ADMINISTRAÇÃO AVANÇADA DE AMBIENTES DE REDES |
40
|
ÁLGEBRA LINEAR |
36
A disciplina tem como objetivo geral familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações. Como objetivos específicos: usar matrizes para organizar e manipular dados; executar operações de matrizes: adição; multiplicação e multiplicação por escalar; computar a inversa, adjunta, transposta e determinante de uma matriz e resolver sistemas de equações lineares usando matrizes.
|
ALGORITMOS EM GRAFOS |
40
Objetivo geral
Apresentar os conceitos principais da teoria de grafos, suas propriedades, seus principais algoritmos e seu uso no contexto computacional.
Objetivos específicos
- Estudar os conceitos básicos sobre teoria dos grafos.
- Estimular a adaptação da visão de problema real para problema computacional, usando o paradigma da programação orientada a objetos, com foco em soluções que utilizem grafos.
- Utilizar a representação de problemas em computação para grafos utilizando a linguagem Java.
- Desenvolvimento de soluções com aplicações em grafos, com modelagem de problemas na forma de grafos.
- Compreender o funcionamento de algoritmos cássifos de busca com o uso de grafos.
|
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
80
Objetivos Gerais:O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
BANCO DE DADOS |
80
O componente apresentará os princípios e metodologias de engenharia de software, com o objetivo de habilitar o aluno a produzir software de alta qualidade e desempenho, a partir do estudo dos conceitos de teoria de sistemas, teoria de software, técnicas de levantamento de dados, análise de requisitos, modelo funcional.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
80
Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade e primitivas de funções de uma variável e com os resultados fundamentais relativos a: integração definida, técnicas de integração. -
Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimização;
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Equacionar problemas envolvendo taxas de variação de unções compostas (regra da cadeia) e a otimização de funções de uma variável;
- Empregar técnicas e métodos de resolução de integrais indefinidas;
- Empregar o teorema fundamental do cálculo para a resolução de integrais definidas;
- Calcular áreas e volumes a partir da integração de funções de uma variável.
- Identificar e equacionar situações-problema que sejam solucionáveis pela utilização da integração definida.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
80
Esta disciplina tem por objetivo desenvolver no aluno a capacidade de raciocínio lógico, dedutivo e abstrato, e a base matemática necessária que o possibilitará: 1-Estudar o Cálculo Diferencial fornecendo embasamento matemático às aplicações da Engenharia em suas diversas áreas. 2 - Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas. 3 - Calcular áreas e volumes através do emprego de integrais definidas. 4 - Identificar situações-problema contextualizadas de engenharia, envolvendo integrais. 5 - Auxiliar no desenvolvimento de outras disciplinas do curso que utilizam os recursos matemáticos estudados para a resolução/modelagem de situações-problema. 6 - Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e de colaboração.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III |
80
Objetivo Geral:
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
Objetivos Específicos:
- Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas;
- Aplicar os teoremas e conceitos do cálculo vetorial para equacionar e resolver problemas de engenharias e/ou áreas afins;
- Empregar operadores direcionais e gradientes na resolução de problemas gerais;
- Introduzir integrais de linha, utilizadas numa grande variedade de aplicações para analisar as propriedades dos campos vetoriais;
- Apresentar métodos para a resolução de integrais de linha de campos conservativos, cálculos de integral de linha sobre curvas fechadas - Teorema de Green.
Conteúdos esses, impressindíveis à compreensão de fenômenos que envolvem a fluidodinâmica e eletromagnetismo.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV |
80
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba, ao analisar a realidade brasileira. Objetiva estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfrentamento dos problemas sociais. Como objetivos específicos destacam-se: Discutir o conceito, a trajetória e as dimensões da cidadania. Caracterizar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira, bem como as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais. Investigar as expressões do preconceito, as relações de alteridade, com fundamentação nos Direitos Humanos. Abordar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação. Analisar o espaço público brasileiro contemporâneo, com foco no trato ao meio ambiente, e ao comportamento no trânsito, com vistas a contribuir para o avanço das relações cidadãs nesses espaços. Contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido.
