Banco de Dentes
Banco de Dentes
O Banco de Dentes Humanos da Universidade de Uberaba (BDH-UNIUBE), define-se como um banco de órgãos que mantém um acervo de dentes humanos extraídos e informações associadas, coletados e armazenados para fins de pesquisa e ensino, conforme regulamento e normas técnicas, éticas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade e gerenciamento institucional, sem fins comerciais.
O BDH-UNIUBE objetiva-se em organizar e sistematizar a utilização de dentes humanos extraídos por estudantes e pesquisadores por meio de cessão e/ou empréstimo, conscientizando a comunidade leiga e acadêmica a respeito da importância cultural, social, bioética, legal e moral da valorização do dente como órgão. Visa, arrecadar dentes humanos de diferentes fontes, garantindo a legalidade de sua origem, a fim de manter a quantidade de dentes necessária para a demanda da instituição, cuidando da preparação, seleção, desinfecção e/ou esterilização, preservação e armazenamento dos dentes arrecadados.
O BDH-UNIUBE é regido por Regimento Interno aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade de Uberaba (Resolução 023/15), pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer 01/2016), respeitando o disposto nos estatutos e regimentos da Universidade de Uberaba e em junho de 2019 teve sua aprovação junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP (protocolo B-075).
Está localizado no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba, bloco D salas 2D34 e 2D35, sendo administrado por uma comissão composta por um Coordenador Geral e um Vice Coordenador, dois Coordenadores-Técnicos representados por professores de tempo contínuo da área da Saúde, uma secretária e um técnico de laboratório, designados pelo Reitor da Universidade de Uberaba (portaria 046/2013).
O BDH-UNIUBE se empenha em conscientizar a comunidade leiga e a científica da importância bioética, social, legal e moral da existência do BDH como um biobanco, através de atividades educativas, palestras, cartazes e folders. A coleta e o armazenamento de dentes pelo BDH será feita mediante consentimento do paciente ou responsável, expresso por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE.
Qualquer pessoa pode doar seus dentes, desde que eles tenham sido extraídos por indicação terapêutica, e estes ao chegarem ao BDH-UNIUBE recebem uma limpeza mecânica com água e sabão, posteriormente são limpos de maneira mais profunda de onde são retiradas as cáries e outras impurezas por meio de raspagens com equipamentos específicos. O material, então, é separado em grupos de acordo com a anatomia e o posicionamento deles na cavidade oral e guardados em geladeiras dentro de recipientes com soluções de armazenamento adequadas.
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira
Das 08:00 às 11:30h e das 13:30 às 17:30h
Contatos e Informações:
Universidade de Uberaba - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bloco D - salas 2D 34 e 35
Bairro Universitário - Uberaba-MG
CEP: 38055-500
Telefone: (34) 3319 - 8978
e-mail: bdh@uniube.br