Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação Presencial
Modalidade:
Presencial
Carga Horária:
1995 Horas-aula
Grau:
Superior de tecnologia
Local:
UBERABA - CAMPUS AEROPORTO (MG)
Turno:
Noturno
Duração:
4 semestres
Área:
Gestão e Negócios - Comercial
Responsável:
Alcione Bononi Paiva Miranda
Email:
proes@uniube.br

Gestão Comercial

Investimento mensal

De R$848,94

Por R$399,00*.

* Bolsauniube50 válido para ingressantes do 1º semestre de 2026.

Conheça os benefícios

BENEFÍCIOS

BolsaUniube50%
Benefícios Graduação

INSCREVA-SE

O que é o curso de Gestão Comercial ?

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial integra o Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme estabelecido no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC). Fundamenta-se nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/1996), que orienta a educação superior para a formação de profissionais éticos, críticos e competentes, aptos a compreender e intervir no contexto econômico e social brasileiro.

O Curso tem por finalidade formar tecnólogos capazes de planejar, gerenciar e implementar estratégias comerciais em organizações públicas e privadas, com foco no relacionamento com o cliente, na rentabilidade e na sustentabilidade dos negócios. O profissional formado atua na gestão de vendas, marketing, negociação, logística, análise de mercado e gestão de equipes, buscando resultados alinhados às metas organizacionais e às boas práticas de governança corporativa.

A formação profissional combina conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de administração, marketing, economia, finanças, comportamento do consumidor, negociação e gestão de pessoas, desenvolvendo competências previstas na da LDB, que orienta a educação superior para o domínio dos fundamentos científicos e tecnológicos da área de atuação.

O curso é estruturado por competências e habilidades que favorecem a aplicação prática do conhecimento e a inserção do aluno no mundo do trabalho.

Durante a realização do Curso, o Estudante já desenvolve conhecimentos que lhe permitem obter Certificações Intermediárias. Isto é um diferencial importante para sua inserção no mercado de trabalho. Assim, este Curso permite as seguintes certificações, reconhecidas oficialmente:

  • Certificado 1: Qualificação Técnica em Assistência e Operação Comercial.

  • Certificado Final (Diploma): Tecnólogo em Gestão Comercial.
  • Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Gestão Comercial ?

    O profissional em Gestão Comercial encontra um mercado de trabalho amplo, dinâmico e em constante transformação, impulsionado pela digitalização das vendas, pela expansão do comércio eletrônico e pela crescente profissionalização das estratégias comerciais nas empresas.

    O Brasil possui uma das maiores economias de consumo da América Latina, e o setor de comércio e serviços é responsável por mais de 70% do PIB nacional, segundo o IBGE. Esse cenário faz com que o gestor comercial seja um profissional altamente demandado tanto em micro e pequenas empresas, que buscam estruturação de seus processos de vendas, quanto em grandes corporações e redes varejistas, que necessitam de estratégias de mercado sofisticadas e competitivas.

    São áreas de atuação para o Gestor Comercial, em diferentes segmentos e funções dentro do setor produtivo e de serviços, incluindo:
  • Gestão de vendas e equipes comerciais - liderança e desenvolvimento de times de alto desempenho;

  • Planejamento e estratégia de marketing e vendas - definição de metas, análise de mercado e gestão de indicadores;

  • Gestão de relacionamento com o cliente (CRM) - fidelização, pós-venda e atendimento personalizado;

  • E-commerce e marketing digital - gestão de lojas virtuais, marketplaces e estratégias digitais de captação;

  • Representação comercial e negociação B2B/B2C - atuação em vendas corporativas, representação de marcas e produtos;

  • Empreendedorismo - criação e gestão de negócios próprios, principalmente no varejo, franquias e consultorias;

  • Análise e inteligência de mercado - coleta e interpretação de dados para apoiar decisões estratégicas de venda e expansão.


  • O campo de atuação é diversificado, com oportunidades em: Comércio varejista e atacadista; Indústrias de bens de consumo e serviços; Empresas de tecnologia e e-commerce; Instituições financeiras e cooperativas de crédito; Consultorias empresariais e agências de marketing; Empreendimentos próprios.

    Além disso, o profissional pode atuar como gestor autônomo ou consultor, assessorando empresas na estruturação de seus departamentos comerciais, no desenvolvimento de estratégias de precificação e expansão de mercado.

    Qual é o perfil do egresso do curso de Gestão Comercial ?

    O perfil do egresso é o de um profissional com visão empreendedora, analítica e estratégica, preparado para atuar em ambientes competitivos e inovadores.

    O Tecnólogo em Gestão Comercial deve ser capaz de utilizar ferramentas de inteligência de mercado, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), comércio eletrônico (e-commerce) e análise de dados (business intelligence), além de demonstrar postura ética e foco na satisfação e fidelização do cliente.
    • ATOS LEGAIS

      Autorização: Resolução nº 155, de 15 de outubro de 2025.
    • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

      ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
      Disciplina Carga Horária
      ATIVIDADES COMPLEMENTARES 75
      CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE 105
      COMÉRCIO ELETRÔNICO E NEGÓCIOS DIGITAIS 60
      COMÉRCIO EXTERIOR 45
      COMPONENTE OPTATIVO 45
      COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR 45
      COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 60
      COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 75
      CONTABILIDADE BÁSICA 75
      CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 75
      DIREITO ECONÔMICO E DO CONSUMIDOR 45
      ECONOMIA E MERCADOS 45
      EDUCAÇÃO FINANCEIRA 75
      ENADE (OBRIGATÓRIO) 0
      ÉTICA, GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE 75
      EXTENSÃO 75
      FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE VENDAS 90
      FUNDAMENTOS DA GESTÃO COMERCIAL 60
      GESTÃO ESTRATÉGICA 90
      GESTÃO FINANCEIRA 75
      LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E COMERCIAL 45
      MARKETING DE RELACIONAMENTO 45
      MARKETING DIGITAL E DE VENDAS 75
      MATEMÁTICA FINANCEIRA 90
      ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS 60
      PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 45
      PROJETO INTEGRADO EM GESTÃO I 60
      PROJETO INTEGRADO EM GESTÃO II 45
      RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 45
      SISTEMAS DE INFORMACOES GERENCIAIS 45
      TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA 60
      TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 90
    • DOCENTES

      Docente
      ADRIANO DAWISON DE LIMA
      ALCIONE BONONI PAIVA MIRANDA
      ALEXANDRE PEDROZA FRANCISCO
      ANTONY AUGUSTO G V R BOTTO COLLACO
      CAROLINA ROCHA DE CARVALHO
      EDUARDO SILVA GOUVEA
      GILMAR GONCALVES DA SILVA JUNIOR
      JOSE RENATO BUENCIO
      LUCAS BORGES KAPPEL
      LUCIA HELENA NUNES JUNQUEIRA
      LUIS HUMBERTO MIQUELINO
      LUIZ FERNANDO RIBEIRO DE PAIVA
      MARIA BARBARA SOARES E ABRAO
      MARIA HELIODORA DO VALE ROMEIRO COLLACO
      PAULO LIMIRIO DA SILVA
      RENATA TEIXEIRA JUNQUEIRA FREIRE
      SAVIO GONCALVES DOS SANTOS
      SERGIO QUERINO ANTUNES
      STWE MARLLON TAVARES CANFORA
      THIAGO REIS DOS SANTOS
      TIAGO ZANQUETA DE SOUZA

    Você também pode se interessar por esse(s):

    Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


    Tente novamente com outros valores.