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I |
120
Objetivos Gerais:
- Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos;
- Modelar e resolver circuitos;
- Realização de experimentos em laboratório, utilizar instrumentos e equipamentos elétricos;
- Avaliar criticamente ordem de grandeza - plotar gráficos.
Objetivos Específicos:
- Analisar circuitos elétricos em corrente contínua, em regime permanente;
- Resolver circuitos elétricos;
- Realizar montagens experimentais em laboratório;
- Utilizar ferramentas computacionais para desenho de esquemas eletrônicos, simulação de funcionamento e projeto de placas de circuito impresso.
|
COMPILADORES |
40
Objetivos Gerais: Capacitar o aluno a entender a organização e o funcionamento dos compiladores. Empregar teorias e métodos envolvidos no processo de tradução de linguagens de programação. Projetar e implementar compiladores. Objetivos Específicos: Distinguir as etapas relativas a um projeto de um compilador, bem como as diferenças existentes entre a Compilação, Montagem, Ligação e Interpretação; Reconhecer as funções e as ações desempenhadas por um Analisador Léxico, sendo capaz de implementá-las; Reconhecer os tipos de Analisadores Sintáticos, suas funções e ações desempenhadas, sendo capaz de implementá-los; Reconhecer as atividades desempenhadas por um Gerador de Código, sendo capaz de implementá-los; Utilizar as ferramentas e as técnicas necessárias para a construção de compiladores; Projetar e implementar um Compilador para uma máquina com um conjunto de instruções simples.
|
COMPONENTE OPTATIVO I |
80
|
COMPONENTE OPTATIVO II |
80
|
CONSTRUÇÃO DE ROBÔS |
80
Estudo dos métodos de controle e construção de robôs, sendo o estudos de controladores PID's, controladores Fuzzy e controladores neurais. Compreender a montagem de placas e programação de sistemas embarcados autônomos.
|
CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS |
60
|
DESENHO TÉCNICO |
80
Desenvolver no aluno a habilidade de representar graficamente elementos de um projeto com o auxilio de instrumentos elementares (esquadros, transferidor, escalímetro e compasso). Associado a isso, a disciplina se objetiva orientar a construção de conhecimentos para a formação de competência para a leitura e interpretação de representações gráficas de desenho técnico, proporcionando aos alunos a capacidade de traduzir as formas de objetos tridimensionais em desenhos técnicos bidimensionais e vice-versa, adotar uma postura comprometida com a clareza de sua comunicação gráfica e consciente de sua importância, reconhecer simbologias, normas e procedimentos utilizados na representação técnica dos referidos elementos de acordo com as normas adotadas pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT).A descrição e aplicação do conteúdo desta disciplina têm por objetivo correlacionar com as demais disciplinas que formam o currículo deste curso, e assim, somar informações técnicas, proporcionar o desenvolvimento de habilidades, competência técnica e intelectual do aluno.
|
ELETRÔNICA |
60
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENGENHARIA DE SOFTWARE |
120
Objetivos Gerais - Desenvolver capacidade de elaborar, interpretar e documentar aplicativos utilizando modelagem de sistemas orientados a objeto; - Garantir de qualidade nos projetos de software; - Dominar as mais novas técnicas de análise e projeto de software orientados a objetos. Objetivos Específicos - Implementar modelagem de software orientados a Objeto; - Demonstrar a habilidade de utilizar linguagens de modelagem; - Documentar e especificar sistemas.
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
40
Legislação e Normas Técnicas relacionadas à saúde, segurança e ergonomia. Equipamentos de Proteção Individual. Certificações relacionadas à saúde ocupacional, segurança do trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista e criminal do engenheiro no exercício profissional. Comunicação de acidente de trabalho (CAT). Atribuições do engenheiro, do técnico de segurança do trabalho e de profissionais da Saúde. Ergonomia.
