| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 | 
																					
												| AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO | 54 | 
																					
												| CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.  Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;  - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. | 
																					
												| COMPONENTE OPTATIVO | 48 | 
																					
												| COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 54 Objetivos Gerais: Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal. Objetivos Específicos:
 Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades: 
	Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor, Compreender as características de um empreendedor;Aplicar os conceitos e características empreendedoras;Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;Conhecer a ferramentas canvas;Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo; | 
																					
												| COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL | 54 - Identificar a importância do estudo do Comportamento Organizacional na gestão de pessoas e na administração das organizações.  - Reconhecer como os estímulos internos e externos afetam o Comportamento Organizacional - Associar o impacto do emprego na/da vida dos trabalhadores nos níveis individuais e coletivos.  - Desenvolver a gestão dos conhecimentos a respeito de si, bem como os sentimentos e comportamento dos outros para uma melhor atuação profissional. - Integrar o papel estratégico da gestão de pessoas como gerador de valor, liderança e trabalho em equipe com êxito em suas ações profissionais. - Criar estratégias na gestão de pessoas como facilitadora do desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. - Analisar criticamente as relações interpessoais no cotidiano do trabalho, suas contradições, conflitos e motivações na construção de um clima organizacional saudável e produtivo pautado na comunicação eficaz. - Atuar na redução de tensões, resolução de conflitos, bem como na promoção da autoestima dos indivíduos e na motivação das equipes do contexto organizacional. - Identificar e correlacionar os conteúdos estudados na disciplina de Comportamento Organizacional com a realidade vivenciada no mercado de trabalho.  | 
																					
												| COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL | 84 | 
																					
												| DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS | 54 Propiciar aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre dinâmica grupal, bem como o desenvolvimento de habilidades correlatas, capacitando-os a atuarem como facilitadores de grupo. Oferecer subsídios para coordenar atividades grupais por meio de aplicação de dinâmicas de grupo a serem utilizadas na área organizacional. Analisar e compartilhar prática e experiências empresariais de dinâmicas e técnicas grupais nas Organizações. | 
																					
												| EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
 - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
 - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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												| ENADE (OBRIGATÓRIO) | 0 | 
																					
												| ESTATÍSTICA APLICADA | 54 Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial. | 
																					
												| ÉTICA, GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 84 | 
																					
												| EXTENSÃO | 72 | 
																					
												| GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 84 | 
																					
												| GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES | 84 Levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e instrumentos para a gestão dos recursos humanos da organização, através do embasamento científico, preparando-os para gerenciar os impactos do fator humano aos resultados da empresa. | 
																					
												| GESTÃO ESTRATÉGICA | 84 | 
																					
												| GESTÃO POR COMPETÊNCIAS | 54 | 
																					
												| INFORMÁTICA APLICADA | 54 A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de: 
	manipular pastas e arquivos;formatar planilhas eletrônicas;criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;utilizar os comandos básicos do MS-Project;construir e gerenciar projetos;utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem. | 
																					
												| LEGISLAÇÃO TRABALHISTA PREVIDENCIÁRIA | 54 | 
																					
												| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.   Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.    Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.   Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.  | 
																					
												| LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES | 54 Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança. | 
																					
												| MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO | 84 Objetivos Gerais:  Visa o aprimoramento e nivelamento dos conhecimentos matemáticos elementares; buscar desenvolver no discente o raciocínio lógico, oferecendo suporte para a interdisciplinaridade entre as diversas abordagens quantitativas do curso e, a partir da aplicabilidade analisar e ser capaz de gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.   Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar a teoria dos conjuntos e números.  - Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da potenciação.  - Conceituar e demonstrar a aplicação das equações de 1 º e 2 º grau - Resolver problemas de aplicações de equações.   - Conceituar e demonstrar a aplicação de razão e proporção - Resolver problemas de aplicações de razão e proporção.   - Conceituar e demonstrar a aplicação de Raciocínio lógico - Resolver problemas de aplicações de Raciocínio lógico - Conceituar e demonstrar a aplicação de porcentagem - Resolver problemas de aplicações de porcentagem. | 
																					
												| ORÇAMENTO E ANÁLISE FINANCEIRA EM RH | 54 | 
																					
												| PLANEJAMENTO DE CARREIRA | 54 Objetivo geral: Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável. Objetivos específicos: 
	Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças; Compreender seus talentos e aptidões profissionais; Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais; Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho; Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;   | 
																					
