a respeito de como se comportar e quais medidas tomar em cada uma das situações propostas, visando assim diminuir os riscos ou mesmo minimizar os danos às vítimas até a chegada dos profissionais capacitados.

7 - Vigência (informar o tempo de vigência, caso finalizado informar inicio e término):

Início: primeiro semestre de 2018 até? Em andamento

8 - Fotos

Sargento Daniel Oliveira Batista (corpo de Bombeiros de Uberaba) realizando sua aula de capacitação sobre queimaduras, choque elétrico e afogamento.

C:\Users\pamel\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2019-12-01 at 07.03.22.jpeg

Fonte: Acervo pessoal

Técnica de imobilização demonstrada durante a palestra do Sargento Daniel, com o auxílio do Dr. Cláudio do SAMU.

WhatsApp Image 2019-12-01 at 10.16.52

Fonte: acervo pessoal.

Membros do projeto Sobrevida com o coordenador Júlio no Colégio MasterMed durante a visita.

WhatsApp Image 2019-12-01 at 07.32.37

Fonte: acervo pessoal.

Integrante do projeto Sobrevida ministrando aos alunos da rede privada a respeito das técnicas de queimadura, choque elétrico e afogamento.

C:\Users\pamel\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2019-12-01 at 07.32.01.jpeg

Fonte: acervo pessoal.

Membros do projeto Sobrevida ministrando técnica de PCR (parada cardiorrespiratória) aos alunos do ensino médio

WhatsApp Image 2019-12-01 at 07.33.30

Fonte: acervo pessoal.

Membro do projeto Sobre Vida apresentando a técnica de OVACE em bebês no evento UNIUBE aberta

Fonte: acervo pessoal.

Dois integrantes do projeto Sobrevida demonstrando a parte prática da técnica de OVACE a alunos de medicina em um Simpósio realizado pelo projeto, com objetivo de propagar a técnica e acolher novos membros para o projeto.

C:\Users\pamel\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2019-12-01 at 07.29.39.jpeg

Fonte: acervo pessoal.

Acadêmicos de medicina durante a prova aplicada para admissão de novos membros para o projeto.

WhatsApp Image 2019-12-01 at 10.18.43

Fonte: acervo pessoal.

9 - Logo do projeto/programa