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
200
|
ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
40
Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos: • Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico; • Relacionar os termos população e amostra; • Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados; • Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem; • Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias; • Utilizar uma tabela de números aleatórios; • Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade. • Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica; • Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas; • Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados; • Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento; • Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade; • Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade; • Definir experimento, espaço amostral e evento; • Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva; • Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada; • Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema; • Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas; • Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico; • Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades; • Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades; • Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, mediante o uso de expressões e de tabelas.
|
ESTRUTURAS DE DADOS I |
40
Objetivos gerais
Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração por meio de estruturas de dados estáticas e dinâmicas formalizadas em fila, pilha, deque e lista.
Objetivos específicos
a) Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, por meio das máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento, os processos lógicos necessários para a implementação de projetos, escritos em JAVA, tendo como foco principal as estruturas de dados (fila, pilha, deque e lista);
b) Possibilitar ao aluno distinguir as estruturas de dados, suas operações e suas formas para resolver problemas lógicos com aplicações práticas;
c) Permitir a escolha de processos lógicos e a critica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis;
d) Distinguir, dentre as estruturas de dados apresentadas, aquela que mais se adequa à resolução de um determinado problema;
e) Diferenciar as estruturas fila, pilha, lista e deque; e,
f) Construir blocos lógicos para a implementação das operações básicas e das operações diferenciadas de cada uma das estruturas de dados.
|
ESTRUTURAS DE DADOS II |
40
Objetivo Geral
- Analisar os algoritmos de ordenação/classificação e de busca, considerando as estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
Objetivos específicos
- Identificar, por meio das máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmos, os processos lógicos necessários a transcrição de algoritmos de ordenação e de busca para a linguagem de programação JAVA e utilizando estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
- Empregar adequadamente os algoritmos de ordenação e de busca na resolução de problemas.
- Aplicar, com eficiência e eficácia, as estruturas de dados: pilhas, listas, filas, deques, árvores e grafos.
- Empregar os procedimentos de ordenação e de busca em estruturas de dados, utilizando a linguagem de programação JAVA.
- Analisar a complexidade dos algoritmos de ordenação e de busca, adequando-os às necessidades de aplicação.
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
80
Objetivos Gerais: - Compreender os principais aspectos nos processos relacionados a conceitos fundamentais em mecânica dos fluidos, equações gerais da cinemática e dinâmica dos fluidos, sistemas elevatórios, primeira e segunda lei da termodinâmica e equações básicas de transferência de calor e massa. - Construir conhecimentos que possibilitem a solução de situações-problemas relacionadas aos assuntos supracitados, fornecendo sólido embasamento para as disciplinas do ciclo profissionalizante que tem esta matéria como pré-requisito. - Utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas de cálculo, ilustrando as aplicações imediatas ao dia a dia. Objetivos Específicos: - Empregar conceitos fundamentais de mecânica dos fluidos e princípios de transferência de calor e massa no dimensionamento de sistemas de fluidos; - Utilizar instrumentos básicos de medição de pressão, vazão, densidade e viscosidade; - Dimensionar conjuntos moto-bomba.
|
FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS |
72
Objetivos gerais
- Capacitar os alunos para uso do computador em sala de aula propiciando a interação aluno-computador e identificando os conceitos básicos de informática.
- Analisar, modelar e representar a solução de problemas que envolvem o uso de softwares aplicados à Engenharia, desenvolvendo a capacidade de dedução, formulação e interpretação de situações Matemáticas.
Objetivos específicos
- Aplicar técnicas computacionais e os recursos do software Scilab na solução de problemas básicos de Engenharia e Sistemas de Informação.
- Utilizar o ambiente virtual para fins de pesquisa, comunicação e suporte acadêmico, interagindo de maneira ética e funcional.
- Comparar e aplicar as ferramentas computacionais nas atividades do curso, compreendendo o inter-relacionamento das diversas áreas trabalhadas ao longo do curso.