												| PROJETO INTEGRADO: DIAGNÓSTICO E PESQUISA EM GESTÃO DE PESSOAS | 42 | 
																					
												| RECRUTAMENTO E SELEÇÃO | 84 Fornecer aos alunos os conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em recrutamento e seleção nas organizações. Propiciar ao aluno,  o conhecimento dos conceitos e categorias fundamentais do recrutamento e seleção nas organizações mediante orientações especifica, com o escopo de viabilizar a construção de um conhecimento solido  para os demais campos de conhecimentos do sistema de Gestão em Recursos Humanos. Analisar e compartilhar prática e experiências empresariais de recrutamento e seleção. Conhecer as principais atividades e procedimentos dos subsistemas de recrutamento e seleção de pessoal e a operacionalização em  diferentes organizações.  Entender os tipos de recrutamento, bem como suas vantagens e desvantagens. Compreender as ferramentas de Seleção e a importância de cada etapa do processo seletivo.  Avaliar os indicadores do processo de recrutamento e seleção de pessoal. | 
																					
												| REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS | 54 | 
																					
												| ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL | 84 Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito deste componente é capacitar o aluno na análise dos processos de rotinas de administração de pessoal em consonância com as expectativas estratégicas das organizações, levando em consideração a prestação de serviços, atendendo as necessidades dos trabalhadores e o cumprimento das obrigações trabalhistas, Previdenciárias e Tributárias.  Desenvolver o aprendizado das rotinas trabalhistas, previdenciárias e tributárias relacionadas com o Departamento de Pessoal. Analisar os aspectos da legislação que interferem na relação de emprego (empregado e empregador). Operacionalizar os documentos legais inerentes ao Departamento de Pessoal. Calcular folha de pagamento, férias, 13º salário, rescisão contratual, bem como fazer análise sistêmica do processo.  | 
																					
												| SEGURANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO | 54 | 
																					
												| TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA | 54 Objetivos Gerais  Capacitar o aluno para que o mesmo possa aplicar os conceitos administrativos e o conhecimento construído no decorrer do curso de administração na orientação de negócios na forma de consultoria e/ou assessoria empresarial. Fazendo com que o aluno interprete, elabore e analise cenários empresariais, avaliando o ambiente interno e externo, diagnosticando possíveis patologias administrativas e evidenciando pontos positivos e oportunidades de mercado, orientando os gestores de empresas dos mais diversos segmentos. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão das diferentes culturas administrativas, presentes nas organizações para que, dessa forma, o mesmo possa aplicar as ferramentas mais adequadas de negociação e orientação aos gestores. Tendo ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades para que possa trabalhar sua criatividade, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Entende-se como "senso crítico" a capacidade de avaliar a qualidade da informação recebida enquanto gestor e ou consultor. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.   Objetivos Específicos Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades ao longo do curso: 
	Identificar problemas administrativos aplicando as teorias trabalhadas no curso.Elaborar diagnóstico empresarial e apontar sugestões fundamentadas nas teorias existentes para solução de problemas e melhoria de processos.Auxiliar e/ou assessorar gestores para tomar decisões.Tomar decisões em relação às melhores alternativas a serem utilizadas na melhoria de processos e na gestão de negócios.Assimilar a importância da consultoria no fortalecimento e sobrevivência das organizações;Assimilar o perfil e as qualidades técnicas e pessoais de um consultor.   | 
																					
												| TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES | 54 Objetivos Gerais - Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.    Objetivos Específicos - Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século. Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital. | 
																					
												| TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES | 54 Objetivo geral: Compreender as práticas gerenciais em relação às funções planejar, organizar, dirigir e controlar, conforme reconhecimento do processo de mudanças e da tomada de decisão. Objetivos específicos: Definir o tipo de estrutura e o processo organizacional de acordo com a complexidade empresarial;  Compreender a hierarquia organizacional, o processo de comunicação e a tomada de decisão;  Aprender a resolver problemas organizacionais e estruturais de forma metodológica;  Acompanhar o processo de mudanças e reflexos na estrutura organizacional;  Controlar os recursos administrativos conforme a previsão do planejamento; Construir a relação dos processos com as decisões empresariais.  | 
																					
												| TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA | 54 |