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
80
Objetivo Geral:
Compreender a importância da Física, bem como suas origens e aplicações. desenvolver nos alunos a capacidade de aplicar os conceitos adquiridos em sala em situações práticas, compreender os princípios e leis físicas relacionados ao conteúdo da disciplina de Física I; associar esses conceitos aos fenômenos naturais do cotidiano e às tecnologias que os utilizam como base; reconhecer sua importância para a continuidade dos estudos e suas aplicações profissionais
Objetivo Específico:
Trabalhar com cinemática, desenvolver e estimular o raciocínio para questões de velocidade, tempo, aceleração e conversão de unidades que tem a mesma linha de raciocínio de um curso de engenharia. Compreender e realizar operações que envolvam vetores, movimentos uni e bidimensionais, leis da mecânica newtoniana, trabalho e energia mecânica, assim como ser capaz de realizar e avaliar gráficos bidimensionais.
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
80
Objetivos Gerais: 1- Compreender os fenômenos físicos relacionados ao eletromagnetismo, identificando as respectivas implicações destes nos projetos de engenharia. 2- Conhecer e realizar experimentos com equipamentos básicos utilizados no estudo do eletromagnetismo. 3- Adquirir visão crítica de ordens de grandeza. 4- Postura ética e participativa
Objetivos Específicos: 1- Dominar e aplicar os conceitos de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo 2- Representar matematicamente os fenômenos elétricos e magnéticos. 3- Interpretar os resultados obtidos, objetivando a verificação da consistência destes. 4- Realizar atividades experimentais, analisar e interpretar resultados obtidos nos experimentos. 5- Utilizar instrumentos e equipamentos de laboratório com eficiência. 6- Avaliar ordens de grandeza e consistência de unidades. 7- Desenvolver atividades em equipe.
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
80
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e pratica.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à Termodinâmica, Óptica e fenômenos ondulatórios.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
80
Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados..
|
FUNDAMENTOS DE ELETROMAGNETISMO |
40
Objetivos Gerais: - Modelar campos elétricos e magnéticos estacionários; - Sistematizar a solução de problemas que envolvam as leis da teoria eletromagnética; - Analisar problemas de distribuição de cargas elétricas. Objetivos Específicos: - Capacitar o aluno a equacionar e resolver problemas aplicando as leis da teoria eletromagnética; - Permitir que o aluno, através do uso de microcomputador, desenvolva simulações computacionais representativas de campos elétricos e magnéticos; - Possibilitar o aprendizado de várias técnicas de resolução de problemas do eletromagnetismo.
|
GEOMETRIA ANALÍTICA |
80
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos Objetivos Específicos: - Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial; - Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores; - Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
|
GESTÃO DE PROJETOS |
80
Realizar um breve histórico da gerência de projetos e contextualizar sua evolução; Destacar a importância assumida pela gestão de projetos para as organizações contemporâneas e seus processos de inovação; Apresentar os conceitos de programas, projetos, subprojetos e gestão de projetos,enfatizando suas áreas de aplicação; Caracterizar o Project Management Institute PMI e o Project Management Body of Knowledge PMBOK; Discutir as dez áreas de conhecimento da gestão de projetos, seus principais processos, ferramentas e técnicas; Compreender os conceitos básicos da gerência de projetos; Definir e discutir o papel do gerente de projeto; Apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos; Consolidar os conceitos em um plano de projeto integrado; Apresentar o processo de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento; Relacionar a gestão de projetos com outras abordagens e metodologias da Administração.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
80
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
|
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
80
Apresentar os fundamentos de Inteligência Artificial e sua utilização em Sistemas de Informação e suas interfaces com asEngenharias Elétrica e da Computação. Objetivos Específicos:- Introduzir os conceitos fundamentais sobre inteligência artificial;- Apresentar os métodos utilizados na solução de problemas (métodos de busca);- Estudar os conceitos de lógica fuzzy e redes neurais artificiais;- Investigar o uso de Inteligência Artificial em aplicações voltadas à solução de problemas na área do curso.
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
50
Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos.
|
LEGISLAÇÃO APLICADA À COMPUTAÇÃO |
40
Geral Realizar o estudo técnico-jurídico do Direito da Informática, incentivando a pesquisa, o debate jurídico e a aplicação das normas visando à prevenção conflitos e o desenvolvimento social. Específicos: Propiciar o aprendizado do Direito da Informática em uma visão multidisciplinar; - Compreender com os alunos as relações entre os preceitos do Direito da Informática e os entendimentos do Poder Judiciário sobre o tema e suas consequências .
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno.
Relaciona-se aos demais componentes dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET I |
80
Programar utilizando Programação Orientada a Objetos em ambiente para Web. Apresentar técnicas relativas a aplicações utilizando banco de dados (Sql Server). Discutir os conceitos relativos à programação visual e orientada a objetos. Capacitar o aluno no desenvolvimento de sistemas.
|
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET II |
80
Objetivo Geral
- Analisar problemas de sistemas de informação e orgnaizar soluções com foco em dispositivos móveis.
Objetivos específicos
- Planejar aplicativos utilizando a linguagem de programação Java na plataforma ANDROID STUDIO.
- Investigar a adaptação da visão de problema real para problema computacional utilizando o paradigma da programação orientada a objetos.
- Coordenar a representação de problemas em computação usando a linguagem Java.
- Avaliar as principais tecnologias de programação Java para dispositivos móveis em aplicações com acesso a banco de dados
|
LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO |
80
- Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
- Identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em algoritmo (pseudo-linguagem baseada em Português Estruturado - Portugol).
- Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos.
- Permitir a escolha de processos lógicos e a critica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis.
- Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.
|
MATEMÁTICA DISCRETA I |
40
Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração. Formalização do pensamento lógico. Utilização e entendimento de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais. Solucionar problemas, de natureza computacional, através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto. Objetivos Específicos: 1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento; 2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais.
|
MATEMÁTICA DISCRETA II |
40
Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração. Formalização do pensamento lógico. Utilização e entendimento de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais. Solucionar problemas, de natureza computacional, através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto. Objetivos Específicos: 1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento; 2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais; 3. Reconhecer, analisar e resolver relações de recorrência; 4. Aplicar os conceitos lógicos, as técnicas de provas e relações de recorrência na análise de algoritmos; 5. Reconhecer os tipos de conjuntos existentes, bem como aplicar as operações elementares envolvendo-os os mesmos na computação; 6. Identificar os tipos de problemas de contagem, combinatória e sua aplicação na computação; 7. Identificar os tipos de relações e funções existentes e sua aplicação na computação.
|
MECÂNICA DOS MATERIAIS I |
40
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:-Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;-Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas .
|
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO |
40
Objetivos Gerais:
Ao final do curso desta disciplina os egressos terão adquirido a competência para avaliar linguagens de programação de diferentes paradigmas, estando assim preparados a trabalhar em equipes de projeto e desenvolvimento de software, atuando diretamente em processos de tomada de decisão relativas às linguagens de programação.
Objetivos Específicos:
- Estudos dos principais conceitos que permeiam as linguagens de programação nos diferentes paradigmas.
- Analisar linguagens de programação sob diversos aspectos para favorecer a escolha daquela que mais se adequa à implementação de um projeto.
- Propiciar a familiarização com linguagens de programação de maior grau de complexidade em relação a uma linguagem algorítmica simplificada;
- Apresentar diferentes paradigmas de programação e os conceitos associados a cada um deles;
- Estimular a adaptação da visão de problema real, de maneira crítica e sistemática, para problema computacional, usando diferentes paradigmas de programação, comparando-os;
- Utilizar os conhecimentos de cada aluno como meio de comparação pessoal com as ferramentas e métodos apresentados.
|
PRÉ-CÁLCULO |
108
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos Específicos: - Conhecer e estabelecer relações entre os conjuntos numéricos. - Efetuar operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, potenciação, radiciação, racionalização e fatoração em contextos numéricos e algébricos de acordo com suas propriedades. - Resolver equações polinomiais. - Conceituar e demonstrar a aplicação das Expressões Numéricas e Algébricas. - Desenvolver nos alunos a capacidade de prever o comportamento de uma função por meio de sua notação formal, e de expressar este comportamento através de uma representação gráfica. - Identificar situações-problema solucionáveis pelo emprego de funções de uma variável. - Equacionar problemas envolvendo funções de uma variável, definir seus domínios e fazer sua representação gráfica e analítica.
|
PROCESSAMENTO DE IMAGENS |
40
Os objetivos gerais são promover a aprendizagem de conceitos relativos ao processamento de imagens para que o(a) discente esteja apto(a) a diagnosticar problemas, propor soluções, melhorias e tecnologias, capacitando-o(a) ao mercado de trabalho e promovendo um diferencial profissional, tendo em vista que o processamento digital de imagens envolve vários seguimentos tecnológicos e em vários ramos de atividades. Os objetivos específicos são: apresentar conhecimentos básicos na área de processamento digital de imagens e, ao mesmo tempo, ilustrar, na prática, as aplicações em diversos campos; e proporcionar ao discente conhecer as ferramentas de software disponíveis para o tratamento e manipulação de imagens, aplicando os conceitos abordados;
|
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO |
40
Objetivos Gerais
- Compreender a modulação por pulsos e as teorias da informação e codificação, cujos princípios básicos são largamente utilizados em telefonia e redes de computadores;
- Identificar os componentes individuais e a interação entre as várias etapas de um sistema de comunicação digital.
Objetivos Específicos
- Identificar e aplicar as modulações digitais;
- Conhecer os esquemas utilizados nas modulações digitais;
- Diferenciar as diversas modulações chaveadas;
- Analisar as modulações chaveadas no que diz respeito à largura de faixa e à imunidade aos ruídos;
- Explicar os processos de amostragem, quantização, compressão, expansão e codificação de sinais.
|
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS |
80
A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso de Engenharia da Computação, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas. A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas.Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens. Estes são pontos fundamentais para a formação do Bacharel em Engenharia da Computação.Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos.
|
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
20
|
PROJETOS INTEGRADOS II |
40
|
PROJETOS INTEGRADOS I |
40
Promover a integração dos conteúdos das disciplinas estudadas em cada período dos cursos da área de tecnologia e contribuir para formação de profissionais que consigam conceber o conhecimento como um todo. Levar o aluno a perceber a importância em se atualizar quanto aos novos materiais e a desenvolver técnicas e soluções de engenharia, sempre aliados ao planejamento e custos, que possam satisfazer às necessidades de mercado.
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
60
Trabalhar os conhecimentos da Química como instrumento de controle por engenheiros, de forma a propiciar aos alunos fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
|
REDES DE COMPUTADORES |
40
Objetivos Gerais: - Reconhecer a organização hierárquica das duas principais arquiteturas de redes de computadores, respectivamente, os modelos OSI e TCP/IP, bem como os aspectos ligados aos seus protocolos. Objetivos Específicos: -Identificar a organização hierárquica das duas principais arquiteturas de redes de computadores, respectivamente, os modelos OSI e TCP/IP; -Identificar os diversos protocolos de acesso ao meio, bem como o ambiente mais adequado à aplicação de cada um; -Identificar os padrões empregados para a distinção dos protocolos dos níveis físicos e de enlace em redes locais de computadores; -Empregar adequadamente os diversos equipamentos utilizados para a interconexão e expansão de redes; -Aplicar os conceitos de transporte, policiamento e endereçamento relacionados aos protocolos TCP/IP para implementação de transmissões através dos diversos tipos de redes de computadores, destacando-se a Internet; -Relacionar alguns aspectos ligados à segurança em redes de computadores e ao gerenciamento de redes de computadores.
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
80
Discutir e estudar os principais problemas ambientais. Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos. Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade. Evidenciar a importância da comunicação e dos relatórios ambientais para as empresas. Trabalhar os aspectos relativos à gestão ambiental. Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas. Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
|
SISTEMAS DE CONTROLE I |
80
Objetivo geral
Analisar a teoria clássica dos sistemas de controle visando levar o aluno a comprender e aplicar conhecimentos na área de sistemas de controle automático.
Objetivos específicos
- Dominar as técnicas para obter a função de transferência de um sistema de controle
- Obter.modelagem de sistemas físicos.
- Entender as caracteristicas dos sistemas de controle com realimentação.
- Assimilar a dinâmica dos sistemas de controle de primeira e segunda ordem.
- Compreender as ações de controle proporcionais, integrais e derivativas.
- Analisar a estabilidade de sistemas de controle lineares.
|
SISTEMAS DIGITAIS |
60
Objetivos Gerais: Introduzir conceitos fundamentais à compreensão dos circuitos digitais. Familiarizar o aluno com metodologias de análise, síntese e projeto de circuitos digitais e sistemas microcontrolados.
Objetivos específicos: Entender o conceito de um sistema digital. Compreender os conceitos de sistemas de numeração, bem como as operações aritméticas utilizadas em sistemas digitais. Entender e manipular as formas algébricas, utilizando-as em conjunto com as ferramentas matemáticas (e.g. mapa de Karnaugh) para análise e síntese. Compreender o funcionamento de sistemas digitais combinatórios e sequenciais. Desenvolver o conhecimento necessário para projetar um sistema digital a partir de uma descrição de um problema. Conhecer dispositivos de armazenamento do tipo memória e sua utilização em sistemas digitais.
|
SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS |
100
Objetivo Geral: Apresentar o funcionamento dos microcontroladores e suas formas de programação, bem como sua utilização em circuitos eletrônicos para a elaboração de projetos específicos. Conhecer as principais linhas de microcontroladores e seus periféricos.
Objetivos Específicos: Possibilitar ao aluno analisar, sintetizar e desenvolver sistemas microcontrolados. Desenvolver e implementar soluções para problemas de controle e automação utilizando microcontroladores; Conhecer o princípio de funcionamento, os componentes internos e os tipos de arquitetura de microcontroladores; Conhecer as IDEs e compiladores para Arduíno, e capacitar o aluno para o desenvolvimento de algoritmos em linguagem C; Conhecer e utilizar os diversos recursos de periféricos do Arduíno; Desenvolver sistemas eletrônicos que empregam os diversos protocolos de comunicação de dados.
|
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E DE TEMPO REAL |
40
Objetivos Gerais: - Planejar, supervisionar, implementar e coordenar projetos de sistemas de computação, exercendo funções de especificação, programação, configuração, e integração de recursos de software e hardware; - Planejar, supervisionar, implementar e coordenar projetos de automação, exercendo funções de especificação, programação, calibração, configuração dos dispositivos e de instrumentação; - Conceber sistemas, produtos e processos a partir de modelos adequados, utilizando técnicas e tecnologias disponíveis à realização de simulações, ensaios, análises e sínteses; Objetivos Específicos: - Projetar, testar e manter softwares, seguindo princípios, técnicas e formalismos exigidos; - Projetar estruturas de hardware e software para aplicações específicas; - Elaborar e implementar projetos de integração física e lógica de redes industriais, envolvendo equipamentos e instrumentos dedicados ao controle de processos contínuos ou discretos; - Projetar sistemas de automação utilizando técnicas e estratégias de controle adequadas à aplicação; - Desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas; - Elaborar e executar programas de capacitação, qualificação e atualização profissional de pessoal; - Avaliar a viabilidade técnica, econômica, financeira e legal dos projetos de engenharia; - Praticar a ética nas relações, a responsabilidade social e o compromisso com o ecossistema; - Criar bancos de dados; - Atuar permanentemente com postura empreendedora e pró-ativa; - Trabalhar em equipe; - Incorporar-se às novas tecnologias - Conhecer o histórico, as características, a estrutura e o funcionamento dos sistemas distribuídos. - Conhecer sobre o sistema distribuído possibilitando garantir a performance adequada e a segurança dos sistemas. - Identificar o funcionamento dos sistemas distribuídos. - Conhecer como os sistemas distribuídos interagem com o hardware, e como podem ser configurados para o atendimento das necessidades dos usuários e das organizações.
|
SISTEMAS EMBARCADOS |
80
- Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos;
- Habilitar o estudante no desenvolvimento de projetos de sistemas embarcadas, integrando elementos de hardware (DSPs, microcontroladores, Placas de prototipagem, Sistemas computacionais embarcados, etc.) e software, possibilitando ao aluno criar soluções inteligentes de código embarcado para resolver problemas de naturezas diversas;
- Desenvolver no discente capacidade de programar mais de uma arquitetura de microcontroladores, utilizando linguagem C e C++, possibilitando o conhecimento da estrutura de um sistema embarcado, de sua arquitetura, seu registros e de todos os elementos de softwar para controle do hardware.
- Possibilitar ao aluno configurar e conectar dispositivos IoT com os microcontroladores, estabelecendo controle e monitorando remoto de dispositivos diversos. Outros elementos como módulos de comunicação bluethooth, displays, módulos WI-FI, sensores, drives eletrônicos, entre outros, são foco de análise, exploração e utilização nas aulas de laboratório.
- Capacitar o aluno a utilizar instrumentos elétricos presentes no laboratório de eletrônica, possibilitando ao discente realizar montagens de circuitos eletrônicos e dispositivos programável, montados em protoboards ou utilizando placas de prototipagem e shildes. Desta forma, o estudante irá utilizar equipamentos e dispositivos como: osciloscópio digital, gerador de sinais, multímetros, fontes de alimentação, módulos de comunicação, placas de interface, varivolts, etc.;
- Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de dispositivos eletrônicos e componentes utilizados em projetos de hardware.
|
SISTEMAS OPERACIONAIS |
40
Objetivos Gerais:
Tornar o aluno capaz de:
- explicar qual é a função dos sistemas operacionais e como funcionam;
- analisar a evolução dos sistemas operacionais, seus diversos paradigmas, mecanismos, recursos, características e interfaces;
- descrever os diferentes tipos de sistemas operacionais, apresentando suas aplicações para a solução de problemas computacionais.
Objetivos Específicos:
Fazer como que o aluno se torne apto a:
- explicar os problemas clássicos que dão suporte ao estudo e à implementação de sistemas operacionais;
- descrever a arquitetura básica dos sistemas operacionais modernos e enumerar as diferenças que existem entre os sistemas mais comuns;
- relatar como as linguagens Java e C podem ser usadas no estudo dos problemas clássicos de sistemas operacionais;
- avaliar a adequação de determinado sistema operacional para atender a necessidades específicas de processamento de dados.
|
TEORIA DA COMPUTAÇÃO |
40
Objetivos Gerais: - Introduzir os conceitos relativos às linguagens e seus mecanismos geradores e reconhecedores. Identificar os tipos de problemas que podem ser solucionados com o uso do computador. Objetivos Específicos: - Reconhecer e classificar os tipos de gramáticas e linguagens por elas geradas, bem como o poder de representação de cada uma destas gramáticas; - Reconhecer e classificar os tipos de mecanismos reconhecedores de linguagens, bem como o poder computacional de cada um; - Definir, construir e interpretar gramáticas como mecanismos geradores de linguagens e autâmatos de estado finito e autâmatos de pilha como mecanismos reconhecedores de linguagens; - Definir e implementar, através do uso do computador e linguagens de programação, autâmatos de estado finito e autâmatos de pilha para o reconhecimento de linguagens regulares e livres de contexto, respectivamente; - Reconhecer, definir, construir e interpretar Máquinas de Turing como modelos formais para algoritmos.
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
60
Compreender e exercitar a metodologia para a elaboração de projetos; definir um tema para um projeto a ser desenvolvido; planejar e realizar as etapas de um projeto; garantir a abordagem científica de temas relacionados à prática profissional, inserida na dinâmica da realidade local, regional e nacional; reconhecer a importância da ciência em sua formação acadêmico-profissional; elaborar projeto de pesquisa; atuar de maneira comprometida com a ética; instrumentalizar o aluno no desenvolvimento de um projeto de pesquisa proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, instrumentalizar o aluno com a estrutura de apresentação de trabalhos e das normas; entender as aplicações das abordagens quantitativas e qualitativas na realização de pesquisas científicas; usar adequadamente os serviços das bibliotecas virtuais e bases de dados online, diversificando o uso das fontes de pesquisa.
|